O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
Luan dos Santos
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Luan dos Santos Machado
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Luan dos Santos » 09 Abr 2020, 09:09

Será que um pouco da demora não se dá pelo cenário atual? Não sei se já rolou esse papo com o cara que tá mexendo no carro.
Aqui, vários fornecedores estão de portas fechadas e está complicado conseguir peças. Alguns apenas entregam, não permitem a retirada. Tá tudo muito mais difícil por conta do COVID-19.
Algumas empresas mandaram vários funcionários embora ou deram férias, ficando alguns poucos profissionais trabalhando.
Garagem: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=18046

Vectra CD 2.2 16v AT - 2002/2002 - Cinza Nobre

Andrepilot
GLS member
GLS member
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por Andrepilot » 09 Abr 2020, 09:26

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje ligar o ar quente pode facer ate depois [...] vai ficar bom de mais o opel

Eu vou tentar inicialmente fazer o original mesmo e isolar termicamente a parte do aquecedor ali por dentro do painel...

Quando religuei o ar quente no meu ex Vectra, qu não usa válvula, eu passei uma manta (ou feltro) por dentro do console e o radiador ficou revestido com papel alumínio. Deu um bom resultado.

Então amigo, depois que você religou seu ar quente dessa maneira isso comprometeu muito o funcionamento do ar condicionado?
Porque como o radiador do ar quente sempre recebe água proveniente do motor, mesmo que isolemos ela do habitáculo isso acaba aquecendo a caixa evaporadora por onde passa o ar frio do evaporador. Essa será a forma que eu devo escolher mas meu medo é o ar perder muita eficiência.

Imagem

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 09 Abr 2020, 09:46

Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje Será que um pouco da demora não se dá pelo cenário atual? Não sei se já rolou esse papo com o cara que tá mexendo no carro.
Aqui, vários fornecedores estão de portas fechadas e está complicado conseguir peças. Alguns apenas entregam, não permitem a retirada. Tá tudo muito mais difícil por conta do COVID-19.
Algumas empresas mandaram vários funcionários embora ou deram férias, ficando alguns poucos profissionais trabalhando.

Cara mais ou menos! Por causa da pandemia realmente os fornecedores estão trabalhando de portas fechadas. Ele descobriu dia 02 de abril que o evaporador precisaria ser substituído e acabou colocando a válvula evaporadora no bolo, até aí eu imaginava que existiria essa possibilidade e além disso eu tinha que comprar a resistência da ventoinha do radiador.

Só que era uma conta alta, passou um pouco de 1200,00, e isso no fim do mês e eu não estava esperando ter que desembolsar um valor desse naquele momento, até levei em consideração a possibilidade de gastos extras mas pagaria quando voltasse, tudo bem, mas com todos trabalhando nessa condição o fornecedor não poderia (segundo ele) liberar a saída da peça antes do pagamento.

Recebi dia 04, que caiu em um sábado, mas meu banco era Itaú e nem ele e nem o fornecedor tinha conta lá, então ele disse que não tinha problema pois ele aproveitaria para estudar a parte do chicote e tudo bem, não faria diferença significativa no prazo.

Só que não fez, daí segunda pela manhã, já com dinheiro na conta (fiz um TED), as peças chegaram, mas esses dias todos ele não pegou no carro teve sempre uma desculpa e hoje, dia 09, que ele deve recomeçar a trabalhar... ou seja, uma semana praticamente parado .. foda isso.

Queria chegar dia 16 com ele pronto, ou no máximo dia 17 ir buscá-lo, mas não sei se isso será o que vai acontecer.

:62:

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 09 Abr 2020, 09:48

André, o radiador do ar quente - pelo menos no Vectra A - fica num compartimento isolado:

Imagem

O calor só é liberado desse compartimento com o uso da chave deslizante (no caso do Vectra A) para controlar entre quente e frio. Movendo a chave para o lado vermelho, vai gradativamente abrindo uma portinhola que libera o calor do radiador para os dutos de ar. Eu não percebi nenhuma perda de eficiência do ar condicionado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Luan dos Santos
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Luan dos Santos » 09 Abr 2020, 10:01

Putz André.
Como é difícil depender de outras pessoas para fazer algo que queremos muito. Negócio é meditar e exercitar a paciência. Rsrs

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 09 Abr 2020, 11:17

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje André, o radiador do ar quente - pelo menos no Vectra A - fica num compartimento isolado:

Imagem

O calor só é liberado desse compartimento com o uso da chave deslizante (no caso do Vectra A) para controlar entre quente e frio. Movendo a chave para o lado vermelho, vai gradativamente abrindo uma portinhola que libera o calor do radiador para os dutos de ar. Eu não percebi nenhuma perda de eficiência do ar condicionado.

Eu acredito que os dois modelos sejam similares, bom saber!!!

https://youtu.be/HEjZrwrbfEM

Por ironia descobri que os carros mais modernos abandonaram a válvula de ar quente!

Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje Putz André.
Como é difícil depender de outras pessoas para fazer algo que queremos muito. Negócio é meditar e exercitar a paciência. Rsrs

Fala não, por esse tipo de coisa eu prefiro fazer eu mesmo sempre que possível!

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 09 Abr 2020, 14:17

Por ironia descobri que os carros mais modernos abandonaram a válvula de ar quente!

Humm... então é isso mesmo. No Astra Club, falando sobre o assunto, um membro de lá disse que teve um GSI 2005 que tinha a válvula, e o Elite 2006 que teve posteriormente era sem a válvula. E o meu Astra, 2005, não tem a válvula também.
JULIANO -

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 09 Abr 2020, 14:30

no meu carro nao tem (cd 97) funciona como falo o juliano tem uma potinhola dentro da caixa de ventilacao que isola o radiador de ar quente .
nao esquenta na parte do console e o ar finciona bem gela ao ponto de pasar frio logico que se o carro fico parado no sol demora um pouco mais para gelar o habitaculo, e cuando vc mexe na chave deslizante a portinhola vai abrindo misturando ar quente e gelado para atingir a temperatura desejada.

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 09 Abr 2020, 17:23

Humm... então é isso mesmo. No Astra Club, falando sobre o assunto, um membro de lá disse que teve um GSI 2005 que tinha a válvula, e o Elite 2006 que teve posteriormente era sem a válvula. E o meu Astra, 2005, não tem a válvula também.

Pois é agora que temos um Astra na família tenho que começar a pensar em entrar no clube do Astra também!

Aliás, olhando nas fotos de dezembro deu pra ver que o sistema de ar quente felizmente não foi isolado e, olha que interessante, não tem válvula!!

Imagem

Esse é um Astra GLS 2.0 16V com ar analógico, não temos fotos de como ele está agora porque ele está preso na oficina, mas a última que temos o cofre já estava bem mais limpo e estou doido para ver ele pronto!

Imagem
Valeu!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje no meu carro nao tem (cd 97) funciona como falo o juliano tem uma potinhola dentro da caixa de ventilacao que isola o radiador de ar quente .
nao esquenta na parte do console e o ar finciona bem gela ao ponto de pasar frio logico que se o carro fico parado no sol demora um pouco mais para gelar o habitaculo, e cuando vc mexe na chave deslizante a portinhola vai abrindo misturando ar quente e gelado para atingir a temperatura desejada.

Pois é amigo, mas você está na Argentina, bem mais frio, eu moro no Rio, calor dos infernos! Mas eu realmente acredito que fazendo um tratamento térmico ali no console já seja o suficiente e realmente sinto falta de uma forma de temperar o ar condicionado porque chega a congelar os dedos!
Valeu

Hoje finalmente chegaram novidades!
Imagem
Ele achou essa peça, aparentemente uma solenóide, solta na caixa, mas já está no lugar e testada agora.

Imagem
Nessa peça a gente consegue ver a data de fabricação que foi maio de 1999, ou seja, a instalação é pós 99!

Imagem
ImagemImagem
Imagem
Ele fez a limpeza na caixa evaporadora que estava imunda provavelmente por causa do período que ficou sem filtro de ar (peguei ele assim).

Imagem
Imagem
Imagem
Outra coisa que eu ele fez foi testar o radiador de ar quente com água fervendo e deu tudo certo, a princípio ele está bom!

Também dei uma pressão nele para que quando eu chegue no Rio o carro esteja pronto, acho que colou, tomara que sim!
A idéia amanhã será fechar a caixa com selante e instalar ela no carro e montar parcialmente o painel.

Depois disso ele vai mexer na parte da frente do carro, desmontando parachoques dianteiro, retirando o radiador e condensador, compressor antigo e mangueiras. Se tudo der certo já começa a instalar o sistema novo e, quem sabe, em dois dias começa a pior parte que é a instalação elétrica, vamos ver se dá tudo certo!

Valeu!

Editado pela última vez por Andrepilot em 10 Abr 2020, 10:06, em um total de 1 vez.

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 09 Abr 2020, 19:15

Olha só o que um amigo fez pra mim!

Imagem

É um desenho! Incrível, o cara é um artista!

Luan dos Santos
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Luan dos Santos » 09 Abr 2020, 19:31

Caramba, espetacular.
O cara mandou bem demais.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 10 Abr 2020, 16:01

oi andre , sim aqui e mais frio , no verao chega a esquentar mais , perto dos 32 graus no maximo 36 nas ferias pelo brasil a gente vai para o sul em santa catarina que chega perto dos 36 tambem no rio realmente e mais quente e os periodos de calor sao mais longos e o sistema de ar tem que estar 10o%.
o cara esta facendo um trabalho bem feito , por iso a demora nao e o mesmo facer um concerto do que uma restauracao, ele esta facendo uma restauracao mais a adaptacao. eu ficaria trancuilo vai demorar um pouco mais do que o previsto mais ele esta facendo um trabalho para facer uma vez so. faz parte por parte ate nao acabar uma nao faz a proxima eu faria igual . to gostando do resultado cuidando dos detalhes .
pode colocar manta termica de la de vidro o mesmo material da parede corta-fogo ajuda a reter muito calor e regular bem a portinhola para fechar de forma hermetica .
a parte da frente e a mais rapida acredito que o pior ele esta adiantando aos poucos que seria o painel e chicote para deijar uma apariencia original .
o bom do astra e que comparte muuuuuita coisa com o vectra e vc ja tem muita mais experiencia o que vai se resumir em economia de tempo e dinheiro eliminando muita tentativa e erro .

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 10 Abr 2020, 21:38

Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje Caramba, espetacular.
O cara mandou bem demais.

Muito!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
[...]o cara esta facendo um trabalho bem feito , por iso a demora nao e o mesmo facer um concerto do que uma restauracao, ele esta facendo uma restauracao mais a adaptacao. eu ficaria trancuilo vai demorar um pouco mais do que o previsto mais ele esta facendo um trabalho para facer uma vez so. faz parte por parte ate nao acabar uma nao faz a proxima eu faria igual . to gostando do resultado cuidando dos detalhes [...] .

Pois é amigo, problema é que ele me ligou hoje que estava com problemas pessoais e ia sair de casa (ou seja, hoje ele não iria trabalhar..) mas que eu poderia ficar tranquilo porque ele garantia que ia me entregar o carro dia 16... sinceramente? Não acredito! Mas vamos esperar!
O carro desde o dia 2, que foi quando ele desmontou o painel e tudo mais, até hoje não teve praticamente nenhum progresso, apenas fez a limpeza da caixa evaporadora, recebeu as peças que faltavam e só.
Quando eu levei o GLS para trocar o compressor e o condensador ele levou umas 5 horas ou pouco mais para fazer isso, e ele estava com ajudante e era só trocar um por outro, imagina neste caso que além do compressor ele vai ter que trocar o suporte do motor que inclui a bomba da DH, o condensador, as duas ventoinhas, passar as mangueiras e literalmente fazer um chicote ... sozinho!
Em relação a passar o prazo eu até entendo, pode acontecer imprevistos e eu quero que seja feito com calma e da melhor forma possível, mas o problema é que esse problema pessoal pode vir a afetar a qualidade do serviço dele, o que seria péssimo!
Quero ser pessimista não mas estou achando que vou me aborrecer!

:9:

Atualização: Mandei uma mensagem para ele agora pouco e ele respondeu com "posso falar com você amanhã? Não estou bem de cabeça hoje!"

:15:

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 11 Abr 2020, 08:11

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Aliás, olhando nas fotos de dezembro deu pra ver que o sistema de ar quente felizmente não foi isolado e, olha que interessante, não tem válvula!!

Deixa eu te contar uma coisa: a válvula de ar quente do Astra não fica no cofre; é lá dentro do carro mesmo - só não sei se foi assim desde o lançamento em 1998. Ela vai acoplada ao radiador do ar quente. No Vectra, a entrada dos canos que conduzem a água ao radiador é pelo lado direito, ali "nos pés" do carona. Já no Astra fica virada pra parede corta fogo, e ali vai a válvula.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 11 Abr 2020, 13:20

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Aliás, olhando nas fotos de dezembro deu pra ver que o sistema de ar quente felizmente não foi isolado e, olha que interessante, não tem válvula!!

Deixa eu te contar uma coisa: a válvula de ar quente do Astra não fica no cofre; é lá dentro do carro mesmo - só não sei se foi assim desde o lançamento em 1998. Ela vai acoplada ao radiador do ar quente. No Vectra, a entrada dos canos que conduzem a água ao radiador é pelo lado direito, ali "nos pés" do carona. Já no Astra fica virada pra parede corta fogo, e ali vai a válvula.

Então, depois que eu escrevi aquilo eu achei um vídeo sobre o sistema de ar quente do Fiesta e a válvula também ficava dentro do habitáculo e eu imaginei que o Astra também poderia ser assim.
Mas eu procurei muito sobre alguma foto ou vídeo sobre isso e não encontrei, mas eu encontrei anuncio de válvulas de Astra entre 99 e 2005, então realmente tem, só tomara que a válvula não esteja com problemas senão vai ser muito mais difícil de trocá-la!

Acabei de falar com o cara do ar, e até agora, 13:15 ele não trabalhou no carro pois ainda não conseguiu um reboque para levar ele até seu novo endereço. Eu estou muito frustrado com isso, se eu estivesse lá no Rio eu poderia "dar uma dura" nele, mas de longe fico com medo de isso ter o efeito oposto. Eu tinha muito mais confiança na qualidade do serviço dele antes mas agora, depois dessa demonstração de falta de profissionalismo, nem tanto.

:70:

NOTA: As 16h eu mandei uma mensagem para ele basicamente dizendo que eu entendia que ele estava passando em um momento ruim e que se ele quisesse poderia estar deixando o serviço para um outro momento e que não teria problema, porque eu não queria ser mais uma preocupação pra ele mas que para mim estava sendo uma tortura pois tinha sido algo que eu tinha planejado há muito tempo e tinha sido um sacrifício pessoal muito grande todo esse gasto em um momento ruim e as coisas não estavam andando e eu sabia que chegaria dia 16 com o carro ainda incompleto. Ele respondeu que não que ele não ia largar de jeito nenhum e que eu poderia ficar despreocupado que o carro estará pronto até quinta e com todo carinho do mundo. Eu duvido, mas vamos ver...

:62:

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 12 Abr 2020, 11:13

eu teria mandado uma mensagem falando que entendia o que ele estaba pasando mais taba pouco me lixando com iso e queria o carro para ontem srsrsrsrrs ,
bom tem que esperar para ver , pelomenos nas palabras dele tenta pasar compromiso com o acordado, nunca se sabe ja vi coisas que me sorprendieron para bem, e ja fiz coisa que o cliente desacredito , lembro uma vez na oficina de um camarada que eu tava facendo bico chego um cara as 7:30 da manha com a combi no guincho era uma combi escolar e nao tinha como parar cuase e nois falo para ele alugar uma outra por 2 dias , a combi estaba com o motor fundido ele nao boto fe e eu fale que as 6 da tarde do segundo dia podia pasar a buscar .
comense as 8:00 ate o meiodia o bloko estaba na retifica , as 14:00 ja tinha as medidas para comprar mancais de bira e viela ate as 18:30 ja tinha as pecas para montar . as 9:00 do segundo dia pegue o bloko e bira na retifica ate o meio dia estaba o bloko montado , sem almorco terminamos de montar o motor ate as 14:00 mais uma hora e meia para colocar no lugar regular etc a combi estaba andando ate as 15:00 aida deu um tempo para dar uma volta e testar , o cliente nao acredito teve que levar ele na retifica e pedir a nota com o numero de bloko impreso ,para ele ver que realmente foi retificado .
enta nunca se sabe meu amigo a vida nos da sorpresas tomara seja o seu caso uma sorpresa grata ,

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 12 Abr 2020, 13:12

chirola escreveu:Fuente del Mensaje eu teria mandado uma mensagem falando que entendia o que ele estaba pasando mais taba pouco me lixando com iso e queria o carro para ontem srsrsrsrrs [...]

HAHAHAHAHAHAHA Essa foi boa! Com a minha sorte se eu faço isso ele iria fazer com má vontade e entregar o carro todo zoado! Infelizmente não pude fazer como você faria pois achei melhor mexer com o psicológico dele no sentido de ele querer cumprir o combinado e entregar o melhor possível já que a mulher dele estava fazendo a parte da destruição moral do ser humano!

O grande problema que eu vejo é que o pior ainda não chegou! Retirar o painel e substituir algo que já existia lá é relativamente fácil, depois disso ele terá que ir para o cofre do motor com retirada de parachoques, suporte do motor, compressor, radiador, condensador, passar mangueiras, trocar correia.. e isso ainda não é a pior parte, lembre-se que tem a parte elétrica! Eu até comprei a parte dianteira do chicote completa, com a caixa de relés e plugues das ventoinhas, pressostatos, compressor e cebolão, mas dali para trás ele vai ter que construir do zero! Ele até achou parte de chicote cortada na parte de dentro do painel que "pode ser" que seria do ar, se for facilita, mas não é certo que seja.

Essa parte é a mais demorada a ser feita pois envolve ligação ao módulo da injeção e funcionamento das ventoinhas, principalmente a do radiador!!! Geralmente esse tipo de serviço é demorado pois leva-se um tempo até fazer tudo funcionar certinho e eu estou preparado para chegar lá e ainda estar nessa última fase e talvez até demore um ou dois dias para ficar pronto e se esse for o caso eu estarei lá esses dois dias.

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 12 Abr 2020, 17:57

Deixa eu te contar uma coisa: a válvula de ar quente do Astra não fica no cofre; é lá dentro do carro mesmo[...

Então aqui nessa foto dá pra ver que a válvula [no Astra] realmente fica acoplada ao radiador de ar quente, ou seja, dentro do painel do carro:

Imagem

Em relação ao Opel eu finalmente consegui entender as ligações das mangueiras na parte de trás do motor...

Imagem

O tubo de arrefecimento serve para canalizar o retorno de todas as fontes de líquido de arrefecimento como radiador, reservatório, radiador do ar quente e da válvula termostática (quando fechada) para a bomba d'água para ser rebombeada e manter a circulação do líquido.

A idéia será um dia eu retirar o cabeçote para fazer uma boa manutenção preventiva como troca de junta, tubo de arrefecimento, mangueiras [...] e aí o acesso fica bem melhor mesmo!

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 12 Abr 2020, 19:50

cara olha o que achei perdendo tempo na internet sem muito para facer.
https://chevrolet.7zap.com
acredito que pode ajudar muito vc e um catalogo de pecas com imagens de montagem .
ainda tem as pecas numeradas na imagem e do lado o nome da peca e o numero dela pode ajudar para procurar coisas que derrepente nao temos ideia de como se chama ou nao sabemos o numero de peca e como um cep-chev on line e facil de usar.
ou pelomenos ajuda a entender como e montado no carro.

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 12 Abr 2020, 22:58

1066 mensagens