Depois de utilizar bastante as informações do fórum, resolvi tirar um tempo pra mostrar para todos o meu brinquedo. Passei qse 1 mês procurando por um Vectra B, cheguei a testar alguns mas não estavam me agradando, até que um certo dia me surpreendo com o anuncio desse A na OLX. Entrei em contato com o vendedor que era de Joinville (cidade a uns 45km de onde moro) e ele trouxe o carro pra eu dar uma olhada. O carro tinha sido dado de entrada na Renault da cidade pela esposa do ex-dono (q havia falecido a pouco tempo, então não consegui descobrir muita coisa do histórico do carro). As fotos já mostravam q era um carro bem cuidado. Levei na oficina para dar uma olhada e ocorreu tudo bem. Adquiri ele exatamente no dia 21/07/15
Fotos do anúncio:

Primeira revisão: Troca de bucha da direção, limpeza do sistema de arrefecimento, velas, cabos de vela, limpeza de bico...

Ele tmbm tinha umas lâmpadas queimadas no painel e o retrovisor elétrico do motorista falhava as vezes. Fiz uma revisão e o eletricista conseguiu marcar a moldura da maçaneta da porta
.png)

Quando comprei o carro testei o conversor de torque, mas na empolgação fiz o teste somente com o D e esqueci da Ré e demorou uns dias até que eu precisasse dela com força, foi ai que percebi que ela estava patinando um pouco. Junto com isso o câmbio entrou no modo emergência, mas qnd ligava o carro ele nao acusava mais o ME, somente depois de um tempo andando é q entrava no ME (a 1ª marcha na seletora funcionava normalmente mesmo com o ME) e não era toda vez q andava com o carro q o ME era ativado. Levei ele em outra oficina que mexia com AT. Trocamos o óleo (q estava bem preto) e apagamos a falha pra ver se não era apenas o óleo velho. Dito e feito, o carro desde então não entrou mais no ME. Orçamento pra trocar o pacote da ré 3K dilmas aproximadamente.
Troca do óleo do câmbio:

A troca não foi feita por diálise. Esgotamos o cárter, completamos com óleo novo, rodei por um tempo, e troquei novamente (mais 2x). E a ré eu resolvi deixar pra mexer mais pra frente. Como não uso o carro pra trabalho e a ré funcionava normalmente no plano, eu poderia adiar isso, até pq qnd fosse mexer eu iria fazer o câmbio todo e não somente a ré....ai o orçamento era dobrado.
Como nesse oficina o pessoal foi muito mais atencioso e caprichoso, resolvi dar continuidade na manutenção do Vectra com eles. Próxima etapa a ser atacada foi o sistema de arrefecimento. Como o carro estava rodando somente com água antes de eu comprar, na primeira revisão fiz somente a limpeza e coloquei aditivo, rodei por qse 1 mês assim e depois de deixar o aditivo dar uma limpadinha no sistema fomos pra manutenção pesada. Foi trocado TUDO. Bomba d´água, valvula termostática, mangueiras, reservatório de expensão, tampa do reservatório com sensor, interruptor de temperatura dos 2 estágios e até o radiador (q estava vazando). Eu li bastante os tópicos daqui que falavam sobre arrefecimento, mas não encontrei o radiador de 34mm brasado. O mecânico disse que poderiamos ir com aquele outro modelo de tubo (não muito recomendado pelo pessoal). Não sei se é pelo fato de estarmos com temperaturas baixas ainda ou por todo o sistema ser novo, mas esse radiador vem fazendo o seu trabalho muito bem. No asfalto o carro anda a 88º e com o ar ligado não sobe muito. Na cidade anda a 90º e com o ar a 95º. Mas vou continuar de olho e caso ele tenha dificuldade para manter isso, volto a correr atrás de um brasado. O ar quente estava isolado e aproveitamos pra corrigir isso tmbm com a troca do radiador interno.
O carro ainda deu alguns outros problemas bem chatinhos (e caros) pra se resolver, mas não quero ficar me alongando.
Com a mecânica toda revisada, fiz a limpeza dos bancos e qnd busco o carro me deparo com isso:

O buraco tinha o dobro desse tamanho mas eu já havia encaixado um parte ai, então resolvi encarar o desafio de montar esse quebra quebeça, e não é que o resultado ficou satisfatório (melhor do que gastar 300 dilmas pra substituir)
.png)

Uma coisa que me incomodava eram os piscas. Um era original GM e o outro era de qualidade igual mas sem marca alguma. Como o GM estava muito feio, resolvi trocar por uma par Depo (indicação de alguém em algum tópico). Eu gostaria de por somente peças GM nele, mas qnd se tem paralelo com qualidade custando 1/10 do valor do original, esse "mimo" de ter piscas GM fica pra depois.

Pronto. Tudo em dia agora é só curtir o Vecão....SQN!
Fiz uma viagem de fds pra visitar a família e só deu m$##*$%!!!!
Primeiro a água começou a baixar na ida. Controlei a temperatura e deu pra chegar de boa no destino. Esperei o carro esfriar e vi q tinha baixado mais de 1 litro (PQP!!!!) depois de frio qnd ia ligar o carro ele ficava todo irregular...somente depois de um tempinho ficava normal e qnd acelerava saia muita fumaça branca do escape. Não precisa ser mecânico pra já saber que estava entrando água no cilindro. No domingo a tarde (com uma garrafa de água no porta malas) pouco antes de voltar, estamos todos na churrasqueira da casa da minha vó qnd escuto um barulho e minha tia que estava na sala gritando "Edinhoooo". Meu carro estava estacionado na rua e já me gelou a espinha. Uma mulher tinha estacionado o celta dela no morro e mesmo com o freio de mao puxado o carro desceu, acertando o meu.

Por sorte não acertou o farol e não era mais o pisca original que estava no carro. O farol de milha, apesar de ter quebrado o suporte, não afetou em nada a lente. Coloquei um par de milhas novos da Orgus que são muito bons, mas já encomendei um par original usado de um GSI em q o esquerdo tinha uma infiltração. Espero q consiga montar 1 e ter o parzinho original made in Austria novamente.
Voltei pra oficina 3 dias depois de tirar o carro de lá, com ele batido e precisando abrir o motor...hahahahaha

Foi feito limpeza, preenchimento dos dutos de água e plainado. A parte de baixo do motor está excelente, então nem precisei mexer.

Na funilaria e pintura eu já aproveitei e dei uns outros retoques q estava precisando e confesso q o resultado me surpreendeu. O colorista fez um ótimo trabalho. O para-choque e para-lama foram recuperados, mas não ficaram 100%. Mais pra frente eu devo trocar por novos, mas como o investimento já foi muito alto isso fica pra depois.

O farol de milha q está nessas fotos não tinha marca e tinha sido posto inicialmente e teve um infiltração no do lado direito. Foram trocados pelo Orgus. O pisca da direita é o Depo e o da esquerda é o sem marca que veio no carro. Atualmente ele já está com o par depo novamente.
Acabou? Nãããããoooo!!!
Depois disso a ré q estava patinando mas funcionava parou de vez. Se o terreno tivesse qlqr inclinação mínima ela já não dava conta. Levei o carro pra verificação de rotina e reaperto depois da retifica do cabeçote e acabei mandando fazer o câmbio todo. Dá vontade de chorar mas é para uma boa causa e la se vão 6K dilmas (eu acho, pois fica pronto somente amanhã)

Nesse meio tempo tmbm já fiz uma revisão do ar condicionado, troca de todas as pastilhas de freio, fluido de freio e discos dianteiros e antena elétrica nova (a dele não estava funcionando)
Depois que pegar o carro quero tirar fotos novas e postar aqui.
Ainda está nos planos:
- Som original
- Tecido do banco (no motorista tem uma costura muito feia)
- Revestimento coluna D
- Churrasqueira (vou tentar amenizar os rachados)
- Borrachas do porta malas (ele tem uma pqn infiltração de água)
- Rodas originais
Bônus:
Esse carro foi tirado em 94 em SP e seu primeiro dono foi Harold Nielson e em 99 ele foi adquirido pela Busscar (empresa de carrocerias de ônibus em Joinville).
Pesquisando na internet descobri q Harold Nielson era Presidente da empresa Busscar e faleceu em um acidente aéreo em 1998. Um dia fui levar uma amiga na rodoviária de Joinville. Deixei o carro no estacionamento e entrei, qnd me deparo com a placa:

Não sei se da pra ver bem na foto, mas o nome da rodoviária de Joinville é Harold Nielson =D
Enfim, desculpem se ficou muito longo mas esse é ainda um resumo do q já passei em tão pouco tempo com o carro. Espero atualizar esse tópico com as próximas manutenções e ups do Vecão!
Antes q me perguntem, sim, gastei uma nota na manutenção dele mas não me arrependo. O Carro é muito confortável e econômico. Esse vai ficar na família por longos anos.
Por último, uma foto da primeira viagem que fiz com ele: