por Rodrigo Souza »
04 Ago 2018, 07:24
Buenas Gurizada
Hoje estou retornando ao Fórum depois de quase 1 ano e meio desde minha última resposta desse tópico, e tenho muitas coisas para contar (a maioria não muito boas) desde minha última aparição aqui que conta desde a queima da Bomba de Combustível (substituído o refil por uma Flex) até a tragédia maior que contarei abaixo.
Bem primeiramente eu editei a primeira mensagem pois as fotos e os vídeos sumiram e em breve estarei repostando as fotos mais atualizadas.
Bem, senta que lá vem história.
Como já havia dito a performance do Challenge não condizia com a minha expectativa e infelizmente lá por final março de 2017 (hoje não lembro o dia exato) descobri o real motivo pois tive uma quebra no meu motor graças ao eixo balanceador com avaria, quebrou o rolamento de uma das engrenagens fazendo esta ficar digamos atravessada fazendo forca contra o motor segurando o mesmo. Um Barulho parecido com supercharger apareceu e uma semana depois houve a quebra. A Limalha entupiu parte da peneira e fez com que faltasse óleo no motor danificando por falta de lubrificação (Relato do Mecânico que Refez o motor pois na época não tinha as ferramentas para eu fazer, sim eu tbm sou mecânico). Ainda cheguei em casa rodando com o carro que não falhava e nem fumava, só batia e feio, creio que não travou Graças ao MILITEC que coloquei na troca de óleo feito a 1000kms antes da quebra. Resumindo um Motor que em pouco mais de 150mil kms era Stander teve que ser totalmente retificado.
AI COMEÇA A NOVELA, Depois de Desmontado o carro ficou aguardando juntar grana e chegar peças 2 meses. Na retifica foi refeito o Cabeçote todo, trocado todas as válvulas sedes e guias e descoberto a primeira notícia triste, O CABECOTE APÓS RETIFICADO FOI PARA SUA ULTIMA MEDIDA, ou seja, já ficou com uma Taxinha a mais, confesso que fiquei meio contente por isso. Os Tuchos foram mantidos os originais, mas foram abertos e limpos todos os 16.
No motor os cilindros foram abertos para a medida 86.50mm e foram colocados os pistões do motor X20XEV, este foi optado pelo preço (Mais barato que os do 2.2) e pela taxa de compressão a mais que daria ao motor. Os colos do Virabrequim foram para a medida 0.25mm. Na parte do Eixo Balanceador foi retirado as engrenagens tampado os furos da lubrificação e montado somente a carcaça dele. Na parte da Embreagem foi Retificado o Volante do Motor onde entrou um Kit novo GM e Atuador LUK.
De Resto foi trocado tudo todas as Correias, Tensores, Bomba d’agua, Válvula Termostática, Parafusos de cabeçote e o básico para se remontar o Motor
Acompanhei toda a montagem do Motor que foi feito na garagem de casa. Em Breve posto as fotos da montagem do Motor. Em maio de 2017 ele volta a Vida.
Essa é a primeira parte da Novela que não termina por aí, mas depois de tudo isso o Carro ficou um Tesão para dirigir Forte e Econômico e sem problemas de temperatura como estava antes. Mas Ainda Falta resolver alguns problemas.
Bem Gurizada Muito Obrigado por acompanharem o post Mais uma vez Desculpe o Textão e a ausência momentânea de fotos prometo recompensar em breve, Quem quiser ver fotos do Challenge me segue no Instagram @rodrigo.ss88, La tem algumas fotos dele da Restauração do Motor mas logo eu posto aqui também. FORTE ABRAÇO A TODOS