Carros dos Membros (Vectra)Vectra Challenge 2001 - 100% Original
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

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rgapski
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Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por rgapski » 10 Abr 2013, 16:10

Pessoal,

Vou estacionar meu Challenge aqui no fórum, ok?!
Abaixo um ctrl+c / ctrl+v do outro fórum...

Primeiro vamos ao histórico da maquina.

Esse carro era o meu sonho de infância. Cresci "babando" por um Challenge que ficava do lado da minha casa.

Trata-se de um exemplar do Ano 2001/2001, cor cinza.
Comprei esse carro do primeiro dono. Ele rodou muito pouco (peguei com 70 mil km).
Atualmente esta com 87 mil km.

Só peguei porque estava muito bem cuidado e 100% original (rodas, acessórios, etc).
Porém, por se tratar de um carro usado, algumas coisas estavam por fazer.
Comprei pra chegar na perfeição.
Afinal, sempre quis um Challenge 0km.

Já fiz uma boa reforma nele! Falta muitíssimo pouco pra chegar no estado de 0km!

Mecânica

Apesar da mecânica estar ótima quando peguei, encostei o carro por um mês em uma oficina mecânica para trocar algumas coisas (tudo original):
- Troca dos quatro coxins do motor;
- Descarbonização e limpeza total (com retirada de cabeçote, cárter, etc);
- Troca das correia, bem como todas as polias e esticadores.
- Troca de velas e cabos;
- Limpeza da injeção eletrônica;
- Troca do sensor de rotação (original bosch);
- Instalação de filtro blow-by no respiro de óleo;
- Lavagem do sistema de arrefecimento;
- Troca das mangueiras do radiador;
- Lavagem do sistema de ar condicionado (gelando muito);
- Revisão completa da suspensão;
- Revisão da caixa de direção (ajuste de folga e troca completa do fluido);
- Troca do óleo do cambio, aproveitando para trocar a embreagem e os dois atuadores. Tudo original!;
- Instalação de filtro "in flow", lavável;
- Bateria moura de 75A novíssima;
- Troca do sistema de escapamento (completo);
- Alinhamento de direção e rodas traseiras, bem como balanceamento dinâmico. Tudo feito na Anhembi Alinhamentos (se não for a melhor de SP, é uma das). Cobram caro (R$ 270), mas o serviço é impecável;

A mecânica do carro já esta ABSOLUTAMENTE ZERADA! Gastei fácil mais de R$ 5 mil nele.
O carro anda macio de tudo, sem barulhos.
Absolutamente nenhum detalhe mecânico por fazer.
To fazendo sempre por volta de 10km/l na cidade.


Aparência/Acessórios

O carro esta lindo por fora, mesmo não estando "zerado" assim como fiz com a parte mecânica.
As rodas estão impecáveis, sem ralados. São originais, nunca foram reformadas.
Inclusive suspeitei que tinha uma roda empenada, mas não passava de uma tentativa de um borracheiro me enrolar.
Possui todas as insignias originais em estado impecável.
Os spoilers estão ótimos também.
Resumindo: Não há nenhuma alteração de originalidade.

Com relação à parte estética, já fiz o seguinte:

- Lavagem interna (o carro por dentro é limpíssimo, igual 0km!);
- Descontaminação da pintura com claybar, polimento, aplicação de auto brilho, e cera cristalizadora, tudo manual para evitar arranhões e queimaduras na pintura. Vejam na foto como o carro brilha e a pintura tem profundidade.
- Limpeza profunda e hidratação nos couros dos bancos e portas;
- Chave canivete (tenho as duas originais guardas);
- Troca das guarnições das portas.

Maaaaaaas, como eu queria um challenge 0km, para chegar nisso, pro meu gosto ainda faltam algumas coisinhas, poucas na verdade.
O gasto pesado já foi. Agora é só coisa baratinha.

1) Trocar o couro do volante. Não esta rasgado, mas desbotou o couro cinza quando mandei higienizar.
Segundo o Alemão Couros, isso foi devido ao fato do carro ficar exposto ao sol. Ai com a limpeza não teve jeito, descoloriu. Fica em R$ 150 a troca (igual o original, couro legítimo).
Não fiz por não ter tido tempo de deixar o carro lá. Vou fazer nas próximas férias.

2) Pintura nos parachoques. Eles tem pequenos riscos.
A garagem do antigo dono era extremamente apertada, assim era inevitável pequenas encostadas.
Vou arrumar em breve.

Fotos

Falar é fácil, né?!
Então vou dar uma amostrinha de como esta o carro.

Fotos do exterior.

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Painel

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CB (detalhe para o consumo - 100% cidade, mas sem trânsito)

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Detalhe para o estado do forro do teto. Impecável!

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Cockpit.

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Couro da coifa. Intactas!

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Manopla do câmbio original!

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Coração da criança. Detalhe: Nunca lavei o motor. Zero de vazamento!
Eu só tirei a capa da bateria porque a moura 75a é maior que a bateria original. Mas a capinha tá guardada! rs


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Editado pela última vez por rgapski em 11 Jun 2013, 10:23, em um total de 1 vez.
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por rgapski » 10 Abr 2013, 16:12

Pessoal,

Como eu lavo o carro uma vez por mês, aproveitei a deixa.

As fotos foram feitas um dia após eu ter feito a lavagem.
Havia um pouco de pó, mas acho que ainda dava pro gasto. rs

Lavagem Externa

Eu uso os seguintes produtos:

1) APC Flotador Citrus da marca Perol diluído em quatro/cinco partes de água;
2) Shampoo com cera "Golf" também da marca Perol. Muito concentrado! Uso uma tampinha para um balde de 10L. Esse realmente tem cera, da pra sentir no carro depois de seco. Custa muito barato, recomendo.
3) Luva de microfibra Kers. É essa cabeludinha da foto abaixo. Entra dentro dos frisos e insígnias. Não risca o carro.

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Ultimamente tenho comprado esses produtos na mastercleaner (http://www.lojamastercleaner.com.br/).
Os caras são gente finíssima! Estive lá na quinta-feira para comprar shampoo e flotador, e fui muito bem atendido. Acho que fiquei quase 1h lá ouvindo explicações sobre novos produtos e vendo alguns trabalhos dos caras.

Parte Interna

Primeiro eu passo um pincel eletrostático para tirar o pó dos difusores, botoes e outros lugares onde o pano não chega.

Depois, eu uso o mesmo APC Flotador Citrus que uso para rodas, porém diluído em 1:10. Aplico no pano de microfibra e passo onde tem que passar.
Limpo tudo de dentro do carro com ele, exceto os vidros.

Depois de limpo com APC, os couros e plásticos ficam com aspecto de ressecado.
No couro eu passo creme nivea e deixo por um hora. Depois retiro com pano de microfibra.
Nos plásticos/painel, eu uso um produto da marca pérola, que custa pouco mais de 3 reais:
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Por ser uma limpeza "caseira", o resultado até que fica legal.

Confiram nas fotos:

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É isso ai pessoal. Espero que gostem!

Abraço!
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por Luiz Antunes » 10 Abr 2013, 17:40

Valeu cara, muito linda a nave , e que cor bonita ein ??

Boas dicas também !!

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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por TENORIO » 10 Abr 2013, 21:09

Se Gostei !!! :o

Show de Bola !!! Parabéns. ;)
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por rgapski » 10 Abr 2013, 21:14

Valew pessoal!

Em breve terei novidades!
Aguardem!
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por Ricardo Rohde » 11 Abr 2013, 01:43

filé!

qual o segredo pra fazer 10km/l na cidade? ;S
Vectra Challenge 2002 Full | Fotos ~> aqui & aqui!
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por rgapski » 11 Abr 2013, 09:26

Rohde escreveu:filé!

qual o segredo pra fazer 10km/l na cidade? ;S


Fala Rohde!

Na verdade, consigo até mais que 10km/l.... Já cheguei a fazer 11,5 com um tanque somente rodando na city.
Essa média que esta registrada na foto do CB foi feito só em cidade, 100% do tempo com ar ligado.

Sempre que abasteço eu reseto o CB e o parcial do painel. É raro eu secar o tanque com média abaixo de 10km/l.

Vou passar a receita do bolo:

1) Eu ando muito pouco com o carro. Coisa de 300km/mês.

2) Recentemente eu abri todo motor e cambio e montei trocando todas as peças que tinham desgaste.

3) Estou com injeção limpa, filtros, cabos e velas novos.

4) Quando saio durante a semana, é sempre após as 20h. Na minha cidade não tem transito e onde ando são vias de transito rápido (60~70km/h).

5) Antes de sair, eu deixo o carro ligado até chegar na marca de 80º. Faço isso para não submeter o motor a esforços com as folgas fora do usual. Não sei se isso economiza, mas que poupa o motor, não tenho duvidas.

6) No uso, procuro manter o motor na casa dos 2k rpm. Raramente passo dos 2,5K.
Percebi que se eu só esticar até os 2k rpm e andar com o giro baixo (1k~1,5k), o carro gasta mais. Nos 2k rpm ele tem torque suficiente e não exige que eu afunde o pé, literalmente, anda sozinho.

7) Não afundo o pé desnecessariamente. Espero sempre o carro embalar naturalmente. Uso muito freio motor e faço as frenagens de forma bem leve, o que poupa os freios e ajuda na economia.
E o melhor é que andando assim, eu nem chego perto de "empacar" o transito. Acho o motor do challenge excelente.

8) Sou tiozinho mesmo! Eu não ando de Vectra, desfilo! kkkkk

Uma coisa que reparei, é que quando saio no semáforo, mesmo acelerando o mínimo, eu sempre saio na frente da galerinha do "1.nada". Enquanto eles já estão esticando a segunda para colocar terceira, eu to encerrando a primeira ainda na casa dos 2.5k rpm.

Acho que o segredo do challenge é saber usar o cambio.
Acho muito, muito longo, na minha opinião, fora o fato de ter grande espaçamento entre as marchas.
O giro cai muito de uma troca para a outra.
Ai somamos um cambio longo e espaçado a um motor 16v, de concepção antiga (pouco em baixa, muito em alta), já sabe né?.

O segredo para andar bem e gastar pouco, é manter o giro mais alto, segurar um pouco a marcha.
Manter o pé encostado no acelerado e o giro mais alto faz bem.

Quando peguei o carro, eu subia o giro até no máximo 2k rpm e passava a marcha, o que me obrigava a afundar o pé para poder ter torque na próxima marcha, cheguei até achar o carro "xoxo". Fiquei até desanimado.
Cheguei a fazer 5km/l na cidade.
Todo mundo me ultrapassava na subida e cogitei até que havia algo de errado no carro.
Se você trocar a marcha nos 2k rpm, a próxima começa a pegar na rotação de marcha lenta, ai judia muito do carro.

Depois que eu acostumei a "tocar" o carro como se deve, vi que de lerdo e xoxo ele não tem nada!

Devo fazer uma viagem ainda esse mês... vou ver se consigo chegar nos 16km/l na estrada!

Abs!
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por Ricardo Crispim » 11 Abr 2013, 15:02

Frase que mais utilizo aqui no garage e torno a repetir..Show...
Parabéns mesmo pelo cuidado exemplar com seu vectra.
Obrigado por dividir aqui conosco!!

Forte abraço!!!!!!!!

abineh
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por abineh » 11 Abr 2013, 17:59

Belíssimo Challenge!
Dá gosto de ver um exemplar desse!

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JoãodoValle
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por JoãodoValle » 11 Abr 2013, 18:13

Muito cuidado mesmo, esse joga no meu time "os chatos com o carro". Mas aí que tá, quem não e "chato"* não tem nada impecável.


* Entenda-se chato, como cuidadoso e zeloso.

rgapski
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por rgapski » 16 Abr 2013, 08:57

Galera,

Dando sequência ao tópico, fiz mais três "upgrades" no Challenge!

O primeiro "up" é a retirada da película dos vidros.
Agora ele está no estilo aquário! rs
Ficou bem bacana sem o filme. Dá impressão de carro novo...

O segundo "up" é a troca das canaletas do vidro.
Por serem originais, já haviam perdido boa parte dos pelos que faziam o vidro deslizar, o que poderia comprometer as maquinas de levantamento a longo prazo.
As peças já haviam sido compradas na accioly (originais) e finalmente consegui trocá-las.
Resulta: vidros subindo rápido e sem barulho.

O terceiro "up" é mais legal ainda!
O Challenge ganhou 4 pneus novos da pirelli, modelo phantom, medidas 205/55 R16 (original).
O que mais gostei é que o barulho de rodagem diminuiu muito.
Antes estavam os P6000 (originais) que estavam muito ressecados.

Vou postar novas fotos na segunda-feira, pois o carro esta imundo devido às chuvas.

Abs!
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por CaioMs » 16 Abr 2013, 14:53

Liiindo Challenge, ta inteiraaaço.. Essa cor tbm é bonita demais, que cor é?
Parabéns pela máquina, abraços!

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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por rgapski » 16 Abr 2013, 15:37

CaioMs escreveu:Liiindo Challenge, ta inteiraaaço.. Essa cor tbm é bonita demais, que cor é?
Parabéns pela máquina, abraços!


Valew Caio!

A cor é Cinza Pontal.

To rumando para os finalmente. Falta quase nada para o Challenge ficar 0km de novo.

Semana que vem devo arrumar o couro do volante (saiu a tinta da parte cinza clara) e fazer a pintura nos para-choque.
Feito essas duas coisinhas, posso dizer que tenho um challenge zero! rs

Abs!
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por CaioMs » 16 Abr 2013, 16:24

Sempre tem uns detalhes pra fazer.. O meu ta cheio :lol:
Esse APC Perol é bom? Tava querendo um multiuso pra limpar o interior do Vecão.

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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por rgapski » 16 Abr 2013, 17:04

CaioMs escreveu:Sempre tem uns detalhes pra fazer.. O meu ta cheio :lol:
Esse APC Perol é bom? Tava querendo um multiuso pra limpar o interior do Vecão.


Caio,

O APC da Perol é ótimo.
Ele não é muito forte, então em determinadas situações, dá até pra usar puro. Nunca usei, mas parece que não estraga/mancha nada.
Eu tenho 3 borrifadores para usar APC. Um deles eu deixo em 1:10, outro em 1:5 e o ultimo em 1:1.

O certo é ir tentando tirar a sujeira usando o produto menos agressivo, e só aumentar a agressividade se não sair.

Para o interior (couro), eu uso e recomendo 1:10.
Os plásticos, se estiverem muito sujos, pode usar 1:5, mas no geral o 1:10 dá conta.
Deixe ele agir por uns 30 segundos e esfregue até fazer espuma. Depois de espumado, deixei mais 30 segundos e depois remova com pano.

Nas dobradiças de porta eu uso 1:5, deixo agir por uns segundos e em seguida removo com uma microfibra.

Nas rodas e motor eu uso em 1:1.
Aplico, esfrego com espuma/pincel e depois jogo água. Feito isso eu lavo com shampoo.

Não recomendo usar o APC em tecidos. Acho que não limpa tão bem.
Para tecidos (tetos e laterais de pano) eu uso aquela espuma da STP.
Ela é muito boa para limpar tecido e não mancha por nada.
Custa uns 15 conto a lata. Dá pra fazer um teto e as laterais da porta e ainda sobra um pouco.
A vantagem da espuma é que ela não deixa o tecido molhado, o que pode ocasionar em descolamento. (vejo muitos carros com forros descolados).

Abs!
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por CaioMs » 17 Abr 2013, 00:43

Obrigado pela aula rgapski!! Tirou muitas duvidas...
Abraços!

rgapski
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por rgapski » 17 Abr 2013, 09:34

CaioMs escreveu:Obrigado pela aula rgapski!! Tirou muitas duvidas...
Abraços!


Estamos aqui pra isso cara!
Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por Paty1521 » 17 Abr 2013, 10:05

Agora, me fala....

PELO AMOR nao venda esse carro heim!! Ou entao, venda para mim hahahahha :twisted:

To querendo mais 1 hahahahhaa
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por rgapski » 17 Abr 2013, 12:19

Paty1521 escreveu:Agora, me fala....

PELO AMOR nao venda esse carro heim!! Ou entao, venda para mim hahahahha :twisted:

To querendo mais 1 hahahahhaa


Paty,

Querer vender, eu não quero... Tanto que continuo a restauração dele!
To na reta final!!! Muito contente com a minha máquina!
Falta só a pintura dos para-choques e pintar o couro do volante! Feito isso, missão concluída!
Finalmente tenho um carro que posso chamar de CARRO.

Rezo toda noite para conseguir o dinheiro que preciso sem precisar vender o Challenge.
Se for a vontade de Deus, ele continuará comigo para sempre.
E ainda, se eu estiver vivo em 2031, ele certamente ganhará a placa preta! rs

Na segunda, quando fui trocar os pneus dele, vi uma cena muito engraçada.
Eu estacionei o carro na porta da loja e fui lá pra dentro fazer cotação.
Quando volto pra pegar o carro e colocar na rampa, tá toda a galera que trabalha na loja em volta do carro, olhando, tirando foto.
Todo mundo me perguntou sobre o carro, querendo saber a história dele, se anda muito, se gasta muito, etc.
É impressionante como as pessoas simpatizam com ele!
Até na hora de trocar os pneus o pessoal teve um cuidado extra com ele!
Engraçado é que na mesma hora chegou um senhorzinho numa BMW 328i, dessas mais novas e arredondadas, com aro 18, pretona, linda, e ninguém deu bola (só o vendedor pra ganhar um $$)... rs

Quando peguei o Challenge, um tio da minha esposa (que tbm tem vectra) me disse uma coisa:
"Entre 10 pessoas que gostam de vectra, pelo menos 09 gostam do Challenge, inclusive eu."
Eu não sou diferente. Cresci babando em um.
Quantas vezes eu falei pra minha mãe: "Um dia ainda vou comprar um desses", e ela me respondia "Então estuda muito, meu filho". KKKKKKK

Espero levá-lo em um encontro do Clube em breve.
Queria uma foto dele junto dos irmãos.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


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Paty1521
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Re: Vectra Challenge 2001 - 100% Original

por Paty1521 » 17 Abr 2013, 14:23

Isso ae Raphael!!!!!


Ajhhhhh e seu um dia precisar vender, tamo ai!! rsrsr vai que me da loucuraa!!! :twisted:


proximo encontro quero vc la heim!!! :D
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