Vou estacionar meu Challenge aqui no fórum, ok?!
Abaixo um ctrl+c / ctrl+v do outro fórum...
Primeiro vamos ao histórico da maquina.
Esse carro era o meu sonho de infância. Cresci "babando" por um Challenge que ficava do lado da minha casa.
Trata-se de um exemplar do Ano 2001/2001, cor cinza.
Comprei esse carro do primeiro dono. Ele rodou muito pouco (peguei com 70 mil km).
Atualmente esta com 87 mil km.
Só peguei porque estava muito bem cuidado e 100% original (rodas, acessórios, etc).
Porém, por se tratar de um carro usado, algumas coisas estavam por fazer.
Comprei pra chegar na perfeição.
Afinal, sempre quis um Challenge 0km.
Já fiz uma boa reforma nele! Falta muitíssimo pouco pra chegar no estado de 0km!
Mecânica
Apesar da mecânica estar ótima quando peguei, encostei o carro por um mês em uma oficina mecânica para trocar algumas coisas (tudo original):
- Troca dos quatro coxins do motor;
- Descarbonização e limpeza total (com retirada de cabeçote, cárter, etc);
- Troca das correia, bem como todas as polias e esticadores.
- Troca de velas e cabos;
- Limpeza da injeção eletrônica;
- Troca do sensor de rotação (original bosch);
- Instalação de filtro blow-by no respiro de óleo;
- Lavagem do sistema de arrefecimento;
- Troca das mangueiras do radiador;
- Lavagem do sistema de ar condicionado (gelando muito);
- Revisão completa da suspensão;
- Revisão da caixa de direção (ajuste de folga e troca completa do fluido);
- Troca do óleo do cambio, aproveitando para trocar a embreagem e os dois atuadores. Tudo original!;
- Instalação de filtro "in flow", lavável;
- Bateria moura de 75A novíssima;
- Troca do sistema de escapamento (completo);
- Alinhamento de direção e rodas traseiras, bem como balanceamento dinâmico. Tudo feito na Anhembi Alinhamentos (se não for a melhor de SP, é uma das). Cobram caro (R$ 270), mas o serviço é impecável;
A mecânica do carro já esta ABSOLUTAMENTE ZERADA! Gastei fácil mais de R$ 5 mil nele.
O carro anda macio de tudo, sem barulhos.
Absolutamente nenhum detalhe mecânico por fazer.
To fazendo sempre por volta de 10km/l na cidade.
Aparência/Acessórios
O carro esta lindo por fora, mesmo não estando "zerado" assim como fiz com a parte mecânica.
As rodas estão impecáveis, sem ralados. São originais, nunca foram reformadas.
Inclusive suspeitei que tinha uma roda empenada, mas não passava de uma tentativa de um borracheiro me enrolar.
Possui todas as insignias originais em estado impecável.
Os spoilers estão ótimos também.
Resumindo: Não há nenhuma alteração de originalidade.
Com relação à parte estética, já fiz o seguinte:
- Lavagem interna (o carro por dentro é limpíssimo, igual 0km!);
- Descontaminação da pintura com claybar, polimento, aplicação de auto brilho, e cera cristalizadora, tudo manual para evitar arranhões e queimaduras na pintura. Vejam na foto como o carro brilha e a pintura tem profundidade.
- Limpeza profunda e hidratação nos couros dos bancos e portas;
- Chave canivete (tenho as duas originais guardas);
- Troca das guarnições das portas.
Maaaaaaas, como eu queria um challenge 0km, para chegar nisso, pro meu gosto ainda faltam algumas coisinhas, poucas na verdade.
O gasto pesado já foi. Agora é só coisa baratinha.
1) Trocar o couro do volante. Não esta rasgado, mas desbotou o couro cinza quando mandei higienizar.
Segundo o Alemão Couros, isso foi devido ao fato do carro ficar exposto ao sol. Ai com a limpeza não teve jeito, descoloriu. Fica em R$ 150 a troca (igual o original, couro legítimo).
Não fiz por não ter tido tempo de deixar o carro lá. Vou fazer nas próximas férias.
2) Pintura nos parachoques. Eles tem pequenos riscos.
A garagem do antigo dono era extremamente apertada, assim era inevitável pequenas encostadas.
Vou arrumar em breve.
Fotos
Falar é fácil, né?!
Então vou dar uma amostrinha de como esta o carro.
Fotos do exterior.




Painel

CB (detalhe para o consumo - 100% cidade, mas sem trânsito)

Detalhe para o estado do forro do teto. Impecável!


Cockpit.


Couro da coifa. Intactas!

Manopla do câmbio original!

Coração da criança. Detalhe: Nunca lavei o motor. Zero de vazamento!
Eu só tirei a capa da bateria porque a moura 75a é maior que a bateria original. Mas a capinha tá guardada! rs


