Faz tempo que estou devendo umas fotos do meu novo carro!
Bom, pra quem não lembra, eu tinha um Challenge que era o meu xodó. Tratava o carro como um filho, só usava gasolina Podium, peças originais, etc.
O vectra foi comprado para ser usado de vez em quando, pois eu usava moto no dia-a-dia, então o carro era um luxo, não necessidade.
Com o passar do tempo, desisti da moto, e passei a precisar do carro como meio de transporte, e usar o Challenge diariamente estava fora dos meus planos, portanto, tive que vender o bonitão.
Vendi por um valor justo e a alguém que está cuidando muito bem dele.
Estava precisando de um carro "novo", que não me desse problemas em pelo menos 1~2 anos de uso (que é o tempo em que penso em vender), que tivesse conforto pra encarar horas de transito pesado e não negasse fogo no uso rodoviário, que é o meu uso predominante.
Estava preferindo um hatch, pois estou com problemas de espaço do estacionamento do meu escritório, pois todo mundo resolveu ter SUV por aqui.
Nessa eu acabei, por insistência da minha esposa, vendo um Punto, e aqui estamos.
Bom, a princípio eu torci o nariz, pois achava que o Punto não passava de um Palio melhorado.
Essa impressão se desfez quando decidi andar no carro.
Achei muito bem acabado, com ótimo isolamento acústico e a posição de dirigir é perfeita.
O banco do motorista e o volante tem tanta possibilidade de ajuste que é impossível não encontrar a pegada perfeita.
Achei os acionamentos dos comandos (direção, embreagem e cambio) bem leves e justos, o que me deixou contente pra encarar o uso "pesado".
Como eu encontrei um muito bem cuidado, com ótima procedência, resolvi dar uma chance pra Fiat e encarar o Punto. Peguei ele em janeiro de 2015.
O Punto é um carro pesado (quase 1.200kg) mas, surpreendentemente, o motor 1.6 dá bem conta do recado, dando impressão de que "sobra motor", o que me foi uma grata surpresa.
Na cidade é um foguetinho, ainda mais pra quem esta acostumado com um carro mais pesado e de cambio mais longo.
Na estrada não faz feio, ainda mais se for bem sinuosa!
No primeiro mês, abusei bem dele, fiz diversas viagens e forcei bem o limite dele.
Não poderia ter ficado mais contente: Consumo médio de 8,5km/l com uso de etanol como combustível.
Mas ainda assim, tinha um receio com a marca Fiat... (coisas de quem viveu a época do Fiat 147).
No fim, tudo não passava de preconceito bobo, e hoje estou bem satisfeito com o carro.
A manutenção é bem barata (pra quem ta acostumado com o vectra), e o carro é muito fácil de mexer.
A fiat disponibiliza, assim como a GM, um site voltado ao reparador, com diversos "how-to" e um catalogo eletrônico para localização das peças necessárias.
Até o momento fiz algumas manutenções preventivas, como troca do aditivo do radiador, troca de óleo, troca de lâmpadas, etc. e não tive a menor dificuldade.
Acabei instalando o som que tinha no Challenge e deu tudo certo também. Os acabamentos e painel são fáceis de desmontar e não apresentam material que quebra com facilidade, o que achei um ponto bem positivo, pois no vectra, eu morria de medo de mexer em algum acabamento e o mesmo quebrar na minha mão, o que infelizmente aconteceu por diversas vezes.
Bom, não tenho por ele a mesma paixão que tenho pelo Vectra, ou seja, ele nunca foi meu sonho de consumo e eu seria incapaz de gastar mais de 10% do valor dele com melhorias.
Contudo, como carro para usar sem dó, tem me atendido com muita competência.
Recomendo para quem procura um hatch urbano com uma pitada de conforto e desempenho.
Ai vão as "ibagens", depois de uma lavagem à seco feita em casa.
Tenho algumas pendencias a fazer, como um polimento cristalizado, mas ando sem tempo.

Abs!