O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDúvida radiador Vectra 97 2.0 C/AR

15 mensagens   •   Página 1 de 1
Diego89
GL Member
GL Member
Nome Completo: Marco Diego
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dúvida radiador Vectra 97 2.0 C/AR

por Diego89 » 29 Dez 2014, 19:21

Olá pessoas! Eu estou tendo problemas com meu vec quando deixo o ar ligado, o carro chega a quase 100º nas rodovias, pensando sobre esse problema me ocorreu que o radiador do carro pode ser um modelo sem ar, já que o dono anterior nunca arrumou o ar, e reparando nele vi que a tubulação por onde passa a água é fina igual a tubulação do condensador do ar, então eis a dúvida:

Este seria de fato o modelo com ar?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... com-ar-_JM

Ou o modelo com tubulação fina seria modelo com ar?

EduMS
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Eduardo Matias da Silva
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.

Re: Dúvida radiador Vectra 97 2.0 C/AR

por EduMS » 29 Dez 2014, 19:47

Tubulaçao fina q vc diz é aquela q nao é redonda? pq se for o meu é tubulaçao fina e ta com o ar funcionando normalmente, se to em rodovias a temperatura fica um pouco a baixo de 90 e se for em estrada fica no 90 tem hora q passa um pouquinho mas logo em seguida volta pra noventa

Diego89
GL Member
GL Member

por Diego89 » 29 Dez 2014, 20:34

EduMS escreveu:Tubulaçao fina q vc diz é aquela q nao é redonda? pq se for o meu é tubulaçao fina e ta com o ar funcionando normalmente, se to em rodovias a temperatura fica um pouco a baixo de 90 e se for em estrada fica no 90 tem hora q passa um pouquinho mas logo em seguida volta pra noventa

Sim, a redonda seria melhor para o fluxo da água. De repente o clima de onde você mora ajuda a manter o carro na temperatura ideal, aqui no RN tem dia que a sensação térmica chega fácil nos 45º. Queria saber se tem mesmo diferença entre os dois modelos, porque se o da tubulação fina tiver mesma eficiência do mais largo então o problema é outro.

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ives » 29 Dez 2014, 20:56

Microcanal (esse tubo achatado) eh p ter maior rendimento, maior troca de calor.....ate onde sei eh o único tipo de condensador q tem p vectra B (97-05)....só tem uma versão de radiador maior pros modelos com cambio automático, tem um circuito pra resfriar o óleo do cambio, mas p sistema de agua deve ser o mesmo rendimento...
Imagem

Diego89
GL Member
GL Member

por Diego89 » 29 Dez 2014, 21:48

Ives escreveu:Microcanal (esse tubo achatado) eh p ter maior rendimento, maior troca de calor.....ate onde sei eh o único tipo de condensador q tem p vectra B (97-05)....só tem uma versão de radiador maior pros modelos com cambio automático, tem um circuito pra resfriar o óleo do cambio, mas p sistema de agua deve ser o mesmo rendimento...

Então qual a diferença do radiador com e sem ar? O do link tem tubo circular e é para vectra B. Em todos os carros de amigos que olhei e que tem ar, o radiador tem a tubulação circular.

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 29 Dez 2014, 22:45

O do link eh micro canal.....repare bem....

O sem ar deve ter menor capacidade, pois não recebe carga de calor do condensador do ar condicionado....sua dimensão física ou forma dos circuitos de agua/largura do tubo deve variar...
Imagem

Diego89
GL Member
GL Member

por Diego89 » 29 Dez 2014, 22:58

Ives escreveu:O do link eh micro canal.....repare bem....

O sem ar deve ter menor capacidade, pois não recebe carga de calor do condensador do ar condicionado....sua dimensão física ou forma dos circuitos de agua/largura do tubo deve variar...

O do link é esse: http://arquivos.arsenalcar.com.br/ml/pr ... TML_02.jpg

O meu é desse: http://img.bomnegocio.com/images/15/1553022575.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-umjP ... C_2916.jpg

Claramente o do link tem canais mais largos.

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 30 Dez 2014, 02:30

Bom.....nunca tinha visto radiador de tubos p vectra antes....nessa foto da p ver bem, abri antes aquela do ML e a definicao baixa parecia ser microcanal....pooode ser então q seja assim p modelos sem ar....e modelos c ar eh micro canal, visto q esse tipo de trocador pode apresentar ate 30% maior rendimento....mas eh apenas chute, naos sei se essa seria realmente a regra... No meu GLS c ar analógico eh microcanal como o seu da foto
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
País: Brasil

por Ju_Bueno » 30 Dez 2014, 08:44

Se eu não estiver enganado, pelo menos uma diferença que existe é que no radiador p/ carro sem ar há entrada para um cebolão apenas, com ar são 2 entradas...

Veja no link abaixo a explicação da diferença de um para outro (um posto do "amf" tá detalhando isso) - mas já te adianto: esse de tubos redondos não serve para o Vectra.

viewtopic.php?f=44&t=2890&start=120
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Diego89
GL Member
GL Member

por Diego89 » 30 Dez 2014, 10:46

Essa era minha última esperança, agora já não sei se esse radiador faria diferença em relação ao modelo que tenho. Isso porque com o ar ligado e em rodovias, o carro bate quase os 100º, o mesmo não possui válvula termostática, então deveria ser mais frio ainda.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 31 Dez 2014, 15:17

o radiador do vectra são todos de palhetas, este de tubo não funciona bem porque não dá tempo de resfriar a agua que passa muito rápido. Por outro lado o de palheta se não tiver perfeito também não refrigera porque passa um minimo de agua, se ele estiver oxidado, estará parcialmente tapado e o mínimo que ele precisa passará a ser mínimo do minimo. Se voce quiser saber se o radiador não está ruim, é muito fácil, coloque uma termostática com 82º que é a perfeita do seu carro, desliga o ar e vai para estrada, estando livre sem subidas a temperatura ficará entre 80 a 82º, se ficar diferente disto digamos em 85 a 87, pode trocar o radiador e pode esquecer este de tubo que serve somente para o Monza antigo. Se ela ficar em 90, ai já é desesperador porque sem ar na estrada ele não deve nunca chegar nesta temperatura.
Imagem

Diego89
GL Member
GL Member

por Diego89 » 31 Dez 2014, 22:11

Almeidão escreveu:o radiador do vectra são todos de palhetas, este de tubo não funciona bem porque não dá tempo de resfriar a agua que passa muito rápido. Por outro lado o de palheta se não tiver perfeito também não refrigera porque passa um minimo de agua, se ele estiver oxidado, estará parcialmente tapado e o mínimo que ele precisa passará a ser mínimo do minimo. Se voce quiser saber se o radiador não está ruim, é muito fácil, coloque uma termostática com 82º que é a perfeita do seu carro, desliga o ar e vai para estrada, estando livre sem subidas a temperatura ficará entre 80 a 82º, se ficar diferente disto digamos em 85 a 87, pode trocar o radiador e pode esquecer este de tubo que serve somente para o Monza antigo. Se ela ficar em 90, ai já é desesperador porque sem ar na estrada ele não deve nunca chegar nesta temperatura.

Esse é o problema Almeidão, na estrada sem o ar meu carro fica entre 82º-92º variando entre subidas e descidas, agora se ligar o ar o bicho corre para quase 100º. Fica meio complicado comparar as temperaturas pois na terra onde moro, pelo meio dia a coisa fica muito quente, coisa de 40º pra lá.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Jan 2015, 18:34

Diego89 escreveu:
Almeidão escreveu:o radiador do vectra são todos de palhetas, este de tubo não funciona bem porque não dá tempo de resfriar a agua que passa muito rápido. Por outro lado o de palheta se não tiver perfeito também não refrigera porque passa um minimo de agua, se ele estiver oxidado, estará parcialmente tapado e o mínimo que ele precisa passará a ser mínimo do minimo. Se voce quiser saber se o radiador não está ruim, é muito fácil, coloque uma termostática com 82º que é a perfeita do seu carro, desliga o ar e vai para estrada, estando livre sem subidas a temperatura ficará entre 80 a 82º, se ficar diferente disto digamos em 85 a 87, pode trocar o radiador e pode esquecer este de tubo que serve somente para o Monza antigo. Se ela ficar em 90, ai já é desesperador porque sem ar na estrada ele não deve nunca chegar nesta temperatura.

Esse é o problema Almeidão, na estrada sem o ar meu carro fica entre 82º-92º variando entre subidas e descidas, agora se ligar o ar o bicho corre para quase 100º. Fica meio complicado comparar as temperaturas pois na terra onde moro, pelo meio dia a coisa fica muito quente, coisa de 40º pra lá.

se é assim a temperatura sem o ar ligado, voce precisa pouco para resolver o seu problema que está no sensor das ventoinhas. Voce precisa colocar um cebolão com grau correto, se for escolher MTE 760 ou 763, sendo de outra marca precisa ser do mesmo grau destes que informei, caso contrário tudo continuará errado

Agora é só acertar e lembrar que as ventoinhaas funcionam sempre juntas, ou seja se liga uma liga a outra também, se aumenta a velocidade de uma aumenta a da outra também. Já que voce vai, pelo menos eu acredito colocar um novo cebolão, então não esqueça de testar se as ventoinhas estão girando e isto é fácil.

Com a chave ligada, voce faz um jump na tomada do cebolão, fio amarelo/cinza com o marrão do conector do cebolão ela tem, que armar, e depois fio cinza e branco com o marrão, armará também, sendo um dos jumps liga na velocidade alta e um outro na lenta. Pode encostar o fio ali a vontade que é tudo negativo e não estraga nada se voce e errar. Se ao fazer isto elas não armarem, então o problema é outro.

Sobre temperatura ambiente, azqui onde moro já acordo com 30 graus as 7 da manhã. Ontem deu 43 á tarde e o meu não passa dos 90º

Sds
Imagem

Diego89
GL Member
GL Member

por Diego89 » 02 Jan 2015, 21:15

Almeidão escreveu:
Diego89 escreveu:

se é assim a temperatura sem o ar ligado, voce precisa pouco para resolver o seu problema que está no sensor das ventoinhas. Voce precisa colocar um cebolão com grau correto, se for escolher MTE 760 ou 763, sendo de outra marca precisa ser do mesmo grau destes que informei, caso contrário tudo continuará errado

Agora é só acertar e lembrar que as ventoinhaas funcionam sempre juntas, ou seja se liga uma liga a outra também, se aumenta a velocidade de uma aumenta a da outra também. Já que voce vai, pelo menos eu acredito colocar um novo cebolão, então não esqueça de testar se as ventoinhas estão girando e isto é fácil.

Com a chave ligada, voce faz um jump na tomada do cebolão, fio amarelo/cinza com o marrão do conector do cebolão ela tem, que armar, e depois fio cinza e branco com o marrão, armará também, sendo um dos jumps liga na velocidade alta e um outro na lenta. Pode encostar o fio ali a vontade que é tudo negativo e não estraga nada se voce e errar. Se ao fazer isto elas não armarem, então o problema é outro.

Sobre temperatura ambiente, azqui onde moro já acordo com 30 graus as 7 da manhã. Ontem deu 43 á tarde e o meu não passa dos 90º

Sds

Obrigado pela ajuda Almeidão. Fui numa auto elétrica e o mecânico constatou que no carro foram feitas certas modificações:

Tem somente um cebolão de dois pinos, não existe um terceiro fio para conectar um cebolão de três pinos, por exemplo.

O primeiro estágio foi cortado, sendo assim quando dispara a ventoinha entre 89-92º ou acionamento A/C, é sempre no segundo estágio. (Realmente o ventilador funciona muito forte, dito isto encontrei a razão dos relés a frente da bateria estarem sempre tão quentes quando rodo com o ar ligado)

Não tem válvula termostática, o antigo dono disse ter instalado um novo radiador, supostamente modelo sem ar.

Esquecendo todos os problemas, a ausência da termostática não deveria deixar o carro ainda mais frio? O que não acontece com ar ligado. Sobre o cebolão, a ausência do primeiro estagio e o fato da ventoinha permanecer ligada o tempo todo com o ar ligado não torna isso obsoleto? As duas ventoinhas funcionam perfeitamente, e embora eu ache que a do condensador rode com rotação baixa o mecânico que consultei disse que ela não tem influência determinante sobre a dissipação de calor do radiador do motor.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Jan 2015, 16:24

Na verdade este mecanico é muito é burro, se a ventoinha da frente não tem nada a ver com o motor, então porque a de trás liga com o ar? Ela não deveria ligar para o ar já que uma não influencia o motor a outro não influenciaria no ar.

Take note onother time: As duas ventoinhas são gêmeas, sendo uma maior que a outra, mas são parecidas com minha esposa que tudo que a irmão dela compra ela quer que eu compro também. Resumindo fazem a mesma coisa sempre, se tiver uma lenta a outra é lenta, se tiver uma rápida a outra tem que está rápida. Este pode ser seu problema.

Sobre a termostática, não tem nada a ver sem ela ser mais frio e com ela ser mais quente. Sem ela o carro demora mais a esquentar, somente isto e depois que esquenta com ela ou sem ela a temperatura é igual desde que você esteja usando a termostática correta que no seu carro é com 82º. Eu somente uso MTE 200.82º, compro o refil e troco a cada 2 anos, nada de trocar bicos etc, somente o refil.

Ainda sobre a termostática a qual fiz um filme mostrando o funcionamento dela, ela não funciona como efeito sanfona, ela simplesmente abre e não fecha mais até que o carro seja desligado e com a temperatura baixada para a parte azul do painel. Então não muda nada com respeito a temperatura usando ela ou não, porem o não uso dela prejudica seu motor nos primeiros 30 minutos que você liga seu carro sempre que ele esteja frio, desperdiçando combustível por uma leitura feita pelo sensor de temperatura da central que manda injetar um pouco mais até o carro esquentar.

Sobre a ventoinha, vou lhe dar uma dica mais onde ele esteja errando. Quando elas são acionadas pelo ar condicionado, se você desligar a chave funcionará uma só, porem com a chave ligada fucionam as duas em alta. Sendo elas acionadas pelo cebolão, as duas são sempre juntas com a chave ligada, ao desligar só funcionaria a baixa rotação ou nada se voce não tiver o primeiro estágio
Imagem

15 mensagens   •   Página 1 de 1