O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Vectra B] Problemas no A/C, Evaporador! Ajuda

6 mensagens   •   Página 1 de 1
vitor_fortaleza
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Ago 2014, 17:45
Nome Completo: Joao Vitor
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

[Vectra B] Problemas no A/C, Evaporador! Ajuda

por vitor_fortaleza » 16 Jan 2015, 11:44

Olá amigos do fórum!
Meu nome é Vitor e tenho um Vectra Expression 2.2 2002 c/ Ar digital. Há dois anos atrás meu evaporador furou e fiz a substituição. No entanto o evaporador não foi o original GM, foi um similar(importado). O dono da oficina garantiu que o produto era de qualidade e que não havia diferença para o original, o rendimento seria o mesmo.

O ar condicionado nunca mais foi o mesmo, ele era ótimo! Moro Fortaleza e o calor aqui é intenso, mesmo assim eu usava no automatico e gelava muito bem mesmo nas velocidades intermediárias. Hoje eu só consegue "gelar" se for no máximo(9) e no sol não consegue resfriar bem. Às vezes tenho que abaixar os vidros traseiros para poder aguentar o calor. Já tirei, troquei a carga de gás várias vezes e nada. Quando estou na estrada ou em certa velocidade ele começa a resfriar melhor. De noite e pela manhã cedo ele funciona bem, mas no sol está longe de ser o que era antes.

Hoje fui novamente a oficina pedir uma soluçao, estou disposto a colocar o original. Lá me disseram que o problema era no compressor e que teria que trocar pq a compressão estava baixa e de quebra tinha que trocar tb o condesador e filtro. Fiquei assustado pq ia gastar mais de 2mil reais.

Fiquei pensando que antes de meu evaporador furar e eu trocá-lo o A/C era uma maravilha, e logo após perdeu rendimento. Estou achando ainda que o problema é o evaporador.

Minha pergunta aos colegas é se algum de vocês já tiveram problema semelhante com o evaporador não original. Será que somente a peça original é que teria o rendimento ideal?

Me desculpem pelo post longo, achei que seria melhor detalhar o histórico. Agradeço desde já qualquer ajuda!

Abraços

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8978
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: [Vectra B] Problemas no A/C, Evaporador! Ajuda

por Almeidão » 16 Jan 2015, 12:54

Amigo, estou quase aprendendo sobre ar condicionado, e voce disse certo este valor alcança mais que 2000 mesmo, porque eu troquei compressor, condensador, pressostato e algumas carga e já ficou estes 2000 e a mão de obra foi toda minha, a unica coisa que fizerom foi colocar gás.

Agora vamos pensar diferente porque stou em um local que é mais ou menos a temperatura que tem ai. Será que o seu compressor por um motivo qualquer não está desligando? Este era o meu problema e demorei para acertar, e percebi que voce diz que gela um pouco ou até bem na estrada, igual o meu caso.

O meu foi uma tomada, óbvio que desliguei todas parea gegar nela e levei 15 dias para isto e como o meu compressor é novo de longe escuto ele atracar e estando com problema, bastava ligar ele e deixar na lenta que logo ficava ouvindo track, track desligando o mesmo. Lembro que o velho também desligava e por isto troquei ele, mas não ouvia ele desligando.

Já que voce escreveu muito, vou escrever muito também kakkaka.

Vou lhe dar um exemplo de uns sintomas de ele desligando.
1 - Óbvio na saida de ar, para de sair ar frio
2 - Assim que voce chega de viagem com ele ligado, voce começa andar devagar tipo para um carro de cambio em segunda sem acelerar, o carro começava dar uns pulinhos tipo acelera e para.
3 - Esta é a mais fácil apra checar, a polia do compressor quando ele está deligado ela gira e a frente dela não gira, ao ligar o ar gira tudo, com experiencia voce consegue ver isto por cima da direção hidráulica, ou baixar e olhar a frente do compressor. Liga o compessor e veja se ele está funcionando na lenta, fique ali olhando um bom tempo se ele desliga ou não. Se Desligar pode ser algo elétrico.
4 - se ele continua funcionando e não refrigerando, ai pode ser outro problema como válvula de espansão ou outras coisas mais.

Caso seja este o problema, voce vai ter que tirar relês, fusíveis, tomada que fica embaixo da bateria, tipo cachimbo, tomada atrás da bateria tipo cachimbo também e todos os relês do ar na caixa de fusível e colocar WD, faça um de cada vez, tira coloca WD e depois recoloca.

O meu era e eu até diria para voce ir direto nela primeiro, uma tomada que fica na parde de fogo do lado do cilindro mestre do freio logo atrás do reservatório de agua, ela é bem complicadinha de sair, ou seja a minha foi por ser mais antigo, mas foli só tirar e colocar e o ar não desarmou mais. Lógico que depois eu coloquei WD 40. Esta tomada em cima é vermelho para ser puxado e ela sair, melhor tirar tudo do lugar e empurrar de baixo para cima.

Quem sabe seja isto o problema? Quem sabe era este o problema antes de voce trocar o evaporador?

Sorte
Imagem

vitor_fortaleza
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Ago 2014, 17:45
Nome Completo: Joao Vitor
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [Vectra B] Problemas no A/C, Evaporador! Ajuda

por vitor_fortaleza » 16 Jan 2015, 13:12

Oi Almeidão, muito obrigado pela ajuda. Mas infelizmente na época que troquei o evaporador é pq ele furou mesmo, vazando o gás para dentro do carro. Eu pessoalmente vi o furo e a mancha de óleo ao redor. Na época poderia ter soldado, o que não é recomendo.

O compressor do meu carro está funcionando direto, ele não desliga. Já fiz esse teste de analisar, esse problema de ficar desligando eu já tive em outro carro e dava pra sentir até mesmo na marcha lenta do carro.

A marca do compresso é Harrison, eles querem colocar delphi. Acabei de ver no Mercado Livre uma loja que vende os compressores originais(novos) por 699. Eu não estava querendo arriscar trocar outras peças, pois eu sinto que o problema ainda pode ser o evaporador. Seria muito decepcionante eu trocar tudo e o problema permanecer. O a/c era perfeito, após a troca ficou fraco. Se o compressor estivesse fraco, na época era pra estar apresentando deficiência.

Queria saber se alguém já teve experiência com o evaporador não original. Sempre existem casos que só mesmo a peça original é que é garantido né?!

Agradeço pela ajuda! Abração

Lucas_borsatti
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Jan 2015, 12:23
Nome Completo: Lucas Borsatti Faria
Cidade: taubate
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [Vectra B] Problemas no A/C, Evaporador! Ajuda

por Lucas_borsatti » 18 Jan 2015, 12:37

estou com problema semelhante porem meu vectra é 99 e não tenho a tampa da caixa de fusivel interna do carro e agora não sei quem é quem entendeu...kkk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8978
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: [Vectra B] Problemas no A/C, Evaporador! Ajuda

por Almeidão » 18 Jan 2015, 12:54

Amigo, isto não é problema apesar que voce pode comprar esta Tampa e recentemente eu comprei uma no ML e veio original embalagem GM.

Nos fusíveis existem uns que não tem contato, ali é vazio mesmo e basta olhar com atenção ou tentar colocar um que não fica por não ter o metal agarrando o mesmo. Tire todos fora, confere um a um se não tem nenhum queimado e isto é fácil porque ele abre por cima e é fácil de ver, coloque WD 40 no local e logo coloque eles.

Não tem como se perder, no local está desenhado o quadrinho com a cor e onde for vermelho que é 10amp, coloque um vermelho, onde for verde coloque um verde e assim com azul, amarelo e branco e onde estava vago e não tem contato, ficará vago.

Faça isto também nos relês que estão ali, mais os fusíveis grandes que estão de lado, nos relês da caixa do lado do servo freio, nos fusíveis grandes que estão atrás da bateria, nos reles e fusíveis grandes na frente da bateria.

Sds
Imagem

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 19:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: [Vectra B] Problemas no A/C, Evaporador! Ajuda

por renatovisk » 18 Jan 2015, 17:36

Evaporador é um componente que somente importa suas dimensoes fisicas. Se a quantidade de tubos, numero de aletas por polegadas, diâmetro dos tubos e disposição dos mesmos for igual ao original funcionará normalmente. Não tem pegadinha.

Porém se for diferente fisicamente não vai ficar legal podendo até danificar o compressor.

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

6 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 164 visitantes

Bem-vindo: 13 Set 2025, 09:42