O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BRelação cabeçote x temperatura - Vectra B

15 mensagens   •   Página 1 de 1
Diego89
GL Member
GL Member
Nome Completo: Marco Diego
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Relação cabeçote x temperatura - Vectra B

por Diego89 » 25 Fev 2015, 14:54

Olá mais uma vez colegas!

Meu carro tem um problema de temperatura que foi surgindo gradativamente, no inicio (6 meses atrás) eu conseguia ótimas temperaturas em rodovias e de tempos para cá eu o percebia com extrema dificuldade em baixar temperatura sendo que nas rodovias esquentava bastante.

Resolvi então retirar o cabeçote e constatei que reparos eram necessários no mesmo, observei que a junta não estava queimada e os pistões em perfeitas condições de uso, sendo assim descartei qualquer possível dano na parte inferior do veículo. Minha pergunta é: De acordo com as fotos do cabeçote abaixo, o problema de sobre aquecimento poderia estar sendo causado pela corrosão observada em partes nas fotos?

http://i.imgur.com/pwK0HEu.jpg
http://i.imgur.com/IXkU3lt.jpg
http://i.imgur.com/3u0SUtk.jpg
http://i.imgur.com/45k3Mgs.jpg

Uma foto de como esta meu radiador por dentro na parte de cima, tirar para analisar a parte de baixo seria muito problemático.

http://i.imgur.com/fPnCZcz.jpg

fbno85
Member
Member
Nome Completo: Fabiano Rodrigues
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Relação cabeçote x temperatura

por fbno85 » 25 Fev 2015, 15:35

Teu problema eu acredito ser bomba de água ou válvula termostática.

Diego89
GL Member
GL Member

por Diego89 » 25 Fev 2015, 15:52

fbno85 escreveu:Teu problema eu acredito ser bomba de água ou válvula termostática.

Bomba d'água é nova e não tem a válvula, o que deveria tornar o sistema mais frio ainda. Acha que o cabeçote no estado em que se encontra não tem relação com alta temperatura?

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 25 Fev 2015, 17:59

É o negócio não está muito bom por dentro não, pode ser o radiador! Porque seu carro está sem válvula?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Diego89
GL Member
GL Member

por Diego89 » 25 Fev 2015, 19:06

Thiago Menezes escreveu:É o negócio não está muito bom por dentro não, pode ser o radiador! Porque seu carro está sem válvula?

Já o peguei sem válvula. Essa corrosão no cabeçote como na foto pode causar super aquecimento? Outro dia viajei num Corsa Premium de um amigo que também removeu a VT porque a mesma estava travada, o ponteiro mal saia no ponto inicial e subiu um pouco somente quando estávamos no transito em Fortaleza, isso fazendo uns 40º na rua. Mesmo no inicio (quando comprei e as temps estavam boas) meu Vectra nunca foi assim, como o Corsa.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 25 Fev 2015, 21:03

Temos tópicos sobre arrefecimento aberto, da uma olhada usando a barra de pesquisa, vai precisar da uma boa geral no arrefecimento!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

allanjsg
GL Member
GL Member
Nome Completo: Allan Jefferson silva Gomes
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1996/1996

por allanjsg » 25 Fev 2015, 21:24

Duas perguntas, primeira: qual é essa temperatura alta que vc falou?
Segunda: qual aditivo usa?

Diego89
GL Member
GL Member

por Diego89 » 25 Fev 2015, 22:45

allanjsg escreveu:Duas perguntas, primeira: qual é essa temperatura alta que vc falou?

Da última vez que meu pai teimoso pegou o carro eu vi a temperatura chegar no vermelho, única vez que isso aconteceu. Mesmo após isso o carro continuou funcionando normalmente dentro da cidade sem exceder os 90º (somente com o ar ligado ele passava disso), mas quando chegava a dificuldade para baixar disso era enorme. Sem aditivo, só usarei quando resolver o problema com temperatura.

Segue a pergunta, o cabeçote na condição do meu afeta na temperatura do motor?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 26 Fev 2015, 10:30

Estas fotos quie vejo do cabeçote, imagino como está seu radiador por dentro. O problema é 100% radiador e voce pode pensar em trocar ele e este cabeçote que por não usar aditivo ou não usar um aditivo apropriado ele já está comprometido, embora ainda não esteja passando agua pela junta, mas foi se a medida de espaço que ela fica.

Ainda sobre o radiador, te adianto não tem conserto, não tem como limpar porque as aletas tem paredes finas e estão corroidas igual ao cabeçote, só que no cabeçote a agua circula porque ele abriu, no caso do radiador esta corrosão saindo do cabeçote funde com a passagem de agua dele.

Um radiador novo e de palheta, não pode ser de tubo, termostática 211-82 MTE, Cebolão 760 MTE e uma bomba dágua. Isto é o primeiro socorro dele, já o cabeçote deixo para a sua retífica lhe falar. Eu colocaria outro também.

Sds
Imagem

Diego89
GL Member
GL Member

por Diego89 » 26 Fev 2015, 10:59

Almeidão escreveu:Estas fotos quie vejo do cabeçote, imagino como está seu radiador por dentro. O problema é 100% radiador e voce pode pensar em trocar ele e este cabeçote que por não usar aditivo ou não usar um aditivo apropriado ele já está comprometido, embora ainda não esteja passando agua pela junta, mas foi se a medida de espaço que ela fica.

Ainda sobre o radiador, te adianto não tem conserto, não tem como limpar porque as aletas tem paredes finas e estão corroidas igual ao cabeçote, só que no cabeçote a agua circula porque ele abriu, no caso do radiador esta corrosão saindo do cabeçote funde com a passagem de agua dele.

Um radiador novo e de palheta, não pode ser de tubo, termostática 211-82 MTE, Cebolão 760 MTE e uma bomba dágua. Isto é o primeiro socorro dele, já o cabeçote deixo para a sua retífica lhe falar. Eu colocaria outro também.

Sds

Obrigado Almeidão.

Realmente a situação do cabeçote estava crítica, essa semana vou levar na retífica para análise e saber se ele já foi muito aplainado, um colega me sugeriu colocar pontos de solda nas áreas críticas.

Sobre o radiador, o antigo disse o ter colocado a cerca de 2 anos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Fev 2015, 14:35

Diego89 escreveu:
Almeidão escreveu:Estas fotos quie vejo do cabeçote, imagino como está seu radiador por dentro. O problema é 100% radiador e voce pode pensar em trocar ele e este cabeçote que por não usar aditivo ou não usar um aditivo apropriado ele já está comprometido, embora ainda não esteja passando agua pela junta, mas foi se a medida de espaço que ela fica.

Sds

Obrigado Almeidão.

Realmente a situação do cabeçote estava crítica, essa semana vou levar na retífica para análise e saber se ele já foi muito aplainado, um colega me sugeriu colocar pontos de solda nas áreas críticas.

Entenda sobre o radiador, se ele tiver 15% tapado a temperatura vai lá nas alturas e estando ele assim ao colocar agua dará uma boa vazão e qualquer mecânico dirá que está bom por ver esta vazão e na verdade possa ser que não.

Esta peça só tem uma forma de trabalhar perfeita, é estando 100 limpo e para isto, só usando aditivo apropriado desde novo, caso contrário, seria pura sorte não ter oxidado. Já vi muitos buscando um deste em desmanche, o simples fato de está parado há algum tempo sem nada dentro, já é motivo de problemas. Aditivo apropriados, existem bem poucos, aqui no forum tem algumas informações.

Só reforçando, a temperatura do seu carro era para está boa, mesmo com o cabeçote como está, como eu já disse, ele está até mais aberto que um novo, então, o problema está na frente dele. Outra coisa, nunca vi nehum carro que não tenha tido problemas de temperatura sem a termostática que os mecanicos desespéradamente arrancam na esperança de acertar algo e psicológicamente acaba enganando o dono do carro. O Seu estava sem? Porque foi tirada?

Sds
Imagem

Diego89
GL Member
GL Member

por Diego89 » 26 Fev 2015, 17:20

Almeidão escreveu:
Diego89 escreveu:

Sds

Obrigado Almeidão.

Entenda sobre o radiador, se ele tiver 15% tapado a temperatura vai lá nas alturas e estando ele assim ao colocar agua dará uma boa vazão e qualquer mecânico dirá que está bom por ver esta vazão e na verdade possa ser que não.

Esta peça só tem uma forma de trabalhar perfeita, é estando 100 limpo e para isto, só usando aditivo apropriado desde novo, caso contrário, seria pura sorte não ter oxidado. Já vi muitos buscando um deste em desmanche, o simples fato de está parado há algum tempo sem nada dentro, já é motivo de problemas. Aditivo apropriados, existem bem poucos, aqui no forum tem algumas informações.

Só reforçando, a temperatura do seu carro era para está boa, mesmo com o cabeçote como está, como eu já disse, ele está até mais aberto que um novo, então, o problema está na frente dele. Outra coisa, nunca vi nehum carro que não tenha tido problemas de temperatura sem a termostática que os mecanicos desespéradamente arrancam na esperança de acertar algo e psicológicamente acaba enganando o dono do carro. O Seu estava sem? Porque foi tirada?

Sds

Bom, pelo menos não abri o motor a toa, melhor mesmo fazer o reparo no cabeçote. O carro esta sem a VT desde que o comprei, de lá para cá eu vinha priorizando outros reparos no veículo e logo que consertei o AR o pesadelo com temperatura começou, antes disso (sem o AR) eu conseguia 82-85º nas rodovias e baixava temperatura na cidade sem problemas.

Quando eu ligava o AR as vezes chegava em 100º e após desligar o AR demorava muito para baixar a temperatura sendo que isso foi se agravando e agora mesmo sem ligar o AR o veículo tem enorme dificuldade em baixar dos 90º, em dias frios (casa dos 25º) ele trabalha bastante frio e baixa temperatura sem dificuldades.

Por conta desse problema com temperatura eu resolvi não instalar a VT até resolver, pela sujeira que se observa na parte de cima do radiador ele deve estar bem "danificado" na parte de baixo. Estou pensando em usar esse aditivo no novo radiador: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... adiato-_JM O que me diz?

Muito obrigado por tirar minha dúvida, agora sei que mesmo no estado atual o cabeçote não deveria influenciar na temperatura do motor, a dúvida que me resta só a retífica pode tirar que é se o cabeçote esta "baixo", ouvi que isso também poderia fazer o carro funcionar mais quente. Entretanto, como o problema foi aumentando gradativamente eu não creio que possa ser cabeçote baixo, existe algum outro problema no cabeçote que possa fazer o carro esquentar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Fev 2015, 17:49

Aditivo, eu só conheço 2 embora exista outros, não tanto outros. eu uso HAVOLINE LONG LIFE, 3 litros e pode ser trocado a cada 5 anos, troco com 2 anos. O outro é o Bardahl. então não posso falar mais nada de aditivo a não ser que o Radiex é pior que agua pura.

Sobre a termostática, ela estando perfeita e tiver o grau correto de uso tipo esta que lhe informei, voce com ela e sem ela em questão de temperatura não muda nada. O que muda é que sem ela seu carro vai carbonizar mais quando frio. Este é o erro do mecanico, quando eu falo para tirar ela para testar, é saber se ELA está com defeito, ou seja se ela estiver travada e não funcionar com uns testes bem comum ai se deve ser trocada. Não sei se voce entende o que eu tento lhe dizer, mas tirar pra ficar sem ela não é o correto. O que voce precisa é convencer o seu mecanico que voce quer esta, estamaente esta que informei, e se ele dizer que está errado, voce diz então que quer errar e colocar ela.

Sobre a temperatura ambiente baixa, estando entre 25 a 40 externamente, não muda muito, aqui por exemplo é 40º direto e na estrada não pasa de 82, na rua nem pensar em se aproximar dos 91, terei um ataque, isto em qualquer circuntancia e temperatura local.

Um motor tem vários inimigos, emperatura alta é um deles.
Imagem

allanjsg
GL Member
GL Member
Nome Completo: Allan Jefferson silva Gomes
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1996/1996

por allanjsg » 26 Fev 2015, 19:20

Diego89 escreveu:
allanjsg escreveu:Duas perguntas, primeira: qual é essa temperatura alta que vc falou?

Da última vez que meu pai teimoso pegou o carro eu vi a temperatura chegar no vermelho, única vez que isso aconteceu. Mesmo após isso o carro continuou funcionando normalmente dentro da cidade sem exceder os 90º (somente com o ar ligado ele passava disso), mas quando chegava a dificuldade para baixar disso era enorme. Sem aditivo, só usarei quando resolver o problema com temperatura.

Segue a pergunta, o cabeçote na condição do meu afeta na temperatura do motor?

Desculpe não ter respondido antes, mas a questão sobre eu perguntar qual aditivo vc usava era essa que o Almeidao colocou, qualquer obstrução mesmo mínima já altera bastante a temperatura, na minha opinião o sistema de arrefecimento e tão importante quanto o de lubrificação! Um motor trabalhando com a temperatura acima do recomendado o desgaste das peças é muito maior, tenho uma opinião muito sólida sobre a válvula termostatica, "o carro não pode e não deve andar sem ela! Da mesma forma que é ruim o carro ficar muito quente, também é ruim andar frio!

Diego89
GL Member
GL Member

por Diego89 » 27 Fev 2015, 09:55

Almeidão escreveu:Aditivo, eu só conheço 2 embora exista outros, não tanto outros. eu uso HAVOLINE LONG LIFE, 3 litros e pode ser trocado a cada 5 anos, troco com 2 anos. O outro é o Bardahl. então não posso falar mais nada de aditivo a não ser que o Radiex é pior que agua pura.

Sobre a termostática, ela estando perfeita e tiver o grau correto de uso tipo esta que lhe informei, voce com ela e sem ela em questão de temperatura não muda nada. O que muda é que sem ela seu carro vai carbonizar mais quando frio. Este é o erro do mecanico, quando eu falo para tirar ela para testar, é saber se ELA está com defeito, ou seja se ela estiver travada e não funcionar com uns testes bem comum ai se deve ser trocada. Não sei se voce entende o que eu tento lhe dizer, mas tirar pra ficar sem ela não é o correto. O que voce precisa é convencer o seu mecanico que voce quer esta, estamaente esta que informei, e se ele dizer que está errado, voce diz então que quer errar e colocar ela.

Sobre a temperatura ambiente baixa, estando entre 25 a 40 externamente, não muda muito, aqui por exemplo é 40º direto e na estrada não pasa de 82, na rua nem pensar em se aproximar dos 91, terei um ataque, isto em qualquer circuntancia e temperatura local.

Um motor tem vários inimigos, emperatura alta é um deles.

Entendo sim, e afirmo que quando resolver o problema com temperatura vou colocar a VT. Só não coloquei ainda porque para mim que ando pouco dentro da cidade é interessante que ele demore mais a chegar nos 90º, porque quando chega se não sobe mais (quando forço muito) demora muito para baixar.

Vou procurar esses aditivos por aqui, obrigado!

15 mensagens   •   Página 1 de 1