O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BJunta de chapa ou junta de amianto no cabeçote? - Vectra B

20 mensagens   •   Página 1 de 1
Eugenio Brunelli
Member
Member
Nome Completo: Carlos Eugenio Brunelli
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Junta de chapa ou junta de amianto no cabeçote? - Vectra B

por Eugenio Brunelli » 28 Mai 2015, 10:49

Tenho um Vectra 2.2 8v ano 2001 gasolina, pretendo fazer o motor dele mas estou em dúvida em relação a junta do cabeçote, preferia que fosse a de chapa, porém não encontro em lugar nenhum e segundo alguns vendedores, não existe e nem pode ser colocada junta de chapa em um 2.2 8v gasolina, pois essas juntas foram projetadas para o flex. Essa informação procede, é isso mesmo ?

OBS: O cabeçote vai ser preenchido pois existem alguns pontos de corrosão e eventualmente será fasciado.
Editado pela última vez por Eugenio Brunelli em 28 Mai 2015, 12:21, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

Re: Junta de chapa ou junta de amianto no cabeçote ?

por Almeidão » 28 Mai 2015, 12:04

Eu não vejo motivo para mudar ou vantagem de uma sobre a outra. As de amianto onde veda é metal, um anel de metal em cada orifício e a de metal igualmente e o que estraga uma estraga a outra igualmente ou por super aquecimento ou por falta de um bom aditivo que vai corroer exatamente onde passa a agua, neste caso seja de metal ou não a função e a durabilidade é a mesma. Nenhuma das duas estragam por um outro motivo. A melhor do mercado é Sabó, embora as outras não sejam ruins no quesito durabilidade, a diferença estaria que Sabó tem os furos mais perfeitos.
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2015, 14:04

Mas pode colocar a Taranto que é boa também...

Aliás a Taranto tem o jogo de juntas completo para o motor... :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Eugenio Brunelli
Member
Member

por Eugenio Brunelli » 28 Mai 2015, 17:21

A Taranto é de chapa ou é de fibra estilo amianto ?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2015, 17:22

Eugenio Brunelli escreveu:A Taranto é de chapa ou é de fibra estilo amianto ?

É igual a Sabó! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

diegotwim
GL Member
GL Member
Nome Completo: Diego
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por diegotwim » 29 Mai 2015, 18:36

Primeiro eu procuraria a original, depois partiria pra uma sabó. Não há problema algum em se usar juntas de aço, inclusive são as mais procuradas quando se exige mais do motor (preparação). Podem ser usadas tanto com alcool, gasolina, gnv, metanol, nitrometano e mijo de moça bonita.
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
-Parati GLS 1.8 1994: restauração exterior: OK|preparação: 80%

joao angelo giordano
Member
Member
Nome Completo: jgiordanno
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por joao angelo giordano » 29 Mai 2015, 19:42

Amigo o negócio é o seguinte: com o aumento da taxa de compressão dos motores mais modernos, e consequentemente aumento da pressão interna na camara de combustão foi criada a junta de metal, que suporta melhor essas "duras" condições de trabalho. Isto não quer dizer que a de amianto (papelão hidráulico) seja melhor ou pior, é apropriada para motores projetados para ela. O que posso te dizer é que deve colocar a junta especificada para seu carro pela montadora, pois uma junta de amianto colocada em motor errado certamente não vai suportar as pressões e temperaturas altas, e a de metal não teria função nos motores, onde é necessário a de papelão. Compre a junta certa do seu carro e de boa qualidade que não vai ter dor de cabeça, o resto é lenda. Espero ter ajudado. Abraços

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Mai 2015, 20:34

Desculpa a minha discordancia total da sua informação. A alta compressão do motor não tem nada a ver com a aba da junta, isto mesmo aba. O que veda são os anéis de metal que nelas tem e estes aneis estão tanto na junta de amianto ou pepelão que voce disse, como estão também na junta de metal. A unica diferença que eu vejo em uma para outra seria a durabilidade na armazenagem da mesma e talvez nem sei se seria bom, porque muitos nem devem ter tanto cuidado justo por ser eta assim, não muda em nada nos motores. Existe junta de metal para a descarga no local mais quente que é pós saída do coletor e existe de papelão, as duas suportam iguais porque como eu disse o anel vedador é de metal o resto é aba para sustentar os anéis. O que queima não é a junta ou a formação da mesma, é exatamente o anel de metal que ao passar de tal caloria muda a sua composição e este anel estão nas duas. Não podemos esquecer que o aço é bem mais fácil do que o amianto como matéria prima, talvez por isto está havendo esta mudança e lembro que não tenho nada contra a de aço, porem nada contra a de amianto também.

Sorte de quem percebe que a junta queimou, assim o prejuizo ainda é pequeno, imagina então se as de aços suportassem maiores calorias por uma falha qualquer, o eixo ficaria azul e com certeza poderia voar bielas para fora.

Conforme o Alcir disse, Taranto é muito boa também e melhor ainda será cuidar da temperatura do carro e usar o aditivo correto e não ter pena de gastar na hora da troca. Aditivo de 10 reais não existe.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 30 Mai 2015, 08:27

É por isto que fico horas lendo os artigos aqui!
Só enriquece meu conhecimento ! Não havia pensado que junta de ferro tendi a suportar uma maior temperatura , mas o fato é que para que uma maior temperatura? Quando que o certo aqui pensando é conte lá na temperatura ideal de trabalho , ou até um pouco abaixo : Acertando um bom arrefecimento do motor , o meu 16v . andava muito quente ! Como rodava pouco e em percursos curtos nunca tive problemas. Mas o acerto no arrefecimento fez com que o motor ficasse mais liso de andar e gostoso de ouvir ! O fato é que temperatura alta não é amiga de nenhum motor , se pudermos contela dentro do recomendável temos motores para muitos km.

Abs

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

joao angelo giordano
Member
Member

por joao angelo giordano » 30 Mai 2015, 10:45

Bom dia pessoal, sem querer criar nenhuma polêmica sobre o assunto, apenas para nosso conhecimento e informação, trocando conhecimentos aprendemos muito, coloco a disposição o link abaixo da oficina High Torque que acho ser conhecida de muitos e com seu proprietário e mecânico ADG explicando sobre o assunto, o cara é muito respeitado no meio, por trabalhar com muita técnica e ferramental adequado em uma oficina em bh disputadíssima, para se ter uma idéia para agendar uma vaga la leva-se em media 50/60 dias..https://youtu.be/auAe0XWlIzY
Achei a explicação muito boa e técnica, por isso compartilhei.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 30 Mai 2015, 12:02

Eu não abri o link, não consegui mas o que falo é por experiencia própria somente isto.

Bem, se fosse possivel, poderiamos tirar todos os anéis de metal que estão nesta junta e colocar em cima dos orifícios e depois colocar o cabeçote em cima, só que seria um trabalho desgraçado acertar todos, então veio um mais sabido que eu e colocou eles em uma junta com as medidas certas para ficar no local e baixar o cabeçote em cima dele. Logo meu amigo, a junta não serve para nada a não ser guiar os anéis nos locais corretos para encaixar o cabeçote no lugar. COMO EU DISSE, É UMA ABA E NADA MAIS e os anéis de vedações são todos iguais, se aumentar a temperatura queima de qualquer forma sendo metal ela de metal ou não.

Ainda sobre vedar. Já repararom que em cima do cabeçote não tem junta? Então vedar todas vedam e todas suportam a temperatura permitida dos carros.

Voce comentou sobre competições. Lembro a ti que um pneu de competição não dura uma semana no meu carro, ENTÃO AMIGO, COMPETIÇÃO É UMA COISA, DIA A DIA É OUTRA.
Imagem

Eugenio Brunelli
Member
Member

por Eugenio Brunelli » 30 Mai 2015, 13:27

Esse é o Clube ! :88:

joao angelo giordano
Member
Member

por joao angelo giordano » 30 Mai 2015, 16:22

https://www.youtube.com/watch?v=auAe0XW ... e=youtu.be, Almeidão em primeiro lugar, tente abrir o vídeo agora, para primeiro ver o material que disponibilizei e depois de avaliar dê a sua opinião baseado no que viu, em segundo lugar vc não identificou corretamente as minhas duas postagens, pois em momento algum eu falei sobre competições, o único post relativo a isso é o do Diegotwin, acho eu que vc quando colocou em seu post em "Letras maiúsculas" demonstrou que não gostou de ser contrariado, coisa que não fiz quando vc postou dizendo que discorda totalmente do que falei, agora o fórum é justamente para debatermos o que achamos, e não devemos nos basear somente na experiencia sua, respeito a sua posição no clube de consultor Técnico, já tive ajuda de sua pessoa em outros tópicos aqui, mas me decepcionei aqui com o seu tratamento ao assunto. Se não conseguir abrir vai no you tube, clica em canal high torque, pesquise em juntas e parafusos de cabeçote que tera o material para analisar. Encerro aqui minhas opiniões sobre o tópico e aguardo sua resposta se achar necessário. Abraços

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 31 Mai 2015, 00:03

Primeiramente quero lhe pedir desculpa se você entendeu errado a letra maiúscula, não foi isto que eu quis dizer, só frisei alguma parte. Em maiúscula: DEIXO CLARO QUE EU NÃO CONCORDO QUE QUANDO ESCREVEMOS EM MAIÚSCULA QUER DIZER QUE EU ESTEJA DISCORDANDO OU GRITANDO. SE ISTO FOSSE VERDADE EU TERIA QUE ANDAR COM TAMPÕES NO OUVIDO PORQUE TODAS PLACAS DE TRÂNSITOS SÃO EM MAIUSCULA E EU NÃO GRITO LETRA (A) quando digo Almeidão.
Falo bem em Español porque morei no México e uso hoje esta língua como profissão e lá as PLACAS EM MAIÚSCULA NÃO SE USA ACENTO, JÁ É UMA ÓTIMA ESCREVER EM MAIÚSCULA POR LÁ, não precisa colocar o agudo no MEXICO. O DURO É PRONUNCIAR - CHAPULTEPEC sem conhecer ou PARANGARICUTIRIMICUARO sem saber onde é o acento.

PRA MIM MAIÚSCULA É UMA FORMA DIFERENTE DE ESCREVER E ACENTUAR ALGUMA COISA. Independente disto, já disse que sou amigo de todos, mas não sou nenhum santo.

Então se você entendeu errado, eu já lhe peço desculpa para.

Ok, você deu seu recado e sua opinião, eu dei a minha discordando da sua, mas não foi uma discórdia do material, foi a discórdia de você da forma que escreveu informando como se a de amianto seria praticamente 0 perto da de metal, sendo que a de amianto está em 95% dos motores em funcionamento hoje e fui bem CLARO QUE NÃO SOU CONTRA ESTA JUNTA DE METAL, simplesmente acho a outra tão boa quanto ela e mais uma vez afirmo em maiúscula - O METAL DA JUNTA COMO O AMIANTO DA OUTRA SÓ SERVE PARA SEGURAR OS ANÉIS DE VEDAÇÃO.

Sobre o vídeo eu estou sem som e o que eu pude ver foi um cara mostrando duas juntas sendo as duas de amianto, uma com anéis de metal igual tem a Sabó. Seria esta a de metal que você comenta?. Espero que não, senão estariamos discutindo por nada.
Imagem

joao angelo giordano
Member
Member

por joao angelo giordano » 31 Mai 2015, 09:03

Ok Almeidão, entendido, mas o que disse foi apenas o seguinte: as juntas tem a mesma eficiencia, tanto faz de amianto ou metálica, o que faz a diferença é a aplicação no ano/modelo de carro. Se o seu carro foi projetado para usar a de amianto use ela, agora se a especificação for para usar a metálica, esta deverá ser usada. Nunca usar metálica no lugar da de amianto ou vice-versa, pois elas tem caracteristicas diferentes, para cada tipo de motor. Quanto ao video, quando puder, da uma espiada, pois é ótimo e demonstra os dois tipos de junta, suas diferenças, suas aplicações, o porque das aplicações e nos diz ainda sobre torque e torque angular dos parafusos de fixação do cabeçote.(coisa que poucos mecanicos conheçem). Tudo esclarecido, um forte abraço.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 31 Mai 2015, 18:04

joao angelo giordano escreveu:Ok Almeidão, entendido, mas o que disse foi apenas o seguinte: as juntas tem a mesma eficiencia, tanto faz de amianto ou metálica, o que faz a diferença é a aplicação no ano/modelo de carro. Se o seu carro foi projetado para usar a de amianto use ela, agora se a especificação for para usar a metálica, esta deverá ser usada. Nunca usar metálica no lugar da de amianto ou vice-versa, pois elas tem caracteristicas diferentes, para cada tipo de motor. Quanto ao video, quando puder, da uma espiada, pois é ótimo e demonstra os dois tipos de junta, suas diferenças, suas aplicações, o porque das aplicações e nos diz ainda sobre torque e torque angular dos parafusos de fixação do cabeçote.(coisa que poucos mecanicos conheçem). Tudo esclarecido, um forte abraço.

OK. JOÃO, vou dar uma olhada. Sem duvida algo importante é a falta de conhecimento dos mecânicos que aprenderam a dizer: Digamos para uma temperatura de 95º, Isto é normal, logo um leva o carro com ela não saindo de 80º e vem a frase: Isto é normal. Bem por estas e muitas outras que me tornei mecânico e até poderia escrever esta em maiúscula Kakakakak

Sds
Imagem

miguelandre
GL Member
GL Member
Nome Completo: Miguel Andre
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

DUVIDA ENTRE USAR JUNTA DO CABEÇOTE DE AMIANTO OU EM AÇO

por miguelandre » 06 Set 2017, 01:34

:7: Olá a todos! Estou pra trocar a junta do cabeçote tenho duas juntas em mãos uma de amianto da sabó e uma em aço GM
Eu gostaria de colocar a junta em aço mais sei que a junta de amianto é mais garantido contra irregularidades impercepitivéis no bloco e cabeçote haja vista que, o cabeçote está plainado e o bloco aparentemente filé. Tem alguém que ai que ja tenha colocado junta de aço???

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

DUVIDA ENTRE USAR JUNTA DO CABEÇOTE DE AMIANTO OU EM AÇO

por Almeidão » 06 Set 2017, 09:33

Pra mim as duas são iguais, porque quem veda são os anéis que ficam em volta de cada buraco dela o restante é calço, mas como já é comprovado que a de amianto funciona perfeito mesmo sendo motor mexido, eu usaria de amianto. Um detalhe, as duas queimam iguais quando há defeito com temperatura, então não pense em uma junta poderosa que não existe e se existisse seria muito pior, porque ao invés de queimar e estragar o cabeçote, o motor iria esquentar até travar e perder ele inteiro.
Cuide da temperatura e isto é fácil, basta ter um sistema perfeito e usar o aditivo correto e tem muito aqui informando sobre isto, eu mesmo já me ferrei com temperatura e por isto aprendi que ao invés de gastar com uma junta poderosa, eu investi em um radiador e um aditivo poderoso.
Junta de metal nada mais é que um produto que suporta mais tempo armazenado onde os produtos sofrem com umidades e temperaturas a diversas. Estando no motor as duas são iguais.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 06 Set 2017, 11:17

Mensagem movida para tópico já existente sobre o assunto!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

miguelandre
GL Member
GL Member
Nome Completo: Miguel Andre
Estado: Mato Grosso do Sul

por miguelandre » 06 Set 2017, 18:30

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pra mim as duas são iguais, porque quem veda são os anéis que ficam em volta de cada buraco dela o restante é calço, mas como já é comprovado que a de amianto funciona perfeito mesmo sendo motor mexido, eu usaria de amianto. Um detalhe, as duas queimam iguais quando há defeito com temperatura, então não pense em uma junta poderosa que não existe e se existisse seria muito pior, porque ao invés de queimar e estragar o cabeçote, o motor iria esquentar até travar e perder ele inteiro.
Cuide da temperatura e isto é fácil, basta ter um sistema perfeito e usar o aditivo correto e tem muito aqui informando sobre isto, eu mesmo já me ferrei com temperatura e por isto aprendi que ao invés de gastar com uma junta poderosa, eu investi em um radiador e um aditivo poderoso.
Junta de metal nada mais é que um produto que suporta mais tempo armazenado onde os produtos sofrem com umidades e temperaturas a diversas. Estando no motor as duas são iguais.

Obrigadado! Eu usarei a de amianto pois é mais garantia de vedação nas galerias de água óleo e como vc falou não a uma melhor que a outra em termos de durabilidade ou resistencia

20 mensagens   •   Página 1 de 1