O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Ajuda] Direção hidráulica pesada para direita. Vectra B

15 mensagens   •   Página 1 de 1
creathive
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Andre Ferreira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Ajuda] Direção hidráulica pesada para direita. Vectra B

por creathive » 19 Jun 2015, 11:30

Bem galera, estou com meu carro quase pronto do último serviço. Mandei pintar e tive problema com a junta do cabeçote que queimou. Mandei fazer a retifica do .cabeçote e trocar tudo na parte de cima.
Agora estou com um problema que pode ser ruim ou muuuuito rui. Direção pesando para a direita, para esquerda parece normal. Já levei em um lugar especializado aqui, mas já me vieram com história de ter que trocar quase tudo, eu e minha noiva não gostamos de lá.
Já vi alguns tópicos aqui sobre o assunto e alguns vídeos. O óleo da direção parece novo, (comprei o carro a pouco tempo). Vi o tópico do almeidão sobre troca do óleo, mas nao sei se resolve.

O que acham?

Vi que pode ser valvula? Mas que valvula é essa? sou fraco de mecanica.
Vectra GLS 2.2 00/01 Campinas, SP.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: [Ajuda] Direção hidráulica pesada para direita. Vectra B

por Almeidão » 19 Jun 2015, 12:18

É muito difícil que seja válvula se ela está boa para um lado, mas não custa limpar la antes de mexer. A válvula fica em cima onde entra o mangote de pressão, tem um parafuso que prende o mangote dentro de outro parafuso. Ao tirar o mangote, tirar também o pafafuso debaixo que é a válvula, vai soltando ela e perto do final com atenção porque dentro tem uma mola que pode pular fora, assim que sair a mola, na parte debaixo tem o pistão com uma peneira e para tirar este pistão ai no local voce vai precisar de um imã para arrastar lo. Tira ele e examine se está muito sujo e lógico limpe antes de montar, para mim eu acho muito fácil este serviço e se tiver boa ferramenta qualquer curioso consegue fazer.

Bem, pode ser outra coisa mas não custa limpar isto e se tiver vazando no retentro da bomba, o melhor a fazer é tirar ela fora e trocar o retentor e um reparinho besta que ela tem na parte de trás ao contrário a este retentor e para isto só desmontando a bomba que não é tão difícil também, mas requer habilidade mecânica, aliás não sei o motivo que todos os mecanicos tem medo de mexer nela e cá pra nós para um mecanico é algo muiiiiito fácil abrir, trocar retentor e fechar esta peça de tão simples que ela é, eu tiro ela fora incluindo o ventilador que precisa ser tirado com menos de meia hora.
Imagem

creathive
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por creathive » 19 Jun 2015, 14:37

Então mano, não sei fazer essas coisas. Mas posso levar e pedir que façam, ou posso aprender.
Falei com o antigo dono, ele disse q nunca trocou o óleo, mas ja completou (10 anos com o carro). Outra coisa, quando giro todo para um dos dois lados, faz um barulho.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Jun 2015, 15:01

creathive escreveu:Então mano, não sei fazer essas coisas. Mas posso levar e pedir que façam, ou posso aprender.
Falei com o antigo dono, ele disse q nunca trocou o óleo, mas ja completou (10 anos com o carro). Outra coisa, quando giro todo para um dos dois lados, faz um barulho.

Voce conferiu e o óleo está no nível? pode ser que não tenha óleo suficiente.
Imagem

creathive
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por creathive » 19 Jun 2015, 15:03

Eu vi sim. Parece no nível sim, exatamente na marca de cima. Parece ser ar no sistema e peneira entupida. O que acha?

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Jun 2015, 15:08

creathive escreveu:Eu vi sim. Parece no nível sim, exatamente na marca de cima. Parece ser ar no sistema e peneira entupida. O que acha?

Ar no sistema não é, ali não dá ar a não ser imediatamente ao trocar o óleo, mas sairá nas primeiras manobras. É algo que está segurando a passagem o óleo, poem nem sempre é o filtro que já comentei deve está sempre limpo
Imagem

creathive
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por creathive » 19 Jun 2015, 15:29

Testei agora é virando a direção até o final para os dois lados, o nível do óleo não muda, e faz barulho sempre que chega no final.

creathive
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por creathive » 23 Jun 2015, 14:50

Almeidao, o mecânico disse que o reservatório é acoplado na bomba e que se ele mexer pode quebrar, Falei pra ele não mexer. Tem uma peneira dentro do reservatório? Ou só tem essa válvula que vc falou? Tô achando que tem alguma coisa entupida e não deixa o óleo nem descer, nem o ar sair.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Jun 2015, 17:01

creathive escreveu:Almeidao, o mecânico disse que o reservatório é acoplado na bomba e que se ele mexer pode quebrar, Falei pra ele não mexer. Tem uma peneira dentro do reservatório? Ou só tem essa válvula que vc falou? Tô achando que tem alguma coisa entupida e não deixa o óleo nem descer, nem o ar sair.

Hummm, pode ser sujeira ai no reservatório. Bem, ele é encaixado na bomba, tem esta chapa em cima dela que ao arrastar de lado e puxar o reservarório e ele sai, não é puxar para cima, na posição que ele está é puxar para frente e não deve ser tirardo sem tirar a bomba do local. Ali nele existe somente dois tubos plásticos que entra na bomba e tem um anel de vedação em cada um. Amigo, peça ao mecanico largar de ser preguiçoso e tirar esta bomba fora, basta soltar esta porca em cima, tirar a ventoinha, soltar a correia e estes dois parafusos. Embaixo soltar a mangueia de retorno que é presa por uma abraçadeira.

Amigo, pode ter certeza para um mecanico isto é fácil demais e se fosse eu de ti já comprava o reparo dela na Bosch somente para trocar o retentor dela que vem junto
Imagem

creathive
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por creathive » 25 Jun 2015, 19:42

Vou levar em um lugar que saiba fazer e mostro essa sua mensagem. Para ser feito do jeito certo.

creathive
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por creathive » 13 Jul 2015, 16:56

Levei em uma especializada bosh, gostei do atendimento. O mecânico falou que posso estar com problema na coluna de direção ou na cremalheira, mas que ele acha que seja coluna mesmo, isso pela experiência dele. O sintoma na minha direção é como se fosse um calo, da pra perceber mais virando para direita.

Ficou 675R$ o orçamento para troca de óleo e limpeza do sistema (75 + 60), 65 acho que de uma coifa do lado esquerdo do carro, 60 de alinhamento e 450 do reparo na coluna de direção.
O que você acha? Faço só a limpeza e vejo se resolve (o mecânico disse que não), ou junto grana para afazer tudo?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Jul 2015, 08:48

creathive escreveu:Levei em uma especializada bosh, gostei do atendimento. O mecânico falou que posso estar com problema na coluna de direção ou na cremalheira, mas que ele acha que seja coluna mesmo, isso pela experiência dele. O sintoma na minha direção é como se fosse um calo, da pra perceber mais virando para direita.

Ficou 675R$ o orçamento para troca de óleo e limpeza do sistema (75 + 60), 65 acho que de uma coifa do lado esquerdo do carro, 60 de alinhamento e 450 do reparo na coluna de direção.
O que você acha? Faço só a limpeza e vejo se resolve (o mecânico disse que não), ou junto grana para afazer tudo?

Como eu disse anes, é muito difícil ser problemas na válvula, sujeira ou bomba, isto porque para um lado está bom e para outro não. Não vale apenas limpar já que foi diagnosticado o problema.

Normalmente este calo aparece com a folga natural da caixa e falta de regulagem dela. Ou seja vai ficando folgada e vão deixando, ai chega um ponto que não tem mais jeito e o sem fim vai se moendo.

Está ai a dica para quem tem folga na direção.
Imagem

creathive
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por creathive » 14 Jul 2015, 13:28

Mas você Acha que vou precisar trocar algo? Esses 450 é sem valor de peça alguma, só para abrir e dar uma geral lá dentro.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Jul 2015, 14:48

creathive escreveu:Mas você Acha que vou precisar trocar algo? Esses 450 é sem valor de peça alguma, só para abrir e dar uma geral lá dentro.

Sem contar com com peças que é possivel ter algo a trocar como rolamento. Com certeza os retentores todos serão trocados e não são nada barato estes retentores.

Existem caixas remanufaturadas entre 800 a 1000. Só tomar cuidado em comprar por fotos, existem dois tipos de colocação no carro, uma delas é presa por um mancal em cada lado e outra eu sinceramente não sei como seria, sei que elas tem dois pontos de fixação com borrachas.
Imagem

Leonardo Vale
GLS member
GLS member
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.

por Leonardo Vale » 09 Set 2015, 22:07

Pesada em manobras parado??
Técnico em Manutenção Automotiva