O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BMotor se cortando! - Vectra B

8 mensagens   •   Página 1 de 1
Lenonrosa
GL Member
GL Member
Nome Completo: Lenon Rosa Nunes
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor se cortando! - Vectra B

por Lenonrosa » 06 Set 2015, 11:26

Bom dia galera!
Estou com uma dor de cabeça aqui no meu GLS 97 2.0 8V.
Após fazer a retifica do cabeçote (tudo novo), o carro andou bem por umas 2 semanas. E agora simplesmente ele SE CORTA quando esquenta. Andava ontem a uns 60km na cidade e simplesmente o carro se cortou e não ligou mais.
Esperei uns 10 min, e verifiquei que:
- FRIO ele liga normal, e quando sai da faixa azul de temperatura, ele SE CORTA e trava tudo, o carro para de funcionar;
- Acende a luz da injeção, baixa o giro, permanece acessa as luzes do painel, e depois se corta e não liga mais;
- Espero uns 10 min até esfriar, ligo novamente, e quando aquece ele se corta de novo.

Pesquisei alguns artigos na net, e vi que poderia ser esses os defeitos:
- Bobina;
- Sensor de temperatura;
- Sensor de rotação;
- Bomba de combustível;
- Fios de relés aterrando ou com mal contato;
- Anel quebrado (não da pressão);

Obs: - Relé da injeção e da bomba são novas, troquei junto com a retifica do motor.
- Bomba de combustível é nova, tem menos de 1 ano.

Mas antes de qualquer coisa, quero a ajuda de vocês, alguém já teve esse problema??? Achou a solução???
Abraços!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Motor se cortando!

por Almeidão » 06 Set 2015, 12:38

Primeira coisa a fazer é trocar o sensor de rotação, alias o mecânico deveria ter trocado quando fez o motor. Esta peça dura no máximo 5 anos e o resto é lucro. Depois se tiver ainda problemas é que você irá partir para outra coisa

Sds
Imagem

Lenonrosa
GL Member
GL Member

por Lenonrosa » 06 Set 2015, 14:24

O sensor não foi trocado, realmente almeidão. Fiz alguns testes no carro aqui agora, e notei que ao ligar, movimentando o cabo do sensor, o motor se corta. Ai estiquei bem o cabo e liguei o carro, ele funcionou, porém ao movimentá-lo novamente o carro se cortou.
Ou seja, o cabo do sensor TEM SIM, algum defeito!
Vou efetuar a troca, e depois posto aqui o resultado.

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Jeferson.eng » 06 Set 2015, 15:19

Lenonrosa escreveu:O sensor não foi trocado, realmente almeidão. Fiz alguns testes no carro aqui agora, e notei que ao ligar, movimentando o cabo do sensor, o motor se corta. Ai estiquei bem o cabo e liguei o carro, ele funcionou, porém ao movimentá-lo novamente o carro se cortou.

Quando for trocar o sensor, EXIJA que o cabo seja passado pelo local correto, por dentro da capa da correia dentada, por mais que de bastante serviço. Em outro Vectra que tive, o mecânico passou pelo local errado (mais fácil), sem minha autorização. Resultado: o cabo encostou no coletor, derreteu e já era.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 06 Set 2015, 18:05

Jeferson.eng escreveu:
Lenonrosa escreveu:O sensor não foi trocado, realmente almeidão. Fiz alguns testes no carro aqui agora, e notei que ao ligar, movimentando o cabo do sensor, o motor se corta. Ai estiquei bem o cabo e liguei o carro, ele funcionou, porém ao movimentá-lo novamente o carro se cortou.

Quando for trocar o sensor, EXIJA que o cabo seja passado pelo local correto, por dentro da capa da correia dentada, por mais que de bastante serviço. Em outro Vectra que tive, o mecânico passou pelo local errado (mais fácil), sem minha autorização. Resultado: o cabo encostou no coletor, derreteu e já era.

Exatamente Jeferson, Nem comentei isto que as vezes é bem comum em mecânico meia boca, mas já está na hora do pessoal conhecer um pouco e cobrar o serviço correto, afinal eles cobram para fazer o serviço e não só o sensor de rotação, tudo tem seu lugar corretamente e não deve ser mudado salvo uma adaptação feita pelo próprio dono e sabendo o que foi feito e quando eu falo em adaptação, falo em adaptação, não gambiarra, e colocar este cabo fora de posição é uma verdadeira gambiarra.

Bem lembrado

Sds
Imagem

Lenonrosa
GL Member
GL Member

por Lenonrosa » 10 Set 2015, 15:09

PROBLEMA RESOLVIDO!!!

Era o sensor de rotação mesmo pessoal, troquei por um novo e o problema sumiu, já fiz vários testes e esta tudo ok, funcionando como nunca. Inclusive a lenta dele melhorou.
Quanto ao local por onde passa o cabo, no meu vectra a capa da correia dentada não tem os encaixes para passar o cabo, então passei ele por outro lado onde não encosta nem no coletor, e nem na correia. Juntei ao cabo passei um papel aluminio e espaguete por toda extensão dele e isolei com fita, sem perigo de encostar no quente e derreter.
Ahh, e é eu mesmo que faço as manutenções no meu vectra, pois tenho oficina em casa, todas ferramentas, e embora não seja eu o mecânico titular, eu me arrisco a mexer no meu carro sozinho hehehe

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Set 2015, 15:43

Lenonrosa escreveu:PROBLEMA RESOLVIDO!!!

Era o sensor de rotação mesmo pessoal, troquei por um novo e o problema sumiu, já fiz vários testes e esta tudo ok, funcionando como nunca. Inclusive a lenta dele melhorou.
Quanto ao local por onde passa o cabo, no meu vectra a capa da correia dentada não tem os encaixes para passar o cabo, então passei ele por outro lado onde não encosta nem no coletor, e nem na correia. Juntei ao cabo passei um papel aluminio e espaguete por toda extensão dele e isolei com fita, sem perigo de encostar no quente e derreter.
Ahh, e é eu mesmo que faço as manutenções no meu vectra, pois tenho oficina em casa, todas ferramentas, e embora não seja eu o mecânico titular, eu me arrisco a mexer no meu carro sozinho hehehe

Só lembrando que o intuito dele ser ali naquele local, não é só por ser mais fresco é para não sofrer movimento, isto porque ao esquentar vai ressecando por dentro e ao ser movimentado os fios vão encostar um no outro. Faça um teste no que voce tirou, tenta descascar ele e verás o que estou comentando, lá dentro o isolador vira farinha.

Se ele não se movimentar e evitar que um curioso o movimente, ok.

Sds
Imagem

Lenonrosa
GL Member
GL Member

por Lenonrosa » 10 Set 2015, 21:23

Foi o que aconteceu com o cabo antigo amigo. Eu fiz isso, descasquei ele! Havia 2 pontos onde o cabo aqueceu e chegou a grudar os 3 fios internos dele, e virou pó o isolador/proteção hehehe
Mas deixei ele em um local onde não pega a temperatura dos blocos do motor, e sem perigo de encostar novamente. Acredito que agora tão cedo não vai dar problema no sensor de rotação.

Abraços!

8 mensagens   •   Página 1 de 1