O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[VECTRA B] Como instalar atuador de marcha lenta?

7 mensagens   •   Página 1 de 1
fopsy19
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Jun 2015, 23:02
Nome Completo: Kerlonny Fopsy
Cidade: João Pessoa
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[VECTRA B] Como instalar atuador de marcha lenta?

por fopsy19 » 26 Ago 2016, 08:37

Bom dia pessoal, o atuador de marcha lenta do meu carro simplesmente partiu-se. Estou já com um novo, porém estou com dúvida para instalá-lo: É preciso alguma junta ou cola além dos 2 parafusos (torx) do atuador? Eh o modelo da Bosch.

Outra dúvida: é se é necessário algum procedimento para a injeção reconhecer ou é só instalar e ligar? :47:

fopsy19
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Jun 2015, 23:02
Nome Completo: Kerlonny Fopsy
Cidade: João Pessoa
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[VECTRA B] Como instalar atuador de marcha lenta?

por fopsy19 » 26 Ago 2016, 08:40

Esqueci de dizer que é um vectra 2.2 16v 1998.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 22:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] Como instalar atuador de marcha lenta?

por JoãodoValle » 26 Ago 2016, 08:47

Opa, blz amigo!

Vc precisa trocar a guarnição (junta) dele sim, pois pode dar entrada falsa de ar se aproveitar a velha.

Em casa de auto peças vc encontra, mas terá que comprar o kit de juntas da TBI, denominado KIT TBI, custa de 15,00 a 20,00. Seria uma boa hora para vc aproveitar e limpar sua tbi por completa.

Imagem

Não precisa de procedimento nenhum depois da troca, só trocar e pronto.

fopsy19
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Jun 2015, 23:02
Nome Completo: Kerlonny Fopsy
Cidade: João Pessoa
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[VECTRA B] Como instalar atuador de marcha lenta?

por fopsy19 » 27 Ago 2016, 16:02

Obrigado João pela dica!
Na última loja em que procurei, consegui o kit de junta; mas não veio tão completo quanto este da imagem...
Tentei colocar pelo menos a do atuador (vou comprar o kit completo pelo mercado livre para fazer a limpeza completa).
O problema agora é que os parafusos estão remoídos, dei uma ajeitada no atuador velho só pra ver se chega no mecânico segunda, pq sem mais ferramentas ficou impossível de tirá-lo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8854
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

[VECTRA B] Como instalar atuador de marcha lenta?

por Almeidão » 28 Ago 2016, 18:02

Tenha certeza de qual é a TBI do seu carro, a minha usa uma desta grande quadrada, mas com um ressalto quadrado em um lado, usa esta que parece o 8 e nada mais, endo os anéis de silicone para os bicos, o resto é para quem tem Válvula EGR. A do Sensor de marcha lenta é esta tipo um 8, você deve passar graxa nela, não que a graxa vai ajudar a vedar, ela simplesmente não deixará ela agarras na TBI em uma outra vez que você mexer ali e o aperto é pouco, não é para arrochar como muitos mecênicos fazem. Normalmente os parafusos são apertados da mesma forma, encosta ele no fim e ai joga 1/4 de volta no aperto.

Sds
Imagem

fopsy19
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Jun 2015, 23:02
Nome Completo: Kerlonny Fopsy
Cidade: João Pessoa
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[VECTRA B] Como instalar atuador de marcha lenta?

por fopsy19 » 31 Ago 2016, 19:59

Obrigado pelas dicas pessoal!

O kit que comprei tinha esse ressalto de lado que vc falou Almeidão, até falei com o mecânico (pq a TBI era quadrada), mas ele disse que servia, só não poderia ficar faltando e instalou assim msm... Fez besteira?

Mas a marcha lenta ficou perfeita. Problema resolvido.
E surgiu outro logo em seguida: quando o carro esquenta o motor fica falhando entre 2000-2500 RPM, no GNV principalmente, na gasolina ainda anda muito bem.
Li algo sobre ser a bobina nesse caso (e o carro tb ficou ruim de ligar quando quente).
Inclusive lembrei que fuçando o motor no escuro vi uma faísca ali bem embaixo da bobina.

Se for ela msm, que marca comprar?
To vendo no canal da peça por R$107 a Delphi e R$140 a Bosch. Ainda tem a Magnetti Marelli e a NGK(?) quase nos mesmos preços.
O que vcs acham?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8854
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

[VECTRA B] Como instalar atuador de marcha lenta?

por Almeidão » 02 Set 2016, 22:42

fopsy19 escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado pelas dicas pessoal!

O kit que comprei tinha esse ressalto de lado que vc falou Almeidão, até falei com o mecânico (pq a TBI era quadrada), mas ele disse que servia, só não poderia ficar faltando e instalou assim msm... Fez besteira?

Mas a marcha lenta ficou perfeita. Problema resolvido.
E surgiu outro logo em seguida: quando o carro esquenta o motor fica falhando entre 2000-2500 RPM, no GNV principalmente, na gasolina ainda anda muito bem.
Li algo sobre ser a bobina nesse caso (e o carro tb ficou ruim de ligar quando quente).
Inclusive lembrei que fuçando o motor no escuro vi uma faísca ali bem embaixo da bobina.

Se for ela msm, que marca comprar?
To vendo no canal da peça por R$107 a Delphi e R$140 a Bosch. Ainda tem a Magnetti Marelli e a NGK(?) quase nos mesmos preços.
O que vcs acham?


Eu gosto da Bosch, embora as outras são de marca boa.

Se a TBi sua é quadrada, e o ressalto da junta for tapado dá certo, mas tem umas que não são tapadas, com certeza a que voce comprou era, caso contrário nem os piores dos mecanicos colocaria. Sendo ao contrário não dá certo mesmo, ou seja toda quadrada no meu carro não dá
Imagem

7 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 111 visitantes

Bem-vindo: 17 Mai 2025, 11:53