O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVazamento de óleo em vários pontos +FOTOS

26 mensagens
  • 1
  • 2
guimezza
Member
Member
Nome Completo: guilherme mezzaroba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Vazamento de óleo em vários pontos +FOTOS

por guimezza » 09 Mai 2017, 20:00

VECTRA GLS 99 2.2 8v

Caríssimos, há algumas semanas percebi um vazamento de óleo, mas é pouca coisa, quase nada, sendo que se eu quisesse nem precisaria arrumar, pois o nível não baixa nem nada. E parece ser um vazamento antigo.

Ontem e hoje levei o carro em duas oficinas, e numa delas acompanhei o diagnóstico e tirei fotos, fiz orçamento etc.

Vou postar aqui as fotos, e peço por favor que me ajudem com a vossa opinião, pois sois mais entendidos disso do que eu.

Vou colocar as legendas com a opinião dos mecânicos antes de cada foto, ou no final. Vejam:

REGIÃO DO CARTER
http://imgur.com/EBPbQqr
Imagem
http://imgur.com/kfuTkJH
Imagem
http://imgur.com/0KPzie4
Imagem
http://imgur.com/kujlOWL
Imagem

REGIÃO MAIS PRO LADO DO PASSAGEIRO, BEM PRA BAIXO
http://imgur.com/fAQWjZg
Imagem
http://imgur.com/x304d4O
Imagem

PARTE DE CIMA DO MOTOR
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Resultado: o mecânico disse que é bom ir eliminando por partes. Ele aconselhou ir trocando:
- Junta da tampa de válvulas
- Retentor do comando de válvulas
- Aquela mangueira que mostra na primeira foto de cima do motor
- Junta do carter, superior e inferior
- Retentor do virabrequim

No orçamento que me passou, as peças tem um preço absurdo, mas consegui achar bem baratinho no mercadolivre. Ai eu compraria e só levaria pra fazer.

O que acham vocês? O que ele disse procede? Será que pode ser também vazamento no retentor do volante do motor?

PS: amanhã vou noutra oficina, pra ver o que outro cara me diz.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 10 Mai 2017, 09:50

Tampa da válvula, se você trocar a junta e o mecânico limpar bem a tampa com querosene e depois montar a junta nova com tudo seco e não mexe mais, vai durar uns dois anos. Se você comprar outra tampa nova com junta nova, durará uns 5 a 6 anos. Isto sem mexer, a cada mexida ou um simples afrouxar em um parafuso, precisa trocar a junta. Limpar também o suspiro do motor, ele é um causador de estouro de retentor, junto com o segundo causador que é o excesso de óleo.
Os retentores do Virabrequim e comando, são iguais e não são caros, trocar os dois.
Carter, não precisa trocar as juntas, elas sendo original são de alumínio e precisa tirar um para tirar o outro, não tem como fazer o primeiro de o segundo depois. Limpar bem as juntas e o local a colocar e tem que está bem seco e usar silicone para vedar, usar dos dois lados dela e tem um silicone cor laranja, este é bom e poderá ser desmontado depois, se usar o preto que é bem melhor, se precisar desmontar, a junta vai estragar. Ambos os casos, ele precisa pelo menos 8 horas para secar.
Depois disto deves esperar para ver se vazará do lado oposto do virabrequim, seria o retentor do volante.

Ainda sobre o Carte: Se for usar juntas novas sem usar o silicone, vazará em pouco tempo. Neste caso melhor usar silicone na velha, vai durar uns 12 anos sem vazar se o serviço for bem feito.
Imagem

guimezza
Member
Member

por guimezza » 10 Mai 2017, 12:52

Almeidão, obrigado, Me diga uma coisa: pode me mandar o nome ou as fotos dos dois silicones?

Outra coisa: não entendi bem a parte do carter. Não dá pra trocar só a junta inferior, ou só a superior, tem que trocar as duas juntas sempre, é isso?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Mai 2017, 17:41

guimezza escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, obrigado, Me diga uma coisa: pode me mandar o nome ou as fotos dos dois silicones?

Outra coisa: não entendi bem a parte do carter. Não dá pra trocar só a junta inferior, ou só a superior, tem que trocar as duas juntas sempre, é isso?

Voce pode tirar o inferior sem ter que tirar o superior, mas não tem como tirar o superior sem tira o infeior. E o seu, claramente se vê vazamento no superior.
Para evitar perguntas, para tirar o superior, voce precisa tirar o pescador do óleo e para tirar o pescador, tens que tirar o inferior.
Silicone muito forte, Super Black, Loctite e siloc preto, o siloc tem laranja também e é bom para o carte por ser mais fraco. Wurth tem laranja também.
Acho que o Siloc é o mais barato e nem por isto é inferior aos outros.

Sds
Imagem

guimezza
Member
Member

por guimezza » 10 Mai 2017, 17:49

Mais uma pergunta Almeidão:

Quero dar uma limpada ali, ao redor da rampa de válvulas, onde está bem lambuzado. Dá pra limpar usando WD-40, ou tem que ser com querosene?

E onde fica o suspiro do motor? é alguma mangueirinha dessas aqui?::
Imagem

Edit: tava dando uma escutada no motor, e gravei um vídeo. Acham que tem tucho batendo, não sei se estou ouvindo demais..
https://www.youtube.com/watch?v=aYTdyQRbvmE&feature=youtu.be

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Mai 2017, 21:55

Melhor limpar com querosene, é mais barato. Suspiro do motor é este circulo maior lado direito, você tira ele são dois parafuso 8MM, chave 13, ali tem uma juntinha, se você não achar, pode passar o silicone nela e remontar que fica bom. O tubo de ferro vai está bem sujo de borras de óleo e fica seco como pedra, você precisará muita gasolina e um vergalhão para empurrar estopa ali até ficar ferro puro, ou seja limpo. Vale apenas você comprar uma tampa de válvula, não é tão caro e não precisa ser original, sendo que precisa de uma junta nova, tirar esta placa da sua e colocar nela porque vem sem placa, até original vem sem placa, porem original vem completa com tampa e junta de borracha. NÃO USAR SILICONE ALI NESTA JUNTA DA TAMPA DA VÁLVULA, ali é seco e limpo e não esquecer, se precisar tirar um parafuso depois de funcionar, a junta não veda mais e precisa uma nova. Tirar a placa da tampa é fácil, sai empurrando ela para um lado.
Imagem

guimezza
Member
Member

por guimezza » 11 Mai 2017, 13:32

Almeidão, o ferro que você diz pra limpar é esse aqui, que apontei com a flecha rosa e circulei?:

Imagem

Outra coisa: a mão de obra das oficinas que pesquisei varia de 400 a 500 reais pra trocar retentores(menos o do volante) e juntas, e limpar o carter e tal. Que acha? Dá muito trabalho e o preço é justo?

E olha só a diferença de preços de peças entre comprar em oficina, ou eu comprar no MercadoLivre.
Imagem

Mais uma coisa: já que vou mexer na tampa de válvulas, será que vale a pena trocar os retentores de válvula?

E você viu o video que postei?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Mai 2017, 14:15

De jeito nenhum trocar os retentores no local, estes retentores só ficam bons trocando na retífica depois de retificar válvulas. Se voce trocar ai e tiver um pouquinho de vazamento, o vazamento vai ser em dobro e se nao tiver vazando ele começará a vazar.
Se o mecanico fizer tudo isto e fizer bem feito e onde ele mexer não vazar mais, o preço estará bom até 450.

Sobre os preços, estão loucos e metendo a mão, este retentor é barato. Sobre ajunta se voce não usar o que comentei, não vai vedar nada, a não ser que voce troque o carte e coloque um original com junta original.
Imagem

guimezza
Member
Member

por guimezza » 11 Mai 2017, 14:34

Pode deixar, eu mesmo vou comprar o silicone e levar na oficina, n sei se as juntas do carter são originais, pq eu comprei o carro faz pouco tempo, mas se forem vou mandar só passar o silicone.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Mai 2017, 16:10

Tem gente que nem usa junta, mete o silicone preto e já dará certo e fica até melhor do que ter a junta, mas eu prefiro usar a junta e um silicone mais fraco para não dificultar em uma proxima troca ou mexida. Eu preciso mexer no meu, acho que farei no fim do ano e estou com duvida se vou usar a junta ou não, junta esta que é original e eu fiz isto hpa uns 12 anos e começou a minar perto da caixa há um ano atrás. Isto no carte Grande, o pequeno nunca vazou. Minha duvida seria colocar o carte grande com a junta porue ele não entra direto, tem que dar umas voltas e não será fácil equilibrar a junta ali em cima dele com o silicone. Quando fiz a primeira vez, o motor estava fora, já o pequeno é fácil demais. Este silicone é usado também em diferencial de caminhão, sem junta, neste caso o preto, nunca mais vaza.
Mais uma coisa que que fiz com ele, no final da borracha da porta traseira, aquela que fica no meio da porta, com o tempo quebra a presilha e fica estufada, coloquei um pouquinho ali atrás, passei uma fita pra segurar, no outro dia estava pronto, faz uns 5 anos e segue no local como se fosse novo. Se passar na borracha da porta para prender ela, depois só sai aos pedacos, o silicone vira uma veradeira borracha.
Imagem

guimezza
Member
Member

por guimezza » 11 Mai 2017, 16:48

Valeu pelas dicas, e aquele suspiro/respiro do motor, é aquele cano que eu marquei na foto ali em cima, digo, o cano de ferro pra arrancar fora e limpar ^^^^^?

guimezza
Member
Member

por guimezza » 11 Mai 2017, 18:09

ahh mudei de idéia, não vou usar junta no carter, só o silicone preto mesmo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Mai 2017, 08:28

sim, limpar cano de metal e não usar óleo em excesso para não forçar retentores além do que ele é forçado.
Imagem

guimezza
Member
Member

por guimezza » 12 Mai 2017, 19:14

Valeu, daqui uns dias vou comprar as peças e fazer os serviços, e daí posto aqui como ficou.

guimezza
Member
Member

por guimezza » 15 Mai 2017, 17:06

Almeidão (ou alguém), me dê, por favor, mais uma ajuda:

Já que vou mexer na correia dentada e naquela parte ali, o que mais eu posso trocar na região pra aproveitar a mão de obra? Fiz uma lista, sejam se falta algo:

Correia dentada
Tensor
Correia do alternador
Bomba d'água
Retentor do virabrequim
cebolinha do óleo(?)
...
e o que mais?

dúvida: se a correia dentada não estiver suja de óleo, posso reaproveitar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Mai 2017, 09:28

Troque a correia dentada, mesmo estando aparentemente boa e marque ai para trocar depois com 50mil ou um pouco antes tipo 45 mil. Cebolinha do óleo dá pra trocar sem desmontar nada, talvez nçao seja decessário. Checa o sensor de rotação também, este ai é chato trocar então aproveite.
Imagem

guimezza
Member
Member

por guimezza » 16 Mai 2017, 09:50

Também vou trocar o reservatório de expansão, pois o meu tá muito sujo.
Devo aproveitar e trocar os selos do motor e as mangueiras?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Mai 2017, 13:28

Selo do motor voce só troca se tiver furado ou furando, se tiver furando ele estará todo enferrujado e com uma chave de fenda esfegar ali que ele irá furar.

Reservatório se trocar, ajudará muito para acompanhar se o sistema tiver limpo e com aditivo correto. Tem como limpar o seu, tirando fora encher de areia e sabão em pó e um pouco de agua, balançar ele bem, tirar a areia e checar onde está ainda sujo. Fazer este processo umas 4 vezes ele ficara limpo, mas nunca com a cor clara de um novo.
Imagem

guimezza
Member
Member

por guimezza » 19 Mai 2017, 13:55

Mais uma dúvida, já compreo as coisas e semana que vem vou levar no mecanico.

1 - Lá na bomba d'água, pra vedar vai só aquele anel que vem com ela, ou tem que passar silicone tbm? Comprei bomba URBA e o silicone preto LOCTITE

2 - pra tirar a bomba d'água, tem q esvaziar o fluido de arrefecimento? ou não sai água por ali onde ela fica?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Mai 2017, 17:13

Na bomba só tem este anel de borracha, tem que limpar bem o local, passar uma lixa 400 e tirar o ferruje que tem ali. Mesmo voce solando a agua no radiador, ao soltar a bamba sairá mais agoa ainda. Não usar nada no anel de borracha, só graxa se quiser. Aliás em todas os locais onde entram anel de borracha como junta, nunca deve usar nada a não ser uma camadinha de graxa bem fina. Ou nada
Imagem

26 mensagens
  • 1
  • 2