lightwz escreveu:Fuente del Mensajechirola escreveu:Fuente del Mensaje alo galera achi um video que acredito posa resolver o meu vcd junta um pouco de oleo no coletor e da uma fumadinha limpei e se nao tem oleo no coletor ele nao fuma acredito que cuando novo funcionaria tudo a perfeiçao mais ele ta com mais de 20 anos e tem peças que comensam a escasear no mercado e os preços se elevan por causa diso. detalhe a troca de oleo e feita sempre dentro dos prazos que corresponde a volks utiliza uma valvula similar nos gof mexicanos caso nao consiga resolver utilizare como ja fiz em outros carros umreservatorio para respiro de oleo
por encuanto tentarei com a valvula como a do video mas se nao resolver colocare um reservatorio asim o oleo se acumula nele e nao no coletor o carro e velinho e se deijar sujo e fumando parece um pau velho pesoalmente nao gosto
deijo link do video https://www.youtube.com/watch?v=cW8lsQi64lI
Escrevi a baixo qual foi minha solução, talvez te ajude.![]()
Esse vídeo fala sobre injeção direta, e também sobre a pcv, vale apena ver https://youtu.be/xrLNDgrIw3U?t=400
Sobre o filtro, Instalei e não gostei, esse separador não presta, a melhor opção é como o Chirola postou (que chama "catch can"), se bem que essa que ele mostrou também não é boa pelo seguinte motivo, ela elimina a pcv, fazendo o sensor map da central trabalhe com uma mistura mais rica que o normal...
Esse problema de óleo no coletor afeta qualquer carro, mas principalmente os mais velhos, pois os anéis estão com folgas maiores, os retentores de válvulas ressecados e os assentamentos de válvulas as vezes com excesso de depósitos de carvão atrapalhando a vedação correta da câmara, no fim das contas, a parte mais fina do óleo é vaporizada e junto com os gases restantes da combustão, sempre acabam na tampa de válvula procurando algum lugar para sair, aí que entra o pcv, porém ele devolve em cima da tbi, condensando nas peças mais frias da admissão por causa da pressão de ar e fazendo a maior sujeira na borboleta da tbi, no sensor de lenta, sensor map, coletor, velas, válvulas, cabeça do pistão e por fim, acabando com a vida útil do catalizador e carbonizando a sonda lambda.
A solução que eu encontrei é usar 2 catch cans, uma para a saída maior que entra antes da tbi, e outra para a saída menor que vai direto no coletor, desse modo, 95% do óleo condensa na catch can, e o que passar, basta pulverizar de leve um car80 na tbi, apenas para não deixar juntar aquela oleosidade fina(um óleo bem fino, parece um wd40 que consegue passar até pelo filtro da catch can).
Um detalhe adicional é tentar usar um óleo com uma viscosidade maior, estou usando no meu vectra esse óleo:
(10w60 sintético)
por 2 motivos, primeiro que óleos mais finos tendem a vaporizar mais facilmente, desse jeito, mais óleo vai para meu tbi.. e segundo que um óleo mais espesso preenche melhor as folgas de um motor mais velho, deixando o motor mais suave e com menos vibração.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A explicação está muito boa, mas vamos entender melhor como funciona este sistema de gases que se vapora ou que são empurrados para cima devido a grande pressão causada pelo retorno dos pistões para o carte e sem contar gases que escapam pelos anéis que nunca vedaram 100% nem quando novos.
Na tampa da válvula tem duas saídas uma fina e uma grossa (8V) esta fina era pra ter função somente quando a borboleta está fechada, sempre que o acelerador está solto e consequentemente sempre que está em marcha lenta e vai direto para mangueira antes da entrada da TBI e passa pela borboleta e atuador de marcha lenta. A grossa que tem uma válvula que será travada quando não acelerado para não interferir na lenta dele e em movimento funciona com frequência, mas não é para ser jogado óleo nela, a intenção seria somente o suspiro dos gases proveniente do carte e óbvio que não funciona 100% mesmo estando novo porque é um sistema muito comum, mas os velhos podem melhorar, basta seguir umas dicas..
Um detalhe importante, este óleo não é por motivo de retentores de válvulas ou passando pelos anéis etc, apesar que eu sempre digo que cabeçote deve ser feito com 100 mil km.
Como melhorar esta situação: Tirar o tubo do suspiro fora e com um vergalhão e um litro ou mais de gasolina e estopa, limpar ele 100%, com certeza um carro com mais de 10 anos de uso este tubo que fica na frente do motor está quase 100% obstruído e desta forma dará mais chance do óleo ser sugado ou empurrado junto com os gases formados no carte. Não é nada difícil limpar isto, mas pelo amor de Deus, tirar fora e limpar, não procurem produtos mágicos que não existe, ali tem uma crosta complicada e não sai fácil.
Próximo passo, tentem manter o carte limpo em todas as trocas, tem uma forma de tirar todo o óleo, aliás já comentei sobre isto e eu faço sempre.
E pra finalizar, nunca, jamais coloque 4,5 litros de óleo na troca, 4.3 seria o máximo e comecem a entender que na vareta de óleo entre o minimo e o máximo não são exatamente um litro, no máximo meio e completo que frentista de posto não entendem de motor o suficiente para poder dizer se falta óleo no carro ou não.
Pensem nesta hipótese antes de mexer ou até usem estas válvulas, mas depois do feito acima
chirola escreveu:Fuente del Mensajelightwz escreveu:Fuente del Mensajechirola escreveu:Fuente del Mensaje alo galera achi um video que acredito posa resolver o meu vcd junta um pouco de oleo no coletor e da uma fumadinha limpei e se nao tem oleo no coletor ele nao fuma acredito que cuando novo funcionaria tudo a perfeiçao mais ele ta com mais de 20 anos e tem peças que comensam a escasear no mercado e os preços se elevan por causa diso. detalhe a troca de oleo e feita sempre dentro dos prazos que corresponde a volks utiliza uma valvula similar nos gof mexicanos caso nao consiga resolver utilizare como ja fiz em outros carros umreservatorio para respiro de oleo
por encuanto tentarei com a valvula como a do video mas se nao resolver colocare um reservatorio asim o oleo se acumula nele e nao no coletor o carro e velinho e se deijar sujo e fumando parece um pau velho pesoalmente nao gosto
deijo link do video https://www.youtube.com/watch?v=cW8lsQi64lI
Escrevi a baixo qual foi minha solução, talvez te ajude.![]()
Esse vídeo fala sobre injeção direta, e também sobre a pcv, vale apena ver https://youtu.be/xrLNDgrIw3U?t=400
Sobre o filtro, Instalei e não gostei, esse separador não presta, a melhor opção é como o Chirola postou (que chama "catch can"), se bem que essa que ele mostrou também não é boa pelo seguinte motivo, ela elimina a pcv, fazendo o sensor map da central trabalhe com uma mistura mais rica que o normal...
Esse problema de óleo no coletor afeta qualquer carro, mas principalmente os mais velhos, pois os anéis estão com folgas maiores, os retentores de válvulas ressecados e os assentamentos de válvulas as vezes com excesso de depósitos de carvão atrapalhando a vedação correta da câmara, no fim das contas, a parte mais fina do óleo é vaporizada e junto com os gases restantes da combustão, sempre acabam na tampa de válvula procurando algum lugar para sair, aí que entra o pcv, porém ele devolve em cima da tbi, condensando nas peças mais frias da admissão por causa da pressão de ar e fazendo a maior sujeira na borboleta da tbi, no sensor de lenta, sensor map, coletor, velas, válvulas, cabeça do pistão e por fim, acabando com a vida útil do catalizador e carbonizando a sonda lambda.
A solução que eu encontrei é usar 2 catch cans, uma para a saída maior que entra antes da tbi, e outra para a saída menor que vai direto no coletor, desse modo, 95% do óleo condensa na catch can, e o que passar, basta pulverizar de leve um car80 na tbi, apenas para não deixar juntar aquela oleosidade fina(um óleo bem fino, parece um wd40 que consegue passar até pelo filtro da catch can).
Um detalhe adicional é tentar usar um óleo com uma viscosidade maior, estou usando no meu vectra esse óleo:
(10w60 sintético)
por 2 motivos, primeiro que óleos mais finos tendem a vaporizar mais facilmente, desse jeito, mais óleo vai para meu tbi.. e segundo que um óleo mais espesso preenche melhor as folgas de um motor mais velho, deixando o motor mais suave e com menos vibração.
legal a explicaçao tem catch can con dos entradas coloque a foto de forma ilustrativa a sua aclaraçao esta certa obrigado
tiago34978135 escreveu:Fuente del Mensaje o que acontece e que esses motores 2.0 tem muita pressão positiva vindo do carter e acaba subindo o oleo juntamente com o ar , não tem junta que aguente troquei varias no meu vcd 97,ai acaba passando também para o coletor , eu estou com um plano de colocar um TEE no tubo que sobe do carter para o cabeçote indo direto para o coletor ,na saída colocaria um ante chama e na entrada perto do coletor eu iria juntar ela com a mangueira original que sai da tampa dos comandos com outro TEE e assim diminuindo a pressão de ar no cabeçote e dar adeus a junta vazando kkk,
leoterrone escreveu:Fuente del Mensaje
Fala galera, aproveitando o tópico, to com esse vazamento no meu Vectra gtx 2008/9
alguem consegue me dar uma luz? O mecanico passou silicone apertou o parafuso, mas nao é que eu pego estrada essa gota aparece...
Almeidão escreveu:Fuente del Mensajeleoterrone escreveu:Fuente del Mensaje
Fala galera, aproveitando o tópico, to com esse vazamento no meu Vectra gtx 2008/9
alguem consegue me dar uma luz? O mecanico passou silicone apertou o parafuso, mas nao é que eu pego estrada essa gota aparece...
O mecânico tirou nesta peça fora para fazer o serviço? Limpou bem e esperou o tempo de cura do silicone? Será mesmo que foi feito assim?
lightwz escreveu:andre003 escreveu:Fuente del MensajeArquiteto escreveu:Fuente del Mensaje e isto ai andre ,
e uma questao de emissão de poluentes ok ...
se não se recircula o vapor de oleo ele iria ser expelido pra fora do motor poluido ainda mais o ar ok
tem varios topicos com este assunto como vc ja viu ... se vc fechar esta circulação ai q vc vai ver sua junta da tampa de valvula vazando
a vontade
Ah entendi! Obrigado pela atenção! Agora vou me aquetar! Eu estava pensando em colocar aquele filtro da Fiat que parece um mini filtro de combustível só que ele é um filtro para reter óleo.
Seria esse filtro anti-chamas?
Inicialmente eu havia pensado em fazer algo similar ao que a Fiat faz sem seus motores, que seria unificar as saídas do cabeçote na mangueira de admissão, porém fiquei receoso de acabar alterando a forma de como é feita a pressurização no coletor devido ao sensor de massa nele instalado, então acabei abandonando a ideia, mas, com esse filtro, creio que vá ser uma ótima opção, pois parece que o bocal dele é muito similar ao usado na mangueira mais fina, se tudo der certo essa semana ainda vou testar esse artifício!![]()
Quero ver se consigo secar a névoa de óleo que suja todos os sensores do coletor e ajuda a carbonizar ainda mais a câmara do motor... como se não bastasse a nossa gasolina..
chirola escreveu:Fuente del Mensaje pois e almeidao o coletor de admiçao dos 16v faz aquele cotubelo na parte de baijo e logo sobe ate o cabeçote acredito que o desenho colabore para que junte aquele oleo no coletor
Almeidão escreveu:Esta forma de não ter o óleo ali na TBI internamente é praticamente zero a chance de eliminar lo, externamente já é outro problema e não é esta peça que vai eliminar.
Explicando melhor o funcionamento dela, e do sistema. Os movimentos do pistões subindo e descendo vai criar uma pressão dentro do carte que terá que ser liberada para não sai empurrando os retentores para fora. Estes gases são jogado para a tampa das válvulas e da tampa para fora do carro, mas como não podemos sair jogando gás carbono em excesso ai, eles inventaram esta opção de voltar a ser queimado outra vez entrando nas câmaras de explosão e expelir tudo pela descarga.
Existem duas mangueias para aliviar esta pressão, uma delas entra na mangueira antes de chegar na TBI, porem é sabido que quando soltamos o acelerador, a borboleta fecha e todo o ar passa pelo regulador de marcha lenta e não teríamos uma marcha lenta tão perfeita por muito tempo se somente existisse esta, neste caso entra a segunda opção que é a outra mangueira que está no meio da TBI onde foi colocado a válvula e ai será sugado pelo vácuo que o carro faz ao está desacelerado e assim se mantem o atuador de marcha lentas sem tanta sujeira de óleo. Ao acelerar o carro o vácuo que ele faz no meio da TBI é zerado, volta a sugar o outro lado que é a entrada da borboleta e assim se faz com uma troca constante, acelerando entra pela borboleta e em marcha lenta entra pelo meio da TBI.
Um detalhe, pela entrada principal que é onde está a borboleta é que mais faz a sujeira, afinal o carro fica mais tempo acelerado que em marcha lenta. E ali não teria que ter uma válvula?
Eu vou ser sincero, não consigo ver uma opção na qual se mantem limpa esta TBI a não ser jogar esta mangueira pra baixo como era antigamente, porque usando ou não uma válvula, vai ser sugado óleo misturado com o ar proveniente da pressão feita pelos pistões ao serem empurrados para baixo, pressão esta que vai para o carte e a sucção feita nas câmaras de combustão pelos mesmos pistões ao sugarem oxigênio para funcionar.
donruanbrasil escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Esta forma de não ter o óleo ali na TBI internamente é praticamente zero a chance de eliminar lo, externamente já é outro problema e não é esta peça que vai eliminar.
Explicando melhor o funcionamento dela, e do sistema. Os movimentos do pistões subindo e descendo vai criar uma pressão dentro do carte que terá que ser liberada para não sai empurrando os retentores para fora. Estes gases são jogado para a tampa das válvulas e da tampa para fora do carro, mas como não podemos sair jogando gás carbono em excesso ai, eles inventaram esta opção de voltar a ser queimado outra vez entrando nas câmaras de explosão e expelir tudo pela descarga.
Existem duas mangueias para aliviar esta pressão, uma delas entra na mangueira antes de chegar na TBI, porem é sabido que quando soltamos o acelerador, a borboleta fecha e todo o ar passa pelo regulador de marcha lenta e não teríamos uma marcha lenta tão perfeita por muito tempo se somente existisse esta, neste caso entra a segunda opção que é a outra mangueira que está no meio da TBI onde foi colocado a válvula e ai será sugado pelo vácuo que o carro faz ao está desacelerado e assim se mantem o atuador de marcha lentas sem tanta sujeira de óleo. Ao acelerar o carro o vácuo que ele faz no meio da TBI é zerado, volta a sugar o outro lado que é a entrada da borboleta e assim se faz com uma troca constante, acelerando entra pela borboleta e em marcha lenta entra pelo meio da TBI.
Um detalhe, pela entrada principal que é onde está a borboleta é que mais faz a sujeira, afinal o carro fica mais tempo acelerado que em marcha lenta. E ali não teria que ter uma válvula?
Eu vou ser sincero, não consigo ver uma opção na qual se mantem limpa esta TBI a não ser jogar esta mangueira pra baixo como era antigamente, porque usando ou não uma válvula, vai ser sugado óleo misturado com o ar proveniente da pressão feita pelos pistões ao serem empurrados para baixo, pressão esta que vai para o carte e a sucção feita nas câmaras de combustão pelos mesmos pistões ao sugarem oxigênio para funcionar.
Então Almeidão eu soltei a mangueira e percebi que sai ar apenas quando o carro está na lenta , pedi para um amigo acelerar e fiquei com a mão na saida da mangueira e não quase nada de ar , digo o mesmo ao acelerar e segura , digo no modelo do vectra 2010 o outros modelos ñ sei como seria , então nos modelos 8v acho meio desnecessário esse filtro do palio.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 142 visitantes