Jiraya Fumador escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Vectrológos,
Comprei um GLS 98 recentemente, e no manual diz que o melhor seria o lubrificante 15W40 como primeira opção, mas fico na dúvida se uso o sintético ou o mineral, uso o carro todo dia, seria melhor um sintético ou semi sintético? Esse é meu primeiro carro, não manjo muito dessas fitas, valeu
Júnior Borges escreveu:Fuente del MensajeJiraya Fumador escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Vectrológos,
Comprei um GLS 98 recentemente, e no manual diz que o melhor seria o lubrificante 15W40 como primeira opção, mas fico na dúvida se uso o sintético ou o mineral, uso o carro todo dia, seria melhor um sintético ou semi sintético? Esse é meu primeiro carro, não manjo muito dessas fitas, valeu
Eu sempre uso o 15w40 Semi sintético, da Ipiranga, mas as marcas em si não apresentam muita diferença.
chirola escreveu:Fuente del MensajeJúnior Borges escreveu:Fuente del MensajeJiraya Fumador escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Vectrológos,
Comprei um GLS 98 recentemente, e no manual diz que o melhor seria o lubrificante 15W40 como primeira opção, mas fico na dúvida se uso o sintético ou o mineral, uso o carro todo dia, seria melhor um sintético ou semi sintético? Esse é meu primeiro carro, não manjo muito dessas fitas, valeu
Eu sempre uso o 15w40 Semi sintético, da Ipiranga, mas as marcas em si não apresentam muita diferença.
pode colocar o cualquer oleo que se encaixe no indicado no manual , nao importa se é sintetico semi da nasa ou cualquer coisa , sempre que vc respeite os tempos de troca que sao indicados por quilometros rodados ou tempo maximo de DOIS anos, no final vc vai gasta o mesmo colocando cualquer um o sintetico e mais caro so que dura o triplo em quilometros que o mineral , o semi e mais caro que o mineral so que rende o dobro em kilometros rodados , bom vc entende aonde quero chegar .
mais é iso tem que atender o indicado no manual do carro e tem que ser trocado na kilometragem ou tempo indicado .
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu troco o meu a cada 5000 km, ando em media 30 a 40 km por dia e ainda não consegui entender sobre o sintético rodar mais etc. A ideia é que um carro rodando com sintético em cada 10 mil km acredito que possa perder entre 1 a 1,5 litros e lógico terão que ter mais cuidados e completar corretamente. Lembrando que muitos são leigos e podem completar com excesso e isto pode a ser prejudicial.
Logicamente que ao lançarem o sintético ele seria mais caro, mesmo não tendo um custo maior e mesmo se não fosse melhor eles diriam que seria, afinal ninguém faz nada para perder, mas que ele custa menos e o lucro seja maior eu não tenho dúvidas.
Minha duvida é: Será que o sintético é tão superior assim ao mineral? ou para os que estão do lado contrário. Será que o mineral é tão inferior que o sintético?
Mas não tenho dúvidas que em um futuro próximo só haverá sintéticos e assim terão o preço igual ao mineral. Será que quando chegar este dia eles ainda dirão para trocar com 10 ou 15 mil? Duvido.
RenatoPortugal escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu troco o meu a cada 5000 km, ando em media 30 a 40 km por dia e ainda não consegui entender sobre o sintético rodar mais etc. A ideia é que um carro rodando com sintético em cada 10 mil km acredito que possa perder entre 1 a 1,5 litros e lógico terão que ter mais cuidados e completar corretamente. Lembrando que muitos são leigos e podem completar com excesso e isto pode a ser prejudicial.
Logicamente que ao lançarem o sintético ele seria mais caro, mesmo não tendo um custo maior e mesmo se não fosse melhor eles diriam que seria, afinal ninguém faz nada para perder, mas que ele custa menos e o lucro seja maior eu não tenho dúvidas.
Minha duvida é: Será que o sintético é tão superior assim ao mineral? ou para os que estão do lado contrário. Será que o mineral é tão inferior que o sintético?
Mas não tenho dúvidas que em um futuro próximo só haverá sintéticos e assim terão o preço igual ao mineral. Será que quando chegar este dia eles ainda dirão para trocar com 10 ou 15 mil? Duvido.
Almeidão, dentre as inúmeras vantagens do óleo sintético a mais interessante é o fato dele ser processado em laboratório e as partículas serem todas homogêneas e isso diminuir a fricção, coisa que não tem como acontecer com o óleo mineral por conta da sua origem. Mas em ambos os casos tem vantagens e desvantagens de usar um ou outro.
Antigamente tinha o mito de que para carros com motores fuçados (turbo ou aspirado) o óleo sintético conseguiria evaporar o excesso de combustível e o mineral não, mas isso não passa de um belo boato, heheheh.
No meu carro uso óleo mineral, mas pretendo num futuro breve utilizar sintético, sei que isso pode dar muito pano pra manga, mas...
Pra galera que ainda ficou com dúvidas, recomendo a leitura dessa matéria do Flatout, abordando isso: https://flatout.com.br/especial-lubrifi ... ificacoes/
É uma série com 3 matérias com muito conteúdo e também com muita informação técnica.
Abração!
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje O recomendado é trocar de acordo com o que acontece primeiro: alcançar a km máxima para troca ou alcançar o prazo determinado. Se você rodou 3 mil km desde fevereiro, provavelmente seu tipo de uso se enquadra em uso severo, conforme o manual. Daí sim, troque dentro do prazo (tempo), independente da km.
Meu tipo de uso também se enquadra no severo - logo, troco rigorosamente a cada 6 meses. Minha média anual é cerca de 7 ou 8 mil km por ano, mas por causa da pandemia, na última troca não tinha nem andado nem 1500 km em 6 meses.
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.
Júnior Borges escreveu:Fuente del MensajeJu_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.
Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...
Almeidão escreveu:Fuente del MensajeJúnior Borges escreveu:Fuente del MensajeJu_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.
Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...
Quando você liga o carro se pudesse cortar a descarga no meio você iria perceber que com 3 minutos pinga agua ali, muita água e esta agua da condensação natural não chega sair 100% pela descarga e nem deu tempo de queimar porque o carro nçao saiu, ai você desliga o carro e fica uma pequena poça em toda a descarga e por este motivo a descarga do seu carro durará metade do tempo que deveria durar. Comento sobre a descarga, imagina o motor que na lenta não tem 100% da lubrificação que tem um carro em movimento.
Júnior Borges escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del MensajeJúnior Borges escreveu:Fuente del MensajeJu_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.
Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...
Quando você liga o carro se pudesse cortar a descarga no meio você iria perceber que com 3 minutos pinga agua ali, muita água e esta agua da condensação natural não chega sair 100% pela descarga e nem deu tempo de queimar porque o carro nçao saiu, ai você desliga o carro e fica uma pequena poça em toda a descarga e por este motivo a descarga do seu carro durará metade do tempo que deveria durar. Comento sobre a descarga, imagina o motor que na lenta não tem 100% da lubrificação que tem um carro em movimento.
Verdade Almeidão, sempre percebo a água na descarga mesmo, mas não deixo apenas na lenta, depois de uns minutos seguro ele acelerado até umas 2.000 RPM por um minuto pelo menos, a temperatura ás vezes chega nos 80, mas não é sempre que ela se eleva assim. A verdade é que carro parado é uma dor de cabeça...
Almeidão escreveu:Fuente del MensajeJúnior Borges escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del MensajeJúnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...
Quando você liga o carro se pudesse cortar a descarga no meio você iria perceber que com 3 minutos pinga agua ali, muita água e esta agua da condensação natural não chega sair 100% pela descarga e nem deu tempo de queimar porque o carro nçao saiu, ai você desliga o carro e fica uma pequena poça em toda a descarga e por este motivo a descarga do seu carro durará metade do tempo que deveria durar. Comento sobre a descarga, imagina o motor que na lenta não tem 100% da lubrificação que tem um carro em movimento.
Verdade Almeidão, sempre percebo a água na descarga mesmo, mas não deixo apenas na lenta, depois de uns minutos seguro ele acelerado até umas 2.000 RPM por um minuto pelo menos, a temperatura ás vezes chega nos 80, mas não é sempre que ela se eleva assim. A verdade é que carro parado é uma dor de cabeça...
Quanto eu viajo, sempre fico 15 dias fora e deixo o carro em um estacionamento próximo ao aeroporto, sem a pandemia faço isto em média 4 a 5 vezes por ano. Desligo os dois cabos da bateria e ainda deixo a chave 10 ali em cima dela, chego de viagem, carro trancado na chave apesar de ser estacionamento, abro ele, conecto os cabos e ele liga na primeira. Mesmo sendo bateria nova eu faço isto, o trabalho depois de ajustar o relógio é divertido kakakakak.
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