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GeralÓleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

58 mensagens

Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

Esta enquete foi concluída em 12 Jun 2014, 10:02
Sintético
4
33%
Semi-sintético
3
25%
Mineral
5
42%
 
Total de votos: 12
Jiraya Fumador
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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Jiraya Fumador » 11 Out 2020, 15:21

Boa tarde Vectrológos,

Comprei um GLS 98 recentemente, e no manual diz que o melhor seria o lubrificante 15W40 como primeira opção, mas fico na dúvida se uso o sintético ou o mineral, uso o carro todo dia, seria melhor um sintético ou semi sintético? Esse é meu primeiro carro, não manjo muito dessas fitas, valeu

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Júnior Borges
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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Júnior Borges » 11 Out 2020, 18:12

Jiraya Fumador escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Vectrológos,

Comprei um GLS 98 recentemente, e no manual diz que o melhor seria o lubrificante 15W40 como primeira opção, mas fico na dúvida se uso o sintético ou o mineral, uso o carro todo dia, seria melhor um sintético ou semi sintético? Esse é meu primeiro carro, não manjo muito dessas fitas, valeu

Eu sempre uso o 15w40 Semi sintético, da Ipiranga, mas as marcas em si não apresentam muita diferença.

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chirola
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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por chirola » 12 Out 2020, 15:03

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Jiraya Fumador escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Vectrológos,

Comprei um GLS 98 recentemente, e no manual diz que o melhor seria o lubrificante 15W40 como primeira opção, mas fico na dúvida se uso o sintético ou o mineral, uso o carro todo dia, seria melhor um sintético ou semi sintético? Esse é meu primeiro carro, não manjo muito dessas fitas, valeu

Eu sempre uso o 15w40 Semi sintético, da Ipiranga, mas as marcas em si não apresentam muita diferença.

pode colocar o cualquer oleo que se encaixe no indicado no manual , nao importa se é sintetico semi da nasa ou cualquer coisa , sempre que vc respeite os tempos de troca que sao indicados por quilometros rodados ou tempo maximo de DOIS anos, no final vc vai gasta o mesmo colocando cualquer um o sintetico e mais caro so que dura o triplo em quilometros que o mineral , o semi e mais caro que o mineral so que rende o dobro em kilometros rodados , bom vc entende aonde quero chegar .
mais é iso tem que atender o indicado no manual do carro e tem que ser trocado na kilometragem ou tempo indicado .

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Júnior Borges
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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Júnior Borges » 13 Out 2020, 08:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Jiraya Fumador escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Vectrológos,

Comprei um GLS 98 recentemente, e no manual diz que o melhor seria o lubrificante 15W40 como primeira opção, mas fico na dúvida se uso o sintético ou o mineral, uso o carro todo dia, seria melhor um sintético ou semi sintético? Esse é meu primeiro carro, não manjo muito dessas fitas, valeu

Eu sempre uso o 15w40 Semi sintético, da Ipiranga, mas as marcas em si não apresentam muita diferença.

pode colocar o cualquer oleo que se encaixe no indicado no manual , nao importa se é sintetico semi da nasa ou cualquer coisa , sempre que vc respeite os tempos de troca que sao indicados por quilometros rodados ou tempo maximo de DOIS anos, no final vc vai gasta o mesmo colocando cualquer um o sintetico e mais caro so que dura o triplo em quilometros que o mineral , o semi e mais caro que o mineral so que rende o dobro em kilometros rodados , bom vc entende aonde quero chegar .
mais é iso tem que atender o indicado no manual do carro e tem que ser trocado na kilometragem ou tempo indicado .

Chirola, só uma dúvida, essa conversa de ter que trocar em 6 meses independente da Km rodada é conversa de mecânico né? O que acha? O meu carro mesmo troquei em fevereiro, e rodei 3.000 km até agora, mas já completou os 6 meses. Há necessidade de fazer a troca apenas pelo fato de ter pouco mais de 6 meses? Uso o 15W40 semi sintético como disse acima.

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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Ju_Bueno » 13 Out 2020, 10:17

O recomendado é trocar de acordo com o que acontece primeiro: alcançar a km máxima para troca ou alcançar o prazo determinado. Se você rodou 3 mil km desde fevereiro, provavelmente seu tipo de uso se enquadra em uso severo, conforme o manual. Daí sim, troque dentro do prazo (tempo), independente da km.

Meu tipo de uso também se enquadra no severo - logo, troco rigorosamente a cada 6 meses. Minha média anual é cerca de 7 ou 8 mil km por ano, mas por causa da pandemia, na última troca não tinha nem andado nem 1500 km em 6 meses.
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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por chirola » 13 Out 2020, 11:51

verdade Ju , eu tambem troco antes de chegar na kilometragem indicada geralmente coloco oleo mineral e troco com 3500 a 4000 km meu carro no dia a dia faz trajetos curtos , e entre os trajetos o motor chega a esfriar , entao o indicado e a troca antisipada pela contaminaçao do oleo causada pelos trajetos curtos( 6 a 12 kilometros) e motor geralmente frio , valeu a aclaraçao

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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Almeidão » 13 Out 2020, 14:11

Eu troco o meu a cada 5000 km, ando em media 30 a 40 km por dia e ainda não consegui entender sobre o sintético rodar mais etc. A ideia é que um carro rodando com sintético em cada 10 mil km acredito que possa perder entre 1 a 1,5 litros e lógico terão que ter mais cuidados e completar corretamente. Lembrando que muitos são leigos e podem completar com excesso e isto pode a ser prejudicial.
Logicamente que ao lançarem o sintético ele seria mais caro, mesmo não tendo um custo maior e mesmo se não fosse melhor eles diriam que seria, afinal ninguém faz nada para perder, mas que ele custa menos e o lucro seja maior eu não tenho dúvidas.
Minha duvida é: Será que o sintético é tão superior assim ao mineral? ou para os que estão do lado contrário. Será que o mineral é tão inferior que o sintético?
Mas não tenho dúvidas que em um futuro próximo só haverá sintéticos e assim terão o preço igual ao mineral. Será que quando chegar este dia eles ainda dirão para trocar com 10 ou 15 mil? Duvido.
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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por RenatoPortugal » 13 Out 2020, 18:46

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu troco o meu a cada 5000 km, ando em media 30 a 40 km por dia e ainda não consegui entender sobre o sintético rodar mais etc. A ideia é que um carro rodando com sintético em cada 10 mil km acredito que possa perder entre 1 a 1,5 litros e lógico terão que ter mais cuidados e completar corretamente. Lembrando que muitos são leigos e podem completar com excesso e isto pode a ser prejudicial.
Logicamente que ao lançarem o sintético ele seria mais caro, mesmo não tendo um custo maior e mesmo se não fosse melhor eles diriam que seria, afinal ninguém faz nada para perder, mas que ele custa menos e o lucro seja maior eu não tenho dúvidas.
Minha duvida é: Será que o sintético é tão superior assim ao mineral? ou para os que estão do lado contrário. Será que o mineral é tão inferior que o sintético?
Mas não tenho dúvidas que em um futuro próximo só haverá sintéticos e assim terão o preço igual ao mineral. Será que quando chegar este dia eles ainda dirão para trocar com 10 ou 15 mil? Duvido.


Almeidão, dentre as inúmeras vantagens do óleo sintético a mais interessante é o fato dele ser processado em laboratório e as partículas serem todas homogêneas e isso diminuir a fricção, coisa que não tem como acontecer com o óleo mineral por conta da sua origem. Mas em ambos os casos tem vantagens e desvantagens de usar um ou outro.

Antigamente tinha o mito de que para carros com motores fuçados (turbo ou aspirado) o óleo sintético conseguiria evaporar o excesso de combustível e o mineral não, mas isso não passa de um belo boato, heheheh.

No meu carro uso óleo mineral, mas pretendo num futuro breve utilizar sintético, sei que isso pode dar muito pano pra manga, mas...

Pra galera que ainda ficou com dúvidas, recomendo a leitura dessa matéria do Flatout, abordando isso: https://flatout.com.br/especial-lubrifi ... ificacoes/

É uma série com 3 matérias com muito conteúdo e também com muita informação técnica.

Abração!
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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por danrmp » 14 Out 2020, 01:13

Eu uso sintético no Vectra pelo fato da maior aditivação disponível (SN) dentre as viscosidades recomendadas (5W30).

Almeidão
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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Almeidão » 14 Out 2020, 08:34

RenatoPortugal escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu troco o meu a cada 5000 km, ando em media 30 a 40 km por dia e ainda não consegui entender sobre o sintético rodar mais etc. A ideia é que um carro rodando com sintético em cada 10 mil km acredito que possa perder entre 1 a 1,5 litros e lógico terão que ter mais cuidados e completar corretamente. Lembrando que muitos são leigos e podem completar com excesso e isto pode a ser prejudicial.
Logicamente que ao lançarem o sintético ele seria mais caro, mesmo não tendo um custo maior e mesmo se não fosse melhor eles diriam que seria, afinal ninguém faz nada para perder, mas que ele custa menos e o lucro seja maior eu não tenho dúvidas.
Minha duvida é: Será que o sintético é tão superior assim ao mineral? ou para os que estão do lado contrário. Será que o mineral é tão inferior que o sintético?
Mas não tenho dúvidas que em um futuro próximo só haverá sintéticos e assim terão o preço igual ao mineral. Será que quando chegar este dia eles ainda dirão para trocar com 10 ou 15 mil? Duvido.


Almeidão, dentre as inúmeras vantagens do óleo sintético a mais interessante é o fato dele ser processado em laboratório e as partículas serem todas homogêneas e isso diminuir a fricção, coisa que não tem como acontecer com o óleo mineral por conta da sua origem. Mas em ambos os casos tem vantagens e desvantagens de usar um ou outro.

Antigamente tinha o mito de que para carros com motores fuçados (turbo ou aspirado) o óleo sintético conseguiria evaporar o excesso de combustível e o mineral não, mas isso não passa de um belo boato, heheheh.

No meu carro uso óleo mineral, mas pretendo num futuro breve utilizar sintético, sei que isso pode dar muito pano pra manga, mas...

Pra galera que ainda ficou com dúvidas, recomendo a leitura dessa matéria do Flatout, abordando isso: https://flatout.com.br/especial-lubrifi ... ificacoes/

É uma série com 3 matérias com muito conteúdo e também com muita informação técnica.

Abração!


Não estou discordando com ele, lógico que é um óleo bom, mas sigo com a pergunta. Assim que ele dominar o mercado. SERÁ QUE VÃO DIZER QUE A TROCA SERÁ A CADA 15 MIL KM?
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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por chirola » 14 Out 2020, 13:42

queria compartilhar uma experiencia que pasei com diferentes tipos de oleo , ja testei os diferentes tipos de oleo mencionados (mineral semi e sintetico)
a minha concluçao , nao quer decir que seja correta ou errada e so a minha experiencia.
em carros que utilizarom por bastante tempo oleo mineral e traocaram por sintetic eu percibi junta de borra no carter , explico o motivo asim como foi explicado para mim , os oleos sinteticos tem mais detergentes e acabam limpando as galerias de oleo e peças internas o que se acumula no carter , seria uma boa opçao a troca mais tem que ter em conta iso , se foi utilizado mineral por longo periodo eu aconselho na primeira troca do oleo sintetico nao deijar ele pelos 15 mil kilometros e sim trocar um pouco antes junto com o filtro e limpeza da peneira da bomba e carter .
o oleo mineral so cria borra se pasar da temperatura ou pasar da quilometragem indicada , se for muito bagabundo nem falo ne
agora o interesante , do que comenta Renato e certo , os volkswagen especificamente ap e power tem problema de juntar borra cafe com leite (oleo contaminado com humidade ) no suspiro da tampa de valvulas , e engraçado que iso acontece com oleo mineral , fiz o test no carro do meu enteado (motor power VW) qe apresentaba fita borra no suspiro e coloque oleo sintetico 15w40 depois de ter rodado cuase 3mil km o carro nao apresento a borra no suspiro o test foi repetido na segunda troca de oleo e continua sem borra .
ja o vectra nao tem problema de humidade e nao tem o mesmo problema que os volks entao pode utilizar cualquer um dos oleos indicados pela GM e respeitar a troca seja por km ou tempo e nao tera problema de durabilidade , em carros que rodam pouco eu recomendo sintetico pelo fato de ser menos contaminado por humidade nos periodos que fica parado , ja em carro de dia a dia nao achei grandes vantagens .
puts fico uma biblia jajajjajajjj

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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Júnior Borges » 14 Out 2020, 14:17

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje O recomendado é trocar de acordo com o que acontece primeiro: alcançar a km máxima para troca ou alcançar o prazo determinado. Se você rodou 3 mil km desde fevereiro, provavelmente seu tipo de uso se enquadra em uso severo, conforme o manual. Daí sim, troque dentro do prazo (tempo), independente da km.

Meu tipo de uso também se enquadra no severo - logo, troco rigorosamente a cada 6 meses. Minha média anual é cerca de 7 ou 8 mil km por ano, mas por causa da pandemia, na última troca não tinha nem andado nem 1500 km em 6 meses.

Verdade Juliano. Obrigado a todos pelas dicas. Essa semana vou mandar fazer a troca de óleo e filtros. Por causa da pandemia o carro fica parado a semana toda praticamente, mas funciono ele todo dia por uns 5 minutos e saio pelo menos uma vez na semana pra dar uma puxada. Vou ter que aproveitar e mandar trocar a junta da tampa de válvulas que está vazando um pouco.

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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Ju_Bueno » 14 Out 2020, 15:24

Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.
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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Júnior Borges » 14 Out 2020, 18:25

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.

Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...

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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Almeidão » 15 Out 2020, 10:18

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.

Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...


Quando você liga o carro se pudesse cortar a descarga no meio você iria perceber que com 3 minutos pinga agua ali, muita água e esta agua da condensação natural não chega sair 100% pela descarga e nem deu tempo de queimar porque o carro nçao saiu, ai você desliga o carro e fica uma pequena poça em toda a descarga e por este motivo a descarga do seu carro durará metade do tempo que deveria durar. Comento sobre a descarga, imagina o motor que na lenta não tem 100% da lubrificação que tem um carro em movimento.
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Óleo Sintético, Semi-sintético ou Mineral?

por Júnior Borges » 17 Out 2020, 10:28

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.

Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...


Quando você liga o carro se pudesse cortar a descarga no meio você iria perceber que com 3 minutos pinga agua ali, muita água e esta agua da condensação natural não chega sair 100% pela descarga e nem deu tempo de queimar porque o carro nçao saiu, ai você desliga o carro e fica uma pequena poça em toda a descarga e por este motivo a descarga do seu carro durará metade do tempo que deveria durar. Comento sobre a descarga, imagina o motor que na lenta não tem 100% da lubrificação que tem um carro em movimento.

Verdade Almeidão, sempre percebo a água na descarga mesmo, mas não deixo apenas na lenta, depois de uns minutos seguro ele acelerado até umas 2.000 RPM por um minuto pelo menos, a temperatura ás vezes chega nos 80, mas não é sempre que ela se eleva assim. A verdade é que carro parado é uma dor de cabeça...

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por Almeidão » 17 Out 2020, 17:15

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, se vc acha que a sua bateria aguenta a semana toda, dispensa até essas partidas diárias. Esse funcionamento "na garagem" é a bem dizer, todo na fase fria do motor - a fase que mais sofre desgaste. Por isso que o funcionamento por poucos minutos ou pouca quilometragem e desligado sem ter se aquecido plenamente se enquadra em uso severo.

Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...


Quando você liga o carro se pudesse cortar a descarga no meio você iria perceber que com 3 minutos pinga agua ali, muita água e esta agua da condensação natural não chega sair 100% pela descarga e nem deu tempo de queimar porque o carro nçao saiu, ai você desliga o carro e fica uma pequena poça em toda a descarga e por este motivo a descarga do seu carro durará metade do tempo que deveria durar. Comento sobre a descarga, imagina o motor que na lenta não tem 100% da lubrificação que tem um carro em movimento.

Verdade Almeidão, sempre percebo a água na descarga mesmo, mas não deixo apenas na lenta, depois de uns minutos seguro ele acelerado até umas 2.000 RPM por um minuto pelo menos, a temperatura ás vezes chega nos 80, mas não é sempre que ela se eleva assim. A verdade é que carro parado é uma dor de cabeça...


Quanto eu viajo, sempre fico 15 dias fora e deixo o carro em um estacionamento próximo ao aeroporto, sem a pandemia faço isto em média 4 a 5 vezes por ano. Desligo os dois cabos da bateria e ainda deixo a chave 10 ali em cima dela, chego de viagem, carro trancado na chave apesar de ser estacionamento, abro ele, conecto os cabos e ele liga na primeira. Mesmo sendo bateria nova eu faço isto, o trabalho depois de ajustar o relógio é divertido kakakakak.
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por Júnior Borges » 20 Out 2020, 09:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
Eu achava que fazia vantagem funcionando todo dia, por conta da lubrificação. Então na verdade é pior fazer o que eu faço de funcionar um pouco todo dia? Eu sempre deixo a temperatura subir um pouco, daí desligo, mas ultimamente tenho feito dia sim, dia não esse esquema. Minha bateria não está aquelas coisas, é uma Bosch, mas de 2017, já estava no carro quando peguei, acho que se deixar de funcionar ela vai arriar...


Quando você liga o carro se pudesse cortar a descarga no meio você iria perceber que com 3 minutos pinga agua ali, muita água e esta agua da condensação natural não chega sair 100% pela descarga e nem deu tempo de queimar porque o carro nçao saiu, ai você desliga o carro e fica uma pequena poça em toda a descarga e por este motivo a descarga do seu carro durará metade do tempo que deveria durar. Comento sobre a descarga, imagina o motor que na lenta não tem 100% da lubrificação que tem um carro em movimento.

Verdade Almeidão, sempre percebo a água na descarga mesmo, mas não deixo apenas na lenta, depois de uns minutos seguro ele acelerado até umas 2.000 RPM por um minuto pelo menos, a temperatura ás vezes chega nos 80, mas não é sempre que ela se eleva assim. A verdade é que carro parado é uma dor de cabeça...


Quanto eu viajo, sempre fico 15 dias fora e deixo o carro em um estacionamento próximo ao aeroporto, sem a pandemia faço isto em média 4 a 5 vezes por ano. Desligo os dois cabos da bateria e ainda deixo a chave 10 ali em cima dela, chego de viagem, carro trancado na chave apesar de ser estacionamento, abro ele, conecto os cabos e ele liga na primeira. Mesmo sendo bateria nova eu faço isto, o trabalho depois de ajustar o relógio é divertido kakakakak.

Pois é Almeidão, acho que vou fazer isso, desligar o cabo da bateria e funcionar uma vez por semana, pois o carro está ficando parado, quase não tenho usado, só para ir no mercado ou algo assim, e bem de vez em quando.

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