O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 20 Set 2022, 10:33

Troquei uns tuchos no meu carro, são todos originais novos, este carro tem um som metalico quando quente e detequetei com estetoscópio que o som vem do lado do fundo do motor somente em marcha lenta quando quente, olhando de frente seria o lado direito e nada do lado esquerdo e nada nos mancais, as folgas dos alojamentos dos tuchos não seria suficiente para complicar e não faz nunca quando frio, Suponho que seja problemas na bomba de óleo e é somente suposição. De qualquer manera fiz um video de como trocar os tuchos dele com segurança e acrescentando algo mais como limpar tampa de oleo, apertos de velas etc. Possivelmente eu trocarei a bomba de óleo, mas não estou ainda com esta corage.

https://www.youtube.com/watch?v=dp_4u975nnY
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 20 Set 2022, 13:40

vi uma materia de aditivos , radiadores e corroção a um tempo ,não lembro aonde que vi e comentaba algo interesante e ingenhero comentaba sobre a corroção do cabeçote e explicaba que muita vezes a corroção e causada por não purgar o ar do sistema de arrefecimento , segundo a explicação o ar se aloja na parte superior do no caso o cabeçote e cuando esquenta a agua fica cuase fervendo la (a agua ferve a 90graus ) e fica bobulhando la no cabeote e iso e o que causa a maioria da corroção nos cabeçotes aquele borbulhar vai criando microporos no material por serem feitos de ligas blandas (ligas de aluminho ) e mesmo colocando aditivo de cualidade se não for bem feito pode corroer o cabeçote .
a junta do carter do cambio do meu carro e de papelão , troque a cuatro anos e coloque so comgraxa nela ,para quem não sabe se coloca graxa para que fique impermeavel e cubra microfisurinhas ou riscaos se tem riscos fundos ou marcas so com cola mesmo cuando falo micro risquinhos comparo com as marcas que uma fresadora deixa em um cabeçote plainado .

asisti o video meu amigo e so gera mais duvidas vc ja troco eses tuchos umas treis vez e com os dois cabeçotes o barulhoe estaba la , se fose bomba de oleo ruim o virabrequim ja teria sentido iso ele é o primeiro a ser lubrificado pela bomba e so depois o oleo sobe para o cabeçote .
o cuarto cilindro continua carbonizando na cabeça do pistão? lembro que so ele carbonizaba e é o mais perto do barulho tenta ouvir mais perto da camisa posivel ou na base do cabeçotef vc ez uma geral nos dois cabeçotes coloco comando tuchos balancim e escoras novas original , cuando desmonto vc olho as camisas ? noto se a do cuarto cilindro tinha alguma marca

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Set 2022, 15:10

chirola escreveu:Fuente del Mensaje vi uma materia de aditivos , radiadores e corroção a um tempo ,não lembro aonde que vi e comentaba algo interesante e ingenhero comentaba sobre a corroção do cabeçote e explicaba que muita vezes a corroção e causada por não purgar o ar do sistema de arrefecimento , segundo a explicação o ar se aloja na parte superior do no caso o cabeçote e cuando esquenta a agua fica cuase fervendo la (a agua ferve a 90graus ) e fica bobulhando la no cabeote e iso e o que causa a maioria da corroção nos cabeçotes aquele borbulhar vai criando microporos no material por serem feitos de ligas blandas (ligas de aluminho ) e mesmo colocando aditivo de cualidade se não for bem feito pode corroer o cabeçote .
a junta do carter do cambio do meu carro e de papelão , troque a cuatro anos e coloque so comgraxa nela ,para quem não sabe se coloca graxa para que fique impermeavel e cubra microfisurinhas ou riscaos se tem riscos fundos ou marcas so com cola mesmo cuando falo micro risquinhos comparo com as marcas que uma fresadora deixa em um cabeçote plainado .

asisti o video meu amigo e so gera mais duvidas vc ja troco eses tuchos umas treis vez e com os dois cabeçotes o barulhoe estaba la , se fose bomba de oleo ruim o virabrequim ja teria sentido iso ele é o primeiro a ser lubrificado pela bomba e so depois o oleo sobe para o cabeçote .
o cuarto cilindro continua carbonizando na cabeça do pistão? lembro que so ele carbonizaba e é o mais perto do barulho tenta ouvir mais perto da camisa posivel ou na base do cabeçotef vc ez uma geral nos dois cabeçotes coloco comando tuchos balancim e escoras novas original , cuando desmonto vc olho as camisas ? noto se a do cuarto cilindro tinha alguma marca

Sem marcas nas camisas, sem fumaça ou fuligem na descarga, e sem folga nos mancais do comando, as camisas ainda com brunimento e molha muito pouco as beiradas dos pistões e olhando com a camera agora estçao iguais, era no primeiro mais forte porém pelas valvulas. Não bate nada embaixo, somente no comando quando quente e marcha lenta na ponta direita bem claro com estetoscópio. Possa ser que esteja bom de oleo, mas não o suficiente para manter os tuchos finais carregados quando o oleo esquenta. Pensei em rocar a mola da bomba, já tenho ela original ou aumentar a pressão. Mas é um trabalho tão grande para tirar esta mola no Vectra, que eu prefiro trocar a bomba de oleo,

Busquei em outros videos meus e percebi que tinha o ruído e eu por ter eliminado vários ruídos não quis aceitar que tinha algo mais, porem voce sabe, sempre fica um e com o tempo vamos vendo, Neste mesmo video que fiz, ao rodar o comando fica claro que todos tem oleo, mas considerando uns 160 mil km neste motor funcionando todos os dias que acho que a bomba pode ser o problema e poderá aumentar este problema com o tempo.

Tudo isto é suposição porque a parte embaixo não bate realmente nada, talvez eu meça a pressão dele, mas acho tão chato desmontar um monte de coisa para conectar este medidor que até me desanimo a fazer.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 20 Set 2022, 16:16

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tudo isto é suposição porque a parte embaixo não bate realmente nada, talvez eu meça a pressão dele, mas acho tão chato desmontar um monte de coisa para conectar este medidor que até me desanimo a fazer.

cuando medi a preção da bomba de oleo no meu carro coloque o manimetro no lugar da cebolinha .
ja sofri com comando de chevette que te o mesmo sistema de balancim so que sem tuchos hidraulicos e ate o angulo que fica posicionado o balancim pode facer barulho da uma olhada na cabeça do tucho que vc tiro se tem alguma marca de desgaste no chevete tinha um balancim que não encostaba cetinho na cabeça do tucho e dava um pouco de barulho . como que o buraco do balancim era um pouco maior do que a cabeça do tucho e dava uma danzadinha a cada giro do motor .
sei que vc troco tudo mais vc em os tuchos que tiro na mão , sinceramente ja to ficando sem ideias kakakakak, pega algum balancim velho e ve se o acople com o tucho que tiro é perfeito ou fica algumafolguinha que posa justificar o barulho , pergunte da camisa e pistão para descartar posivel batida de saia ou de pino de pistão mais vc fala que é bem claro na parte de cima então descarto

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Set 2022, 17:29

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tudo isto é suposição porque a parte embaixo não bate realmente nada, talvez eu meça a pressão dele, mas acho tão chato desmontar um monte de coisa para conectar este medidor que até me desanimo a fazer.

cuando medi a preção da bomba de oleo no meu carro coloque o manimetro no lugar da cebolinha .
ja sofri com comando de chevette que te o mesmo sistema de balancim so que sem tuchos hidraulicos e ate o angulo que fica posicionado o balancim pode facer barulho da uma olhada na cabeça do tucho que vc tiro se tem alguma marca de desgaste no chevete tinha um balancim que não encostaba cetinho na cabeça do tucho e dava um pouco de barulho . como que o buraco do balancim era um pouco maior do que a cabeça do tucho e dava uma danzadinha a cada giro do motor .
sei que vc troco tudo mais vc em os tuchos que tiro na mão , sinceramente ja to ficando sem ideias kakakakak, pega algum balancim velho e ve se o acople com o tucho que tiro é perfeito ou fica algumafolguinha que posa justificar o barulho , pergunte da camisa e pistão para descartar posivel batida de saia ou de pino de pistão mais vc fala que é bem claro na parte de cima então descarto

É Chirola, quando agente cuida do carro com manutenção frequente e aparece umas surpresas assim, realmente complica muito kakakakka
Eu também pensei sobre estes tuchos e mesmo batendo e sentindo do lado direito, pensei a possibilidade de tirar os 4 também da esquerda e ainda não fiz, mas farei e já pensei nesta possibilidade e lhe mostrarei algo no tucho novo que tirei, e mesmo assim olhei bem o balancim e não achei nada diferente neles.

Olha este video que fiz e apresenta bem em cima do tucho e é visivel dando pausa entre 10 a 17 segundos, mas no balancim não tem nada e observei isto e abri outra vez e ali como ele gira parece que não trabalha 100% cheio e como ele é novo não sei se estas marcas seriam certas neles.

https://www.youtube.com/watch?v=KhTJIioIu0I
Imagem

jm_vectra99
Member
Member
Nome Completo: __
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI

por jm_vectra99 » 20 Set 2022, 21:19

Sim estava lendo o manual e diz lá oleo mineral SAE 80RTL p engrenagem helicoidal
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:37, em um total de 1 vez.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 21 Set 2022, 00:46

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Pra colocar oleo posso fazer pelo bujao do respiro? ou ali na lateral prox a homocinetica já da o nivel certo dele?

Eu coloco pela cebolinha da re vai direto no Carter, na minha caixa tem oleo 80,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Set 2022, 08:35

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Sim estava lendo o manual e diz lá oleo mineral SAE 80RTL p engrenagem helicoidal na coloração vermelha (ACDELCO 93257390) ou equivalente Ipiranga Isafluido 556, mas isso naquela epóca né... melhor ir atualizado de sintetico mesmo! seria este aqui?
cod 94728699
SAE 75W85
R$118 /litro
Pra colocar oleo posso fazer pelo bujao do respiro? ou ali na lateral prox a homocinetica já da o nivel certo dele?

Sobre o aditivo fiquei preucupado agora... sempre vi falarem bem dessa marca inclusive um mecanico amigo meu de longa data... qual voce recomenda?
Como ainda nao troquei a valv termostatica posso aproveitar e ja trocar o aditivo quando for fazer...

Sim, o oleo atual sintético é muito bom e ele é colocadao como você comenta e ao chegar ali estará no nível. Sobre a cebolina da ré eu nunca pensei nisto, mas dá certo também, porém ali por cima é melhor tirar o suspiro da caixa, é mais fácil e fica em cima do trambulador.

Sobre o Aditivo eu só conheço um depois de passar por vários, uns deixavam pelotas nas saidas das mangueiras, então eu tive pelotas verdes, pelotas azuis, pelotas rosadas e dois radiadores foram pro saco e um deles com 6 meses de uso, tem um que é igual ao HULK, este é o pior deles. Sobre os que os mecanicos usam? bem eles colocam no seu carro e quando dá ruim você volta e eles dizem assim:
-Você quem quis colocar aditivo eu sempre disse que o aditivo estraga o sistema.

Eu só uso o Havoline Extended life concentrado, 3 litros e coloco agua da torneira há 20 anos no mesmo carro, recente mexi no cabeçote e ele estava íntegro por onde passa a agua. Bem diferente de quem troca de carro todo ano e a temperatura é igual em todos estes ano em um carro que sai da garagem todos os dias pra trabalhar.
Dá uma olhada ai no video, talvez te ajude e eu troco também a termostatica e mangueira superior sem érder uma gota de agua ou aditivo do Vectra.

https://www.youtube.com/watch?v=oQSe_Kt-x-E
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Set 2022, 08:53

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Pra colocar oleo posso fazer pelo bujao do respiro? ou ali na lateral prox a homocinetica já da o nivel certo dele?

Eu coloco pela cebolinha da re vai direto no Carter, na minha caixa tem oleo 80,

Chirola, sobre a bomba de óleo, eu ainda sou bem leigo sobre o desgaste desta peça apçesar de co hecer o funconamento que até certo ponto é simples.
Ontem um mecanico aqui da empresa disse que pra ser a bomba teria que acender a luz, mas eu quase que concordo com ele, mas não 100% e o meu pensamento é simples, isto no meu carro seria algo comum na maioria dos motores onde o proprietário nem está ai desde que esteja funcionando, bem diferente de mim ou de muitos outros que aqui conhecemos. Então eu penso que há um desgaste natural, a luz ainda não acende, mas algo me diz que ela quer acender kakakakkak
Eu não acredito que uma bomba de óleo é boa e do nada estraga, ela vai perdendo a força até dar um BO completo e eu estou vendo esta força indo embora antes deste BO e que muitos não perceberia isto. Será que estou certo?
Lógico que o motor tem suas folgas e junto com a bomba enfraquecida pode ser que aconteça isto.

É uma suposição, nada mais.
Imagem

jm_vectra99
Member
Member

por jm_vectra99 » 21 Set 2022, 12:05

Chirola, a cebolinha da re seria aquele conector na frente, prox ao cabo atuador embreagem?
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:38, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Set 2022, 13:01

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Chirola, a cebolinha da re seria aquele conector na frente, prox ao cabo atuador embreagem?

Esse 80 que esta usando e o Isafluido 556?

Almeidao, o procedimento correto pelo que entendi seria tirar o carter pra esvaziar tudo, nova junta ou silicone ali blza, ai abro aquele plug prox homocinetica e adiciono oleo (pelo respiro ou cebolinha re) ate escorrer ali no plug homocinetica pra ficar no nivel certo, mas o carro tem que estar nivelado com o solo pra nao dar diferenca

Ai vai em torno de 1.5-1.8L?

Sobre oleo sintetico, tenho um amigo que mora no exterior e esta com um hyundai elantra ano 2001 manual, ele nao achou oleo cambio pro carro dele, disse que foi em concessionaria e pesquisou bastante e foi indicado oleo pra cambio manual da nissan 75w85 sintetico pois tinha as mesmas homologacoes da hyundai. Ele disse que cambios manuais antigos tem um material que reage usando oleos com aditivos que nao estao homologados pra ele.

Achei interessante compartilhar, vi no mercado livre tem varios oleos nessa medida sinteticos de outras montadoras, ate motul e petronas, será que no fim é tudo igual? ficaria bom no vectra?

Sobre o aditivo realmente os carros que usei ele vendi em 2 ou 3 anos e nunca cheguei a abrir pra olhar la como estava... no reservatorio fica limpo e aquele famoso teste com bombril no copo dagua tbm fica sem ferrugem limpinho, mas ali no copo a agua esta parada sem os cliclos de temperatura né... vou atras desse havoline.

Outra coisa pessoal, o meu carro vazou bastante agua (uns 400ml) em cima do cambio quando frio... fui ver é na saida do reservatorio (mangueira que vai pro tubo dagua) esta com aquelas presilhas de pressao originais gm ainda, pq sera que acontece isso? Pensando se troco a mangueira ou coloco abracadeira normal de aperto mesmo.

Abraçadeiras normais nunca, a elástica é infinitamente melhor e o que veda é a mangueira e não o arrocho da abraçadeira que tem risco de deformar o tubo.

Sobre o sitético GM eu pesquisei antes de usar no meu 97, ai veio a conclusão que a caixa era mesma usada na época que eu troquei o meu, então só fiz bem para o carro. Olhando na internet um óleo bom sintético custa mais caro ou diferença pouca do original. A pergunta é: Porque então não usar um original? Lembro que sanbendo comprar direto da GM você consegue ótimos descontos com pagamento avista.

A caixa é 1,8L, Se voce quiser mandar os 200ML da sobra pra eu fazer uma análise, é só confirmar kakakakakkak

Sim, precisa soltar o carte da caixa de marcha, acho que sçao 10 parafusos, tem umas com 8, confira a sua antes de comprar a junta caso for comprar uma. Eu não comprei, usei silicone na minha e está perfeito até hoje e pode usar em junta também usando somente silicone, mas a caixa perde uns milimetros cubico.
Silicone Loctite 598, não use outro sem conhecer. A junta de papelão usada pelo Chirola com graxa fica 100% perfeito também e toma cuidado nos apertos dos parafusos.

Sobre o aditivo é isto que comento, tem a informação do vendedor que precisa cumprir a meta, tem a informação do mecanico que ganha a comissão na auto peças, tem várias outras informações pela internet que voce vê colocar e não sabe mais sobre o carro e tem o idióta do Almeidão que tem um carro 20 anos usando um aditivo caro que mantem a linha limpa we temperatura até hoje e por ser bom faz propaganda de graça. Havoline Extende Life Concentrado, nunca usei e nunca usarei o diluido que é vidro preto.
Sobre o reservatório, TODOS ELES MANTEM O RESERVATÓRIO IMPECÁVEL, igual fotos de PIZZAS NOS MENUS.

O teste to bombril, bem só lembrando que todos aditivos passam neste teste, niguem abre um motor e diz qual aditivo ele usava e se tiver marrom tipo barro no cabeçote, eles vão comentar que usou agua errada, esqueceram de benzer o radiador etc.

E la vai outro video, olha no inicio dele, somente no início e onde passou a agua no cabeçote, pelo menos por 10 anos e com certeza umas 3 trocas do aditivo que eu uso.

https://www.youtube.com/watch?v=5CMsfEMisxY
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 21 Set 2022, 14:07

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Chirola, a cebolinha da re seria aquele conector na frente, prox ao cabo atuador embreagem?

oi sim , na parte de superior tem o respiro e na parte da frente da caixa tem o plug da cebolinha de re eu costume tirar a cebolinha e colocar oloe pelo furo dela , tem que colocar um funil e completar aos poucos demora um pouco em decer o oleo e se colocar muito de uma vez não dece rapido e acaba vazando pra fora .

o oleo que coloque no meu carro era um motul sae80 de garrafa preta jafaz um tempo , ac delco não tem mais oleo sae 80 so tem multiviscoso .
olhando o manual do vectra 99\00 que tem postado aqui no forum na parte de manutenção encotre esta informação.
Óleo sintético para caixa de
mudanças SAE 75W/85W para
engrenagem helicoidal coloração
vermelha ACDelco
imagino que a partir de 2000 o oleo indicado e o de cima ,
no manual do meu carro fala sae80
e sim tem vez que atualizar não e a melhor opção o carro masi antigos tem folgas diferentes dos atuais e as ligas na fabricação sõ outras , vc ve os pistão modernos temtratamentos anti-atrito o que facilita a lubrificação da camisa ja os antigos não , os oleos antigos tem mais fosforo para proteger contra o desgaste os mais modernos temmais detergentes , se colocar oleo moderno em um motor antigo corre o risco de sofrir desgaste prematuro a pelicula dos oleos sinteticos mais modernos é mais fina e funciona se o motor esta preparado para iso o que seu amigo falo da especificação do oleo esta correto .

foi este oleo que coloque na minha caixa
Imagem

da uma olhada se tever o manual asim coloca o oleo especificado

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 21 Set 2022, 14:13

as abraçadeiras que tem no meu carro ainda são as elasticas de fabrica , e nunca trocaria por abraçadeiras comumse tever as elasticas as de parafuso elas não apertam em toda sua superficie por igual sempre na parte do parafuso aperta mais o que acaba criando fatiga no cano , ja as elasticas apertam o justo por igual em toda sua superficie

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Set 2022, 14:30

Eu tambpem relutei muito antes de colocar o sintético novo, pesquisei muito e com o chefe da mecanica aqui da GM que tinha na época uns 30 anos de GM. O mesmo me disse para eu não usar o sintético ainda no motor do meu carro porque na época não tinha ele certeza sobre o funcionamento, porem que em todas as caixas GM antiga ou nova já era usado este óleo e sem problema e indicado pela Chevrolet. Só depois desta conversa eu usei ele e se deixar um mecanico colocar ele mete simplesmente o famoso OLEO DE CAIXA, que por sinal a maioria é 90 sem importar o que tem la dentro. Vou confirmar no meu manual e volto aqui, mas acho que o meu é 75W85, mas este óleo mudou minha caixa pra melhor e eu já usava trambulador de cabos. também tem bem mais de 10 anos e eu acho que tenho ainda guardado os 200 ML.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 21 Set 2022, 15:31

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu tambpem relutei muito antes de colocar o sintético novo, pesquisei muito e com o chefe da mecanica aqui da GM que tinha na época uns 30 anos de GM

sim mais vc estudo o asunto e converso compessoas entendidas que ja tinham testado a larga escala , tem gente que simplesmente pega e coloca o que na sua cabeça acha melhor sem se informar antes , ja vi gente tirar oleo 20w50 mineral do motor e colocar 5w30 sem trocar sequer o filtro e tirar o resto do carter e ja é sabido que misturar oleos pode criar borras no motor não e errado mudar o oleo mais deve ser feitoda forma correta tambem imagino que colocar oleo 75w85 na caixa de marchas não vai perjudicar por manter a mesma viscocidade mais tem que facer da forma correta , retirar o oleo velho limpar bem o carter da caixa e deixar escorrer o oleo velho , e depois fechar e colocar oleo novo .

vi o video do tucho que vc comento e tem realmente umas marcas mais brilhosas na cabeça dele , teria que ver como ele acopla em um balancim , como comente antes no chevette dependendo do balancin e o tucho mudaba o angulo do balancin e acababa gerando um desgaste erado ja sofri com o comando do chevette que tem o mesmo sistema do vectra , iso foi resolvido com os balancim roletados que ja trabalham com folga cuase cero .
acho que vc deve ter as peças que tiro do carro compara om tucho dos velhos com os novos para ver se asenta da mesma forma o balancin , acho cuase imposivel l os dois cabeçote ter folga no mesmo alojamento de tucho .
vejo que vc é asim como eu , cuando sisma vai ate achar o porque do barulho kakakakakak

jm_vectra99
Member
Member

por jm_vectra99 » 21 Set 2022, 15:40

o meu é o F18
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:39, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Set 2022, 15:43

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu tambpem relutei muito antes de colocar o sintético novo, pesquisei muito e com o chefe da mecanica aqui da GM que tinha na época uns 30 anos de GM

sim mais vc estudo o asunto e converso compessoas entendidas que ja tinham testado a larga escala , tem gente que simplesmente pega e coloca o que na sua cabeça acha melhor sem se informar antes , ja vi gente tirar oleo 20w50 mineral do motor e colocar 5w30 sem trocar sequer o filtro e tirar o resto do carter e ja é sabido que misturar oleos pode criar borras no motor não e errado mudar o oleo mais deve ser feitoda forma correta tambem imagino que colocar oleo 75w85 na caixa de marchas não vai perjudicar por manter a mesma viscocidade mais tem que facer da forma correta , retirar o oleo velho limpar bem o carter da caixa e deixar escorrer o oleo velho , e depois fechar e colocar oleo novo .

vi o video do tucho que vc comento e tem realmente umas marcas mais brilhosas na cabeça dele , teria que ver como ele acopla em um balancim , como comente antes no chevette dependendo do balancin e o tucho mudaba o angulo do balancin e acababa gerando um desgaste erado ja sofri com o comando do chevette que tem o mesmo sistema do vectra , iso foi resolvido com os balancim roletados que ja trabalham com folga cuase cero .
acho que vc deve ter as peças que tiro do carro compara om tucho dos velhos com os novos para ver se asenta da mesma forma o balancin , acho cuase imposivel l os dois cabeçote ter folga no mesmo alojamento de tucho .
vejo que vc é asim como eu , cuando sisma vai ate achar o porque do barulho kakakakakak

Com certeza ou eu acho o problema ou confirmo que o problema não tem jeito kakakka. Os antigos não tem as marcas, mas percebi que nçao tem o mesmo brilho. Tem alguns passos a serem verificados, tipo trocar o filtro de óleo e para cumprir os 5 mil km ainda falta 1.700, mas dará para tentar olhar o pescador com a camera, ou seja vou martelar bastante ainda até concluir que é algo que tem solução ou não. Mas é um motor novo ao ligar ele frio e envelhece rápido ao esquentar kakakkaka.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Set 2022, 15:50

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Esse e o que consta no manual do meu 99/00
Imagem
Imagem

Cambio dele é o F18 cod 90522000

Abriu uma autozone aqui perto de casa, eles tem todo tipo de oleo lá vou passar mais tarde e verificar, gosto de olhar não marca/modelo mas sim o fabricante/cnpj atras da embalagem, de onde vem... e as homologacoes (problema e ter tempo de ficar comparando item por item) mas se encontrar algum desses que vcs citaram faço comparação pra ver se vem tudo do mesmo “saco” ou nao hehe, se achar o original acdelco ja pego ali mesmo. Vou aproveitar e ver se acho o aditivo havoline tbm.

Sobre a mangueira acho que vou por presilha de aperto mesmo por hora pra ver se resolve... o reservatorio e novo e nao achei essa mangueira aqui mas a minha esta boa ainda, estranho ter tido esse vazamento so depois de frio...

Vou trocar o filtro e bomba de combustivel tbm, tirei aqui pra ver e esta todo sujo o tanque e bomba original ainda nao da nem pra ler o cod dela mais, fui cotar e recomendaram a do flex, procede? A padrao 3bar.

Valeu pessoal, depois de tudo feito e so curtir a nave, gostando demais do carro.

Vazamento é só depois de frio mesmo, quando quente vaza o vapor e seca. Reservatório novo as vezes não sendo original nunca tem o tubo igual ou mesma rigidez, olha na emenda do tubo que tem uma linha, se tiver em alto relevo a dica é lixar ali para vedar com segurança. Carro se acha vazamento vigiando ele quente e quando está um certo tempo frio que aparece.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 21 Set 2022, 16:04

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Vou trocar o filtro e bomba de combustivel tbm, tirei aqui pra ver e esta todo sujo o tanque e bomba original ainda nao da nem pra ler o cod dela mais, fui cotar e recomendaram a do flex, procede? A padrao 3bar.

a do flex e a mesma bomba , 90% das bombas são de 3 bar , no meu carro tem uma marelli a mais de 3 anos e não incomoda troque em uma viagem e no interior pedi bomba para o vectra , o vendedor respondeu que não tinha kakakak pedi uma para um corsa mesmo que na verdade é a mesma bomba (falando do refil da bomba e não do copo )

oleo ac delco sae80 esta discontinuado ,pela informação que comento almeidão nas concesionarias ja é utilizado para cambio de oleo de caixa o 75w85 e testado a larga escala não tera problemas se colocar ele .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Com certeza ou eu acho o problema ou confirmo que o problema não tem jeito kakakka. Os antigos não tem as marcas, mas percebi que nçao tem o mesmo brilho.

bem extranho esas marcas , tambem gosto de achar o porque das coisas , porque sim e uma resposta para criança de 5 anos kakakakakakak.
e mais em mecanica que tem poucas variaveis e as folgas mudam centecimos se tem barulho que não deveria é porque tem algo que não esta certo ou não encaixa ou não respeita as folgas ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Set 2022, 16:45

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Vou trocar o filtro e bomba de combustivel tbm, tirei aqui pra ver e esta todo sujo o tanque e bomba original ainda nao da nem pra ler o cod dela mais, fui cotar e recomendaram a do flex, procede? A padrao 3bar.

a do flex e a mesma bomba , 90% das bombas são de 3 bar , no meu carro tem uma marelli a mais de 3 anos e não incomoda troque em uma viagem e no interior pedi bomba para o vectra , o vendedor respondeu que não tinha kakakak pedi uma para um corsa mesmo que na verdade é a mesma bomba (falando do refil da bomba e não do copo )

oleo ac delco sae80 esta discontinuado ,pela informação que comento almeidão nas concesionarias ja é utilizado para cambio de oleo de caixa o 75w85 e testado a larga escala não tera problemas se colocar ele .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Com certeza ou eu acho o problema ou confirmo que o problema não tem jeito kakakka. Os antigos não tem as marcas, mas percebi que nçao tem o mesmo brilho.

bem extranho esas marcas , tambem gosto de achar o porque das coisas , porque sim e uma resposta para criança de 5 anos kakakakakakak.
e mais em mecanica que tem poucas variaveis e as folgas mudam centecimos se tem barulho que não deveria é porque tem algo que não esta certo ou não encaixa ou não respeita as folgas ,

Meu manual é igual este e o oleo de caixa aqui diz ser 1,85, ou seja tudo igual mesmo. Esta bomba Magneti Marelli é boa e antes destes monte de marcas qua surgiram ela e Bosch dominava o mercado. Sobre o refil, o que muda é que uns vem com pré filtro, outros vem com a mangueira, no fim todos são iguais e dão perfeitamente no Vectra. A ultima que coloquei comprei completa porque o refil era quase o mesmo preço e comprei na bosch com 3 bars, acho que somente carros com 6 ou 8 cilindros que devem ser mais.
O pré filtro sujo é um problema e o filtro também, aliás nos pedem a trocar o filtro a cada 10 mil km, eu troco com 15 mil. E se montar invertido corre o risco do filtro se soltar dentro do alojamento dele e começar a passar gasolina direto.
Imagem

1382 mensagens