por Almeidão »
22 Set 2025, 08:46
HORA DE CHECAR O COMANDO NOVO, andei 20 anos usando oleo mineral e bastou andar um ano com o semi sintético e estraguei ele. O grande problema dos carros que usam tuchos hidráulicos é que o comando vai gastanto e os tuchos compensando e só vamos ver o problema quando for tarde demais, que isto sirva de alerta, afinal ninguem fica abrindo motor para examinar desgastes.
Este que troquei e usando oleo 15W40 SL mineral Top Turbo Petrobrás mostra que está perfeito, isto não quer dizer que o 20W50 da Havoline seja ruim era ele que eu usava antes e por 20 anos manteve pelo menos o comando perfeito e ao mexer no motor e colocar ele outra vez percebi um ruido que mudou pra pior, coloquei 300ML de bardahl piorou mais ainda e ai começou a minha luta para um 15W40 e tinha que ser mineral e cheguei no Top Turbo 15W40 SL e acho que fiz uma boa escolha. estou usando 300 ML de Bardhal B12 plus com ele, na proxima troca testarei ele puro se der ruim meto o Bardahl depois.
Estou fazendo um video sobre isto e comparando o ruído do motor na lenta com a mudança.
https://www.youtube.com/shorts/BjmAIKCxN_4