Há um pouco mais de 1 ano atrás iniciei minhas buscas por um Vectra, um sonho que vinha desde de criança. Logo neste começo, reencontrei depois de muito tempo, um amigo de infância meu, que havia acabado de comprar um Vectra exatamente da forma como eu imaginava o meu: modelo GLS 2002 Preto Lizst com motor 2.2 8V e câmbio F23. Um exemplar com pouco mais de 100 mil km rodados, que pertenceu à Polícia Federal, um dos únicos ou se não o único da frota. Extremamente íntegro, com ótima mecânica, interior sem detalhes e com marcas do uso policial. Foi o pontapé inicial para eu me envolver mais com o carro e me interessar por ele. Vamos à saga!
O primeiro pretendente foi um modelo Expression 2002 Cinza Nobre, com motor 2.2 8V e câmbio F23, porém, estava em busca de um carro íntegro e original, o que não era o caso. Os bancos haviam sido trocados por tecidos de couro sintético, além de o painel ter sido alterado para o encaixe de uma tela multimídia (desconsiderando os milhares de problemas elétricos que o carro tinha).
No mesmo dia, dei uma olhada já no segundo pretendente, um modelo GL 2000 Azul Darsena, também com motor 2.2 8V, porém com câmbio F18. Apesar de ser um exemplar bem íntegro, ainda não era o que eu queria. Por se tratar da versão GL, obviamente era um carro básico, sem conta-giros, apenas com o relógio digital no painel, sem retrovisores elétricos, forração das portas simples, e também com a mesma alteração no painel, para o encaixe de uma central multimídia.
O em maio de 2024, o terceiro pretendente surgiu, um modelo CD 1999 Branco Mahler, motor 2.0 16V e câmbio F18. Logo de cara já não me pareceu um carro promissor, estava com as molas cortadas, o que deixou ele um pouco mais baixo e diversos detalhes na lataria. O interior inteiro em couro, com os bancos já bem detonados e rachados pelo uso. Na companhia de um amigo mecânico, percebemos um certo barulho estranho vindo do cofre, algo batendo. Foi apenas mais um motivo para desistir deste e pular para o próximo.
Um tempo depois, chegou a vez do quarto pretendente: um modelo GLS 1998 Azul Enseada, motor 2.2 8V, câmbio F18. Por mais que estivesse muito conservado por fora, tinha sido recém pintado, o interior já estava bem complicado de se defender. Bancos rasgados com as famosas capas para disfarçar, painel ressecado e rachado devido ao sol, e havia um sério problema no câmbio, onde era extremamente difícil de engatar as marchas. Também não me agradou.
O quinto pretendente: um modelo GLS 2000 Prata Escuna, motor 2.2 8V e câmbio F23. Apesar de ser um carro íntegro, mais uma vez, rebaixado com as molas cortadas. Apesar de ter a mecânica que eu buscava de preferência, era um carro já bastante mexido, com sistema de som instalado com usina, rodas R17 com pneus de perfil baixo, bem distante do que eu procurava.
O sexto pretendente apareceu poucos dias depois, outro modelo Expression 2002, desta vez também na cor Prata Escuna, motor 2.2 8V e câmbio F23. Mas, nem sempre aquilo que vemos nas fotos é o que realmente parece. O carro estava bem diferente, com outras rodas (R15 do Astra GSi pintadas de preto), bancos rasgados, o tampão do porta-malas infelizmente cortado para instalação de som e mais outros diversos detalhes.
O sétimo e último pretendente: um modelo GLS 2000 Cinza Pontal, motor 2.2 8V e câmbio F18. Um carro muito íntegro, com uma interna impecável, porém, com freios a tambor na traseira, sem faróis de milha e rodas R15 da Scorro. Pertencia a um mecânico, o que já me deu certa confiança para comprar. Depois de alguns dias de negociação, finalmente fechamos negócio e o carro passou a ser meu.
Enfim comprado, só me faltava me restava aproveitar o carro e me divertir. Quem diria, o meu primeiro carro ser um Vectra? Porém, foi uma diversão que durou cerca de 20 dias. Na minha primeira viagem com o carro (uma cidade a cerca de 40 km de distância), uma das bielas infelizmente quebrou e destruiu o motor completamente por dentro. Como havia comprado o carro à vista, não tinha dinheiro para consertar, o que me obrigou a deixar o carro por diversos meses parado.
5 meses depois, após muita dor de cabeça tentando encontrar peças novas (minha falta de conhecimento na área colaborou um pouco para esta demora), finalmente consegui consertar ele e colocar o bichão para andar novamente! Desde então, venho realizando mais algumas manutenções que já precisavam ter sido feitas antes (já que o carro aparentemente só era usado, quase nada foi revisado ou teve manutenção feita corretamente).
Minha ideia agora é deixá-lo no padrão original de fábrica, com algumas alterações do meu gosto, claro, coisa que pouco a pouco estarei fazendo e irei mostrando aqui.
Agradeço a todos que leram até aqui, espero poder compartilhar mais histórias deste carro que ultimamente vem me dando muita alegria!
Fiquem com algumas fotos dele!




