O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)LSK Garage by Lucas Silva
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

5 mensagens   •   Página 1 de 1
LuskaSRS
Member
Member
Nome Completo: Lucas Silva Ribeiro de Souza
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000

LSK Garage by Lucas Silva

por LuskaSRS » 24 Set 2025, 13:28

Boa tarde a todos!

Há um pouco mais de 1 ano atrás iniciei minhas buscas por um Vectra, um sonho que vinha desde de criança. Logo neste começo, reencontrei depois de muito tempo, um amigo de infância meu, que havia acabado de comprar um Vectra exatamente da forma como eu imaginava o meu: modelo GLS 2002 Preto Lizst com motor 2.2 8V e câmbio F23. Um exemplar com pouco mais de 100 mil km rodados, que pertenceu à Polícia Federal, um dos únicos ou se não o único da frota. Extremamente íntegro, com ótima mecânica, interior sem detalhes e com marcas do uso policial. Foi o pontapé inicial para eu me envolver mais com o carro e me interessar por ele. Vamos à saga!

O primeiro pretendente foi um modelo Expression 2002 Cinza Nobre, com motor 2.2 8V e câmbio F23, porém, estava em busca de um carro íntegro e original, o que não era o caso. Os bancos haviam sido trocados por tecidos de couro sintético, além de o painel ter sido alterado para o encaixe de uma tela multimídia (desconsiderando os milhares de problemas elétricos que o carro tinha).

No mesmo dia, dei uma olhada já no segundo pretendente, um modelo GL 2000 Azul Darsena, também com motor 2.2 8V, porém com câmbio F18. Apesar de ser um exemplar bem íntegro, ainda não era o que eu queria. Por se tratar da versão GL, obviamente era um carro básico, sem conta-giros, apenas com o relógio digital no painel, sem retrovisores elétricos, forração das portas simples, e também com a mesma alteração no painel, para o encaixe de uma central multimídia.

O em maio de 2024, o terceiro pretendente surgiu, um modelo CD 1999 Branco Mahler, motor 2.0 16V e câmbio F18. Logo de cara já não me pareceu um carro promissor, estava com as molas cortadas, o que deixou ele um pouco mais baixo e diversos detalhes na lataria. O interior inteiro em couro, com os bancos já bem detonados e rachados pelo uso. Na companhia de um amigo mecânico, percebemos um certo barulho estranho vindo do cofre, algo batendo. Foi apenas mais um motivo para desistir deste e pular para o próximo.

Um tempo depois, chegou a vez do quarto pretendente: um modelo GLS 1998 Azul Enseada, motor 2.2 8V, câmbio F18. Por mais que estivesse muito conservado por fora, tinha sido recém pintado, o interior já estava bem complicado de se defender. Bancos rasgados com as famosas capas para disfarçar, painel ressecado e rachado devido ao sol, e havia um sério problema no câmbio, onde era extremamente difícil de engatar as marchas. Também não me agradou.

O quinto pretendente: um modelo GLS 2000 Prata Escuna, motor 2.2 8V e câmbio F23. Apesar de ser um carro íntegro, mais uma vez, rebaixado com as molas cortadas. Apesar de ter a mecânica que eu buscava de preferência, era um carro já bastante mexido, com sistema de som instalado com usina, rodas R17 com pneus de perfil baixo, bem distante do que eu procurava.

O sexto pretendente apareceu poucos dias depois, outro modelo Expression 2002, desta vez também na cor Prata Escuna, motor 2.2 8V e câmbio F23. Mas, nem sempre aquilo que vemos nas fotos é o que realmente parece. O carro estava bem diferente, com outras rodas (R15 do Astra GSi pintadas de preto), bancos rasgados, o tampão do porta-malas infelizmente cortado para instalação de som e mais outros diversos detalhes.

O sétimo e último pretendente: um modelo GLS 2000 Cinza Pontal, motor 2.2 8V e câmbio F18. Um carro muito íntegro, com uma interna impecável, porém, com freios a tambor na traseira, sem faróis de milha e rodas R15 da Scorro. Pertencia a um mecânico, o que já me deu certa confiança para comprar. Depois de alguns dias de negociação, finalmente fechamos negócio e o carro passou a ser meu.

Enfim comprado, só me faltava me restava aproveitar o carro e me divertir. Quem diria, o meu primeiro carro ser um Vectra? Porém, foi uma diversão que durou cerca de 20 dias. Na minha primeira viagem com o carro (uma cidade a cerca de 40 km de distância), uma das bielas infelizmente quebrou e destruiu o motor completamente por dentro. Como havia comprado o carro à vista, não tinha dinheiro para consertar, o que me obrigou a deixar o carro por diversos meses parado.

5 meses depois, após muita dor de cabeça tentando encontrar peças novas (minha falta de conhecimento na área colaborou um pouco para esta demora), finalmente consegui consertar ele e colocar o bichão para andar novamente! Desde então, venho realizando mais algumas manutenções que já precisavam ter sido feitas antes (já que o carro aparentemente só era usado, quase nada foi revisado ou teve manutenção feita corretamente).

Minha ideia agora é deixá-lo no padrão original de fábrica, com algumas alterações do meu gosto, claro, coisa que pouco a pouco estarei fazendo e irei mostrando aqui.

Agradeço a todos que leram até aqui, espero poder compartilhar mais histórias deste carro que ultimamente vem me dando muita alegria!

Fiquem com algumas fotos dele!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Lucas Silva (Luska)
- '00 Chevrolet Vectra GLS 2.2 8v

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 24 Set 2025, 18:57

LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje 5 meses depois, após muita dor de cabeça tentando encontrar peças novas (minha falta de conhecimento na área colaborou um pouco para esta demora), finalmente consegui consertar ele e colocar o bichão para andar novamente! Desde então, venho realizando mais algumas manutenções que já precisavam ter sido feitas antes (já que o carro aparentemente só era usado, quase nada foi revisado ou teve manutenção feita corretamente).

o carro e bonito mesmo , o do motor quebrar foi azar mesmo , meu carro tambem quebro viela mais não foi uma foi duas logo kakakakakak
e ja vi astra tambem entortar viela , eu pessoalmente acho mais facil trocar um motor do que ter que arrumar lataria e pintura e que fique bom .
no meu carro troquei logo o motor so fico os coletor e cabeçote do original , e olha que o carro estava com a manutenção em dia , realmente levei azar tambem , na epoca do covid o carro ficou muito tempo parado mesmo e tomei kakakaakka.
legal que vc arrumo e esta curtindo .
a os poucos vai arrumando as coisas que vc gosta , por exemplo farol de milha não e dificil de instalar , ou ate freio a disco na traseira e bem facil de adaptar mais vou faar para vc que o mais caro do vectra hoje em dia não é ummotor e sim acabamentos externos e internos que não ta facil de achar e pelo que vi nas fotos o carro esta bem cuidado parabens tomara vc curta muito o carro e goste dele , o vectra e top e tem uma puta conforto para um carro de essa epoca ate na verção basica ja era um baita carro .

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 25 Set 2025, 10:46

Uma postagem digna dos tempos de outrora neste fórum!!!! Há tempos não via uma assim... eu curto demais esses relatos com textões (vide meus tópicos)!

Com paciência vamos acertando as coisas - desde a compra até à manutenção. Seu relato exemplifica a dificuldade que é encontrar um Vectra decente para adquirir. Os bons sobreviventes são poucos e quando estão à venda, já é com preço da raridade e paixão. Para muitos fica inviável e torna-se uma compra não racional.

Conte com a gente para o que estiver ao nosso alcance e vai mostrando as atualizações!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 25 Set 2025, 13:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
LuskaSRS escreveu:Fuente del Mensaje 5 meses depois, após muita dor de cabeça tentando encontrar peças novas (minha falta de conhecimento na área colaborou um pouco para esta demora), finalmente consegui consertar ele e colocar o bichão para andar novamente! Desde então, venho realizando mais algumas manutenções que já precisavam ter sido feitas antes (já que o carro aparentemente só era usado, quase nada foi revisado ou teve manutenção feita corretamente).

o carro e bonito mesmo , o do motor quebrar foi azar mesmo , meu carro tambem quebro viela mais não foi uma foi duas logo kakakakakak
e ja vi astra tambem entortar viela , eu pessoalmente acho mais facil trocar um motor do que ter que arrumar lataria e pintura e que fique bom .
no meu carro troquei logo o motor so fico os coletor e cabeçote do original , e olha que o carro estava com a manutenção em dia , realmente levei azar tambem , na epoca do covid o carro ficou muito tempo parado mesmo e tomei kakakaakka.
a os poucos vai arrumando as coisas que vc gosta , por exemplo farol de milha não e dificil de instalar , ou ate freio a disco na traseira e bem facil de adaptar mais vou faar para vc que o mais caro do vectra hoje em dia não é ummotor e sim acabamentos externos e internos que não ta facil de achar e pelo que vi nas fotos o carro esta bem cuidado parabens tomara vc curta muito o carro e goste dele , o vectra e top e tem uma puta conforto para um carro de essa epoca ate na verção basica ja era um baita carro .

Esses azares pode aparecer e apesar de não ser nada bom, mas no fim tiramos de letra, agora veja este caso recente de um que mora 80Km da minha cidade, Vectra 2.2 8V 99 quebrou o comando, levou pro mecanico e não conforme com o que viu pediu pra fazer o motor e colocou, virabrequim novo, pistões e aneis e um cabeçote. Montou o motor e o carro aquecia demais, niguem dava jeito e tinha um funcionamento com ruidos estranhos. Ele não satisfeito comprou um radiador tubo expanido achando que iria melhorar e lógico piorou. Ele entrou em contato com um mecanico na capital Vitória,ES e da ciade dele até lá algo de 100 km cologou em um guincho e assim o carro foi e o mecanico tirou o cabeçote fora e de imediato viu os pistões virado (eu tenho estas fotos) crente que tinha achado o problema desmontou tudo, levou pra retifica, colocou outros pistões e mandou o video com carro funcionando e comentou que não tinha encontrado o problema da alta temperatura (tenho isto em video também) No mínimo ele deveria ver que o radiador estava errado por ser um mecanico de nome e disse que mandaria o carro de volta desistindo de tentar resolver e pelo menos nem cobrou a mão de obra. Neste momento o proprietário me achou e queria enviar o carro pra mim e eu disse que não tinha tempo de ver, mas ajudaria ela por WhatsApp e foi a primeira coisa que perguntei se o radiador era brasado e ele contou a história que não, mas estava aquecendo mesmo quando era. Eu perguntei se estava com a termostática e ele disse que sim, mas tinha tirado e tinha ficado igual e ele voltou com ela. Matei a charada ai mesmo, inverteram as duas mangueiras, a do ar quente com o retorno da termostática, pedi a foto e não deu outra, estavam invertidas.
No sábado passado dia 20 ele colocou um radiador novo Visconde RV12570, acertou as duas mangueiras e o carro ficou perfeito.

Esta suinagem de inverter os pistões só acontece invertendo as bielas também, sinceramente não sei nem como ele funcionou sem estragar mais peças, mas é algo raro de um mecanico errar e foi feito aqui na minha cidade em uma retífica. Porem estas duas mangueiras ali atras ninguem acerta por saber, se deu certo pra um foi pura sorte na montagem em escolher sem conhecimento uma certa no local certo e a outra não dará errado porque a maioria não sabe que esta peça tem dois tubos juntos, porem em caminhos diferentes. Fiz outro video explicando melhor esta peça e logo postarei pra ver se o pessoal para de errar.

Talvez este relato ajuda o ânimo do LuskaSRS a não ficar tão triste com o acontecimento no carro dele, porque o prejuizo do cara foi mais de 20 mil, tudo porque quebrou o comando de válvula. Com certeza quem gasta isto fica com um carro invendível

A resposta se ele vai receber algo da retífica pelo erro. NÃO.
Imagem

LuskaSRS
Member
Member
Nome Completo: Lucas Silva Ribeiro de Souza
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por LuskaSRS » 26 Set 2025, 15:33

Muito obrigado, meu amigo! Acho que a questão que mais me decepcionou foi o fato deste carro ter passado pela mão de um mecânico e vir a dar este problema justo comigo... mas, as coisas infelizmente acontecem! Hahahahahaha!

No meu caso, o estrago foi tão grande, que acabou entortando os mancais, fazendo um buraco gigante no bloco, o virabrequim ficou travado com os pedaços da biela que ficaram presos, então minha opção foi comprar outro motor de outro Vectra e substituir. Consegui encontrar um 2.2 8V quase 100% STD, o que me permitiu retificar ele inteiro sem dor de cabeça. Mas agora o carro está tomando forma aos poucos, foi um prejuízo bem grande, mas valeu a pena cada centavo gasto, pois é um carro que me surpreende a cada dia.

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Uma postagem digna dos tempos de outrora neste fórum!!!! Há tempos não via uma assim... eu curto demais esses relatos com textões (vide meus tópicos)!

Com paciência vamos acertando as coisas - desde a compra até à manutenção. Seu relato exemplifica a dificuldade que é encontrar um Vectra decente para adquirir. Os bons sobreviventes são poucos e quando estão à venda, já é com preço da raridade e paixão. Para muitos fica inviável e torna-se uma compra não racional.

Conte com a gente para o que estiver ao nosso alcance e vai mostrando as atualizações!

É uma história bem longa mas que vale a pena ser contada, meu amigo!

E como é difícil encontrar um Vectra íntegro! Moro no interior, na divisa entre os estados de MG/SP, e é extremamente difícil encontrar um. Os modelos B1 são bem comuns, mas extremamente surrados e que levariam muito tempo e dinheiro para serem recuperados. O que costumamos fazer por aqui é buscar carros distantes, já que se tornam mais fáceis de encontrar em bom estado.

Com certeza irei tirar diversas dúvidas aqui ainda, pode ter certeza disso. E irei postando as atualizações que eu for fazendo nele aos poucos. Ontem mesmo chegaram as rodas originais R14 que comprei pra ele, espero conseguir comprar os pneus e instalar elas ainda este ano!

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Esses azares pode aparecer e apesar de não ser nada bom, mas no fim tiramos de letra, agora veja este caso recente de um que mora 80Km da minha cidade, Vectra 2.2 8V 99 quebrou o comando, levou pro mecanico e não conforme com o que viu pediu pra fazer o motor e colocou, virabrequim novo, pistões e aneis e um cabeçote. Montou o motor e o carro aquecia demais, niguem dava jeito e tinha um funcionamento com ruidos estranhos. Ele não satisfeito comprou um radiador tubo expanido achando que iria melhorar e lógico piorou. Ele entrou em contato com um mecanico na capital Vitória,ES e da ciade dele até lá algo de 100 km cologou em um guincho e assim o carro foi e o mecanico tirou o cabeçote fora e de imediato viu os pistões virado (eu tenho estas fotos) crente que tinha achado o problema desmontou tudo, levou pra retifica, colocou outros pistões e mandou o video com carro funcionando e comentou que não tinha encontrado o problema da alta temperatura (tenho isto em video também) No mínimo ele deveria ver que o radiador estava errado por ser um mecanico de nome e disse que mandaria o carro de volta desistindo de tentar resolver e pelo menos nem cobrou a mão de obra. Neste momento o proprietário me achou e queria enviar o carro pra mim e eu disse que não tinha tempo de ver, mas ajudaria ela por WhatsApp e foi a primeira coisa que perguntei se o radiador era brasado e ele contou a história que não, mas estava aquecendo mesmo quando era. Eu perguntei se estava com a termostática e ele disse que sim, mas tinha tirado e tinha ficado igual e ele voltou com ela. Matei a charada ai mesmo, inverteram as duas mangueiras, a do ar quente com o retorno da termostática, pedi a foto e não deu outra, estavam invertidas.
No sábado passado dia 20 ele colocou um radiador novo Visconde RV12570, acertou as duas mangueiras e o carro ficou perfeito.

Esta suinagem de inverter os pistões só acontece invertendo as bielas também, sinceramente não sei nem como ele funcionou sem estragar mais peças, mas é algo raro de um mecanico errar e foi feito aqui na minha cidade em uma retífica. Porem estas duas mangueiras ali atras ninguem acerta por saber, se deu certo pra um foi pura sorte na montagem em escolher sem conhecimento uma certa no local certo e a outra não dará errado porque a maioria não sabe que esta peça tem dois tubos juntos, porem em caminhos diferentes. Fiz outro video explicando melhor esta peça e logo postarei pra ver se o pessoal para de errar.

Talvez este relato ajuda o ânimo do LuskaSRS a não ficar tão triste com o acontecimento no carro dele, porque o prejuizo do cara foi mais de 20 mil, tudo porque quebrou o comando de válvula. Com certeza quem gasta isto fica com um carro invendível

A resposta se ele vai receber algo da retífica pelo erro. NÃO.

Com muito custo consegui achar outro motor para colocar nele. Depois de comprado já, percebi que o bloco tinha um início de trincado na parte inferior, então tive que desembolsar mais uma boa grana para fazer um serviço de qualidade nele e ter confiança nele. Mas agora, em questões de mecânica, está impecável, já fiz algumas viagens com ele, não decepciona na estrada!
Lucas Silva (Luska)
- '00 Chevrolet Vectra GLS 2.2 8v

5 mensagens   •   Página 1 de 1