NandovianaGTX escreveu:Fuente del Mensaje Olá, bom dia.
Estou pesquisando para turbinar meu vectra Gt-x 2008/2009
ele ja tem uma lista de upgrades:
Cabeçote roletado
Coletor de plástico do astra e vectra 140cv
Polia regulável
Bomba de óleo 2.2 16v
Cambio Ônix 1.4 6 marchas
discos de freio 345mm (mercedes C55 AMG)
intake 3"
Tbi marea 2.4
Pistões 16v
Ai já dei uma pesquisadas em kit turbos para iniciar, vou rodar com 0,5 de pressão.
qual bomba de combustível utilizo? a original do vectra só com o dosador do kit turbo da conta dessa potencia?
os bicos vou utilizar os green 42lbs/h da bosch.
acho que da uns 200cv né?
a taxa de compressão não sei como está, acho que ainda assim um pouco alta...
Almeidão escreveu:Fuente del MensajeNandovianaGTX escreveu:Fuente del Mensaje Olá, bom dia.
ele ja tem uma lista de upgrades:
Cabeçote roletado
Coletor de plástico do astra e vectra 140cv
Polia regulável
Bomba de óleo 2.2 16v
Cambio Ônix 1.4 6 marchas
discos de freio 345mm (mercedes C55 AMG)
intake 3"
Tbi marea 2.4
Pistões 16v
Ai já dei uma pesquisadas em kit turbos para iniciar, vou rodar com 0,5 de pressão.
qual bomba de combustível utilizo? a original do vectra só com o dosador do kit turbo da conta dessa potencia?
os bicos vou utilizar os green 42lbs/h da bosch.
acho que da uns 200cv né?
a taxa de compressão não sei como está, acho que ainda assim um pouco alta...
A asa voce vai colocar de qual avião? kakakakkakak. Queres Voar??
Sobre a bomba eu não sei lhe informar, mas procure se enterar com sistema de arrefecimento, muitos fazem esta mudança e esquecem o Radiador, comento isto porque vejo que você preparou o carro para parar também, algo que muitos esquecem. Uma curiosidade que vi esta semana e não me interei do assunto, meu sobrinho tem um Up turbo e ele tem duas bomba d'água e lógico o intercooler.
A ideia do cambio do Onix achei muito interessante, na verdade este cambio para mim chegou meio tarde, se fosse há mais tempo eu iria colocar no meio velho 97.
NandovianaGTX escreveu:Fuente del Mensaje Estou pesquisando para turbinar meu vectra Gt-x 2008/2009
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje eu acredito que os freios dele já são os mesmos do Vectra CD, pois GT/X usa cubos de 5 furos que sempre vieram com discos 280mm
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje esse cambio do Onix não fica subdimensionado para o Vectra, ainda mais um com preparação?
chirola escreveu:Fuente del MensajeNandovianaGTX escreveu:Fuente del Mensaje Estou pesquisando para turbinar meu vectra Gt-x 2008/2009
estaba lendo a sua postagem e twm coisas que sim e tem coisas que e so pra bonito
1- cabeçote roletado para 0,5 de pressão ou ate para mais pressão sei não , pensa que os cabeçotes com tuchos hidraulicos tendem a flutuar valvuas em alta rotação o que não e bom e mais com pressão no coletor empujando as valvulas .
2- o carro vai ser turbo não faz diferença o coletor eu procuraria um de aluminio ou ate algum especifico para o modelo vai ser mais seguro e fica ate mais bonito .
3- polia regulavel so se for acertar o carro no dinamometro , se não for assim pode deixar a original mesmo a polia regulavel e para tirar ate a ultima gota de potença do comando e turbina mais se não acertar no dino e dificil ver se tiro por exemplo 2 cavalos a mais mexendo no ponto do comando .
4- bomba de oleo tem que ver qual modelo vai usar , lembra que o vectra 2.4 tem compensador de massa e o pescador é diferente , um e redondo e o outro modelo o encaixe do pescador e quadrado , cheka isso antes de comprar algo que não vai poder adaptar .
5- este é um ponto muito importante aonde muitos confundem as coisas , eu não colocaria os freios da mercedes , os freios do vectra dão conta de frear e ate tem freio de sobra , se esta a fim de um UP de freio pode procurar os freios (pinça e discos ) do modelo cd 97\2006 e falo pra vc que vai sobrar freio .
freio maior não freia sempre mais , o freio segura a roda e freia o movimento mais o seu carro faz contato no chao com os pneus e se a roda trava a 180 km\h falo pra vc que não tem freio que faza parar o carro so vai arrastando igual sabonete ate parar mais por sorte do que por freio , pode colocar uns pneus toyo ou pneus bom e vai frear mais do que colocando freio grande . se seu carro tem abs e aroda trava essa roda vai ficar freando e soltando ate parar o carro e a freada pode ate piorar , os freios do cd dos noventa falo pra vc que segura o rochao facil ate uns 180\200 km\h tranquilo .não vai na emoção o carro tem que ser bom e seguro um freio que ao pissar arrasta as rodas ou faz o abs atuar asimque pisa no pedal não e o mais seguro .
5- pistão aguenta traquilo 200 cavalos mesmo os do 8V se esta bemacertada a mstura o real problema da familia 2 da GM são as vielas pode trocar viela ou vai se incomodar ,não procura vielas para 1500 cavalos , as vielas para muita cavalaria podem ser mais pesadas e ter mais masa , procura algo normal por exemplo vielas para 500 cavalos ja esta com uma folga boa .
6- a preção da bomba esta relacionada diretamente com a vazão dos bicos e preção do turbo ,por exemplo a bomba tem que mandar gasolina soficiente para manter os bicos MAIS tem que manter a pressão da linha , por exemplo o vectra em alta roda com 3 bar de preção de bomba de gasolina se vc coloca 0,5 bar de pressão de turbo a bomba tem que compensar a contrapressão do coletor , então vai ter que colocar 3 bar original mais 0,5 bar de pressão de gasolina para obter os 3 bar por causa da contrapressão se entende ?
7- os bicos e são calculados pela potencia que vc quer atingir , por exemplo x potencia usa X quantidade de gasolina e assim calcula o caudal dos bicos , pode ir no site da fueltech oficial que la tem a calculadora de bicos , vc coloca potencia estimada , quantidade de cilindros a mais alguns parametros e a calculadora da o tamanho dos bicos , lembra que sempre tem que ter um 20% de folga pra mais , e muito dificil acertar um carro com bicos muito grandes para a potencia que vai ter .
aTBI eu colocaria uma do vectra 2.4 e estaria sobrando , lembra que umatbi muito grandee ruim para andar no dia a dia e vai dar aceleradas brutas e não progresivas , cano de de 3 polegadas na admição para so 0,5 de pressão e exagerado , se colocar um cano muito superdimencionado a turbina não vai conseguir enxer ele na rotação correta e vai fazer falta uma turbina grande de mais para conseguir enxer e ter a mesma potencia que um turbo pequeno bem dimencionado .
resumo rapido e facil de entender .
um kit turbo , bicos , vielas e um bom acerto ta bom de mais para 200 cavalos rodaria tranquilo forte e seguro .
quer um UP pra melhorar , gasta em um intercooler mesmo pequeno vai fazer que seu motor dure mais , tem duvidas olha por exemplo um audi a3 turbo e o tamanho de cano de presurização , tamanho de intercooler etc e vai ver que não e tudo grandão .
a pergunta é vai ficar com a ECU original ou vai colocar uma programavel?
a ideia e legal mais tem que fazer certinho para não se incomodar , lembra que um vectra bem chipado consegue seus 160 cavalos original sem mexer em nada
a taxa de compressão vai depender se vai rodar no etanol ou na gasolina .
lembra que a descarga tem que ser ajustada tambem , por exemplo catalizador em carro mexido acho que não rola kakakakakakkaka
um bom coletor ajuda pracas .
boa sorte com o projeto ficamos a espera do andamento , a mensagem não e para criticar nada so para vc ter uma ideia geral do panorama e decidir melhor as escolhas e no que vale mais a pena investir no inicio e não ficar muito tempo com o carro parado gastando em coisas que não faz falta ou coisas que podem parecer boas ou melhores mais podem ter efeito contrario na pratica
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Chirola, eu acredito que os freios dele já são os mesmos do Vectra CD, pois GT/X usa cubos de 5 furos que sempre vieram com discos 280mm. Talvez uma pastilha especial e discos frisados sejam em bom UP (lembro de uns membros das antigas que fizeram esses upgrades e ficaram bem satisfeitos - e no conjunto de 4 furos ainda, que tem os discos um pouco menores).
Mas vai aqui uma pergunta de leigo: esse cambio do Onix não fica subdimensionado para o Vectra, ainda mais um com preparação? Já andei lendo um pouco (nada muito profundo/técnico) sobre adaptar uma caixa de 6 marchas no Astra, alguns comentando não confiarem na do Onix mas recomendarem usar do Cobalt ou Cruze, que tem motores com litragem e torque maiores, se aproximando mais do Astra e Vectra.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 203 visitantes