O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoChips de Potência e Consumo
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

87 mensagens
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Chips de Potência e Consumo

por chirola » 11 Out 2025, 14:15

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje espero não receber outro balde de água fria igual ao Catch can hehehehehe

vc compro outro balde de agua com gelo? akakakkakak
o catch can ele so guarda oleo dentro e é um saco ficar limpando ele ,se um caneco de 50 reais solucionasse o vapor de oleo as montadores tinham montado nos carros de serie a muito tempo ate porque e mais barato um caneco de plastico ou aluminio do que as valvulas pcv mais mangueiras e furos e bicos para ligar as mangueiras .
dochip sei não pode ate ter algo mais o vectra fabricado no brasil tem um problema que poucos vem e é o mesmo problema dos scanner o vectra com ECU motronic os scanners e programas no geral são feitos para ODB-2 e o vectra mesmo com a tomada ODB ele não tem o protocolo ODB-2 e não e compativel o vectra usa o protocolo k-line (ISO 9141-2) e por isso a maioria dos scanners não consegue comunicar com o modulo , a diferença é que odb-2 utiliza a linea CAN para comunicação por essa linea passa toda a informação da ecu e do carro , na K-line utiliza outros pines na tomada utiliza a linea-L para conetar e a linea K para comunicação a linea K manda pulsos (em programação utiliza binarios (0 e 1 ) e manda uma informação de cada vez , ODB-2 é universal , linea_K da epoca do vectra não , ate tem codigos de error genericos mais muita informação e exclusiva do fabricante os honda dos anos 90muitos tem o mesmo problema por isso quando vc coloca um jumper nos pins da tomada a luz da injeção do painel pulsa mostrando o codigo de error isso e o que o scanner pega para mostrar os errores por isso a maioria dos chip mesmo que sejam ou não algo real ou funcional não pegam no vectra .
quando se compra um scanner para usar no vectra tem que ver se ele pode ler o protocolo k-line (ISO 9141-2) para que funcione e por isso a maioria compra um sem saber isso e leva balde de agua fria

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 12 Out 2025, 10:27

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje espero não receber outro balde de água fria igual ao Catch can hehehehehe

vc compro outro balde de agua com gelo? akakakkakak
o catch can ele so guarda oleo dentro e é um saco ficar limpando ele ,se um caneco de 50 reais solucionasse o vapor de oleo as montadores tinham montado nos carros de serie a muito tempo ate porque e mais barato um caneco de plastico ou aluminio do que as valvulas pcv mais mangueiras e furos e bicos para ligar as mangueiras .
dochip sei não pode ate ter algo mais o vectra fabricado no brasil tem um problema que poucos vem e é o mesmo problema dos scanner o vectra com ECU motronic os scanners e programas no geral são feitos para ODB-2 e o vectra mesmo com a tomada ODB ele não tem o protocolo ODB-2 e não e compativel o vectra usa o protocolo k-line (ISO 9141-2) e por isso a maioria dos scanners não consegue comunicar com o modulo , a diferença é que odb-2 utiliza a linea CAN para comunicação por essa linea passa toda a informação da ecu e do carro , na K-line utiliza outros pines na tomada utiliza a linea-L para conetar e a linea K para comunicação a linea K manda pulsos (em programação utiliza binarios (0 e 1 ) e manda uma informação de cada vez , ODB-2 é universal , linea_K da epoca do vectra não , ate tem codigos de error genericos mais muita informação e exclusiva do fabricante os honda dos anos 90muitos tem o mesmo problema por isso quando vc coloca um jumper nos pins da tomada a luz da injeção do painel pulsa mostrando o codigo de error isso e o que o scanner pega para mostrar os errores por isso a maioria dos chip mesmo que sejam ou não algo real ou funcional não pegam no vectra .
quando se compra um scanner para usar no vectra tem que ver se ele pode ler o protocolo k-line (ISO 9141-2) para que funcione e por isso a maioria compra um sem saber isso e leva balde de agua fria

Sobre o Catch quando o motor é perfeito nem oleo vai para a lata, o meu não vai ou não ia, mas o vapor vai para dentro do motor até onde ele é mais frio e é exatamente dentro da TBI e ali vira óleo. Um carro que suja a TBi por fora antes da borboleta vai funcionar porque desta forma o catch can capitará o óleo vai esconder esta sujeira, mas não esconde de mim porque sujará por dentro pelo vapor.
O Chip pode funcionar por mudança do ponto ajustando a central para o uso excessivo do alcool na gasolina que são 33%, não demorará muito não vamos ter alcool na gasolina e sim gasolina no alcool. Sim, uma central mais nova pode ser programada por um scaner, a minha não tem jeito, vamos ver, coloquei ele ontem vou andar um pouco e nem sei se tenho como testar com certeza nestes dias porque já vou viajar outra vez dia 24 e voltarei 15 de novembro.
De imediato a diferença imensa que senti, foi uma dor no joelho terrivel por ficar ali esticado mexendo na central, limpador de parabrisas etc. Tenho que operar este danado kakkakak
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Out 2025, 10:14

Chip colocado já andei mais de 100%, realmente altera a potencia porque o carro ganha um pouco mais de ponto e este avanço melhora a queima, a marcha lenta tem uma leve alteração para melhor mostrando que o combustivel está sendo melhor distribuído. Falta testar economia e o que eu consegui será passado em porcentagem em transitos misto, exatamente o percurso do meu trabalho de segunda a sexta onde varia de 30 a 40 km dependendo de onde vou almoçar, sendo que de rodovia mesmo são 12 Km e pela manhã mesmo na cidade o transito pe tranquilo.
Mas lembrem se aumentar a potencia ou tork de saida ou em retomadas, não quer dizer que teremos ganho de velocidade final.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 15 Out 2025, 11:57

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Chip colocado já andei mais de 100%, realmente altera a potencia porque o carro ganha um pouco mais de ponto

legal , o chip deve estar programado como vc fala para uma gasolina com o absurdo de etanol que tem hoje em dia , deve mudar mais coisa alen do ponto , deve mudar a curva do tps e o tempo e quantidade de etanol injetado , mais acredito que de uma economia sim e que o carro fique mais agil para sia a dia

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Out 2025, 14:03

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Chip colocado já andei mais de 100%, realmente altera a potencia porque o carro ganha um pouco mais de ponto

legal , o chip deve estar programado como vc fala para uma gasolina com o absurdo de etanol que tem hoje em dia , deve mudar mais coisa alen do ponto , deve mudar a curva do tps e o tempo e quantidade de etanol injetado , mais acredito que de uma economia sim e que o carro fique mais agil para sia a dia

Fica sim Chirola, bem mais ágil e mais silencioso também. Até sexta terei o resultado de consumo, acredito que fica de 10 a 20% e eu estou esperando 15 e se der 15% serão R$ 150,00 de economia em um mês, considerando a gasolina aqui onde moro que custa R$ 7,00 serão 21,42 litros menos por mês.
O Araoliveira escreveu isto ai pra trás e comentou sobre a economia de 15%: "Vão me chamar de louco, mas podem acreditar, funciona de verdade e super recomendo. Tô espantado com o carro, parece outro" Ele não está errado e é possivel sim a economia de 15% se for dirigir como dirigia antes, talvez até 20 e com certeza 10.

Logo postarei o video trocando o Chip.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Out 2025, 14:54

Antes de postar o video que deverá ser nos proximos dias apesar que eu vou viajar dia 24 talvez até poste neste dia. Mas confirmo que aqui no Brasil com 30% de alcool na gasolina o chip aumenta a potencia e ao dirigir como se dirigia antes com o chip original se consegue uma economia haté 15%, vai de 1 a 15 dependendo da forma de dirigir eu consegui 10% no primeiro teste e confirmarei nos proximos dias se estes 10% permanecerá. Eu dirijo todos os dias com este carro e se der 10% com certeza nos proximos 6 meses eu já pagarei ele com a economia feita. Não sei em outros paises onde a gasolina é mais pura que aqui como seria e neste caso sem testar não indicaria. Aqui no Brasil conforme acima é sim viável e só não confundir potencia com velocidade final. Potência é saida, força e retomada, velocidade final é outra conversa.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 17 Out 2025, 13:43

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não sei em outros paises onde a gasolina é mais pura que aqui como seria e neste caso sem testar não indicaria.

aqui na argentina a gasolina ja tem sua parte de etanol dependendo da bandeira do posto pode variar mais tem postos que declara 20% e ja vi posto declarando 30% nas bombas , o meu carro aceita bem um 30% o 2,0 16v ee tem uma taxa orignal ja é mais de 10:1 boa para essa mistura e depois de alguma plaina de cabeçote o carro fica bom com o etanol na gasolina

87 mensagens