Olá pessoal, sou um novo usuário aqui, venho tentar adicionar mais luz a esse
complexo tema, usei meu Vectra por quase 2 anos,
não tive problemas de
super aquecimento do motor nem com o
ar-condicionado.
É um
Vectra CD 1994, que peguei com 80 mil rodados, pois ficou anos parado.
Então tive um problema no câmbio automático, e a empresa que ficou responsável por arrumar, não conseguiu, me devolveu o veículo por umas duas vezes, e o mesmo voltava com o câmbio entrando em
modo emergência, após eu devolver o veículo para eles para garantia pela
terceira vez, eles me enrolaram e não me devolveram o veículo, e tive que brigar na justiça para pegar meu dinheiro de volta e o carro.
O câmbio continua entrando em
modo emergência, mas agora decidi resolver tudo, e acabei descobrindo que o sistema de arrefecimento esta
todo alterado, não sei se foi a empresa do câmbio ou se sempre esteve e eu simplesmente não tinha percebido.
Como
estava minha caixa de
relés e
fusíveis:

Originalmente o sistema de relés que fica no compartimento do motor tem
4 soquetes de relé:
Um preto que usa um soquete que tem 5 conexões, modelo 90191753 ou outro compatível.
Um azul que usa um soquete que tem 4 conexões, modelo 90244312 ou outro compatível.
Dois verdes que também usam um soquete que tem 4 conexões, modelo 90244312 ou outro compatível.

Também fui no site
oficial da
MTE Thomson, para obter os modelos oficiais dos sensores usados, e com isso obtemos os dois modelos originais:

Nosso carro usa os interruptores
741.88/83 e
767.95/120.
O
MTE 741,
fecha seu contato ao chegar na temperatura de
88º, e
abre novamente na temperatura de
83º.
O
MTE 767, é um pouco diferente, ele tem
três pinos,
1,
2 e
COMUM.
Os pinos
1 e
COMUM do
MTE 767, são
normalmente fechados (NF), quer dizer, já começam o jogo
conectados, mas quando líquido do arrefecimento atinge
120º, esses pinos
se abrem, dessa forma o compressor do ar condicionado
não recebe alimentação elétrica e
desativa, protegendo o mesmo em caso de super aquecimento do sistema de arrefecimento.
Já os pinos
2 e
COMUMdo
MTE 767, são
normalmente abertos (NA), e se
conectam quando a temperatura do líquido de arrefecimento chega em
95º, permitindo
ativação de uma nova capacidade de refrigeração.
Certo, com isso já temos os
relés que precisamos, os
sensores e como
teoricamente funciona, lembrando até aqui eu cheguei por
intuição e
testes de como funciona o sistema, existe
pouca informação clara e disponível sobre o tema, então nem tudo é totalmente comprovado.
Agora começa a briga de verdade, eu comprei um
caixa de fusível original com um pedaço do chicote intacto e que contém os quatro soquetes originais (preto, azul e verdes), e comparei com a ligação do meu carro.
Após
analisar,
retirar gambiarras, eu
cheguei no esquema onde o
primeiro estágio (88º) é ativado pelo
MTE 741, e ativa o eletroventilador do
condensador do ar condicionado, é um equipamento que em pico
inicial chega perto de 30 amperes, por isso é necessário usar um fusível dessa capacidade, esse eletroventilador é um pouco
barulhento, o que pode ser
atenuado se bem limpo, não achei tão
eficiente mas refrigerou bem, pois meu sistema de arrefecimento esta
limpo e com fluído de qualidade (anti fervura, corrosão e etc).
É importante salientar que usando esse
"meu esquema" que teoricamente é o
original, ao ligar o ar acondicionado, esse eletroventilador também deve ser
ativado, não consegui testar pois estou com algum problema no meu, deve ser falta de gás ou problema no pressostato, ainda vou verificar.
E o
segundo estágio (95º), é ativado quando o
MTE 767 fecha os contatos
2 e
COMUM, comutando o relé do
soquete azul e ativando o eletroventilador do
radiador, o qual é bem
mais forte e tem uma
eficiência maior, lembrando que nos
95º o
MTE 741 também estará
fechado, e com isso
ambos eletroventiladores (condensador A/C e radiador) ficam
ativos até a temperatura
reduzir desarmando o
MTE 767 e posteriormente o
MTE 741.
É
importante lembrar que, ao montar esse esquema, que para "
minha pessoa" seria o
original, o soquete preto fica "
morto", com sua única função sendo apenas comutar o
terra do
eletroventilador do
condensador do ar condicionado ao ligar o carro, fui atrás de entender isso, e pelo que eu entendi ele era necessário nos modelos mais
antigos onde o pressostato do ar condicionado era
mais simples com menos de 4 pinos, já em nosso carro com um sistema mais moderno esse relé ficou "
sobrando", mas no
meu caso e talvez no de
alguns colegas, vai ser muito
útil e vou explicar mais para
frente.
Segue o
esquema em
detalhes:

Bom, mas tive um outro problema, o eletroventilador do meu radiador, estava com o "
carvão" bem
gasto, não tive paciência de corrigir e no lugar de comprar um usado, eu decidi alterar o
motor e as
pás para um modelo diferente e coloquei o seguinte modelo
BAU100725.

Retirei o motor e as pás e adaptei na
moldura original, na primeira versão coloquei só o motor, mas depois por questões de fixação correta e também ganho de performance, coloquei também as pás, só tive um trabalho de ter que cortar as pás para caber na moldura original e também lixar.
Primeira versão:
Versão final:

Mas essa mudança
cobra um preço, esse motor
originalmente vem com um
resistor (
que pode ser removido), dessa forma o motor que originalmente teria apenas
uma velocidade, agora tem
duas, uma
reduzida e outra
bem forte, é
importante lembrar que ao retirar esse resistor, você pode imaginar que basta ligar diretamente o motor que ele vai funcionar,
tome cuidado com essa modificação, retirar o resistor desses motores faz que a sua partida "
a frio" exija uma potência
muito maior para iniciar sua rotação, e dessa forma você vai precisar mudar seu relé e em alguns casos o motor não consegue funcionar.
Essa resistência também pode quebrar, e exija a necessidade de ser trocada, existem modelos originais bem carinhos e modelos mais modestos, facilmente encontrados.
Bom, agora no
meu caso, e
talvez no de alguns de vocês que desejarem também seguir pelo mesmo caminho, é necessário
mudar um pouco o
esquema de montagem, para que possamos tirar proveito do novo motor e suas velocidades extras, por esse motivo, preparei um outro esquema, que ainda vou
iniciar os testes.
Primeira opção:1º estágio (MTE 741 - 88º): Eletroventilador condensador + Eletroventilador radiador velocidade 1
2º estágio (MTE 741 - 88º / MTE 767 - 95º): Eletroventilador condensador + Eletroventilador radiador velocidade 2
Ao ligar o A/C: Eletroventilador condensador apenas
Segunda opção:1º estágio (MTE 741 - 88º): Eletroventilador condensador + Eletroventilador radiador velocidade 1
2º estágio (MTE 741 - 88º / MTE 767 - 95º): Eletroventilador condensador + Eletroventilador radiador velocidade 2
Ao ligar o A/C: Eletroventilador condensador + Eletroventilador radiador velocidade 1
Observação: Essa
segunda opção, eu não validei muito, fiz agora
rapidamente de madrugada, se eu errei algo, foi por sono, depois eu arrumo.
Vou efetuar mais
testes e atualizo com
feedbacks.
Bom é isso galera, aqui foram quase
duas horas preparando essa resposta, mas espero que ajude vocês, vou concluir os
testes aqui, por favor se alguém tem alguma
sugestão/correção, por favor me avise.
Grande abraço.