O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Vectra GLS 99/00 2.2 8v, Cinza Pontal --JM
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

29 mensagens
  • 1
  • 2
jm_vectrab
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: JM
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Vectra GLS 99/00 2.2 8v, Cinza Pontal --JM

por jm_vectrab » 06 Jun 2026, 17:27

obrigado Ju_bueno! vou contatar ele, outra coisa q quero restaurar é esse painel, estava todo derretido ai removi, mas tenho a capa e lampadas, acredito q um painel novo e flat soldando ali resolva, vcs ja tiveram experiencia com isso? procurei uma vez no ML e nao encontrei mas vou pesquisar de novo, o meu parece ser o modelo simples q so mostra o relogio.
Imagem
Imagem

Almeidao, as buchas das bandejas dianteiras nao sao hidraulicas, vc diz as traseiras? essas estao feias mas nao tem folga, olhei esses dias aparentam ok ainda, é uma desculpa pra eu nao mexer com isso hahah deve ser uma luta pra trocar... lá tras tem amortecedores e molas novos, agora vou fazer toda dianteira e deixemos isso quieto rsrs

hoje um trampinho facil pra quem quiser fazer em casa, sangrar freios por gravidade, nao precisa nem tirar as rodas ou levantar, da pra fazer tudo por baixo apenas com uma chave 7mm, garrafinha dagua, seringa de farmacia e uma mangueira dessas, acho q 5mm, de combustivel.

pode usar uma seringa pra remover a maior parte do fluido no reservatorio, completar com fluido novo ate a boca, comece da roda mais longe do cilindro mestre e va trabalhando ate a mais prox que seria a dianteira do motorista --na maioria dos carros comecamos na tras dir, mas no caso do Vectra, como a linha vem via lado dir e se estende ate a roda tras esq, comecamos ali. resumindo >tras esq, tras dir, diant dir, diant esq.

o fluido desce devagar, demora uns 10-15min cada roda tras, as dianteiras vem mais rapido, mas se notou q parou de sair fluido sujo pode fechar e ir pra pox, é bem tranquilo.

se quiserem tirar o reservatorio pra lavar e ja trocar os retentores, so atentar nao mexer na linha da embreagem, desconecta ela e prende de lado apontando pra cima, se perder fluido ali pode dar ruim.

observacao esse metodo so funciona em carros sem ABS, se tem bomba ABS nao faça!

ja aproveitei e troquei o filtro de comb e um coxim do escape q se perdeu heheh
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

PS: ja vi mexanico so tirar o fluido do reservatorio e completar, nao sangra nas rodas. ai parece q ta tudo nov mas nao.. detalhe q vi isso dentro de concessionaria, lastima.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » Ontem, 16:24

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje obrigado Ju_bueno! vou contatar ele, outra coisa q quero restaurar é esse painel, estava todo derretido ai removi, mas tenho a capa e lampadas, acredito q um painel novo e flat soldando ali resolva, vcs ja tiveram experiencia com isso? procurei uma vez no ML e nao encontrei mas vou pesquisar de novo, o meu parece ser o modelo simples q so mostra o relogio.
Imagem
Imagem

Almeidao, as buchas das bandejas dianteiras nao sao hidraulicas, vc diz as traseiras? essas estao feias mas nao tem folga, olhei esses dias aparentam ok ainda, é uma desculpa pra eu nao mexer com isso hahah deve ser uma luta pra trocar... lá tras tem amortecedores e molas novos, agora vou fazer toda dianteira e deixemos isso quieto rsrs

hoje um trampinho facil pra quem quiser fazer em casa, sangrar freios por gravidade, nao precisa nem tirar as rodas ou levantar, da pra fazer tudo por baixo apenas com uma chave 7mm, garrafinha dagua, seringa de farmacia e uma mangueira dessas, acho q 5mm, de combustivel.

pode usar uma seringa pra remover a maior parte do fluido no reservatorio, completar com fluido novo ate a boca, comece da roda mais longe do cilindro mestre e va trabalhando ate a mais prox que seria a dianteira do motorista --na maioria dos carros comecamos na tras dir, mas no caso do Vectra, como a linha vem via lado dir e se estende ate a roda tras esq, comecamos ali. resumindo >tras esq, tras dir, diant dir, diant esq.

o fluido desce devagar, demora uns 10-15min cada roda tras, as dianteiras vem mais rapido, mas se notou q parou de sair fluido sujo pode fechar e ir pra pox, é bem tranquilo.

se quiserem tirar o reservatorio pra lavar e ja trocar os retentores, so atentar nao mexer na linha da embreagem, desconecta ela e prende de lado apontando pra cima, se perder fluido ali pode dar ruim.

Sobre o relógio, não estou certo que o seu seja só relogio pelo conector, acho que é um TID igual ao meu e a dica é mandar para Pouso Alegre, Repare Velocimetro, João Marcelo, no video sobre o meu e uma invenção que tive nele mostro o que fiz e o João é ferapara consertar, eu mandei o meu uma vez pra lá com a tela toda trincada e acongeceu de um dia para o outro e ele mandou ele perfeito, uns 15 anos depois começou a falhar e mandei outra vez e agora com a minha modificação. Na descrição em o whatsApp dele de trabalho

Veja como é uma bucha hidráulica, não tem nadade hidráulico.
https://www.youtube.com/watch?v=OhOOCghHNHM

observacao esse metodo so funciona em carros sem ABS, se tem bomba ABS nao faça!

ja aproveitei e troquei o filtro de comb e um coxim do escape q se perdeu heheh
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

PS: ja vi mexanico so tirar o fluido do reservatorio e completar, nao sangra nas rodas. ai parece q ta tudo nov mas nao.. detalhe q vi isso dentro de concessionaria, lastima.

Na verdade nem as buchas de trás são hidráulicas, são identicas ao um terminal de direção, veja abaixo como elas são. As das frente eu uso Axios. Sim nem tudo da Axio é bom, mas nem tudo é ruim.

Sobre a sangria eu não faria por gravidade, não dá certo, os canos das rodas dianteiras são quase da altura do reservatório e são conjugados em X, esquerda traseira com direita dianteira. A melhor sangria é feita em dois um pisa e outro solta e aperta o parafuso, mas tem uma forma de fazer sozinho, veja no video abaixo tambem, mas afirmo em dois é melhor e mais seguro.

Sobre as buchas hidráulicas que não são hidráulica mesmo. Verás também que na axios até a ferramenta fica difícil de entrar sem estragar algo. São péssimas, nada a ver com as que eles vendiam anos atrás. Sobre as medidas das buchas, o meu eixo que está errado
https://www.youtube.com/watch?v=OhOOCghHNHM
Sobre o relôgio, TID
https://www.youtube.com/watch?v=eBDGoA-ZYTY
Sangrar o Vectra sozinho, mesmo assim não é tão perfeito, melhora se vedar a rosca do parafuso de sangria. Bom mesmo é em dois, nem na máquina eu confio.
https://www.youtube.com/watch?v=j2kzF2Fxqeg
Imagem

jm_vectrab
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: JM
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por jm_vectrab » Hoje, 10:25

obrigado vou dar uma olhada nesse mid, tenho q desmontar a carcaca la no painel pra ver oq precisa de fato, lembro q era apenas a tela e o cabo flat mais o duro vai ser encontrar isso...

Sobre os freios pode ficar tranquilo q essa forma q passei é correta e funciona sim, muito bem por sinal, inclusive descrita em manuais de reparo. as sangrias nas pincas ficam abaixo do reservatorio nao tem como entrar ar.. segundo as leis de newton heheh. é so nao deixar faltar fluido no reservatorio e jamais pisar no pedal, com paciencia sai tudo perfeitamente.

na verdade eu acho ariscado esse modo q fez pisando, se essa valvula ou vedacao estiver ruim/falhar ele vai puxar ar na volta.. note q em 2 so se pisa quando esta fechada.

update umas fotos depois do banho no fds, "ela ta ajeitadinha" :wink:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

estou vasculhando meu arquivo de fotos, quando der posto algumas das viagens, infelizmente perdi todas do periodo em SC.. uma pena.

LuskaSRS
Member
Member
Nome Completo: Lucas Silva Ribeiro de Souza
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por LuskaSRS » Hoje, 12:20

Olha só se não temos um irmão do meu exemplar! Comecei a acompanhar o tópico agora, está de parabéns com as manutenções no seu carro, meu amigo.

Observando aqui, a única diferença entre os nossos carros é o ar condicionado, o meu é digital. Convido a dar uma olhada no meu tópico, se quiser ver algumas imagens. viewtopic.php?f=70&t=20913

Sem contar que até mesmo na escolha do rádio, fizemos a mesma! Também utilizo um Pioneer MVH-X7000BR no meu, porém com o som ainda original, que pretendo trocar futuramente.
Lucas Silva (Luska)
- '00 Chevrolet Vectra GLS 2.2 8v

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 14:01

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje obrigado vou dar uma olhada nesse mid, tenho q desmontar a carcaca la no painel pra ver oq precisa de fato, lembro q era apenas a tela e o cabo flat mais o duro vai ser encontrar isso...

Sobre os freios pode ficar tranquilo q essa forma q passei é correta e funciona sim, muito bem por sinal, inclusive descrita em manuais de reparo. as sangrias nas pincas ficam abaixo do reservatorio nao tem como entrar ar.. segundo as leis de newton heheh. é so nao deixar faltar fluido no reservatorio e jamais pisar no pedal, com paciencia sai tudo perfeitamente.

na verdade eu acho ariscado esse modo q fez pisando, se essa valvula ou vedacao estiver ruim/falhar ele vai puxar ar na volta.. note q em 2 so se pisa quando esta fechada.

update umas fotos depois do banho no fds, "ela ta ajeitadinha" :wink:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

estou vasculhando meu arquivo de fotos, quando der posto algumas das viagens, infelizmente perdi todas do periodo em SC.. uma pena.

Pisar para fazer sangria não estraga, ali foi feito pra pisar mesmo só nçao aceito salavanco e ao pedir alguem pra pisar pra mim, antes dou uma aula para o pisador, o que eu acho arriscado é empurrar a pinça pra tras sem soltar o sangrador, insto sim força as vávulas que deve ir oleo pra frente e não para trás e tem uns que usam uma seringa para sangrar de trás pra frente, também não é uma boa ideia. Ok, voce acha que dá certo sangrar assim que faça assim, mas o reservatório está um pouco acima dos canos que faz uma curva perigosa descendo, andando para o lado direito e subindo outra vez fazendo uma curva e depois descendo na roda direita e como o reservatório mesmo cheio não tem tanto peso para pressionar o oleo, eu acho que pode dar bolha ao curvar para subir antes de descer. Para mim não deu certo por isto eu acho que este seria o problema, e dá freio sim, mas senti o pedal atrasado, tipo ter que pisar mais que uma sangria com ajudante. Esta que fiz com esta válvula sozinho dá certo tambem, mas se eu tiver um ajudante com certeza farei a moda antiga.

Uma coisa é certa como ele trabalha em X, tem que ser feito em X porque ao mudar de lado sem completar um cano, ao voltar para aquele cano incompleto com certeza dará bolha.

Por gravidade eu acredito que daria 100% certo se tivesse como adaptar um reservatório em cima do reservatório original e colocar ali uns dois litros de oleo, mas nos até fariamos isto, porem quando você fala para muitos que precisa comprar meio litro de oleo de freio você estará arrumando briga.

Sobre o TID ou MID, manda para o João, nem tudo a gente consegue fazer se bem que tentamos, e o seu carro merece ali esta peça
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » Hoje, 14:40

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Sobre os freios pode ficar tranquilo q essa forma q passei é correta e funciona sim, muito bem por sinal,

so pra confirmar que funciona ,pode lligar a mangueira na pinça e fazer duas ao mesmo tempo abre o sangrador e vai tomar um cafe ,aui tinha uns fiat teimosos ´pra sangrar o freio e nois fazia isso mesmo so que prendia a mangueira na altura do paralamas e dava uma bombada no pedal e so deixaba la o ar sobe pela mangueira solzinho , da ate pra ver as bolhas de ar indo embora se voltar volta so fluido pq a mangueira sempre tem ole e o ar sobr , cada um tem as suas manhas o importante é que o carro freie akakakkkakaka

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pisar para fazer sangria não estraga, ali foi feito pra pisar mesmo só nçao aceito salavanco e ao pedir alguem pra pisar pra mim, antes dou uma aula para o pisador, o que eu acho arriscado é empurrar a pinça pra tras sem soltar o sangrador,

verdade , voltar os pistão das pinças sem soltar o sangrador so eta mandando de volta a sujeira da pinça para o reservatorio e nos freios abs qualquer sujeira pode fazer trancar o entupir uma valvula solenoide , ja vi muito bruto estragar cilindro novo de freio por dar uma pisada ate o fundo com o cilindro sem oleo o da embreagem é mais fragil ainda , se tem como dar uma precarga de oleo antes de instalar sempre é melhor , uma vez teve que sangrar solzinho e acabei comprando uns metros de mangueira e uma valvula daquelas de soro de hospital e fiz uma gambiarra das boas kakakakak
liguei a mangueira na pinça e a valvula perto da ponta e mais um pedaço de mangueira depois da valvula sente la no banco do motora e bombava devagar com a valvula fechada e soltava a preção abrindo a valvula kakakkaak ate que fico bom

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 14:52

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Sobre os freios pode ficar tranquilo q essa forma q passei é correta e funciona sim, muito bem por sinal,

so pra confirmar que funciona ,pode lligar a mangueira na pinça e fazer duas ao mesmo tempo abre o sangrador e vai tomar um cafe ,aui tinha uns fiat teimosos ´pra sangrar o freio e nois fazia isso mesmo so que prendia a mangueira na altura do paralamas e dava uma bombada no pedal e so deixaba la o ar sobe pela mangueira solzinho , da ate pra ver as bolhas de ar indo embora se voltar volta so fluido pq a mangueira sempre tem ole e o ar sobr , cada um tem as suas manhas o importante é que o carro freie akakakkkakaka

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pisar para fazer sangria não estraga, ali foi feito pra pisar mesmo só nçao aceito salavanco e ao pedir alguem pra pisar pra mim, antes dou uma aula para o pisador, o que eu acho arriscado é empurrar a pinça pra tras sem soltar o sangrador,

verdade , voltar os pistão das pinças sem soltar o sangrador so eta mandando de volta a sujeira da pinça para o reservatorio e nos freios abs qualquer sujeira pode fazer trancar o entupir uma valvula solenoide , ja vi muito bruto estragar cilindro novo de freio por dar uma pisada ate o fundo com o cilindro sem oleo o da embreagem é mais fragil ainda , se tem como dar uma precarga de oleo antes de instalar sempre é melhor , uma vez teve que sangrar solzinho e acabei comprando uns metros de mangueira e uma valvula daquelas de soro de hospital e fiz uma gambiarra das boas kakakakak
liguei a mangueira na pinça e a valvula perto da ponta e mais um pedaço de mangueira depois da valvula sente la no banco do motora e bombava devagar com a valvula fechada e soltava a preção abrindo a valvula kakakkaak ate que fico bom

A embreagem depois de usado uns anos, 90% dela se soltar o sangrador sem pisar ela para de sangrar como se tivesse estragada, ai sim é preciso uma seringa de 60 ML e empurrar oleo de tras pra frente, mas a embreagem pode. Eu vou fazer um adaptador de reservatório tipo enroscar ele e poder adicionar um litro ou mais de óleo de freio e ai sim vou confiar nesta sangria. Confesso que direta só com a pressão que tem no reservatório que é quase zero não confiei no dia que fiz, talvez eu tenha um TOC nisto também kakakakka.

Na verdade eu tenho um ritual em tudo que faço, não mostro em video, mas é tipo um cheking list que faz os pilotos andes de sair com o avião. Sempre busco uma sequencia correta e muito cuidado no final para não ter nada de errado. Acredite se quiser, na ultima vez que troquei o chip. assim que liguei ocarro com tudo montado eu vi aquela capinha de plástico protetora do chip que sinceramente talvez nem sirva para nada bem ali do meu lado no banco do carona. Desmontei tudo para colocar ela no local kakakkaka
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » Hoje, 15:03

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Acredite se quiser, na ultima vez que troquei o chip. assim que liguei ocarro com tudo montado eu vi aquela capinha de plástico protetora do chip que sinceramente talvez nem sirva para nada bem ali do meu lado no banco do carona. Desmontei tudo para colocar ela no local kakakkaka

acredito , eu teria feito o mesmo akakakakakaka
se alguem coloco uma peça na fabrica por algum motivo esta la , as montadoras tentam economizar ate no grosor dos tapetes não colocariam uma peça so por colocar , se esta la tem alguma função ou simpesmente a fabrica não gastaria dinheiro nela

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 15:22

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Acredite se quiser, na ultima vez que troquei o chip. assim que liguei ocarro com tudo montado eu vi aquela capinha de plástico protetora do chip que sinceramente talvez nem sirva para nada bem ali do meu lado no banco do carona. Desmontei tudo para colocar ela no local kakakkaka

acredito , eu teria feito o mesmo akakakakakaka
se alguem coloco uma peça na fabrica por algum motivo esta la , as montadoras tentam economizar ate no grosor dos tapetes não colocariam uma peça so por colocar , se esta la tem alguma função ou simpesmente a fabrica não gastaria dinheiro nela

É verdade Chirola, hoje vem com uma lâmpada de ré para economizar. O meu agora ferrou o chicote porta motorista, mas é do lado do carro e não da porta, parou de funcionar o retrovisor dos dois lados, arrumei um chicote e assim que chegar vou mexer e só depoi de desmontado que vou avaliar se troco ele ou se conserto o meu, para trocar tem que soldar 20 a 25 fios. Na verdade dias atrás parou de destrancar a porta pelo pino da porta que no meu é na maçaneta e o vidro estava dando problemas para subir e ao mexer no chicote voltou a funcionar, por isto percebi que é no chicote de dentro pra fora. Nunca deixo acumular, vou mexer já
Imagem

29 mensagens
  • 1
  • 2