O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1567 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 26 Ago 2026, 16:14

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje JUNTA DE SILICONE NA TAMPA DE VÁLVULAS,

juntinha boa que vc achou o desenho dela é bom o silicone é superior se comparado com a borracha o silicone copia melhor o formato da tampa enão vai resecar igual as de borracha , as de borracha vulcanizada elas reseca e perde elasticidade rapidinho gostei do resultado , aqui não achei de silicone para o 16v e comprei uma sabo sabendo que vai vazar en pouco tempo mesmo que monte no capricho .
hoje peguei o cabeçote na retifica , ficou muito bem feito para o estado de coroção que tinha , vou ver se final de semana consigo montar porque dependo do clima e que a chuva não atrapalhe , estou fazendo o trabalho na rua mesmo , terei que dar uma conferida no plano do bloco antes de montar , o cara que tinha montado o motor foi muto porco e quando desmontei tinha marcas no pistão e cabeçote de alguma peça porca ou arrueala que cae denro e f*[censurado] para não tirar o cabeçote deve ter acelerado ate moer ousair pela descarga porque estaba tudo picado , foi feito um recheio no cabeçote que fico muito bem feito e o cara da retifica pleino mais deve ter tirado so um cabelo de altura , descubri que o meu bloco que não é o original do carro é de uma zafira
curiosidade , o bloco da zafira muda a posição ou a fixação do esticador da correia dentada e vai montado com uma correia com um dente a menos do que o bloco original do vectra 97 \ 99 , é um detalhe mais ja vi muito gm de diferentes cilindradas com a correia frouxa ate em um 1.0 e 1.4 8v e o dato pode ajudar a donos a montar a correia correta , se montar a correia e não calzar justa tem que ver quantos dentes tem e buscar uma correia com um dente a menos
peocurei informação e deu para confrmar que a zafira tem um dente a menos
video legal o seu , gosto porque vc mostra sem ter que agradar ninguem , se é bom vc fala logo se for ruim fala que ao menos para vc não foi bom , vc e uma pessoa honesta

Caramba ;chirola então usaram o bloco da Zafira ai no seu carro, estas adaptações não são ruins dede que sabemos que temos que usar a peça daquele carro que foi montado. Sim, neste caso eu procuro ser bem honesto, não só neste mas ser honesto é bom e tem muitos picaretas postando videos para ganhar likes sem importar com quem faça se vai fazer errado ou não, claro que dinheiro que vem é bom, mas para ficar milionário enganando os outros eu continuarei pobre kakkaka.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Set 2026, 09:31

BATENTES DE AMORTECEDORES, esta peça paralela dura em média no carro uns 3 meses e pior ainda não sabemos que está estragada porque ninguem olha amortecedores por não ter acesso e sabendo disto eles vão fabricando de qualquer jeito tipo espuma injetável que vira farinha mesmo sem usar. São peças fabricadas sem um minimo de teste e nós não somos obrigado a engolir isto.
Opção quando não achar original, use o de borracha do Gol tanto na frene como atras.

https://www.youtube.com/shorts/T7e1Pxz-dn0
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 03 Set 2026, 15:00

fala almeidão , como vc esta meu amigo
venho con um pouco de azar nos ultimos tempos kakakakaka
montei o carro , o cabeçote fico muito bom , a compreção muitoboa , o carro esta forte e robusto para andar , se sente firme o motor com folego ate de mais comparado com o que era com o cabeçote ruim mais como o azar decidiu me incomodar hoje fui revisar oleo e agua e ahi estaba o azar rindo da minha cara kakakaka
o bico do retorno de agua do reservatorio rachado e burbulhando , ele racho bemrebte ao reservatorio , não tem dnheiro para trocaragora , tem alguma ideia de ajuste tecnico para conseguir un tempo para conseguir outro ?
pensei em aumentar o buraco do reservatorio y fazer rosca para colocar um bico de bronce de esses que usa em mangueira de ar de compressor , pensei en cortar o de plastico e enfiar na pressão un caninho metallico , pensei em ver se acho un aninho que entre dentro do bico plastico e passar ele completo por dentro do cano ate dentro do reservatorio
acho que colar eesa porcaria não rola , ver se vc tem alguma ideia , ou simplesmente tampo o bico , tampo a mangueira e ando sem o retorno ate conseguir trocar
sei la

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Set 2026, 15:25

chirola escreveu:fala almeidão , como vc esta meu amigo
venho con um pouco de azar nos ultimos tempos kakakakaka
montei o carro , o cabeçote fico muito bom , a compreção muitoboa , o carro esta forte e robusto para andar , se sente firme o motor com folego ate de mais comparado com o que era com o cabeçote ruim mais como o azar decidiu me incomodar hoje fui revisar oleo e agua e ahi estaba o azar rindo da minha cara kakakaka
o bico do retorno de agua do reservatorio rachado e burbulhando , ele racho bemrebte ao reservatorio , não tem dnheiro para trocaragora , tem alguma ideia de ajuste tecnico para conseguir un tempo para conseguir outro ?
pensei em aumentar o buraco do reservatorio y fazer rosca para colocar um bico de bronce de esses que usa em mangueira de ar de compressor , pensei en cortar o de plastico e enfiar na pressão un caninho metallico , pensei em ver se acho un aninho que entre dentro do bico plastico e passar ele completo por dentro do cano ate dentro do reservatorio
acho que colar eesa porcaria não rola , ver se vc tem alguma ideia , ou simplesmente tampo o bico , tampo a mangueira e ando sem o retorno ate conseguir trocar
sei la

Estes caninhos pequeno é fácil, tampa o que rachou, se ele sobrou um pouco de cano ainda, corta e coloca um parafuso com cola, qualquer cola desta que se mistura tipo araudite ou de parachoques, tenho um video como tampei vou deixar para voce ver abaixo no minuto 1:20 pra frene como tampei e agora voce consegue um tubo T e conecta as duas mangueiras nele e a outra saida no outro tubo, estou certo que voce tem 2 no reservatório, se tiver um só me avisas. Se o tubo tiver muito ressecado, sugiro aquecer ele um pouco para colocar o parafuso e nem precisa ser um alen tipo este meu.

https://www.youtube.com/watch?v=-9QyIPfWpXo
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 03 Set 2026, 17:42

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje se tiver um só me avisas.

so tem um , vou ver se arrumo um bico desses de carburador de bronce ou um cano de freio velho , se for o de bronce pensei em fazer uma rosca e parafusar ele no lugar do bico quebrado e nunca mais troco kakakak
aquele prvisorio pra sempre kakakakaakka

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Ontem, 09:43

chirola escreveu:
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje se tiver um só me avisas.

so tem um , vou ver se arrumo um bico desses de carburador de bronce ou um cano de freio velho , se for o de bronce pensei em fazer uma rosca e parafusar ele no lugar do bico quebrado e nunca mais troco kakakak
aquele prvisorio pra sempre kakakakaakka

O bico quebrado tem parede ainda ou quebrou rente ao reservatorio? Se tiver um pouquinho de parede fica melhor para usar um tubo de bronse e a dica usar cola de para choques, só tem um detalhe a que eu uso custa caro demais aqui, não sei como seria ai na Argentina. Uso a Sherwin William. Neste caso entraria com o tubo com cola nele e com certeza não iria vazar, mas se for fazer na parede direto do reservatorio ai terás que fazer um bolo de cola para dar firmesa nele.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » Ontem, 14:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O bico quebrado tem parede ainda ou quebrou rente ao reservatorio? Se tiver um pouquinho de parede fica melhor para usar um tubo de bronse e a dica usar cola de para choques,

vlw peladica , o bico não chegou a quebrar del todo , esta so rachado , vou procurar um caninho que entre justinho nele e colocar como um encamisado nele , colocar uma cola epoxi para dar firmeza e torcer para que não icomode mais
os reservatorios paralelos que vendem aqui são muito ruins e seria uma solução agora uma dor de cabeça amanha
o original do caro so tem esse defeito mais com a dica que vc deu acho que vai ficar bom
obrigado pela ajuda

1567 mensagens