O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Atenção! Necessário efetuar a troca da senha de acesso para continuar usando o fórum!

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem

~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Geral ⇒ É normal no Vectra B o carro dar uma balançada pra trás e pra frente quando pisa em fundo no acelerador na 2 marcha
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

11 mensagens   •   Página 1 de 1
LucasXD
Member
Member
Nome Completo: Lucas Rodrigues Freitas do Nascimento
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2001

É normal no Vectra B o carro dar uma balançada pra trás e pra frente quando pisa em fundo no acelerador na 2 marcha

por LucasXD » 03 Set 2026, 11:53

Fiz a retifica completa do motor recentemente. Também troquei o sistema de arrefecimento completo e o kit de embreagem. Ficou muito bom o carro. Parou de vibrar o painel quando estou dirigindo, motor não faz mais barulho, não ta vazando mais óleo/água e também a embreagem não está mais alta. Porém, uma coisa que notei é que meu carro continua dando uma leve balançada se estou em baixa velocidade, 20km, mudo pra segunda marcha e piso em fundo no acelerador. Isso não ocorre no Citroen C3 1.2 da minha mãe, mas no meu Vectra GLS 2001 acontece. É como se o carro tomasse um susto, é muito rápido esse balanço, você meio que vai pra frente e pra tras 2x em 1 segundo ou menos, até o carro sincronizar com a nova velocidade. O mecânico disse que é normal porque o motor do carro é muito "forte". Ele apontou também possível problema de desgaste no câmbio do carro. Porque eu sinalizei pra ele que o carro faz barulho de assobio bem baixo (um barulho muito semelhante com aquele barulho "mal assombrado" que sai das frestas das janelas quando está ventando muito) quando acelero suave, mas o barulho some se estou acelerando fundo. Eu testei o carro com ele e mostrei o barulho, ele disse que possivelmente esse barulho está do câmbio e possivelmente dos rolamentos.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Fabricação/Modelo: 1995/1995

É normal no Vectra B o carro dar uma balançada pra trás e pra frente quando pisa em fundo no acelerador na 2 marcha

por Ju_Bueno » 03 Set 2026, 12:04

Não sei se entendi bem como é essa balançada, mas todos os coxins (motor e cambio) estão bons? Com algum deles estourado, o movimento do motor em aceleração bruscas é transmitido para a carroceria.
JULIANO -
ago/2008 à set/2011: Gol LS 1986
set/2011 à set/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
out/2017 à hoje: Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

LucasXD
Member
Member

por LucasXD » 03 Set 2026, 12:17

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Não sei se entendi bem como é essa balançada, mas todos os coxins (motor e cambio) estão bons? Com algum deles estourado, o movimento do motor em aceleração bruscas é transmitido para a carroceria.

Foi trocado o coxim do motor LE, coxim traseiro motor LD e coxim hidráulico do motor LD. O mecânico não mexeu no câmbio do carro. É uma balançada de vai e vem quando piso fundo. O motor não falha nem nada, é o carro que balança. Só acontece se o carro está com muito baixa velocidade e eu acelero abruptamente.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 03 Set 2026, 14:52

LucasXD escreveu:Fuente del Mensaje Foi trocado o coxim do motor LE, coxim traseiro motor LD e coxim hidráulico do motor LD. O mecânico não mexeu no câmbio do carro. É uma balançada de vai e vem quando piso fundo. O motor não falha nem nada, é o carro que balança. Só acontece se o carro está com muito baixa velocidade e eu acelero abruptamente.

o problema não é o motor ou os coxim , o problema é que vc tem que se acostumar com o carro ou vai cavar quebrando alguma coisa , eu mesmo demorei em acostumar com o meu 16v
se vc esta andando devagar por exemplo en terceira marcha a 30 km o gira fica la embaixo proximo dos 1500 rpm ou menos , se vc pisa fundo é normal o carro dar uma engasgada balabça ate a tampa do portamalas se duvidar o carro não tem força se vcacelera com o pe no fundo em essa rpm , tenta fazer o mesmo com o carro la peos 2500 rpm para ver se faz a balançada , na verdade não e uma balançada é que o carro ao dar una zapatada no acelerador a injeção cuspe gasolina adoidada , o carro afoga , a injeção atrasa o ponto , limpa o cilindro con gasolina mal queimada e so qundo consegue queimar essa gasolina atrasar o ponto e sincronizar o carro sai andando mais forte , normal se andando acima de 2000 2500 rpm faz a balançada pode ter algum bico sujo ou pingando , no 16 v é pior porque tem menos força en baixa e dependendo da situação ate a segunda marcha fica pesada , faz un teste , com o carro parado pisa na embreagem e acelera sem forçar de mais so para ver como a agulha do contagiros dispara das 800 rpm ate umas 4000 rpm sem balançar
o barulho de asuvio pode ser rolamentos da caixa mesmo , tem regulagem se tem uma pequena folga , mais se estam gastos tem que trocar , regular so vai fazer demorar o inevitavel , se os rolamentos não tem folga pode ser folga na coro e pinhão o baruho fica mis acentuado justamente quando vc roda com o carro em giro bem baixo por exemplo rodando a 80 na quinta com o pe aliviado no acelerador escuta um asuvio suave
faz o teste de acelerar com o giro mais alto la perto dos 2500 rpm para ver se balança e com o motor quente nunca acelera carro frio parado porque ahi simvai dar merda ou desgaste rematuro , acelera com o carro parado pisando na embreagem paraver se balança ou o giro sobe de boa
depois comenta aqui para poder ajudar melhor no diagnostico , na estrada viajando tambem é bom o carro andar perto dos 2500\ 3000 rpm
pensa que são motores grandes e faz falta floxo de ar para encher os cilindros por debaixo das 1500 rpm o fluxo de ar é lento , fraco e não consegue encher o motor para que funcione redondinho

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 03 Set 2026, 15:15

O Chirola é perfeito para comentar sobre o 16V eu mesmo nem entendi muito sobre esta balançada.
Sobre o assovio acontece acelerando e mais acima do 80, o meu faz isto e ao solar o acelerador some 100% e só escuto com os vidros fechados mas é algo bem suável, um carona comigo não conseguiu escutar ou entende. Recente comentei sobre a regulagem do diferencial e resolvi apertar ele sem usar o torque que o manual pede e que eu nem sabia que seria 60 a 100NM quando ele está usado, mas apertei toda a porca sem deixar nada de folga e o assovío quase sumiu por completo, já era baixo ficou ainda mais baixo, eu suponho que seja rolamnto do diferencial e pelo que vi quase todos erram ao ajustar esta peça deixando a porca castelo as vezes até 1/4 frouxa e eu que tinha deixado 3 a 4 dentes recente apertei eles e o dia que eu tirar a homocinética meterei ali pelo menoa 60 NM.
Um detalhe muito importante uso o oleo original GM 98554551

Aqui está o video de quando fiz da forma errada, hoje acertei apertando tudo que consegui sem tirar a homocinética. No fina do video eu digo que se apertar de menos estraga e se apertar demais estraga, e logo vi no manual de reparações que com ele usado deve ser apertado 60 a 100 NM e para apertar com torquimetro tenho que tirar a homocinética, o que pude fazer e não filmei foi reapertar esta porca com ele montado e o assovio quase acabou e ainda está apertado de menos

https://www.youtube.com/watch?v=bhgWPfi7gkU
Imagem

LucasXD
Member
Member

por LucasXD » 09 Set 2026, 13:29

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
LucasXD escreveu:Fuente del Mensaje Foi trocado o coxim do motor LE, coxim traseiro motor LD e coxim hidráulico do motor LD. O mecânico não mexeu no câmbio do carro. É uma balançada de vai e vem quando piso fundo. O motor não falha nem nada, é o carro que balança. Só acontece se o carro está com muito baixa velocidade e eu acelero abruptamente.

o problema não é o motor ou os coxim , o problema é que vc tem que se acostumar com o carro ou vai cavar quebrando alguma coisa , eu mesmo demorei em acostumar com o meu 16v
se vc esta andando devagar por exemplo en terceira marcha a 30 km o gira fica la embaixo proximo dos 1500 rpm ou menos , se vc pisa fundo é normal o carro dar uma engasgada balabça ate a tampa do portamalas se duvidar o carro não tem força se vcacelera com o pe no fundo em essa rpm , tenta fazer o mesmo com o carro la peos 2500 rpm para ver se faz a balançada , na verdade não e uma balançada é que o carro ao dar una zapatada no acelerador a injeção cuspe gasolina adoidada , o carro afoga , a injeção atrasa o ponto , limpa o cilindro con gasolina mal queimada e so qundo consegue queimar essa gasolina atrasar o ponto e sincronizar o carro sai andando mais forte , normal se andando acima de 2000 2500 rpm faz a balançada pode ter algum bico sujo ou pingando , no 16 v é pior porque tem menos força en baixa e dependendo da situação ate a segunda marcha fica pesada , faz un teste , com o carro parado pisa na embreagem e acelera sem forçar de mais so para ver como a agulha do contagiros dispara das 800 rpm ate umas 4000 rpm sem balançar
o barulho de asuvio pode ser rolamentos da caixa mesmo , tem regulagem se tem uma pequena folga , mais se estam gastos tem que trocar , regular so vai fazer demorar o inevitavel , se os rolamentos não tem folga pode ser folga na coro e pinhão o baruho fica mis acentuado justamente quando vc roda com o carro em giro bem baixo por exemplo rodando a 80 na quinta com o pe aliviado no acelerador escuta um asuvio suave
faz o teste de acelerar com o giro mais alto la perto dos 2500 rpm para ver se balança e com o motor quente nunca acelera carro frio parado porque ahi simvai dar merda ou desgaste rematuro , acelera com o carro parado pisando na embreagem paraver se balança ou o giro sobe de boa
depois comenta aqui para poder ajudar melhor no diagnostico , na estrada viajando tambem é bom o carro andar perto dos 2500\ 3000 rpm
pensa que são motores grandes e faz falta floxo de ar para encher os cilindros por debaixo das 1500 rpm o fluxo de ar é lento , fraco e não consegue encher o motor para que funcione redondinho

Eu fiz o teste, eu acelerei bruscamente na segunda marcha com o motor acima de 2 mil RPM. O carro balançou bem suave quase nada, mas não a ponto de me incomodar. Mas se eu acelero bruscamente na segunda marcha com o giro do motor abaixo de 2 mil RPM, da um balanço no banco de pra frente e pra trás que me incomoda. É tipo uma leve chacoalhada nos bancos. E tem uma coisa também, o balanço é mais perceptível subindo ladeira. Fiz teste na terceira marcha também, e também da balanço em aceleração brusca com giro baixo. Eu queria que mesmo que acelerando bruscamente, independente do giro, não gera-se nenhum balanço no banco. Foda que toda vez que passo em lombada e o giro do motor cai por conta da frenagem, eu tenho que tomar cuidado pra acelerar bem suave, se eu afundo o pé um pouquinho a mais que seja, já gera o balanço (e percebi que a intensidade é proporcional ao tanto que eu afundei o pé no acelerador em giro baixo.). Testei também acelerações bruscas com o giro do motor mais alto ainda, e não gera balanço nenhum. Ai meu ponto é, isso é normal?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Set 2026, 15:39

LucasXD escreveu:Fuente del Mensaje

Eu fiz o teste, eu acelerei bruscamente na segunda marcha com o motor acima de 2 mil RPM. O carro balançou bem suave quase nada, mas não a ponto de me incomodar. Mas se eu acelero bruscamente na segunda marcha com o giro do motor abaixo de 2 mil RPM, da um balanço no banco de pra frente e pra trás que me incomoda. É tipo uma leve chacoalhada nos bancos. E tem uma coisa também, o balanço é mais perceptível subindo ladeira. Fiz teste na terceira marcha também, e também da balanço em aceleração brusca com giro baixo. Eu queria que mesmo que acelerando bruscamente, independente do giro, não gera-se nenhum balanço no banco. Foda que toda vez que passo em lombada e o giro do motor cai por conta da frenagem, eu tenho que tomar cuidado pra acelerar bem suave, se eu afundo o pé um pouquinho a mais que seja, já gera o balanço (e percebi que a intensidade é proporcional ao tanto que eu afundei o pé no acelerador em giro baixo.). Testei também acelerações bruscas com o giro do motor mais alto ainda, e não gera balanço nenhum. Ai meu ponto é, isso é normal?

Se não for calço do motor e cambio, é possivel problema na embreagem. Acho ser um destes coxins do video abaixo, o da caixa é o unico que não se consegue ver se quebrou sem tirar. Pode ser o dianteiro direito, ou o dianteiro esquerdo, muito dificil de ser mas pode ser o da cara do motor e por fim este difícil de trocar que é o da caixa ´

Olha os videos abaixo, o primeiro só consegue ver se quebrou tirando fora, os outros dá pra ver mais facil apesar que o da direita do meu carro quebou por cima e o da esuerda troquei por trocar.
https://youtu.be/JcshmqBp0So
https://youtu.be/WcA-5dkMIbA
https://youtu.be/lm5daOOyBCw

Os dianteiro e esquerdo e direito são faceis de trocar, apesar que tem uns que arranca tanta coisa para trocar este direito e eu troco com 20 minutos conforme mostro no video, mas o da caixa é terrivel e qualquer um quebrado vai dar estes trancos, se estiver tudo certo, ai só trocando a embreagem.
Imagem

LucasXD
Member
Member

por LucasXD » 09 Set 2026, 16:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
LucasXD escreveu:Fuente del Mensaje

Se não for calço do motor e cambio, é possivel problema na embreagem. Acho ser um destes coxins do video abaixo, o da caixa é o unico que não se consegue ver se quebrou sem tirar. Pode ser o dianteiro direito, ou o dianteiro esquerdo, muito dificil de ser mas pode ser o da cara do motor e por fim este difícil de trocar que é o da caixa ´

Olha os videos abaixo, o primeiro só consegue ver se quebrou tirando fora, os outros dá pra ver mais facil apesar que o da direita do meu carro quebou por cima e o da esuerda troquei por trocar.
https://youtu.be/JcshmqBp0So
https://youtu.be/WcA-5dkMIbA
https://youtu.be/lm5daOOyBCw

Os dianreiro e eswuerdo são faceis de trocar, apesarq ue tem uns que arranca tanta coisa para trocar este direito e eu troco com 20 minutos, mas o da caixa é terrivel e qualquer um quebrado vai dar estes trancos, se estiver tudo certo, ai só trocando a embreagem.

Ainda não vi os vídeos, mas vou ver depois. Eu troquei a embreagem do carro também. Antes da retifica estava dando esses trancos em acelerada brusca, e ainda continua. Eu fiz retifica completa no motor, troquei mangueiras, coxins do motor, embreagem, sistema de arrefecimento completo e coloquei discos de freios novos nas quatro rodas. Eu só não mexi no câmbio e nem na suspensão. Enfim, amanhã vou levar o carro pro mecânico pra avaliação, pois já tem 1 semana de uso pós retifica. E também vou precisar trocar o óleo já nos primeiros 500km por conta da retifica. Talvez eu mande esses vídeos pra ele ver.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 09 Set 2026, 23:09

LucasXD escreveu:Fuente del Mensaje Ainda não vi os vídeos, mas vou ver depois. Eu troquei a embreagem do carro também. Antes da retifica estava dando esses trancos em acelerada brusca, e ainda continua. Eu fiz retifica completa no motor, troquei mangueiras, coxins do motor,

eu achp que nao tem relaçao com coxim , se vc tem coxim ruim e dar uma acelerada forte como para dar um fritao de pneu e soltar o acelerador o motor chega a pular , e sente o soco na frente do carro , pelo que vc fala ta mais com cara de igniçao ou bico , quanto tempo o carro fico parado para a retifica?
se eu entendi bem vc sente como que o carro sai engasgando e dando trancos ,
o carro nao treme quando vc acelera ? como que ta na marcha errada? normal acima dos 2000 rpm nao apresentar falha por isso perguntei e pedi para testar ,
quando vc bira o volante no maximo o carro nao cai o giro la embaixo quase morrendo ?nunca segura a direçaoestercida no talo por muito tempo porque a bomba fica forzando
agora fiquei ate curioso , eu colocaria em esta ordem , alguna falha de igniçao ,
cabos , velas , bobina , facil de testear sem trocar nada para cuaquer mecanico ,
segundo alguma falha na alimentaçao de combustivel , se os bicos ficaram guardados com gasolina dentro o etanol mesmo na gasolina quando seca cria uma crosta branca dura , pode ter algum bico meio entupido aou alguma cois relacionada
vamos ver o que o mecanico fala

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Set 2026, 09:02

chirola escreveu:
LucasXD escreveu:Fuente del Mensaje Ainda não vi os vídeos, mas vou ver depois. Eu troquei a embreagem do carro também. Antes da retifica estava dando esses trancos em acelerada brusca, e ainda continua. Eu fiz retifica completa no motor, troquei mangueiras, coxins do motor,

eu achp que nao tem relaçao com coxim , se vc tem coxim ruim e dar uma acelerada forte como para dar um fritao de pneu e soltar o acelerador o motor chega a pular , e sente o soco na frente do carro , pelo que vc fala ta mais com cara de igniçao ou bico , quanto tempo o carro fico parado para a retifica?
se eu entendi bem vc sente como que o carro sai engasgando e dando trancos ,
o carro nao treme quando vc acelera ? como que ta na marcha errada? normal acima dos 2000 rpm nao apresentar falha por isso perguntei e pedi para testar ,
quando vc bira o volante no maximo o carro nao cai o giro la embaixo quase morrendo ?nunca segura a direçaoestercida no talo por muito tempo porque a bomba fica forzando
agora fiquei ate curioso , eu colocaria em esta ordem , alguna falha de igniçao ,
cabos , velas , bobina , facil de testear sem trocar nada para cuaquer mecanico ,
segundo alguma falha na alimentaçao de combustivel , se os bicos ficaram guardados com gasolina dentro o etanol mesmo na gasolina quando seca cria uma crosta branca dura , pode ter algum bico meio entupido aou alguma cois relacionada
vamos ver o que o mecanico fala

É verdade Chirola, guardar bicos tem que tirar a gasolina dentro e colocar ele dentro do óleo eu uso oleo de maquina de costura sem contar que se guardar no querosene ai que enferruja mesmo.
Outra peça danada pra dar cabeçada é o TPS ruim e de mau procedencia e pra mim todos que não seja Bosch é de mau procedencia porque no meu carro não funciona e deu muito ruim usando um chinês recente para teste.
Velas e cabos também faz isto e eu trocaria os dois, fica difícil de testar estas peças e a durabilidade delas é muito baixa e muitos abusam achando que dura pra sempre e tem a danada da bobina e por fim o sensor de rotação.

Tudo isto faz o carro ter este comportamento de dar cabeçada e querer morrer e eu iria direto no TPS se for Bosch deixa por ultimo se for outra marca iria primeiro e depois velas e cabos e está mais para os dois mesmos, porque se fosse somente cabos ele so iria ratear e fácil de sentir.
Imagem

LucasXD
Member
Member

por LucasXD » Hoje, 17:05

Só atualizando aqui, pessoal. O Mecânico descobriu a causa da cabeçada que o carro da ao pisar um pouco mais fundo em baixo giro, era problema nos bicos. Ele até me mostrou um vídeo com um equipamento que mede umas ondas, para mostrar que alguns bicos estão com vazão menor e outros maior, ou seja, segundo ele, os 4 estão ruins e precisam ser trocados. Como eu fiz retifica recentemente, ele nem cobrou mão de obra, somente os bicos. Ficou mil reais 4 bicos bosh e filtro de combustível.

Com relação ao assobio que escuto ao acelerar suave, ele deu certeza absoluta que é do câmbio, possivelmente algum rolamento ou diferencial.

11 mensagens   •   Página 1 de 1