Vou falar por experiência própria, sabe porque muita gente compra carro 0Km pelado em vez de um usado completo? Simplesmente porque não encontram profissionais qualificados para resolverem os problemas desses usados. Sem falar no altíssimo custo do reparo no Brasil.
Tenho um amigo que roda cerca de 25mil km por ano e só tem carrão. Ele troca de carro todos os anos, sempre por um 0Km pois vende um carro do ano sem perder um absurdo (não me pergunte como) mas economiza o IPVA, troca de pneus, troca de pastilha, etc., que segundo ele, ele gastaria fácil R$ 10mil se fosse ficar com o carro, então ele passa pra frente e gasta uns R$ 15mil pra pegar um outro 0Km e fica fazendo isso sempre. Como ele tem bala na agulha pra se manter dessa forma, ótimo pra ele.
Aqui nós temos talvez a maior carga tributária do mundo que não retorna de nenhuma forma para o povo. Pagamos impostos compostos e não temos nenhum serviço público eficiente. Na verdade hoje em dia, nem os privados são eficientes, quem dirá os públicos.
Em outro tópico eu narrei a minha frustração com um Vectra Expression 2008/2009 que adquirimos 0Km e hoje o carro encontra-se com apenas 5 anos de uso e possui problemas que ninguém resolve. Problemas SIMPLES mas falta qualificação dos mecânicos para solucionar. Sem falar no custo das peças. Estou preparado para substituir todas as buchas do agregado e isso irá me custar R$ 300,00 em seis pequenas peças de borracha, aonde já se viu isso? Por esse preço nos EUA eu compro um alternador de 200A com garantia vitalícia. Já pensei várias vezes em pegar um carrinho mais simples 0Km só pra não ter mais raiva.
Enquanto aqui para proteger a pintura com aquela cera bacana da Meguiars temos que desembolsar R$ 170,00 (
http://www.miromi.com.br/meguiars-ultim ... 473ml.html), o americano desembolsa US$ 20,00 (R$ 50,00) pela mesma cera (
http://www.walmart.com/ip/Meguiar-s-Ult ... ethod=p13n). Sem levar em consideração que nosso salário mínimo custa R$ 678,00 e o salário mínimo de um americano gira em torno de US$ 1.200,00 (R$ 2.800,00). Nós temos uma taxa de juros fictícia de 9% ao ano, enquanto o americano tem uma taxa de juros anual de 1%. Lá é possível comprar aquele carro dos sonhos pagando 1,2% de juros ao ANO, enquanto aqui nós pagamos isso ao mês. NENHUM brasileiro que precisa de qualquer tipo de financiamento ou empréstimo, paga nem próximo dos 9% ao ano, é no mínimo 12% quando possui um crédito maravilhoso, o que não é o caso de quem geralmente precisa de empréstimo ou financiamento.
Vivemos em um país de tolos. E não venham com conversa de que o gigante acordou, pois esse gigante já voltou a dormir a muito tempo. Não vai ser com protestos nas ruas que algo vai mudar. Também não vai ser com a mudança dos políticos que isso vai mudar, pois sabemos que só se mantém lá, quem se corrompe, a pessoa de bem não consegue passar 4 anos em meio a tanta podridão. A minha única esperança de ver algo um dia melhorar, é se um dia a justiça começar a funcionar e todos os culpados sejam punidos, desde aquele crime banal, até os de colarinho branco.
Enquanto isso não acontecer, iremos continuar pagando caro por essas carroças e as montadoras continuarão vindo para o Brasil como forma de investimento, pois aqui eles tem a maior lucratividade do planeta, enviando anualmente os seus lucros absurdos para suas matrizes enquanto nós chupamos o dedo.