O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BDireção dando umas puxadas, e estalando na frente

24 mensagens
  • 1
  • 2
Osvandre
Member
Member
Nome Completo: Osvandre Molinari
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Direção dando umas puxadas, e estalando na frente

por Osvandre » 27 Mai 2014, 15:17

Desde já agradecer a todos pelos posts e tutoriais, já arrumei um monte de coisa no vecão com a ajuda do fórum.

Vamos ao problema, já procurei em vários lugares e nada parecido.

Hoje o carro começou do nada a dar umas puxadas pro lado esquerdo, ñ é constante, é intermitente, ando uns 40m e a direção da um puxão, e estala em alguma roda na frente, ñ detectei em que roda é, logo voltei pra casa e decidi ñ rodar enquanto ñ saber oque é.
Já revisei aperto das rodas, normal, já dei uma forçada em ambas direções pra ver se era homocinética, ñ deu barulho nenhum. A estalada é andando em linha reta, e os puxões tb em linha reta, notei que quando reduzo de 4º para 3º de 3ª para 2ª... ele da o mesmo sintoma ( puxada ) mas nem sempre, queria a ajuda dos colegas para ter um ponto de onde partir.
Pensei em revisar rolamentos e homocinética da roda esquerda, e posteriormente a direita.
Mas fico no aguardo de algum relato pra ir direto ao ponto.

Obrigado pela ajuda

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Direção dando umas puxadas, e estalando na frente

por Thiago Menezes » 27 Mai 2014, 15:23

Olha eu faço minhas apostas na homocinética, no meu carro anterior deu os mesmos sintomas e quando fui ver homocinética quase me deixando na mão.

E sabe como é né, em alta velocidade e homocinética indo pro espaço e complicadíssimo..... :62:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Alez » 27 Mai 2014, 15:33

Pivô, Terminal de Direção ou Bieleta.

Osvandre
Member
Member

por Osvandre » 27 Mai 2014, 15:50

thiago.onacto escreveu:Olha eu faço minhas apostas na homocinética, no meu carro anterior deu os mesmos sintomas e quando fui ver homocinética quase me deixando na mão.

E sabe como é né, em alta velocidade e homocinética indo pro espaço e complicadíssimo..... :62:

Nesse caso vou desmontar pra dar uma olhada na homocinética e revisar o rolamento tb. Obrigado pela dica.

Osvandre
Member
Member

por Osvandre » 27 Mai 2014, 15:51

Alez escreveu:Pivô, Terminal de Direção ou Bieleta.

Pivô e terminal foram trocados a menos de 6 meses. Bieleta ñ sei informar, o carro é novo (pra mim :D), vou revisar isso tb, Obrigado pela força

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 27 Mai 2014, 16:15

Vai nas homocinéticas do lado do câmbio (fixas), pois o problema está aí e elas vão quebrar logo.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Osvandre
Member
Member

por Osvandre » 27 Mai 2014, 17:48

Alcir Andreoni escreveu:Vai nas homocinéticas do lado do câmbio (fixas), pois o problema está aí e elas vão quebrar logo.

Levantei o carro e dei uma girada na roda, ele ta com barulho na homocinética interna (a que vai no cambio) do lado esquerdo (motorista), Fui dar umas voltas aqui na redondeza e constatei o barulho nos giros, agora, se for trocar uma deve se trocar a do outro lado ou ñ? tem algum procedimento visual pra ver se é a homocinética ta ruim mesmo? porque ja que vou desmontar queria ver a que vai na roda como tá dependendo ja troca ela tb, que acham?

outro detalhe a 2ª e a 4ª tão meio ruins de engatar isso tem uns 2 dias.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2014, 11:38

Osvandre escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Vai nas homocinéticas do lado do câmbio (fixas), pois o problema está aí e elas vão quebrar logo.

Levantei o carro e dei uma girada na roda, ele ta com barulho na homocinética interna (a que vai no cambio) do lado esquerdo (motorista), Fui dar umas voltas aqui na redondeza e constatei o barulho nos giros, agora, se for trocar uma deve se trocar a do outro lado ou ñ? tem algum procedimento visual pra ver se é a homocinética ta ruim mesmo? porque ja que vou desmontar queria ver a que vai na roda como tá dependendo ja troca ela tb, que acham?

Quanto às homocinéticas já que vai tirar troca tudo!

Como está sua embreagem?

E o seu trambulador, tá bem justinho?
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 28 Mai 2014, 12:34

Alcir Andreoni escreveu:
Osvandre escreveu:

Como está sua embreagem?

x2 já que vai mexer nas homocinéticas mesmo, troque tudo!
Imagem

Imagem

Osvandre
Member
Member

por Osvandre » 28 Mai 2014, 12:34

Alcir Andreoni escreveu:
Osvandre escreveu:

Como está sua embreagem?

Embreagem foi trocada a menos de um ano, plato tb ta de boa, trambulador ta com umas folgas, mas é no mecanismo entre o eixo que vem da alavanca e o câmbio, ta gasto nos pinos. Mecânico vai abrir agora a tarde vamos ver como ta as peças, queria desmontar mas ñ tenho as ferramentas pra sotar o cubo. tem algum tutorial aqui pra trocar homocinética e trizeta? ja dei uma fuçada mas ñ achei.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 28 Mai 2014, 13:13

Osvandre escreveu:Embreagem foi trocada a menos de um ano, plato tb ta de boa, trambulador ta com umas folgas, mas é no mecanismo entre o eixo que vem da alavanca e o câmbio, ta gasto nos pinos. Mecânico vai abrir agora a tarde vamos ver como ta as peças, queria desmontar mas ñ tenho as ferramentas pra sotar o cubo. tem algum tutorial aqui pra trocar homocinética e trizeta? ja dei uma fuçada mas ñ achei.

Acho que não tem um "how to" para homocinética, mas qualquer mecânico consegue com uma certa facilidade! :47:
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 28 Mai 2014, 13:44

Mesmo com experiência, mas sem ferramentas adequadas aconselho a levar no mecânico mesmo e deixar o mesmo fazer o serviço, até porque não é uma coisa tão simples mexer com esse tipo de situação.
Imagem

Imagem

Osvandre
Member
Member

por Osvandre » 28 Mai 2014, 21:32

Bem em partes tenho solucionado o problema, hoje fui na oficina de um amigo e pedi pra usar suas ferramentas, desmontei a homocinética e bingo, tava com problema, dependendo do giro ela travava, explicando assim as puxadas do volante, comprei uma nova, de quebra, revisei os rolamentos das rodas, todo ferrado, dois rolamentos novos, pivô tb todo lascado, dois novos, coxim de amortecedor novos, coifa da trizeta nova. Amanhã montar tudo e ver se revolveu. Obrigado pela ajuda de todos até aqui.

Tem alguma razão para a 2ª e a 4ª estarem ruim pra engatar?, vou trocar o óleo da caixa pra ver se melhora, ñ sei quando o antigo dono trocou.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 29 Mai 2014, 08:37

Osvandre escreveu:Bem em partes tenho solucionado o problema, hoje fui na oficina de um amigo e pedi pra usar suas ferramentas, desmontei a homocinética e bingo, tava com problema, dependendo do giro ela travava, explicando assim as puxadas do volante, comprei uma nova, de quebra, revisei os rolamentos das rodas, todo ferrado, dois rolamentos novos, pivô tb todo lascado, dois novos, coxim de amortecedor novos, coifa da trizeta nova. Amanhã montar tudo e ver se revolveu. Obrigado pela ajuda de todos até aqui.

Tem alguma razão para a 2ª e a 4ª estarem ruim pra engatar?, vou trocar o óleo da caixa pra ver se melhora, ñ sei quando o antigo dono trocou.

Que bom que a solução está chegando! :88:

Quanto a 2ª e 4ª estarem com problema para engatar, acho que pode ser trambulador, mas vamos esperar os experts! :47:
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 29 Mai 2014, 09:32

Osvandre escreveu:Bem em partes tenho solucionado o problema, hoje fui na oficina de um amigo e pedi pra usar suas ferramentas, desmontei a homocinética e bingo, tava com problema, dependendo do giro ela travava, explicando assim as puxadas do volante, comprei uma nova, de quebra, revisei os rolamentos das rodas, todo ferrado, dois rolamentos novos, pivô tb todo lascado, dois novos, coxim de amortecedor novos, coifa da trizeta nova. Amanhã montar tudo e ver se revolveu. Obrigado pela ajuda de todos até aqui.

Opa, então conhecimento pra mexer você só não tinha ferramentas adequadas :88:

Eu gosto de mexer também, mas o que me falta é isso as benditas ferramentas que no caso não fica barato você comprar para deixar em casa, mas já está na minha pauta comprar algumas :47:

Sobre a troca do fluído eu acredito que não irá resolver o problema não, eu já vou mais pela linha de raciocínio do meu amigo tiozão ''Trambulador''.
Imagem

Imagem

Osvandre
Member
Member

por Osvandre » 29 Mai 2014, 13:57

Então ferramentas é complicado, tenho várias mas as brutas ainda ñ, quando estiver na minha casa quero uma oficina só pra mim com tudo que o dinheiro possa comprar ;)... mas enquanto isso vamos nos virando hehehehe :6:

Estava no oficina, trabalho danado pra achar os rolamentos do coxim da suspensão, achei um com as mesmas medidas externas, a interna que tem um buraco da grossura da rosca da ponta do amortecedor ñ tem, tive de fazer uma espécie de bucha no torno, fico filé, vou montar agora a tarde.
O trambulador esta como sempre, deixa ver se eu explico... sai um eixo de uns 10cm da caixa onde engata em uma espécie de diferencial com uma bucha de tecnil... pronto vou postar uma imagem que achei aqui pra que entendam..
Imagem
nessa marcação de vermelho ta bem gasto, e todo o jogo do conjunto esta nessa peça, comprei um parafuso da grossura do buraco ai, mas na parte de baixo ele ñ entra, vou passar o torno na rosca, fazer um sulco para que posteriormente possa colocar uma arruela de pressão, queria tirar essa peça pra poder retificar esse pedaço gasto, já procurei essa peça e ñ achei, o jeito vai ser adaptar... com isso acho que ñ terei mais jogo na alavanca, e dessa peça até na alavanca é tudo novo, até mesmo ali no console quelas peças de plastico... quando peguei o carro o anterior dono havia montado sem graxa, tava duro pra caramba pra engatar, além de estar desregulado, 1ª e 2ª só levantando a trava da ré pra engatar, ai eu desmontei engraxei tudo, ficou liso como novo, só que com jogo por conta dessa peça que mostrei acima...

vou rangar e de tarde terminar com essa labuta.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 29 Mai 2014, 15:06

Da entender que você entende bem do assunto, mas essas ''adaptações'' são seguras?

Tenho um certo preconceito com esses tipos de ''adaptações'' :47:

Mas estou acompanhando o desenrolar da história.... :88:
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 29 Mai 2014, 15:30

Se fizer bem feito será uma ótima adaptação, porem não pode ser um parafuso comum, e são dois pinos um em cada garfo. No meu carro quando tinha este trambulador eu fiz toda esta mudança e este garfo vem de um lado com um furo mais grosso que o outro. Tirei ele fora como está a foto e fiz um furo la no torneiro e ali mesmo fizemos um pino para colocar ali. Porém de um lado olhando pela foto ao contrário da marca vermelha éra uma cabeça fina e com fenda esta cabeça mais marecia um arrebite, só para encostar, isto porque se tiver uma cabeça igual a um parafuso comum, ele pega na caixa ao engatar a marcha a ré. Do outro lado que que é onde está a marca, fizemos uma rosca e usamos uma porca com trava plastica, tipo alto travante que trava sem muito aperto. A peça plastica que este pino passa dentro, abrimos com uma broca igual ao pino ou seja os dois pinos forom feitos iguais.

Ai voce arruma 50%, falta ainda o resto que são todas as outra buchas incluo até a borracha na gaiola onde o varão passa dentro mais a borracha da alavanca e os dois copinhos do trambulador.
Imagem

Osvandre
Member
Member

por Osvandre » 30 Mai 2014, 19:26

uai postei uma msg ontem sumiu...

bem galera...
Pivos, rolamentos das rodas dianteiras, coxins dianteiros e seus rolamentos, coifas, homocinética esquerda, tudo zero bala.

Sumiu o problema das puxadas e dos estalos, por tanto resolvido o problema, homocinética estava com a coifa mal montada então encheu de areia com água, dai da pra imaginar, ela estava travando dependendo do giro. De quebra troquei outras coisas pra aproveitar....
Um detalhe que eu ñ me dei conta, no desmotar a homocinética, tinha uma peça que ñ sei o nome dela, cheia de dentes, fui atras de saber oque era, me disseram que era o sensor do ABS, meu vec ñ tem abs, outro me falou que era o sensor de velocidade, faz sentido pois tem uma paradinha que vai logo acima dele da marca VDO se ñ me engano, marca de velocímetro, só que no vai e vem de peças e limpezas essa porcaria sumiu, e ñ sei oque fazer agora, tem como adaptar alguma, comprar a parte.... o velocímetro ñ funcionava, o antigo dono disse que do nada ele dava uns pulo no ponteiro, e funcionava quando queria, mas agora sem essa coroa de dentes é que ñ funciona mesmo, um vendedor me falou que essa peça vem junto a homocinética, porém a mesma custa 3x o preço kkkk e ai? sera que te, esse trem pra comprar? que acham?

Quanto ao trambulador estava com folga em uma peça que eu havia postado ontem.
Imagem

Fiz um pino novo mais grosso nessa parte marcado em vermelho que esta bem gasto e se foi o jogo, as trocas de marchas ficaram precisas, e firmes sem travamentos.
no mais tudo tranquilo, tenho que tirar um jogo chato que tem na direção, parte entre os pedais e o volante, sei que é um pedaço da coluna é uma parte dentro da outra que se desloca, tem que desmontar e dar uma prensada nesses encaixes.

Um detalhe interessante, eu ñ achei os rolamentos do coxim, tinha um muito parecido, mas na parte que ele tem um buraco menor que é da grossura da rosca da cabeça do amortecedor, era maior, então fiz uma bucha no torno e coloquei na prensa dentro do rolamento novo, ficou filé. Carro Tinindo :6:

Obrigado a todos

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 31 Mai 2014, 10:03

Sumiu não ''rapa'' ela está logo ali em cima no inicio, hahahahahahahha :38: :88:
Imagem

Imagem

24 mensagens
  • 1
  • 2