O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[DUVIDA] Opinião sobre óleo trocado

14 mensagens   •   Página 1 de 1
leandrofviana
GL Member
GL Member
Nome Completo: leandro ferreira viana
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[DUVIDA] Opinião sobre óleo trocado

por leandrofviana » 22 Abr 2014, 00:55

Galera, aproveitando que o carro ficou bom após ter problemas com a junta do cabeçote decidi fazer a troca de óleo que já estava pretendendo fazer. Comprei o carro a pouco tempo então nem faço idéia do óleo que foi trocado. A questão é que fui trocar e optei pelo 15w40 mas existia um outro 10w40 que estava na promoção. O óleo era o Bardahl Maxoil Sinteconomy 10w40 e estava a R$80,00 com filtro. Acabei cedendo a tentação e coloquei ele no carro sem ver se este óleo era qualificado para ser utilizado nestes motores. Vendo agora, parece não ser. Vocês acham que eu devo trocá-lo? Está funcionando perfeitamente bem, sem barulhos de tuchos e etc. Motor com barulho super fino, sem anomalias. E agora? Troco ou não troco?
Vectra 2.0 8V 97

carvalho neto
Member
Member
Nome Completo: jose carvalho neto
Estado: Ceará
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [DUVIDA] Opinião sobre óleo trocado

por carvalho neto » 22 Abr 2014, 10:07

Ola amigo, como o motor do Vectra trabalha com um tp meio alta e motores com uma idade meia avançada, o óleo ideal é um 20 w50 pois as peça do motor foram feita para esse determinado tipo de óleo, óleo mais fino foram fabricado para motores mais atuais e países onde é muito fio e para carros a flex, mais ñ q ñ sirva ele roda Tb mais poderá desgastar as peça mais rapidamente por ter um viscosidade baixa.

http://img214.imageshack.us/img214/328/ ... iesxb2.jpg

http://www.celtaclube.com.br/forum/inde ... opic=53916

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por rgapski » 22 Abr 2014, 11:17

Leandro,

Pode ficar tranquilo que esse óleo atende às especificações do carro.
Pelo manual, pode-se usar óleo de 5w30 até 20w50, desde que seja de classificação API superior à SJ, se não me engano
Eu já usei 20w50, 15w40 e atualmente uso 10w40.

A vantagem do óleo mais fino é que ele circula mais rápido pelo motor quando se dá a partida, ou seja, ele lubrifica mais rápido nesse momento tão critico.
E por ser mais fino, enche mais rápido os tuchos das válvulas.

Se esta funcionando de acordo, pode deixar assim que não terá problema.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ives » 22 Abr 2014, 11:29

Confirmo o dito acima pelo rgapski....fiz e faço o mesmo....se o API for SL ou acima (SM ou SN), nao tem problema....so nao pode ser inferior a SJ....com os precos atuais, vale apostar pelo menos no SL, apesar da especificacao do motor ser SJ...

Na questao de viscosidade, o oleo mais fino so ajuda na circulacao e lubrificacao na fase fria....
Imagem

leandrofviana
GL Member
GL Member

por leandrofviana » 22 Abr 2014, 18:30

Então, vendo a garrafa aqui é o API SL. Está funcionando perfeitamente, sem barulhos estranhos no motor tanto ao ligar como ao esticar. Fiquei meio receoso, mas se é compatível valeu muito a pena. Paguei 80,00 4 litros com filtro. Não coloquei os meio litro a mais, irei fazer na quinta-feira.

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ives » 22 Abr 2014, 18:34

é, como vc trocou filtro, o nivel deve estar bem baixo.....q vao 4,5 lts na troca do filtro.....apesar de que é melhor pouco menos oleo do que oleo em excesso, é sempre bom andar com ele ali dentro da variação demarcada com ranhuras na vareta......
Imagem

leandrofviana
GL Member
GL Member

por leandrofviana » 12 Jun 2014, 09:03

Então galera, atualizando. Após colocar este óleo 10w40 senti que ele sumiu com muita rapidez. Andei ai uns 2000km e ele já estava piscando a luz de óleo quando eu piso no freio. Tipo, acende e apaga quando fazia movimentos bruscos. Como o óleo estava novo, comprei mais uma garrafa de óleo e completei seguindo o nível da vareta. Passou mais 1000 por ai voltou a baixar o nível. O engraçado é que meu carro não fumaça. O óleo some assim mesmo sem fumaçar e sem vazamentos? Ando cerca de 100km por dia com ele. Será que vale a pena colocar o 20w50 nele por ser um carro já bem rodado? Ele já está com 150000 e o antigo dono não cuidava muito dele. O que acham?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 12 Jun 2014, 10:15

leandrofviana escreveu:Então galera, atualizando. Após colocar este óleo 10w40 senti que ele sumiu com muita rapidez. Andei ai uns 2000km e ele já estava piscando a luz de óleo quando eu piso no freio. Tipo, acende e apaga quando fazia movimentos bruscos. Como o óleo estava novo, comprei mais uma garrafa de óleo e completei seguindo o nível da vareta. Passou mais 1000 por ai voltou a baixar o nível. O engraçado é que meu carro não fumaça. O óleo some assim mesmo sem fumaçar e sem vazamentos? Ando cerca de 100km por dia com ele. Será que vale a pena colocar o 20w50 nele por ser um carro já bem rodado? Ele já está com 150000 e o antigo dono não cuidava muito dele. O que acham?

Estou achando um pouco estranha essa situação!

Não deveria sumir óleo, principalmente com tão pouco quilometragem rodada depois da troca.

Tem certeza que seu carro não queima óleo, mesmo que seja mínimo?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 12 Jun 2014, 10:56

Estranhissimo mesmo. Como vc sabe que não fuma? O certo é pedir para alguem dar uma pisada boa na rua e vc ir com outro carro atras observando, so olhando no retrovisor ou acelerando parado nao da pra ver.

leandrofviana
GL Member
GL Member

por leandrofviana » 12 Jun 2014, 11:44

Vou fazer isto mesmo. Tenho testado apenas sentando o pé com ele parado e tal. Não fumaça, mas vou tentar observar ele andando em trocas de marcha. Torço para que não esteja, pois o motor está bem redondo sem barulhos e etc. Mas, me corrijam se eu estiver errado, se ele estivesse fumaçando o cano de descarga deveria ficar preto, certo? Está sequinho, até querendo enferrujar. Com poeira normal mas sem sinais de fumaça de óleo por ali.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 12 Jun 2014, 12:25

leandrofviana escreveu:Vou fazer isto mesmo. Tenho testado apenas sentando o pé com ele parado e tal. Não fumaça, mas vou tentar observar ele andando em trocas de marcha. Torço para que não esteja, pois o motor está bem redondo sem barulhos e etc. Mas, me corrijam se eu estiver errado, se ele estivesse fumaçando o cano de descarga deveria ficar preto, certo? Está sequinho, até querendo enferrujar. Com poeira normal mas sem sinais de fumaça de óleo por ali.

Acho "eu" que pra chegar a esse ponto de pretejar tudo sumiria 1 litro por semana.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 12 Jun 2014, 14:21

leandrofviana escreveu:Vou fazer isto mesmo. Tenho testado apenas sentando o pé com ele parado e tal. Não fumaça, mas vou tentar observar ele andando em trocas de marcha. Torço para que não esteja, pois o motor está bem redondo sem barulhos e etc. Mas, me corrijam se eu estiver errado, se ele estivesse fumaçando o cano de descarga deveria ficar preto, certo? Está sequinho, até querendo enferrujar. Com poeira normal mas sem sinais de fumaça de óleo por ali.

Da uma rodada legal no carro e com motor quente estacione e peça para alguém dar várias aceleradas profundas e repare se vai sair algum tipo de fumaça, as vezes ta saindo bem pouco e com o carro em movimento você não está percebendo.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

leandrofviana
GL Member
GL Member

por leandrofviana » 13 Jun 2014, 08:03

Bom dia. Fiz um teste ontem cedo, a temperatura ambiente estava em torno de 22 graus quase chovendo e ele ligado logo cedo ficou soltando uma fumaça branca e que logo se dissipava. Tipo aquela fumaça de gelo seco. Liguei ele no GNV direto, mas não notei fumaça preta ou uma fumaça que ficasse voando como costumo ver em carros queimando óleo. O cheiro também parecia ser de gnv queimado, não de óleo. Vou tentar fazer este teste de andar com ele até ficar quente e pedir pra alguem dar uma acelerada.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 13 Jun 2014, 08:40

leandrofviana escreveu:Bom dia. Fiz um teste ontem cedo, a temperatura ambiente estava em torno de 22 graus quase chovendo e ele ligado logo cedo ficou soltando uma fumaça branca e que logo se dissipava. Tipo aquela fumaça de gelo seco. Liguei ele no GNV direto, mas não notei fumaça preta ou uma fumaça que ficasse voando como costumo ver em carros queimando óleo. O cheiro também parecia ser de gnv queimado, não de óleo. Vou tentar fazer este teste de andar com ele até ficar quente e pedir pra alguem dar uma acelerada.

Então por isso que eu disse para fazer o teste com o motor quente, porque se seu carro estiver queimando pouca coisa não vai dar pra perceber muito bem na partida a frio pelo fato da fumaça branca que é normal, provocada pela condensação sendo ela mais forte pela manhã.

Depois de rodar e com o motor quente der aceleradas profundas com ele parado você vai notar se está queimando ou não. :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

14 mensagens   •   Página 1 de 1