O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BLimalha no cárter

28 mensagens
  • 1
  • 2
chbsafe
Member
Member
Nome Completo: CARLOS HENRIQUE BONALDO
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Limalha no cárter

por chbsafe » 11 Ago 2014, 10:21

luiz antunes escreveu:Não falei , aquele barulho estava clássico !!!!

Você tem razão. O coletor estava solto, que barulheira! O cabeçote será enviado para retífica, mesmo porque temos um prisioneiro quebrado dentro dele, fora aquela sujeira. Estou desconfiado que vazou água pra dentro do cilindro, por isso aquela oxidação toda na câmara de combustão e resíduos de carbonização em cima do pistão.

chbsafe
Member
Member

por chbsafe » 21 Ago 2014, 13:44

Bom pessoal, apenas uns updates:

1 - A dita limalha era proveniente das bronzinas do moente do primeiro cilindro, que rodaram em falso e fizeram um belo estrago. Terei que comprar uma biela do primeiro cilindro. A retífica me disponibilizou uma por R$120,00.

2 - Retífica completa do bloco (cilindros e mancais), irão retificar os cilindros para 0.50mm e mancais serão submetidos a um mandrilamento afim de alinhar axialmente seus colos.

3 - Retífica completa do cabeçote, onde além de todo serviço padrão para cabeçote como embuchamento das guias, usinagem das sedes de válvulas, foi feito o serviço de preenchimento de uma corrosão e infelizmente uma plaina como nossos colegas contra indicam. Segundo o cara da retífica não há problema algum em fazer a plaina se as medidas ficarem dentro das especificações toleráveis. Foi trocado também as 4 válvulas de escape. O cabeçote parece novo depois do banho químico. Vamos ver quanto a temperatura depois de montado.

4 - Retífica do virabrequim, onde será necessário o preenchimento das laterais do munhão do mancal principal, onde se desgastaram devido o atrito por falta de óleo com as semi-bronzinas.

5 - Pistões e aneis novos de 0.50mm.

Total da retífica do bloco e virabrequim incluindo montagem: R$1030,00. :15:
Total da retífica do cabeçote: R$230,00
Total de pistões, anéis, retentores: R$520,00
Total (4)válvulas de escape: R$58,00

Conclusão: Por uma falha na bomba de óleo estou tendo um prejuízo na casa dos R$2.500,00, isso porque estou fazendo a M.O. Então, se o seu motor está batendo tucho, fiquem espertos porque pode ter algo bem mais grave por traz disso. O motor não chegou a travar porque veio a calhar do coletor do escape solto fazer um grande barulho o que me assustou e encostei o carro. Enviarei as fotos na sequência.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 21 Ago 2014, 14:04

Então foi confirmado que era a bomba de óleo o problema? Desconfiei desde o princípio.

Só uma resalva, eixo Virabrequin, bielas e camisas não são lubrificados com a bomba. A bomba lubrifica tudo que está dentro do cabeçote, do cabeçote para baixo é lubrificado por movimento, ou seja o proprio movimento do eixo joga óleo nas camisas para lubrificar os anéis e a ponta da biela onde prende o pistão, já a outra ponta presa no exio fica dentro do óleo do carter. Como foi estragar uma biela? Neste caso foi falta de óleo.

Sds
Imagem

chbsafe
Member
Member

por chbsafe » 21 Ago 2014, 14:40

Almeidão escreveu:Então foi confirmado que era a bomba de óleo o problema? Desconfiei desde o princípio.

Só uma resalva, eixo Virabrequin, bielas e camisas não são lubrificados com a bomba. A bomba lubrifica tudo que está dentro do cabeçote, do cabeçote para baixo é lubrificado por movimento, ou seja o proprio movimento do eixo joga óleo nas camisas para lubrificar os anéis e a ponta da biela onde prende o pistão, já a outra ponta presa no exio fica dentro do óleo do carter. Como foi estragar uma biela? Neste caso foi falta de óleo.

Sds

Tudo bom Almeidão?
Ninguém me disse que foi por causa da bomba de óleo, eu tirei por conta uma conclusão amadora, obrigado pela explicação.
Perguntas:
1 - Esse estrago por falta de óleo pode ser uma falta recente ou uma falta em um passado não muito distante (uns 10 mil km atrás)?
2 - Se por acaso foi uma falta há muito tempo, o motor funcionaria por todo esse tempo sem fazer algum ruído específico (rajando)?

Perguntas curiosas:
1 - Que história é essa de deixar comando de válvulas ou virabrequim na posição de pé (vertical em relação ao solo)? Ouvi dizer que empena se deixar deitado, por precaução eu sigo a "simpatia", ou não será simpatia? Como uma peça de aço daquela "idade" (espessura) e dureza pode empenar estando em repouso na horizontal? Como essas peças são estocadas nas lojas, fábrica? E no motor, elas ficam na horizontal... Me explica essa por favor. :13:

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 21 Ago 2014, 14:49

Aproveita e me tira umas tbm hehhehe.

1- o que leva ao travamento da bomba de oleo?
2- como testar para saber da qualidade de operação dela?
3- tem vida util como a bomba dagua (embora não tenha contato com agua)?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 21 Ago 2014, 16:46

primeiro para o João porque é mais fácil.

1 - Bomba de óleo não trava, isto poque o eixo vurabrequim que gira ela então não vejo possibilidade dela travar e digamos que aconteça algo com ela de agarrar em algo, com certeza o eixo iria girar em falso, mas isto eu diria ser quase 100% impossivel.

2 - Existe aparelho de teste e muitos mecanicos tem e uns colocam um relógio no carro que tem esta pressão, é algo simples colocado onde coloca o sensor (cebolinha do óleo) e ali sai uma mangueira até o relógio que fica no painel nos dando informação do mesmo. Mas com certexa se o sensor estiver bom, ele será seu indicador da pressão do óleo. Para isto, todas as vezes que ligamos a chave devemos observar se tudo acende e logo em seguida ao ligar o carro observar se tudo apaga, esta leitura é impotante e basta ela piscar com o carro ligado para saber que há algo errado e muitas vezes é simplesmente problema no sensor, mas não devemos seguir viagem sem ter certeza.

3 - Não, vida util de uma bomba de óleo é impossivel prever, e muitas delas são eternas. O que pode estragar e diminuir a pressão dela é o descuidado nas trocas do óleo já que ela não tem filtro antes dela, tem uma peneira que na verdade não filtra nada e com certeza as impurezas que estão ai podem afetar o funcionamento dela no futuro. Ela é muito simples, gira dentro do óleo e não pode ter muita folga entre o disco que é ela e as paredes onde ela está, se isto ocorrer ela ficará fraca. Só vendo mesmo para entender que é algo simples, mas que tem uma pressão terrivel, aliás já testei uma vez e ela jorra oleo bem longe. Uma coisa é certa, tirar a sujeira do fundo do carter é ótimo para ela.

Sobre o nosso amigo, é difício confirmar o que realmente foi, mas com certeza foi falta de óleo, lembro que mesmo as bielas estando merguladas no óleo há possibilidade de entrar sujeira nos dutos de lubrificação que ela tem e também o eixo. Acredito que por falta de troca de óleo con frequencia, alguma sujeira ficou ali e possa ter estragado algo, sabemos que a sujeira vai acumulando no fundo do carter, mas ela se movimenta em alguns momentos também.

Sobre o eixo e o comando, é verdade que eles podem empenar mesmo, sua pergunta sobre ele montado não procede porque montado estão apoiados nos mancais e assim protegidos, ao mesmo tempo armazenado, estão em caixas e não jogado como ficam nas oficinas caso não tenham cuidados. Este empeno é algo insignificante quase que imperceptivel, mas com tempo pode sofrer desgastes por isto. Nada que seja desesperador, mas eu também tomaria os devidos cuidados. Reafirmo que estes cuidados são passados para as oficinas justamente porque eles não tem cuidado mesmo.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 21 Ago 2014, 17:41

Maravilha super entendido.

O diagnóstico pela lampada do oleo entao seria so em problemas com sensor ou falta de oleo correto? A baixa pressão pelo desgaste da bomba é imperceptível por sensor né?

Vou colocar mais essa na minha lista de itens de prevenção

Deivid1991
Member
Member
Nome Completo: Deivid Herbert EUSTÁQUIO campos

Limalha no cárter

por Deivid1991 » 07 Mar 2017, 09:45

Não sei se ainda vou conseguir alguma resposta aqui, mas não custa tentar.
Mesmo barulho, porém apenas acima de 3000 rpm, bomba sem pressão e limalha no carter.
Fiquei sem saber como acabou essa história, então se alguém puder me ajudar.
Vectra 97 2.0 8v

Agradeço desde já.

28 mensagens
  • 1
  • 2