por Almeidão »
21 Ago 2014, 16:46
primeiro para o João porque é mais fácil.
1 - Bomba de óleo não trava, isto poque o eixo vurabrequim que gira ela então não vejo possibilidade dela travar e digamos que aconteça algo com ela de agarrar em algo, com certeza o eixo iria girar em falso, mas isto eu diria ser quase 100% impossivel.
2 - Existe aparelho de teste e muitos mecanicos tem e uns colocam um relógio no carro que tem esta pressão, é algo simples colocado onde coloca o sensor (cebolinha do óleo) e ali sai uma mangueira até o relógio que fica no painel nos dando informação do mesmo. Mas com certexa se o sensor estiver bom, ele será seu indicador da pressão do óleo. Para isto, todas as vezes que ligamos a chave devemos observar se tudo acende e logo em seguida ao ligar o carro observar se tudo apaga, esta leitura é impotante e basta ela piscar com o carro ligado para saber que há algo errado e muitas vezes é simplesmente problema no sensor, mas não devemos seguir viagem sem ter certeza.
3 - Não, vida util de uma bomba de óleo é impossivel prever, e muitas delas são eternas. O que pode estragar e diminuir a pressão dela é o descuidado nas trocas do óleo já que ela não tem filtro antes dela, tem uma peneira que na verdade não filtra nada e com certeza as impurezas que estão ai podem afetar o funcionamento dela no futuro. Ela é muito simples, gira dentro do óleo e não pode ter muita folga entre o disco que é ela e as paredes onde ela está, se isto ocorrer ela ficará fraca. Só vendo mesmo para entender que é algo simples, mas que tem uma pressão terrivel, aliás já testei uma vez e ela jorra oleo bem longe. Uma coisa é certa, tirar a sujeira do fundo do carter é ótimo para ela.
Sobre o nosso amigo, é difício confirmar o que realmente foi, mas com certeza foi falta de óleo, lembro que mesmo as bielas estando merguladas no óleo há possibilidade de entrar sujeira nos dutos de lubrificação que ela tem e também o eixo. Acredito que por falta de troca de óleo con frequencia, alguma sujeira ficou ali e possa ter estragado algo, sabemos que a sujeira vai acumulando no fundo do carter, mas ela se movimenta em alguns momentos também.
Sobre o eixo e o comando, é verdade que eles podem empenar mesmo, sua pergunta sobre ele montado não procede porque montado estão apoiados nos mancais e assim protegidos, ao mesmo tempo armazenado, estão em caixas e não jogado como ficam nas oficinas caso não tenham cuidados. Este empeno é algo insignificante quase que imperceptivel, mas com tempo pode sofrer desgastes por isto. Nada que seja desesperador, mas eu também tomaria os devidos cuidados. Reafirmo que estes cuidados são passados para as oficinas justamente porque eles não tem cuidado mesmo.
