O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPeça elétrica com o fio estourado

13 mensagens   •   Página 1 de 1
wleocadio
GL Member
GL Member
Nome Completo: wellington de moraes leocadio
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Peça elétrica com o fio estourado

por wleocadio » 18 Out 2014, 12:48

Boa Tarde, Galera

Reparei que no meu Vectra 97/98 tem uma peça com o fio arrebentado.
Alguém saberia me dizer o que é, e qual problema isso pode causar?

Imagem
Imagem
Imagem

Outra dúvida

A tampa do reservatório de aguá está vazando na lateral pela rosca.
É só comprar uma nova e substituir?

Por favor me ajudem
:62:

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Peça elétrica com o fio estourado

por Arquiteto » 18 Out 2014, 13:18

este cabo parece ser da sonda lambda ...

a conexão da válvula termostática não esta com cara boa ...

se nunca trocou e bom trocar e fazer a limpeza do sistema de arrefecimento e

colocar o aditivo corretamente , tampa vazando e outro sinal de que o sistema precisa de cuidados

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 18 Out 2014, 13:50

O cabo é sonda lambda e parece que tentarom fazer uma solda nele e ficou meia boca e soldar este fio é algo quase impossivel por ele ser aço, pelo menos o que vem do chicote de cima. É possivel que ele esteja todos desregulado por não ter ela funcionando.
Imagem

wleocadio
GL Member
GL Member

por wleocadio » 18 Out 2014, 18:40

Então, eu comprei o carro há 4 anos atrás e ele já não tinha válvula termostática.

As vezes ele faz um barulho estranho (pó.pó.pó.pó.pó...) no neutro, em 1ª e 2ª. Quando isso ocorre em neutro a aceleração fica menor que 1 no painel, sendo que o normal dele é 1.5.

Isso também teria a ver com a sonda lambda, ou seria um outro problema?

wleocadio
GL Member
GL Member

por wleocadio » 19 Out 2014, 10:30

eu esqueci de dizer que meu carro também tem gnv, e pelo que li todos os kits de gnv tem um emulador de sonda lambda,
então então é certo pensar que essa foi inutilizada por causa do emulador da sonda do gnv?

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 19 Out 2014, 11:35

wleocadio escreveu:eu esqueci de dizer que meu carro também tem gnv, e pelo que li todos os kits de gnv tem um emulador de sonda lambda,
então então é certo pensar que essa foi inutilizada por causa do emulador da sonda do gnv?

nada a ver ... uma instalação bem feita não neutraliza a sonda ... afinal ela e importante

para o funcionamento na gasolina ...

provavelmente se vc restabelecer a ligação a luz da injeção vai ficar acessa direto ...

pois a parte eletrica/eletronica do seu kit esta irregular ...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Out 2014, 15:48

Eu respondi por MP e o mesmo faço aqui, porem não sou bom em GNV, mas se for na gasolina 1,5 é muito acelerado e o correto é 0,9 ou seja 900 RPM, possa ser que por não ter a sonda ligada ou ela estragou ou fizerom uma trasnformação a qual não sei lhe explicar.

Este ruido, não seria a valvula de liberação dos gases? penso ser ela.

O fio que vem do chicote e vem de cima é um fio de aço e isolador bem macio, ou seja igual a um fio comum, porem a capa dele é macía e tem como soldar ele sim, mas precisa ser bom de solda e usar um soldador de 70 watts. Descascar o fío, colocar massa de solda, estanhar ele que é passando o ferro quente com solda, um pouquinho vai agarrar nele, faça o mesmo no outro lado que vai encostar nele, logo encosta os dois, pega uma perna de fio de qualquer fio, enrola os dois, coloque mais massa de solda por cima e logo mete solda em tudo e depois é só isolar. NÃO ADIANTA SOLDADOR DE 40 WATTS TEM QUE SER DE 70 PARA CIMA.

Uma perguntinha besta: Ao ligar a chave a luz a sua injeção acende? E se acende, logo ela apaga?
Imagem

marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Marcelo Souza
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por marcelo.souza2 » 20 Out 2014, 07:59

Almeidão escreveu:Eu respondi por MP e o mesmo faço aqui, porem não sou bom em GNV, mas se for na gasolina 1,5 é muito acelerado e o correto é 0,9 ou seja 900 RPM, possa ser que por não ter a sonda ligada ou ela estragou ou fizerom uma trasnformação a qual não sei lhe explicar.

O fio que vem do chicote e vem de cima é um fio de aço e isolador bem macio, ou seja igual a um fio comum, porem a capa dele é macía e tem como soldar ele sim, mas precisa ser bom de solda e usar um soldador de 70 watts. Descascar o fío, colocar massa de solda, estanhar ele que é passando o ferro quente com solda, um pouquinho vai agarrar nele, faça o mesmo no outro lado que vai encostar nele, logo encosta os dois, pega uma perna de fio de qualquer fio, enrola os dois, coloque mais massa de solda por cima e logo mete solda em tudo e depois é só isolar. NÃO ADIANTA SOLDADOR DE 40 WATTS TEM QUE SER DE 70 PARA CIMA.

Uma perguntinha besta: Ao ligar a chave a luz a sua injeção acende? E se acende, logo ela apaga?

Almeidão, desculpe cair assim de paraquedas, mas meu carro qdo viro a chave acende a luz da injeção, seria problema isso? pergunto pq estou com codigos de erro (conforme tópico http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=6741&p=91197#p91197) e pensei que talvez tivesse algo a ver.

Abs a todos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Out 2014, 09:32

marcelo.souza2 escreveu:
Almeidão escreveu:Eu respondi por MP e o mesmo faço aqui, porem não sou bom em GNV, mas se for na gasolina 1,5 é muito acelerado e o correto é 0,9 ou seja 900 RPM, possa ser que por não ter a sonda ligada ou ela estragou ou fizerom uma trasnformação a qual não sei lhe explicar.

Almeidão, desculpe cair assim de paraquedas, mas meu carro qdo viro a chave acende a luz da injeção, seria problema isso? pergunto pq estou com codigos de erro (conforme tópico http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=6741&p=91197#p91197) e pensei que talvez tivesse algo a ver.

Abs a todos.

Não Marcelo, isto não é problema, ela tem que acender mesmo.
É que a do nosso amigo deve acender também, mas como ele está sem a sonda com certeza não deve apagar. Só que quem cortou a sonda pode ter pensado nisto e eliminado esta lampada para enganar alguem. Por isto a pergunta para ele e esperar a resposta a saber se ela acende e fica acesa e ele nem dá bola para isto ou ela nem acende.
Imagem

marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Marcelo Souza
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por marcelo.souza2 » 20 Out 2014, 09:35

Almeidão escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:

Abs a todos.

Não Marcelo, isto não é problema, ela tem que acender mesmo.
É que a do nosso amigo deve acender também, mas como ele está sem a sonda com certeza não deve apagar. Só que quem cortou a sonda pode ter pensado nisto e eliminado esta lampada para enganar alguem. Por isto a pergunta para ele e esperar a resposta a saber se ela acende e fica acesa e ele nem dá bola para isto ou ela nem acende.

Entendi...valew almeidao, quando puder da uma olhadinha no meu tópico sobre os codigos, veja se pode me ajudar.
Abs

wleocadio
GL Member
GL Member

por wleocadio » 20 Out 2014, 10:08

Teria como Trocar o chicote da sonda lambda ao invés de soldar? pq eu não achei o cabo que está rompido.
Quando eu ligo ele aparece a luz da injeção mais ai apaga.... e quando ando com ele no gaz ela fica quase sempre acesa.

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Last_Warrior » 20 Out 2014, 11:21

Se for da sonda lambda, o fio NÃO PODE TER SOLDA.

Se o fio soldado ali for do chicote da sonda, compensa somente colocar uma nova.

Se o fio soldado for do chicote do carro, aí precisa cortar essa emenda com solda, e colocar uma emenda em que vem um terminalzinho de crimpar, vc descasca os fios dos 2 lados, crimpa com o plug metálico, sem usar solda, e isola com o macarrão termo retrátil.

Isso tudo porque o sinal da sonda é de alta precisão e a solda interfere no sinal fazendo dar erro de leitura. O mesmo vale pra sensor de temperatura da água!

O conserto é simples, basta seguir minhas dicas. Boa sorte.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Out 2014, 12:37

Last_Warrior escreveu:Se for da sonda lambda, o fio NÃO PODE TER SOLDA.

Se o fio soldado ali for do chicote da sonda, compensa somente colocar uma nova.

Se o fio soldado for do chicote do carro, aí precisa cortar essa emenda com solda, e colocar uma emenda em que vem um terminalzinho de crimpar, vc descasca os fios dos 2 lados, crimpa com o plug metálico, sem usar solda, e isola com o macarrão termo retrátil.

Isso tudo porque o sinal da sonda é de alta precisão e a solda interfere no sinal fazendo dar erro de leitura. O mesmo vale pra sensor de temperatura da água!

O conserto é simples, basta seguir minhas dicas. Boa sorte.

Amigo, não vou discordar contigo porque relmente este sistema de grimpar é muito bom e não requer tanta prática como a solda, mas não vi ainda problemas de leituras usando a solda. Agora voce me deixou com uma pulga atrás da orelha, porque tudo eu uso solda e esta solta tem ótimo poder de condução elétrica, incluo uma solda que fiz no fio sensor de temperatura e onde sou muito chato, verifiquei com muito cuidado e acompanhei uns 15 dias antes de definir e vendo que não mudou nada, ai sim finalizei com a solda. Minha sonda também é soldada e não apresenta problemas, talvez seja a forma que faço que é bem diferente de umas soldas que vejo por aí.

Como eu disse, sem discórdia, só com dúvidas.
Imagem

13 mensagens   •   Página 1 de 1