O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVazamento na caixa de marcha (tampa de mudança)

4 mensagens   •   Página 1 de 1
Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Vazamento na caixa de marcha (tampa de mudança)

por Ramon Neves » 20 Out 2014, 21:13

Galera seguinte, fiz uma pesquisa aqui no fórum, mas não achei nada que me ajudasse...

Ontem eu entrei debaixo do carro para dar uma olhada na suspensão e homocinéticas pois estava notando barulhos estranhos, porém quando eu fui olhar a caixa de marcha tomei um susto em ver que ela estava com a parte de baixo e traseira completamente melada de óleo, e fui procurar de onde estava saindo o óleo, a fonte do vazamento está na tampa de mudança, onde entra uma barra de ferro que muda as marchas, porém olhando no CEPCHEV ví que nessa peça existem várias peças por onde esse óleo poderia vazar, junta, suspiro e um anel vedador (retentor) da tampa, o problema é que o acesso a essa tampa é muito ruim para diagnosticar a origem exata do vazamento, alguém já teve esse tipo de problema ou alguma dica e/ou recomendação nesse tipo de problema??
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vazamento na caixa de marcha (tampa de mudança)

por Almeidão » 21 Out 2014, 13:04

Tirar esta tampa fora, desmontar ela e trocar o retentor não é tão complicado assim, para mim é até relativamente fácil e esta haste que entra no retendor é presa por dentro por um pino trava que deve ser batido com um matelo e empurrado com um parafuso 6 ou 5mm e assim liberar a haste. O unico incoveniente é entender como funciona ela para não bater demais o pino e ele agarrar na tampa, afinal ele precisará sair para ser recolocado depois, mas isto pode ser checado com a tampa nãs mãos. Óbvio que é um serviço bem demorado, mas não é nada difícil, a tampa sai fácil soltando os 4 parafusos, chave 11mm e deve ser tipo soquete e estando em ponto morto para levantar ela e o mesmo para recolocar com uma junta nova e muito cuidado para não quebrar esta junta ao recolocar, e deve ser seguido pelo pino guia que a tampa tem, eu como mexo aos domingos, sempre tenho mais de uma junta, e passo graxa nela para segurar na caixa onde ela deve ser colocada e ajudar na colocação da tampa que é o trabulador da caixa.

Checar também se a caixa não está com excesso de óleo e para isto, basta colocar o carro nivelado e soltar o bujão que fica por trás da caixa bem próximo a saida do seme eixo, ele nivelado, o óleo fica rente ao buraco do parafuso, se entornar está com excesso, se estiver abaixo precisa completar.

Agora o pior da história. Será que o vazamento é somente alí? possa ser o retentor do volante do motor e se for isto, só tirando o motor fora para trocar. Se for isto, a causa provável é o uso de excesso de óleo junto com suspiro e tampa entupidos ou com parte da passagem bloqueada.

Sds
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ramon Neves » 21 Out 2014, 15:28

Obrigado Almeidão pelas orientações!!
A respeito do vazamento ser pelo retentor do volante do motor eu não sei, pois o vazamento vem de cima da caixa, nessa tampa de mudança, seria possivel um vazamento no retentor do volante do motor fazer vazar óleo pela tampa de mudança?
A respeito do suspiro seria o da tampa de mudança entupido? se for vou verificar

Acho estranho esse óleo vazar dessa maneira, pois não tem uma bomba ali para fazer pressão e emsmo assim conseguir vazar tanto óleo ainda mais pela parte de cima, vou dar uma verificada e aproveitar para tirar umas fotos e postar aqui para explicar melhor...
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 21 Out 2014, 17:19

Ramon Neves escreveu:Obrigado Almeidão pelas orientações!!
A respeito do vazamento ser pelo retentor do volante do motor eu não sei, pois o vazamento vem de cima da caixa, nessa tampa de mudança, seria possivel um vazamento no retentor do volante do motor fazer vazar óleo pela tampa de mudança?
A respeito do suspiro seria o da tampa de mudança entupido? se for vou verificar

Acho estranho esse óleo vazar dessa maneira, pois não tem uma bomba ali para fazer pressão e emsmo assim conseguir vazar tanto óleo ainda mais pela parte de cima, vou dar uma verificada e aproveitar para tirar umas fotos e postar aqui para explicar melhor...

Eu penso que possa ser no retentor do volante e na tampa da caixa. Na tampa deve só molhar um pouco, enquanto no retentor desce um pouco mais. No retentor, se for ele é oleo do motor, já na caixa se for óleo original ele é vermelho e é diferente.

Não confuda sobe o suspiro, comentei sobre o suspiro do motor, não da caixa. Se entupir ele, o óleo terá que sair para algum lugar e forçam os retentores. Já o suspiro da caixa, muito difícil dele entupir, mas não custa tirar e limpar.
Imagem

4 mensagens   •   Página 1 de 1