por corsa turbo »
30 Mar 2016, 16:20
Boa tarde Pessoal.
Apenas complementando o que já vivenciei..
F23 nos vectras B são mais curtos que os F18WR, nenhum F23 de vectra B (carcaça diferente do vectra C /zafira /astra) saiu mais longa que a F18WR, e pelo o que sei, mesmo as dos outros carros tem variação de diferencial mais longo ou curto mas nenhuma supera o cambio longuissimo F18 WR.
Apenas para conhecimento, o meu carro veio originalmente com F18 WR, cambio longuissimo, uma maravilha para estrada, se o motor chegasse a RPM maxima de quinta marcha chegaria proximo aos 270km/h, porem para a cidade era um pouco incomodo... trambulador por varetas, funcionava perfeitamente porem a tocada da troca de marchas é diferente de um trambulador por cabos como os F23.
Coloquei em meu carro um cambio F23 de vectra 2.2 8V, nunca encontrei de vectra 2.2 16V (modelo B) então não posso afirmar que existe. O cambio não tem nenhuma identificação que pude retirar detalhes como relação (ja passaram 3 caixas dessa na minha mão e nenhuma consegui algo). Cambio F23 do 2.2 8V é muito mais curto, rpm maxima de 5ª marcha chega um pouco mais 235km/h, o cambio tem todo sistema interno/engrenagens sincronizadores muito mais "parrudos" e eficientes que do s cambios F18 ou outros GM. Pessoas que usam esse cambio para alta performance/alto giro afirmam que em altas rotações do motor, aonde o cambio F18 costumava arranhar ela trabalha de forma precisa e perfeita, podendo ocorrer trocas de marchas a mais de 8000rpm sem nenhuma dificuldade. Outro detalhe é que os cambios GM são identificados pelos numeros, e quando maior o numero, maior a resistencia do cambio ao torque, por isso este cambio F23 é usado em carros com motores mais torcudos, fora do Brasil existe cambio F28 que epuipava calibra turbo 4X4 e outros carros.
Para quem vai comprar embreagem, há sim diferença do plato (as estrias são com numeros de dentes diferentes e largura do eixo piloto maior para o F23), plato é o mesmo, e atuador da embreagem e conduite diferente.
Todas as peças (internas/trambulador/cabo) do F23 são raras de achar e custo mais elevado...
é por ai.