Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não esquecer que o carte do Vectra tem a porca do parafuso na parte de dentro, logo em volta dela o óleo não sai e ali ficam a parte pior dele, ali fica mais limalha e mais sujeira, alias ali fica a parte mais grossa. Eu tiro o meu com uma seringa e sai em média 150 a 200 ML isto depois que saiu tudo que tinha que sair.
chirola escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não esquecer que o carte do Vectra tem a porca do parafuso na parte de dentro, logo em volta dela o óleo não sai e ali ficam a parte pior dele, ali fica mais limalha e mais sujeira, alias ali fica a parte mais grossa. Eu tiro o meu com uma seringa e sai em média 150 a 200 ML isto depois que saiu tudo que tinha que sair.
vc tem muita pasiencia meu amigo , kkaakkakaka,
porque o infelis nao soldo a porca do lado de fora , ou coloco de lado pegando bem na base do carter em posiçao vertical tinha mil coisas pra fecer .
mais nao , facilitaria muito
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje Acredito que deva usar o 15w40 semissintético de uma boa marca mesmo. No meu que é 2.2 16v uso o 15w40 semi Motul...Na etiqueta de troca não tem que óleo ele colocou?
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O óleo para este carro são 15W40 ou 20W50, assim vem no manual a escolher e pra quem tem duvidas o 15W40 é mais fino que o 20W50.
xaviergh69 escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje O óleo para este carro são 15W40 ou 20W50, assim vem no manual a escolher e pra quem tem duvidas o 15W40 é mais fino que o 20W50.
Bom dia,
Desculpe, sou um pouco leigo, há alguma diferença entre o óleo mais fino? por exemplo na questão de troca de calor ou um lubrifica mais do que o outro?
Obrigado.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensajexaviergh69 escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje O óleo para este carro são 15W40 ou 20W50, assim vem no manual a escolher e pra quem tem duvidas o 15W40 é mais fino que o 20W50.
Bom dia,
Desculpe, sou um pouco leigo, há alguma diferença entre o óleo mais fino? por exemplo na questão de troca de calor ou um lubrifica mais do que o outro?
Obrigado.
São algumas diferenças sendo um momento o mais fino melhor e outro o mais grosso melhor etc. No fim a conclusão que estes dois são bons, e o mineral pra mim é bom como o sintético e no meu carro eu troco fielmente a cada 5 mil km óleo e filtro.
Uma dica valiosa, ele usa 4,5 litros, nunca coloque esta quantidade, coloque 4.3 litros e tem uma forma de você tirar boa parte do resto do óleo velho no carte na hora da troca eu faço isto sempre, mas no seu caso que diz que o motor foi feito recente, será bom fazer isto, eu uso uma seringa e uma mangueira dobrada na ponta tipo um anzol e se consegue tirar próximo de 200ML de óleo e sempre muito grosso por ter sujeira ali.
Tem este vídeo que fiz tempos atrás, porem o correto é ter ele na rampa.
https://www.youtube.com/watch?v=aGNVpm-Zg9k
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu uso 15W40 Mobil, e uso Bardhal B12 para aditivar e não para engrossar. Motor 2001 8v com 120 mil km.
Se for errado, corrijam me porque não sou muito enterado neste assunto apesar que sei por experiencia própria que não devo usar fino demais.
SirChico escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,
quando pesquisei sobre esse assunto, muito tempo atráz, também fiquei na dúvida em relação a essa válvula no cabeçote.
Em vários vídeos de manutenção, essa válvula pode ser vista nos cabeçotes do 8v, mas não nos 16v.
Me parece que a válvula do cabeçote seria uma válvula de alívio (relief valve) como o próprio nome da peça diz. NÃO uma válvula de retenção (retension valve).
Em contra partida, a válvula que se encontra junto a bomba de óleo é uma válvula de pressão (pressure valve).
Ou seja, pelo meu entendimento, a válvula da bomba regula a pressão do óleo que é impulsionado inicialmente para o sistema. E a válvula do cabeçote (presente apenas nos 8v) regula a pressão do óleo no cabeçote em particular.
O exato porquê de ser necessário uma válvula no cabeçote dos 8v eu não sei, mas imagino que seja por alguma particularidade na construção (design) do sistema.
O que eu quero dizer com isso: possivelmente, no 8v, existe a possibilidade de se ter uma variação de pressão no cabeçote comparado ao resto do sistema. Quem sabe a operação dos tuchos (que são diferentes dos tuchos dos 16v) podem gerar uma variação de pressão, afetando o sistema. Quem sabe pode ter alguma relação com a dimensão dos dutos de óleo na parte superior do motor também. Não sei ao certo...
Além disso, apesar do nome da peça ser "válvula de alívio", não quer dizer que ela não possa atuar como uma válvula de retenção.
Exemplificando: a válvula de alívio irá permitir a passagem/retorno do óleo ao cárter quando a pressão execeder 1 BAR, por exemplo. Caso a pressão diminua, a válvula fecha e, possivelmente, retém o óleo na galeria próximo da válvula até a pressão aumentar novamente ao seu valor ideal (resistência da mola da válvula de alívio).
Uma das coisas que poderíamos imaginar é que outra função da válvula seria reter o óleo na galeria para agilizar a chegada do lubrificante na parte superior no motor, diminuindo assim o desgaste das peças. Pelo que notei, muita gente acredita que é isso que ocorre.
Isso se o óleo não escorrer de volta pelo caminho contrário quando o carro é desligado e a bomba para de girar. Algo pra se verificar. Eu não faço idéia se isso é possível...
Estas são apenas as conclusões parciais que cheguei analisando as informações que tinha.
Certas coisas não tenho como confirmar, já que muitos dos meus questionamentos não serão respondidos lendo manuais de manutenção. Também não sou mecânico de profissão e meus conhecimentos práticos são limitados. Por isso, conclusões PARCIAIS.
Quem sabe tem alguém aqui no grupo que pode afirmar, com absoluta certeza, alguns dos questionamentos que tenho, ajudando assim a chegarmos em uma conclusão.
Confesso que fiquei intrigado com a exata função dessa válvula presente nos 8v e, também, o porquê da inexistência dela nos 16v.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 111 visitantes