por Pedro Josino »
02 Dez 2013, 02:04
João,
Meu carro veio originalmente com pneus Firestone Firehawk 700 195/60 R15 por se tratar da versão Expression. Assim que comprei o carro, retirei as rodas 15" e coloquei as 18" com pneus Nexen N3000 225/40 R18 e por incrível que pareça, os ruídos de rodagem diminuíram e o carro manteve o mesmo nível de maciez. Passei cerca de 18 meses com essas rodas, rodei cerca de 20mil km e voltei para os Firestones que estavam guardados. Notei um aumento no ruído de rodagem e uma maior facilidade de aquaplanagem.
Não sei se porque esses pneus passaram mais de um ano guardado, mas o fato é que eles aos 11mil km rodados, só faltava 2mm para chegar ao TWI e apresentava sinais de ressecamento. Fui a uma loja de rodas e entreguei eles e as rodas com calotas como parte do pagamento pelas 16" do Elegance Next e no momento eu queria pneus mais em conta pois estava apertado. Como não havia disponível, o proprietário me deixou com os Pirelli P7 205/55 R16 zerados que estavam nas rodas, pois foi um cara que retirou o carro da concessionária e trocou as 16" do NE pelas 17" do Elite. Rodei cerca de 30 dias com esse Pirelli P7, minha opinião é que é um pneu menos ruidoso que o Firestone, mas é mais duro e também aquaplana, com menor facilidade.
Finalmente coloquei os pneus que comprei, os Marshal KH35 205/55 R16 e por incrível que pareça, o carro ficou mais silencioso internamente, não tinha ruídos de rodagem, pegava balanceamento tranquilamente, não tive problemas com aquaplanagem, bolhas ou afins, apenas a durabilidade foi cerca de 23mil km. Acabei vendendo eles a um borracheiro por R$ 45,00 cada, praticamente no TWI.
Nesse tempo eu criei coragem e substituí os Pirelli P7 do Gol pelos Michelin Pilot Primacy e o carro ficou outro!! Muito mais macio, silencioso, sem aquaplanagem, resistentes a buracos, etc.. Na época paguei R$ 415,00 em cada 195/55 R15 em 10x.
Resolvi então que esse é O pneu. No Vectra eu consegui uma promoção no Michelin Primacy 3, me fizeram no 91W o mesmo valor do 91V pois esse último não tinha em estoque. Também tinha a possibilidade do Michelin Energy XM2 91V por R$ 388,00. Mas acabei ficando com o Primacy 3 91W por R$ 425,00 à vista, no prazo era R$ 488,00. Até mesmo porque a fabricação do Primacy 3 era da semana 20 de 2013 e o Energy era da semana 36 de 2012.
Ainda queriam me cobrar R$ 32,00 do balanceamento das rodas, R$ 30,00 do alinhamento 3D e R$ 16,00 das válvulas novas. Quando pintei as rodas colocaram as válvulas novas, por isso a loja constatou que não era necessário. Foi verificado o alinhamento mas também não foi necessário. Acabaram não cobrando o balanceamento.
O pneu é macio, silencioso, gruda muito no asfalto em curvas, melhorou as frenagens e as arrancadas. Já peguei pista molhada mas sem chuva forte e se comportou muito bem. Mas eu acho o Pilot Primacy ainda mais macio. Estou bastante satisfeito.
Em relação ao Bridgestone Turanza eu só andei em um New Civic com ele, sentia uma cerca jogada de traseira em freagens mais bruscas ou em curvas, não sei se no Civic é por causa dos pneus ou do carro. Essa sensação de rolagem no Gol acabou quando coloquei os Michelin.
Enquanto eu tiver condições financeiras, usarei Michelin. Virei fã!!