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Vectra BRetentor comando vazando --8v -- recorrente

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jm_vectrab
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por jm_vectrab » 19 Out 2025, 09:46

ontem rodei quase 400kms em uma pequena viagem aqui, pistona vazia desci o pe no bixo pra testar mesmo

meus achados... o carro ficou com ronco mais limpo e aceleracao mais leve, solto eu diria melhor nas retomadas, esta respirando melhor o catch can com certeza foi um upgrade, essas limpeza e pequenos ajustes vacuo que fiz nos sensores e tbi ;mangueiras ali pode ter uma contribuicao nisso tbm.

outra coisa que notei foi barulheira de tucho em marcha lenta, antes tinha um pouco agora esta quietinho! essa valvulinha mixuruca mas super importante pra pressao de oleo ali em cima, deve perder forca com o tempo e é uma boa troca-la.

o catch can nao coletou nada de oleo nesses 400km, sinal q o motor esta saudavel, eu ja sabia disso pois nao baixa oleo e ja tinha feito teste de compressao nos cilindros estao todos nos parametros equalizados perfeitos, mas é bom ver isso. tenho q rodar mais kms e ir vendo, mas a priori recomendo e do jeito que coloquei ali nao sobe cheiro de oleo

proximo servico agora comprei aquela ferramenta pra tirar os tuchos sem precisar tirar o comando, quero inspecionar os balancins se nao estao comidos, duro q tinha fotos de tudo quando fiz o cabecote mas acabei perdendo quando formatei o pc.... vou aproveitar e remover os tuchos pra limpeza tbm e ver se tem folga neles

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por jm_vectrab » 19 Out 2025, 09:54

chirola escreveu:Fuente del Mensaje a caixa que esta no carro foi montada com duas caixas

hehe montou uma caixa frankstein, mas se tem problemas nisso com ctza a trava esta la, veja o video q postei ai atras o cara menciona exatamente esse problema, tira ela q resolve.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Esta válvula do canister não resolve muito limpando, mas ajuda e a dica é colocar um filtro de gfasolina de moto ou carro antigo antes dela. Eu fiz um video sobre isto e postarei mais pra frente. Sobre a TBI o que não falta é mão suina na mecanica. A junta ali existe com esta parte quadrada cortada e tapada, quaquer uma das duas dão certo e eu uso tapada porque o lado ao contrário fica tapado.


sim ela fica fechada naturalmente, so abre com sinal da central, mas se juntar sujeira ali pode ser que nao esteja fechando 100% e deixar uma entrada de ar falsa dos gases e ficar mais gastao na teoria... pra abrir ela e facil passa uma faquinha e colar uma finissima camada silicone depois, na ultima foto q postei da pra ver

sobre adicionar o filtro e uma boa! o certo mesmo era trocar o filtro de carvao do canister, mas nem sei o preco e se vendem isso original ainda

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por Almeidão » 19 Out 2025, 21:56

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje ontem rodei quase 400kms em uma pequena viagem aqui, pistona vazia desci o pe no bixo pra testar mesmo

meus achados... o carro ficou com ronco mais limpo e aceleracao mais leve, solto eu diria melhor nas retomadas, esta respirando melhor o catch can com certeza foi um upgrade, essas limpeza e pequenos ajustes vacuo que fiz nos sensores e tbi ;mangueiras ali pode ter uma contribuicao nisso tbm.

outra coisa que notei foi barulheira de tucho em marcha lenta, antes tinha um pouco agora esta quietinho! essa valvulinha mixuruca mas super importante pra pressao de oleo ali em cima, deve perder forca com o tempo e é uma boa troca-la.

o catch can nao coletou nada de oleo nesses 400km, sinal q o motor esta saudavel, eu ja sabia disso pois nao baixa oleo e ja tinha feito teste de compressao nos cilindros estao todos nos parametros equalizados perfeitos, mas é bom ver isso. tenho q rodar mais kms e ir vendo, mas a priori recomendo e do jeito que coloquei ali nao sobe cheiro de oleo

proximo servico agora comprei aquela ferramenta pra tirar os tuchos sem precisar tirar o comando, quero inspecionar os balancins se nao estao comidos, duro q tinha fotos de tudo quando fiz o cabecote mas acabei perdendo quando formatei o pc.... vou aproveitar e remover os tuchos pra limpeza tbm e ver se tem folga neles


Você não vai pegar óleo, só o vapor mesmo e lembre se em rodovias nem vapor você pega ele aparece em marcha lenta e para não abrir a TBI e checar por dentro, basta checar a PCV se tiver óleo ali você já terás o que eu vi no meu.
Sobre a Válvula purgadora o que pode defender ela é um filtro mesmo, e é outra peça que muitos não sabem como funciona e fica buscando e obrigando ela funcionar sendo que só funciona na alta porque se abrir na lenta dará entrada de ar e a lenta ficaria anormal e muitos testam ela assoprando ou puxando do lado errado sendo que o correto é puxar pelo lado da saida se ali tiver vedando estará pelo menos na vedação como perfeita. Se assoprar na saida sai ar se puxar do lado oposto sai ar e quem não entende dará como estragada. Logo postarei um video sobre ela, está pronto e na fila de espera.
A ferramenta para tuchos eu tenho, sim com conhecimentos mecânicos se consegue tirar ali e não esqueças de abrir e esvaziar os tuchos e colocar óleo novo neles e eu não concordo em montar eles vazio, apesar que já fiz isto e tenho videos como fazer para abrir com facilidadee colocar óleo neles.
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por jm_vectrab » Ontem, 01:25

pois e almeidao, isso e uma das coisas que fico remoendo pq quando fiz o cabecote fiz na correria e me passei em alguns detalhes

primeiro q nao vedei as passagens de oleo ali corretamente, ficou metal no metal mesmo.. ainda acho que nao tem problema pois o aperto nos parafusos como fica bem atras das passagens e pecas plainas na teoria nao e pra ter fuga ali.. mas e uma coisa besta q me incomoda hahah

e sim apenas esvaziei os tuchos e montei secos, onde deveria ter desmontado e limpado interno um a um e deixado com oleo igual tu diz, isso pode ter contribuido alguns riscos q vejo ali agora.. mas tudo achismos... vou desmontar dessa vez quero inspecionar os balancins pra ter cteza e ja aproveito o gancho limpar todos eles...

ia ate comprar um kit de balancins na verdade.. mas vou ser paciente e olhar primeiro como estao hehehe, isso e outra coisa q me incomoda se precisar trocar pois as pecas vendidas hoje de qualidade duvidosa, algumas nao vem plainas e ai o risco pegar so um ponto nos lobes e comer desigual ferrar ainda mais o comando... se os meus ainda estiverem "ok" vou deixar quieto do jeito que esta mesmo (original) se nao vai ser caca em ferro velho...

dizem q motores 16v sao mais complexos por maior quantidade de pecas, concordo ate, mas nao da pra negar q tem um design mais simples e robusto ali, enquanto 8v precisa esses tuchos e balancins malditos, o 16v sai na vantagem so usar uns copinhos ali na reta das valvulas nao sofre com essas m...


sobre o catch can como via vestigios de oleo ali no mangote pensei q fosse jorrar oleo la dentro hahah mas parece que nao, talvez tenha ficado quando testei aquele oleo 10w40 e nunca limpei depois... sei la so rodando mais mesmo pra dar um veredito mas a priore da pra rodar tranquilo os 5mil km de troca de oleo antes de esvaziar aquilo.
a pcv tirei pra limpar nessa ultima leva e tinha oleo ali sim, acho normal mantem a funcao dela vacuo ali em lenta vai sugar mesmo, mas em alta deve se fechar.

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por Almeidão » Ontem, 09:47

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje pois e almeidao, isso e uma das coisas que fico remoendo pq quando fiz o cabecote fiz na correria e me passei em alguns detalhes

primeiro q nao vedei as passagens de oleo ali corretamente, ficou metal no metal mesmo.. ainda acho que nao tem problema pois o aperto nos parafusos como fica bem atras das passagens e pecas plainas na teoria nao e pra ter fuga ali.. mas e uma coisa besta q me incomoda hahah

e sim apenas esvaziei os tuchos e montei secos, onde deveria ter desmontado e limpado interno um a um e deixado com oleo igual tu diz, isso pode ter contribuido alguns riscos q vejo ali agora.. mas tudo achismos... vou desmontar dessa vez quero inspecionar os balancins pra ter cteza e ja aproveito o gancho limpar todos eles...

ia ate comprar um kit de balancins na verdade.. mas vou ser paciente e olhar primeiro como estao hehehe, isso e outra coisa q me incomoda se precisar trocar pois as pecas vendidas hoje de qualidade duvidosa, algumas nao vem plainas e ai o risco pegar so um ponto nos lobes e comer desigual ferrar ainda mais o comando... se os meus ainda estiverem "ok" vou deixar quieto do jeito que esta mesmo (original) se nao vai ser caca em ferro velho...

dizem q motores 16v sao mais complexos por maior quantidade de pecas, concordo ate, mas nao da pra negar q tem um design mais simples e robusto ali, enquanto 8v precisa esses tuchos e balancins malditos, o 16v sai na vantagem so usar uns copinhos ali na reta das valvulas nao sofre com essas m...


sobre o catch can como via vestigios de oleo ali no mangote pensei q fosse jorrar oleo la dentro hahah mas parece que nao, talvez tenha ficado quando testei aquele oleo 10w40 e nunca limpei depois... sei la so rodando mais mesmo pra dar um veredito mas a priore da pra rodar tranquilo os 5mil km de troca de oleo antes de esvaziar aquilo.
a pcv tirei pra limpar nessa ultima leva e tinha oleo ali sim, acho normal mantem a funcao dela vacuo ali em lenta vai sugar mesmo, mas em alta deve se fechar.


Tucho bom são os mecanicos, e já pensei em fazer os meus mecanicos. Sobre estes furos de óleo da gaiola, sinceramente não sei se usam cola ali quando de fábrica, eu desmontei este motor pela primeira vez não tinha vestigio de colca neste local. Agora entendo o que o Chirola estava comentando, acho que vocês estão certos, ali a pressão das duas peças é o suficiente para vedar embora eu uso em volta mas se usar, o correto é usar a cola qúimica, nunca de silicone.

Comando original você pode esquecer, só em desmanche mesmo e as vezes acha o Letra K, mas não fica tão bem no 2.0. O mesmo acontece com tuchos e balancins originais você não acha e eu por sorte consegui comprar um jogo de tuchos e balancins aqui na GM onde moro e era o ultimo, junto com estes tuchos coloquei um comando que achei em um desmanche e semi novo, fui usar o bendito oleo semi sintético e estragou com um ano comando e balancim original. Achei outro no mesmo demanche parecia ferrugens leves porque quando começou a enferrujar colocaram graxa nele e um amigo na retífica poliu ele e ficou perfeito. Faltava o balancim e o que achei aqui na cidade e em ótima embalagem foi o TARANTO, e usando outra vez o óleo mineral TOP TURBO 15W40 SL e 8 meses dempois abri a tampa de válvulas e está perfeito como no video, abaixo.

https://www.youtube.com/shorts/BjmAIKCxN_4
Já tem um video chegando por ai mostrando que o rúido do motor sem o Bardahl fica melhor e o 20W50 com Bardahl fica horripilante pelo menos no meu carro.
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por jm_vectrab » Ontem, 11:42

pior q procurei saber tb mas não encontrei nada a respeito, so quem desmontou um zero igual tu fez pra dizer, a unica coisa q encontrei no manual de reparo foi essa pagina, diz sim pra usar a cola mas não diz a rota a se fazer.. se assume q teria q veda-las masss talvez não precise mesmo, ate pq rodei 40mil km assim e o comando como viram esta aceitável, diria q não tem problema não.

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isso de oleo e uma conversa sem fim, meu ponto de vista motor antigo folgas maiores, clima quente do brasil, deve-se usar oleos mais grossos mesmo pra proteger melhor, 15w40 ou 20w50 no caso.

o 20w50 tem essa desvantagem a frio esta muito grosso pra lubrificar os tuchos, por isso a batecao, mas depois de quente deve silenciar

quem usa 5w30 so nos flex de balancim roletado, estava vendo e tem um furo minúsculo pra lubrificar os roletes neles, por isso precisa esse oleo, mas na teoria não protege tao bem a parte de baixo pq as folgas ali devem se manter as mesmas dos gasolina acredito eu...tudo igual.

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por Almeidão » Ontem, 16:17

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje pior q procurei saber tb mas não encontrei nada a respeito, so quem desmontou um zero igual tu fez pra dizer, a unica coisa q encontrei no manual de reparo foi essa pagina, diz sim pra usar a cola mas não diz a rota a se fazer.. se assume q teria q veda-las masss talvez não precise mesmo, ate pq rodei 40mil km assim e o comando como viram esta aceitável, diria q não tem problema não.

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isso de oleo e uma conversa sem fim, meu ponto de vista motor antigo folgas maiores, clima quente do brasil, deve-se usar oleos mais grossos mesmo pra proteger melhor, 15w40 ou 20w50 no caso.

o 20w50 tem essa desvantagem a frio esta muito grosso pra lubrificar os tuchos, por isso a batecao, mas depois de quente deve silenciar

quem usa 5w30 so nos flex de balancim roletado, estava vendo e tem um furo minúsculo pra lubrificar os roletes neles, por isso precisa esse oleo, mas na teoria não protege tao bem a parte de baixo pq as folgas ali devem se manter as mesmas dos gasolina acredito eu...tudo igual.


Esta informação ali em cima não são para todos os motores, e isto sempre me deicou encucado o TORK, o meu motor C20NE o torque de aperto dele é 2,5 NM - 60º+60º+60º e depois de quente de 30 a 50º e eu dei 15 ou 30. E ninguem dá este torque quente, mas é assim que deve ser: Liga o carro, assim que acionar as ventoinhas e desligar, desliga o carro e mete 30 a 50º e a junta sabó pede 15 a 30, no meu video eu dei ese aperto quente
Pagina 6A1-11 motor C20NE do manual de reparações do Vectra verás este aperto para este motor, deixarei mais abaixo para voce baixar ele.
Seguindoi o manual pagina 6A1-11 motor C22NE já é outro aperto = 25 NM + 90º+90º`+90º + 15º.
Existem 4 motores diferentes nem todos sabem e o numero da pagina é o mesmo, porem umas depois das outras e não comentam nada de cola, pelo menos eu não achei. Mas fique experto se tiver que torquear seu motor e eu comento no video que são 4 tipos, baixe o manual abaixo, ele ajuda muito.

https://www.youtube.com/shorts/qx-212J8c3o
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por jm_vectrab » Ontem, 19:36

eu acho q e tudo a mesma coisa, esse manual q coloquei é para os motores: GASOLINE ENGINE(C22NE, 22LE, 20LE)

pag.55
https://www.manualslib.com/manual/90980 ... e=1#manual

ele é muito bom tem praticamente tudo, o problema e achar e entender no meio de 500paginas tudo em ingles rsrs
acho q ja postei aqui é uma boa pra tirar referencias

mas quando fiz o meu nao sabia da existencia dele, e usei essa tabela de algum site brasileiro mesmo q salvei, isso mesmo 3x 90 e mais os 15 depois de quente foi oq fiz
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mas agora vc me deixou curioso, vou ver se encontro o do c20ne especifico se diz algo diferente, ate essa informacao da cola queria achar mais detalhado. essa q pedem no manual pelo q vi (TB1207C) parece um silicone black.... entao nunca deveria se usar ali nas galerias so se tiver muito cuidado e ngm faz isso...

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por jm_vectrab » Hoje, 08:54

sou chato, fui atras e achei outro manual, esse com sorte vai ajudar bastante parece bem melhor, 300pags com varias ilustracoes rico em detalhes, especifico para motores GM FamII 2.0 SOHC e DOHC

Vauxhall/Opel Calibra 1990-1998
C20NE - C20XE - X20XEV

vou deixar o link aqui e baixem o quanto antes de sair do ar, pelo q vi e pago e o cara disponibilizou free
https://procarmanuals.com/pdf-online-op ... ir-manual/

sobre oq estavamos falando encontrei o seguinte:

tuchos: motor barulhento parte de cima devido a alta km ou trocas de oleo duvidosas.. pede abrir todos e inspecionar;limpar galerias (tem foto de tudo), e nao so eles, la no cabecote tbm ispeciona o acento onde vao, se tiver desgaste o correto seria trocar o cabecote e todo conjunto.

antes de instalar; banhar tudo em oleo e precionar algumas vezes submerso em oleo para carrega-los.

gaiola do comando: pede o mesmo silicone black ou similar ali, mas nao especifica nenhuma rota a seguir diz apenas "mating surface" traduzindo seria o contato entre cabeçote e gaiola... continua vaga a informação e no desenho so se ve aplicando em um pedaco na parte externa.

vou supor que nao precisa mesmo ali nas passagens pelo fato de 1. o manual e bem detalhado e nao pulariam uma informacao dessa se fosse relevante 2. na foto estao usando uma fita de silicone... seria muito passar ali prox e fechar as passagens nao iriam deixar esse risco. sabemos como os mecanicos suinos trabalham...

agora nao sei se nessa epoca ja existia a cola anaerobica, mas vindo para a atualizade melhor mesmo usa-la e envolver essas passagens hoje em dia.

torque do cabeçote: pede o mesmo dos outros, 25nm e depois 3 passagens de 90, interessante q tem uma informacao adicional veja:

Observação: Os ajustes de torque indicados para o cabeçote são aplicáveis ​​apenas aos parafusos de especificação mais recentes, disponíveis na Vauxhall. Parafusos de cabeçote de tipos anteriores ou de marcas alternativas podem exigir torques diferentes. Consulte seu fornecedor.

parece que atualizaram esses parafusos, entendo q usando os originais o torque seria esse mesmo pois duvido achar algum do modelo antigo ainda no mercado.

outra curiosidade q nao pedem o torque de 15graus depois de quente... pode ter sido uma atualizacao que veio mais tarde e nao temos certeza, mas assim no meu tb e esta perfeito.

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por Almeidão » Hoje, 10:43

O torque 90+90+90+15 é para o 2.2, o 2.0 usa 60+60+60+30 a 50 e a junta sabó pede + 30. Sobre a cola, a Loctite foi lançada em 1953 e nçao sei se voce já viu que a carcaça de um motor de fusca é dividida ao meio na longitudinal do carro e são juntadas sem cola, usa se um selante mas vem a pergunta. O que usaram no primeiro fusca? Only god know heheheheheh

Sobre o aperto do cabeçote tem duas formas de apertar, uma em espiral como está no manual que passei e é igual este desenho seu e outro um pouco diferente oferecido pelas juntas e resumindo os dois são perfeitos e eu sempre aperto pela informação da junta porque se der errado talvez eu consiga ter dados para reclamar.
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por jm_vectrab » Hoje, 11:58

hahaha nunca mexi com motor de fusca mas olhai interessante isso, quer dizer q preferiram o silicone nos nossos GMs

esse ultimo q postei é do 2.0, c20ne e afins 8 e 16v, muita informacao boa ali

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por Almeidão » Hoje, 14:26

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje hahaha nunca mexi com motor de fusca mas olhai interessante isso, quer dizer q preferiram o silicone nos nossos GMs

esse ultimo q postei é do 2.0, c20ne e afins 8 e 16v, muita informacao boa ali


O C20NE 8V o aperto é 60º+60º+60º + 30 a 50º depois de aquecido a junta pede depois do 3 de 60 + 30 com ele aquecido. Não podemos esquecer que o bloco do motor 2.2 tem 10 mm mais alto que o 2.0 e usa o mesmo parafuso, são 10mm mais de rosca porque cabeçote e gaiola tem a mesma medida.

Sobre os tuchos, a maioria dos carros da Honda usam tuchos mecânicos e pede para ajustar a cada 40 mil km, nem todos ajustam e funcionam bem. Os GM são hidráulicos não precisa manutenção por serem ajustáveis. PURA MENTIRA, Fiquei muito tempo sem mexer nos meus e começou dar umas batidas mais prolongada com ele frio, algo de 80 mil sem mexer. Comprei um jogo novo original GM e fiz a troca e resolvi dar uma checada nos que tirei originais também e ao desmontar não tinha um livre todos estavam 100% travados, levei uns 15 dias para liberar os 8 e dentro deles tinha borras de óleo e isto fez eles travarem quando frio, com o moor quente possivelmente eles se moviam um pouco. Nunca vi nada tão agarrado assim e isto é fácil de explicar o óleo não circula dentro dos tuchos eles completam uma possivel falta ou desgatem os tuchos tem uma válvula para dificultar a saida e sim com a pressão do comando ao desligar o carro com alguns cames mantendo a válvula aberta estará pressionando mais ainda aqueles tuchos e por isto quando frio o motor dá uma rajadinha de 1 segundo e se normaliza. Esta rajada é normal apesasr que muitos trocam tuchos por isto e é facil explicar, o motor não tem válvula de retenção e os tuchos sendo pressionados com o motor desligado vai sim perder um pouco de óleo que seja uma ou duas gotas é o suficiente para dar esta rajada e mesmo se ticvesse válvula de retenção não se livraria disto.

1 - Cabeçote com desgaste nos alojamentos dos tuchos, ali não tem jeito ele baterá mesmo estando quente.
2 - Oleo muito fino não é bom para os tuchos ou comando (quando eu digo fino é menor que o manual indica)
3 - Oleo muito grosso é muito pior, o meu carro aceita bem o 20W50, coloquei 300 ML de bardhal B12 e mudou o ruído para pior e com 500Km troquei ele, vou postar este video ainda e ficou melhor com 15W40 mineral usei o Top Turbo porque o 15W40 semi sinético estragou meu comando e eu tirei um pouco dele quente parece água p mineral quente é diferente.

O que aconteceu quando eu usei Prolonga (2 dias), 25W60 (este foi duro, parecia uma locomotiva, usei 3 dias). Aqui no clube do Vectra eu comentei que iria usar o bardhal B12 porque coloquei ele no semi sintético e o rúido ficou bem melhor, mas ao usar no 20W50 mineral ferrou tudo. Existem ruídos no motor que um óleo grosso pode amenisar para alguns, não para mim. Se tem bielas folgadas vai diminuir um ruido forte embaixo e aumentar o ruído em cima, mas a ideia de quem faz isto é amenizar o ruido embaixo e não se importa com o de cima que muitos acharão ser normal.

Condicion adores de metais, se ele cobre o metal condicionando onde ele passa, é possivel que irá fechar galerias finas, isto se ele realmente cobre e nenhum deles pelo menos o que li não diz que se pode usar em um motor de um carro, todos dizem ser uso industrial. ÓTIMO ÁLIB, se der errado para alguem.

E por falar em Alibi, (a famosa cuartada) dizem eu ainda não li nem no meu apesarq ue tenho que no manual do Astra diz que é normal baixar um litro de óleo a cada 5 mil km e que piscar a luz do óleo em marcha lenta seria perfeitamente normal. Uma ova que isto é certo, é um SUPER ÁLIBI que eles arrumaram para evitar recall por um trabalho mau feito. Eu tenho um amigo com um Vectra 2.2 8V 99 que baixa 2 a 3 litros de óleo a cada 5.000 km e diz que o motor não fuma, Eu não tive perto deste carro ainda, mas eu disse pra ele que já nem precisa trocar óleo, só o filtro mesmo.

É um pouco que sei sobre o óleo é tuchos, e ainda farei um video sobre esta rajadinha com ele frio, acho que será estes dias e depois na volta da viagem que será proximo a 30 dias parado.
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por chirola » Hoje, 15:36

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje dizem q motores 16v sao mais complexos por maior quantidade de pecas, concordo ate, mas nao da pra negar q tem um design mais simples e robusto ali, enquanto 8v precisa esses tuchos e balancins malditos, o 16v sai na vantagem so usar uns copinhos ali na reta das valvulas nao sofre com essas m...

e verdade que o 16V tem mais peças , mais tambem é verdade que e mais facil e rpido de montar , monta tuchos comandos com seus mancais e deu cbeçote para o seu lugar , não tem balancin ,não tem gaiola de comando so torqueia e esta ponto.

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje nunca mexi com motor de fusca mas olhai interessante isso, quer dizer q preferiram o silicone nos nossos GMs

montei muito motor de fusca e no bloko a gente colocav cola 3m mesmo so um fio de cola , nunca coloquei silicone em motor de fusca

cabeçote aperto pelo descrito pelo fabricante da junta

sofri com os tuchos do meu carro troquei uns 2 jogos de marcas diferentes e nçao conseguia resolver , so arrumei quando consegui um jogo de tuchos da marca inna , paguei caro nos inna mais valeu a pena , os 2 jogos que era mais barato foi tudo pro lixo .
não e facil de achar e não e barata essa marca mais e muito boa ,
acho que so tem balancim roletado para 8V da marca inna teria que ver se acha ou se tem

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tucho bom são os mecanicos, e já pensei em fazer os meus mecanicos. Sobre estes furos de óleo da gaiola,

pode fazer os tuchos mecanicos mais ajustar as folgas vai ser um pesadelo , para ajustar folgas vai ter que ficar na tentativa e error , tirando decimos de milimetros das pastilhas de encosto dos balancim para ajustar a folga entre balancim e comando .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O que usaram no primeiro fusca? Only god know

os blokos do fusca sempre foi colada as duas metades , hoje pode usar silicone se sabe usar ou cola 3m para juntas , antigamente usaba uma cola a base de resinas e boracha era como um silicone mais sempre foi cola para fechar o bloko .

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje outra curiosidade q nao pedem o torque de 15graus depois de quente... pode ter sido uma atualizacao que veio mais tarde e nao temos certeza, mas assim no meu tb e esta perfeito.

conta a lenda que os parafusos atuais eles são elasticos e aceitam deformação quando esquentam (eles esticam um pouquinho por isso aconselha o ajuste em quente mais e minima coisa , para fala a verdade da ate medo de ajustar esses parafusos com o motor quente kakakakakakk

Almeidão
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Retentor comando vazando --8v -- recorrente

por Almeidão » Hoje, 17:38

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje dizem q motores 16v sao mais complexos por maior quantidade de pecas, concordo ate, mas nao da pra negar q tem um design mais simples e robusto ali, enquanto 8v precisa esses tuchos e balancins malditos, o 16v sai na vantagem so usar uns copinhos ali na reta das valvulas nao sofre com essas m...

e verdade que o 16V tem mais peças , mais tambem é verdade que e mais facil e rpido de montar , monta tuchos comandos com seus mancais e deu cbeçote para o seu lugar , não tem balancin ,não tem gaiola de comando so torqueia e esta ponto.

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje nunca mexi com motor de fusca mas olhai interessante isso, quer dizer q preferiram o silicone nos nossos GMs

montei muito motor de fusca e no bloko a gente colocav cola 3m mesmo so um fio de cola , nunca coloquei silicone em motor de fusca

cabeçote aperto pelo descrito pelo fabricante da junta

sofri com os tuchos do meu carro troquei uns 2 jogos de marcas diferentes e nçao conseguia resolver , so arrumei quando consegui um jogo de tuchos da marca inna , paguei caro nos inna mais valeu a pena , os 2 jogos que era mais barato foi tudo pro lixo .
não e facil de achar e não e barata essa marca mais e muito boa ,
acho que so tem balancim roletado para 8V da marca inna teria que ver se acha ou se tem

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tucho bom são os mecanicos, e já pensei em fazer os meus mecanicos. Sobre estes furos de óleo da gaiola,

pode fazer os tuchos mecanicos mais ajustar as folgas vai ser um pesadelo , para ajustar folgas vai ter que ficar na tentativa e error , tirando decimos de milimetros das pastilhas de encosto dos balancim para ajustar a folga entre balancim e comando .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O que usaram no primeiro fusca? Only god know

os blokos do fusca sempre foi colada as duas metades , hoje pode usar silicone se sabe usar ou cola 3m para juntas , antigamente usaba uma cola a base de resinas e boracha era como um silicone mais sempre foi cola para fechar o bloko .

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje outra curiosidade q nao pedem o torque de 15graus depois de quente... pode ter sido uma atualizacao que veio mais tarde e nao temos certeza, mas assim no meu tb e esta perfeito.

conta a lenda que os parafusos atuais eles são elasticos e aceitam deformação quando esquentam (eles esticam um pouquinho por isso aconselha o ajuste em quente mais e minima coisa , para fala a verdade da ate medo de ajustar esses parafusos com o motor quente kakakakakakk


Dá tanto medo que voce não vê ninguem fazendo isto, eu procurei por horas no Youtube e todos os videos diziam: "Terminado este aperto agora é só montar , esquentar e dar o utimo aperto. Tchau gente, deixe seu like e até o proximo video" kakakkaka, ai eu resolvi mostrar como é e o que se considera quente e fiz isto no meu video. Tem um que apertei 15 graus. e o outro nem lembro, mas acho que foi 30º e já reutilizei os parafusos uma vez e nas duas ultimas foram parafusos novos.
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