Jonas primeiramente seja bem vindo!
Eu acredito que posso te dar uma ajuda e uma boa visão sobre a utilização do GNV pois já tive em todos os meus carros e inclusive o aspirado (3º geração) e o injetável (5º geração), vamos as minhas considerações:
Primeira coisa a se avaliar é o fato ''rodagem'' você utiliza bastante o carro? Bastante que eu pergunto é no dia a dia!
Se sim, continuemos então....
Reparei que você é do Rio de Janeiro ''meu vizinho'' pois sou de Volta Redonda também, aqui já temos benefícios ainda maiores que vem com a redução do IPVA em 70% com a instalação do kit. No seu caso que é mais de 15 anos isento de IPVA essa redução não será impactada mas mesmo assim vai ter um ajustezinho no valor.
É um peso extra que se tem no carro, porém nada ao extremo de se assustar já que um cilindro de 15 metros cúbicos por exemplo pesa menos que um adulto. Você pode reforçar a suspensão do seu carro utilizando molas fabricadas exatamente para essa configuração. A manutenção do carro com gnv x sem gnv usando uma troca de pastilha como exemplo não é nada tão diferente.
Vamos aos valores:
Isso depende de qual localidade você vai instalar um kit, aqui em Volta Redonda por exemplo quando eu tinha um Corsa Sedan eu instalei um kit aspirado de 3º geração no AP Gás (que você deve conhecer) por R$ 2.000,00 com válvula de abastecimento traseira, depois no Vectra Elite já pulei para o de 5º geração injetável e instalei em São José dos Campos e paguei R$ 3.100,00 com válvula de bastecimento traseira. O valor é relativo, vai depender mais da sua procura e disponibilidade de local para instalação.
Sobre os kits:
É indiscutivelmente que o kit injetável de 5º geração é muito melhor que o aspirado de 3º geração, porém o que determina o bom aproveitamento de ambos é o cuidado com a manutenção do carro e do kit de GNV e forma que você utiliza o mesmo. É verídico que a perda de potência no de 5º geração é muito pouco perceptível perante a gasolina, mas o de 3º geração não deixa de ser uma boa opção também, claro que instalando o kit completo e fazendo um bom ajuste.
Nunca usaria um kit de 3º geração em carros automáticos é uma das minhas regras para se usar GNV, porém se o carro for manual e o orçamento estiver apertado eu colocaria um de 3º geração sem problemas.
Essa questão de perda de potência você resolve apertando o botão da chave comutadora, desligou o GNV seu carro volta a configuração original então não sei porque esse preconceito das pessoas quanto a perda de potência! Eu entenderia se isso alterasse o carro na gasolina também, mas desligou o ''garoto'' o carro volta a ''voar'' fica a gosto da pessoa no momento....
A não ser que você queira ''voar'' dentro de Volta Redonda todos os dias, então a questão economia vai ser deixado de lado...
Abastecimento/autonomia:
Bom a minha conta para quem utiliza é bem simples pega a fatura de cartão de crédito ou os cupons (se você for rico e paga no dinheiro kkkkkkkkkkkkk) e soma tudo que usou no mês e depois compara com o valor que se gastava usando na gasolina bem simples né?
Eu por exemplo com o ex-elite 2.4 16v aut. gastava em média de 500 reais por mês de gasolina, agora no GNV era uma beleza era de 200 por mês. Com R$ 28,00 reais na época eu enchia o cilindro e rodava 140/150 km em média dentro de Volta Redonda que beleza né?
.gif)
Valor de combustível é diferente nos estados ou até mesmo no interior (caso de Volta Reronda) não existe uma conta certa para determinar a economia, cada situação será um calculo a pessoa deve utilizar os dados da sua cidade para verificar se vale a pena ou não a instalação. Aqui em Volta Redonda vale a pena demaissssssssssssss gasolina nas alturas se não me engano R$ 3,59 e o GNV 2,14 aqui nem precisa de conta, se você roda no dia a dia pode colocar o GNV que vai economizar horrores
Sempre usei GNV nos meus carros e o Corsa atual que está comigo logo logo vai estará indo para o mesmo caminho...
ABS!