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Vectra BDúvida reles perto da bateria - Vectra B

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juba303
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por juba303 » 16 Ago 2015, 10:38

Galera qual a função desses reles que vou descrever que estão localizados perto da bateria, são eles 3 verdes, 2 marrom, 1 laranja, 1 cinza claro, 2 roxos alem de mais 3 fusíveis sendo 1 de 20a e 2 de 30a alguem pode me explicar qual a suas funções e por cores


Grato..

Ricardo Crispim
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Feliz Aniversário

Re: Dúvida reles perto da bateria

por Ricardo Crispim » 02 Set 2015, 17:12

Amigo
Como ninguém respondeu ainda ao seu tópico, sugiro que faça uma busca no fórum

Acesse:

viewtopic.php?f=98&t=10556

Nesse tópico você terá as orientações para ser direcionado a encontrar a ajuda ou informação que precisa

Forte abraço!!!

Reginaldo Oliveira
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Re: Dúvida reles perto da bateria

por Reginaldo Oliveira » 02 Set 2015, 17:47

juba303 escreveu:Galera qual a função desses reles que vou descrever que estão localizados perto da bateria, são eles 3 verdes, 2 marrom, 1 laranja, 1 cinza claro, 2 roxos alem de mais 3 fusíveis sendo 1 de 20a e 2 de 30a alguem pode me explicar qual a suas funções e por cores


Grato..



Amigo no manual não fala das cores e sim da numeração na caixa ,olha as fotos
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Espero ter ajudado :2:
Como arroz e ovo frito só pra ter o vectra bonito
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pablo santos
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Re: Dúvida reles perto da bateria

por pablo santos » 15 Set 2015, 20:15

o laranja é do velocímetro os roxos são da bomba de gasolina e um dos fusíveis da ventoinha. é pouco mais tomara que ajude

Almeidão
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Re: Dúvida reles perto da bateria

por Almeidão » 15 Set 2015, 23:01

Está um pouco confuso sua pergunta. Perto da bateria, ou na frente da bateria, você estando lá.
Direita o que seria esquerda do carro Relê das ventoinhas velocidade lenta, primeiro estágio
o do meio, original é marrão, é um relê que ao ligar a chave ele arma, só serve para habilitar o segundo estágio, ou seja se o segundo estágio tiver armado e ao deligar a chave ele desliga, porem o primeiro continuará até baixar a pressão do gás do ar condicionado. (Carro sem ar não continua, é diferente)
Relé que fica do outro lado deste do meio, é o relê do segundo estágio, cor cinza é do ar condicionado. Este relê arma as ventoinhas quando liga o ar e manda sinal para a lenta acelerar o carro para não deixar ela cair por está com o ar ligado.
Os fusíveis são das ventoinha se compressor.

Os roxos não estão ali do lado da bateria, e já foi respondido, bem dependendo do ponto de vista tudo ali no motor está do lado da bateria kakkakak
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altamirpatao
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Relé da ventoinha na caixa de fusíveis esquentando com o carro desligado

por altamirpatao » 18 Dez 2017, 08:58

Bom dia amigos , O relé do ventilador que fica na caixa de fusíveis está esquentando mesmo com o carro desligado e quando ligo o ar-condicionado começa a derreter , alguém poderia ajudar ( meu carro estava no esquema de ligar somente as ventoinhas na alta , porém sabado agora eu fiz uma manutenção no chicote das ventoinhas e achei onde estava a gambiarra ocasionando em não esquentar mais aquele relé que fica na frente da bateria ) , desde já agradeço a qualquer um que possa ajudar .

Almeidão
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Relé da ventoinha na caixa de fusíveis esquentando com o carro desligado

por Almeidão » 18 Dez 2017, 09:58

Amigo, não é relê que aguenta a ventoinha na alta, se aguentasse não iriamos ter duas velocidades, teríamos somente a alta sempre. Neste caso você está estragando uma peça peça difícil de se consertar que é onde ele fica.

Bem, relê esquentando com o carro desligado, é porque está usando um relê errado, se é dentro do quadro verde primeiro da esquerda, este relê deve ser um de 30 ou 40 amperes com o 85 e 86 na mesma linha, se for em diagonal ele vai armar direto ou em alguns casos ao ligar o carro ele desliga e ao desligar ele liga. Ali usa o Relê DNI 0102, e de forma nenhuma o DNI 0101, aliás este 0101 é usado ali do lado ou na frente da bateria onde usa o relê com 4 terminais.
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altamirpatao
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Relé da ventoinha na caixa de fusíveis esquentando com o carro desligado

por altamirpatao » 18 Dez 2017, 10:17

Acho que vc matou a charada pois os relés são iguais e como tenho esse carro a pouco tempo vou providenciar um relé desses .
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 18 Dez 2017, 12:07, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção da citação

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Ju_Bueno
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Ju_Bueno » 18 Dez 2017, 12:14


Postagens movidas para um tópico já existente com assunto relacionado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por everaldopetrocelli45 » 04 Mai 2018, 21:00

os fusiveis na parte do motor quais as funçoes deles

Pauloprszp96
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Pauloprszp96 » 09 Mar 2019, 20:35

Boa noite meu Vectra GLS MPFI 2.2 8v 01 tem dois relés verdes na caixa na frente da bateria um fica o primeiro da esquerda para direita e o outro é o primeiro da direita para esquerda eles são exatamente iguais qual é a função destes dois relés?

Almeidão
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Almeidão » 11 Mar 2019, 13:01

Pauloprszp96 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite meu Vectra GLS MPFI 2.2 8v 01 tem dois relés verdes na caixa na frente da bateria um fica o primeiro da esquerda para direita e o outro é o primeiro da direita para esquerda eles são exatamente iguais qual é a função destes dois relés?


Eu fico em duvida quando se falam direita e esquerda se é da peça ou se é do carro.
Bem, considerando o carro o primeiro da esquerda dele é para acionar as ventoinhas em velocidades baixa que é o primeiro estágio dela quando ele recebe o sinal negativo do sensor que pode ser o cebolão para carros mais antigos ou o sensor que manda informações para central isto para os carros mais novos. O outro verde é o que arma a segunda velocidade das ventoinhas em alta que é o segundo estágio ao receber informações com sinal negativo vindo mesmos sensores acima. O primeiro não depende do segundo, mas o segundo depende do primeiro, digamos que o primeiro esteja estragado ou o sensor não mandou aviso, neste caso entra somente o segundo e funcionará somente um ventoinha em alta. Entre eles tem um outro com 5 terminais, este age acionando ao ligar a chave, assim ele coloca o segundo estágio para entrar somente se a chave tiver ligada, enquanto o primeiro da esquerda já funciona mesmo com a chave desligada.

Pode ser um verde como original ou pode ser o DNI 0101 sendo que o mais correto de todos seria o DNI 0133.
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cremaschi
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por cremaschi » 29 Abr 2019, 08:54

Bom dia Almeidão! Eu tinha um Vectra GL sem ar Vendi e comprei um GLS 97 2.0 com ar digital... lindo!!!! minha duvida era esta . o Vectra GL 98 2.0 se a ventoinha estivesse ligada ao desligar a chave ela desligava, agora este GLS só desliga a ventoinha quando diminui a temperatura do radiador! (primeiro estagio que seria as duas ventoinhas) estou falando sem usar o ar condicionado!
É normal entao o GLS a ventoinha do primeiro estagio continuar ligada por um período? (igual VW)

Almeidão
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Almeidão » 29 Abr 2019, 10:04

cremaschi escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia Almeidão! Eu tinha um Vectra GL sem ar Vendi e comprei um GLS 97 2.0 com ar digital... lindo!!!! minha duvida era esta . o Vectra GL 98 2.0 se a ventoinha estivesse ligada ao desligar a chave ela desligava, agora este GLS só desliga a ventoinha quando diminui a temperatura do radiador! (primeiro estagio que seria as duas ventoinhas) estou falando sem usar o ar condicionado!
É normal entao o GLS a ventoinha do primeiro estagio continuar ligada por um período? (igual VW)


O sistema de ligar a ventoinha as vezes quando se desliga o carro é exatamente para baixa a pressão do gás do ar condicionado e nada mais, no caso do carro que não tem ar ele nçao tem este sistema. Eu escrevi as vezes, porque se antes de você chegar sem o ar ligado e por acaso a ventoinha já ligou e ao estacionar ela desliga, neste caso ela nçao vai ligar outra vez porque a temperatura foi baixada antes de desligar o carro. Na verdade você não precisa está com o ar ligado para ela ficar funcionando, basta ela está quase armando que ela seguirá funcionando ao desligar, porem se você tiver com o ar ligado a temperatura sobe um pouquinho mais, e ao desligar o carro ela ficará bem bais tempo ligada e ele seria muito inteligente se ligasse ela somente se você tivesse ligado o ar, por isto ela funciona sempre mesmo se o ar não foi ligado e afirmo mais uma vez, não ajuda nada no motor este sistema, é somente para baixar a pressão do gás do ar condicionado mesmo. Afinal o motor não se refrigera sem circular água.
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por lmm1973 » 27 Jul 2019, 00:35

Pessoal:

Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.

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R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade das duas ventoinhas;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador. Aciona a ventoinha do condensador e a ventoinha do radiador na segunda velocidade. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
F2 - 20A - fusível do compressor do condicionador de ar;
F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador);
F5 - 30A - fusível da segunda velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador).
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, funcionará apenas a ventoinha do radiador e apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.

Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.
Editado pela última vez por lmm1973 em 15 Ago 2019, 18:27, em um total de 4 vezes.

danrmp
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por danrmp » 27 Jul 2019, 16:52

Permita-me fazer uma correção quanto aos relés R1, R2 e R3.

Utilizando o esquema elétrico como apoio, é possível notar que este é um conhecido sistema de 2 eletroventiladores, 2 velocidades e 3 relés.
Imagem

Portanto, o R1 corresponde ao relé K87. Quando este fecha, fornece positivo vindo do fusível F52 ao primeiro motor (M12). O outro terminal do motor, é conectado ao terminal normalmente fechado (87A) do relé K52 (R2, marrom, de 5 pinos). A corrente continua pelo segundo motor (M4), até encontrar o ponto de massa (negativo).

Como os dois motores estão em série, cada um receberá metade da tensão e funcionarão em baixa velocidade.

Para ativar a alta velocidade, o relé K87 será comandado, fornecendo positivo ao motor M12. Simultaneamente, os relés K52 e K51 (R3) serão comandados, o primeiro fornecendo um terra para o motor M12 pelo contato 87 e o segundo fornecendo um positivo para o motor M4. Desta forma ambos recebem 12V e funcionam em velocidade total.

Att,

Almeidão
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por Almeidão » 27 Jul 2019, 21:44

lmm1973 escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal:

Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.

Imagem

R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade da ventoinha do radiador;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador. Aciona a ventoinha do condensador e a segunda velocidade da ventoinha do radiador. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
F2 - 20A - fusível do compressor do condicionador de ar;
F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC;
F5 - 30A - segunda velocidade da ventoinha do radiador.
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, a ventoinha do radiador funcionará apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.

Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.


É isto mesmo, nem sei se eu entendi errado, me perdoa se isto aconteceu ou se não interpretei como deveria, então acrescento que: Se o R1 estragar ou se o sensor estragar e não mandar sinal para ele que é o primeiro estagio, entrará em funcionamento o R3 que é alta velocidade, porém funcionará somente a ventoinha interna e é um das causas possíveis de funcionar o segundo estágio mesmo se o ar não tiver ligado.

Muito boa estas informações.
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lmm1973
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Dúvida reles perto da bateria - Vectra B

por lmm1973 » 14 Ago 2019, 19:29

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
lmm1973 escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal:

Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.

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R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade da ventoinha do radiador;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador. Aciona a ventoinha do condensador e a segunda velocidade da ventoinha do radiador. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
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F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC;
F5 - 30A - segunda velocidade da ventoinha do radiador.
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, a ventoinha do radiador funcionará apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.

Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.


É isto mesmo, nem sei se eu entendi errado, me perdoa se isto aconteceu ou se não interpretei como deveria, então acrescento que: Se o R1 estragar ou se o sensor estragar e não mandar sinal para ele que é o primeiro estagio, entrará em funcionamento o R3 que é alta velocidade, porém funcionará somente a ventoinha interna e é um das causas possíveis de funcionar o segundo estágio mesmo se o ar não tiver ligado.

Muito boa estas informações.


Almeidão:
Acho que agora corrigi os erros no texto que eu tinha escrito sobre o funcionamento das ventoinhas e dos relés.

Almeidão
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por Almeidão » 15 Ago 2019, 08:45

Perfeito, para quem tem um pouco de conhecimento ao entender como funciona, logo poderá captar um possível defeito e reparar lo.
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