O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BAtuador da marcha Lenta/Motor de passo Vectra B 2.2 8V

16 mensagens   •   Página 1 de 1
Adene_Diego
Member
Member
Nome Completo: Adene Diego Miranda de Abreu
Estado: Tocantins
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Atuador da marcha Lenta/Motor de passo Vectra B 2.2 8V

por Adene_Diego » 24 Mai 2016, 20:12

Olá pessoal!

Vou ser rápido e direto. Meu vectra é um 2.2 8V 1998/1999, recentemente tive um problema com a peça que primeiro me disse se chamar "sensor de posição da borboleta", posteriormente vi a chamarem de "atuador da marcha lenta" e "motor de passo".

Minha peça é igual a esta: Imagem

Ocorre que eu não encontro esta bendita para comprar em lugar algum, nem na internet, só a encontro para o vectra 2.2 16v. Nem no CEPCHEV eu a encontrei para saber seu cód. GM. Não sei mais onde procurar, cheguei a pensar que esta peça é realmente do 16v e foi colocada no meu carro por um antigo dono como "gambira".

Por isso, sabendo da grande experiência e conhecimento dos colegas do fórum, venho recorrer a vocês para que me ajudem a encontrar esta bendita peça e possa efetuar a troca.

Desde já, agradeço a atenção.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 25 Mai 2016, 15:34

Amigo, esta peça na minha opinião é igual para o 2.0 e 2.2, nem sei se o 16V tem ela igual a esta. A que posiciona a borboleta está ao contrário dela, e para estragar uma peça desta, ela teria que não se movimentar ao ligar e desligar a chave.
Na minha opinião, não tem como condenar esta peça sem desmontar este bico, limpar ele 100% com gasolina, óleo de freio e agua, limpar em torno da borboleta e topo que fica preta, limpar o local de descanso dela tirando toda a parte preta e em seguida limpar esta peça com bastante óleo de freio, pincel e finalizando com WD.

Muitos mecânicos cabeçudo mexem no parafuso da borboleta para acertar algo ali, só que a injeção faz o serviço correto com ela em descanso totalmente fechada, se mexer ali e não regular corretamente a lenta fica totalmente louca. Simplificando, ali tem que ser bem limpo e a borboleta fechada 100 para ter a lenta que todos gostam e para isto não é difícil, basta soltar o parafuso até a borboleta agarrar ao começar a acelerar e ir ajustando até começar a acelerar sem que ela esteja agarrada. Se o topo da borboleta e o local de alojamento dela tiver sujo, ou seja carbonizado e isto acontece com o tempo, ela nunca volta para o inicio sempre.

Todos os nãos possíveis para qualquer outro tipo de limpeza inclusive umas milagrosas de limpar sem desmontar esta peça.

Tire suas conclusões agora sobre seu problema, sem esquecer de que o filtro deve ser trocado a cada 10.000 KM, quando muito 15.000

Sds
Imagem

Adene_Diego
Member
Member

por Adene_Diego » 25 Mai 2016, 16:42

Obrigado por responder Almeidão.

Vou fazer a limpeza que você indicou (usa fluído de freio mesmo?) porém, minha peça está mesmo condenada, ela se partiu ao meio, tanto é que está presa por um arame para que eu consiga rodar no carro, pois, caso contrário, o carro fica com a aceleração louca, variando entre 2000 e 2500 rpm. Ah! O filtro é novo :)

Veja a fotos: Imagem
Imagem
Imagem

Viu aí?! Por isso que preciso trocá-la! Porém necessito saber pq não consta ela no CEPCHEV (só tem ela no 16v) e porque só encontro com ela com referência ao 2.2 16V.

Vlw!

leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Leo Borges
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por leoborgesl » 29 Mai 2016, 13:54

Almeidão escreveu:Amigo, esta peça na minha opinião é igual para o 2.0 e 2.2, nem sei se o 16V tem ela igual a esta. A que posiciona a borboleta está ao contrário dela, e para estragar uma peça desta, ela teria que não se movimentar ao ligar e desligar a chave.
Na minha opinião, não tem como condenar esta peça sem desmontar este bico, limpar ele 100% com gasolina, óleo de freio e agua, limpar em torno da borboleta e topo que fica preta, limpar o local de descanso dela tirando toda a parte preta e em seguida limpar esta peça com bastante óleo de freio, pincel e finalizando com WD.

Muitos mecânicos cabeçudo mexem no parafuso da borboleta para acertar algo ali, só que a injeção faz o serviço correto com ela em descanso totalmente fechada, se mexer ali e não regular corretamente a lenta fica totalmente louca. Simplificando, ali tem que ser bem limpo e a borboleta fechada 100 para ter a lenta que todos gostam e para isto não é difícil, basta soltar o parafuso até a borboleta agarrar ao começar a acelerar e ir ajustando até começar a acelerar sem que ela esteja agarrada. Se o topo da borboleta e o local de alojamento dela tiver sujo, ou seja carbonizado e isto acontece com o tempo, ela nunca volta para o inicio sempre.

Todos os nãos possíveis para qualquer outro tipo de limpeza inclusive umas milagrosas de limpar sem desmontar esta peça.

Tire suas conclusões agora sobre seu problema, sem esquecer de que o filtro deve ser trocado a cada 10.000 KM, quando muito 15.000

Sds

Almeidão, veja se pode me ajudar...

Meu carro tem uma pequena oscilação na lenta, monitorando no scaner ela fica entre 840-880 RPM, as vezes cai para 800 RPM. Acho que não é normal...

Já tirei o tbi e atuador da lenta e limpei tudo, inclusive em volta da borboleta e onde ela "descansa", limpei MAP, limpei bicos e todos os filtros são novos (ar e combustível).

Troquei as velas e medi a resistência dos cabos de vela, que são NGK e tem 1 ano e 1/2 de uso. Os valores estão dentro dos padrões.

No scaner todos os parametros monitorados estão dentro do normal.

Tem alguma dica?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por leoborgesl » 29 Mai 2016, 17:01

leoborgesl escreveu:
Almeidão escreveu:Amigo, esta peça na minha opinião é igual para o 2.0 e 2.2, nem sei se o 16V tem ela igual a esta. A que posiciona a borboleta está ao contrário dela, e para estragar uma peça desta, ela teria que não se movimentar ao ligar e desligar a chave.

Sds

Meu carro tem uma pequena oscilação na lenta, monitorando no scaner ela fica entre 840-880 RPM, as vezes cai para 800 RPM. Acho que não é normal...

Já tirei o tbi e atuador da lenta e limpei tudo, inclusive em volta da borboleta e onde ela "descansa", limpei MAP, limpei bicos e todos os filtros são novos (ar e combustível).

Troquei as velas e medi a resistência dos cabos de vela, que são NGK e tem 1 ano e 1/2 de uso. Os valores estão dentro dos padrões.

Tem alguma dica?

Atualizando...

Medi a resistência do TPS e está ok.

Fiz o acerto do parafuso da borboleta, que por sinal estava com umas 2 voltas a mais.

Ainda assim nada resolveu...

Notei que o atuador de lenta tem um trincado em cima, será que influencia?

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 30 Mai 2016, 10:29

Adene_Diego escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado por responder Almeidão.

Vou fazer a limpeza que você indicou (usa fluído de freio mesmo?) porém, minha peça está mesmo condenada, ela se partiu ao meio, tanto é que está presa por um arame para que eu consiga rodar no carro, pois, caso contrário, o carro fica com a aceleração louca, variando entre 2000 e 2500 rpm. Ah! O filtro é novo :)

Veja a fotos: Imagem
Imagem
Imagem

Viu aí?! Por isso que preciso trocá-la! Porém necessito saber pq não consta ela no CEPCHEV (só tem ela no 16v) e porque só encontro com ela com referência ao 2.2 16V.

Vlw!

É, na primeira foto não tinha este arame. Se ela está partida e não veda, certamente terá uma entrada de ar a mais.

Sim, fluído de freio e pincel, pode ser o mais barato. Este óleo é ótimo para limpeza, você não pode deixar bater ele na pintura e deixar lá. Ou seja, caiu ou pingou na pintura do carro, imediatamente jogue água pura e não esfregue o local.

A vantagem do óleo de freio como limpeza de peças é que ele sai com água depois, você limpa bem com óleo de freio de depois água. Este óleo se você entornar nas mãos, é só enxaguar que ele sai, bem diferente de outros óleos.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 30 Mai 2016, 10:45

leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje

Tem alguma dica?

Se você tem certeza que está tudo limpo e que o tubo que conecta por baixo na frente da borboleta está conectado sem folga, que a mangueira do servo freio não tem entrada de ar e que a mangueira do regulador de pressão não está ressecada com entrada de ar então pode ser duas coisas.

Carro com o ponto atrasado, 1 dente atrasado, Tem um tópico sobre isto e com algumas fotos onde mostra que tem dois tipos de polia que os mecânicos podem errar o ponto por isto, sendo que depende da sorte de cada um quando trocou a correia dentada.

A outra chance de erro, pode ser a regulagem da borboleta caso alguém tenha mexido ali. Eu aposto no ponto errado, mas como acertar a borboleta é mais fácil, melhor mexer nela primeiro.

Veja como é fácil acertar a borboleta.
1 - afrouxe um pouco o parafuso batente dela
2 - Acelere com a mão ali mesmo e sinta com seus sentidos sensíveis se ao começar a acelerar você sene que ela está agarrando em algo. Se não tiver agarrando, afrouxe mais até sentir ela agarrar ao começar a acelerar.
4 - Assim que ela começar a agarrar ao iniciar com o acelerador, você aperta um pouquinho até não sentir mais que está agarrando. Neste caso ela estará no local perfeito de descanso

Para você entender melhor o que irás fazer, você vai deixar a borboleta completamente fechada quando não estiver acelerando e nem fechada demais ao ponto de agarrar ao começar a acelerar e é assim que é a regulagem dela.
Imagem

leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por leoborgesl » 30 Mai 2016, 11:49

Esse tubo q vc fala, por baixo, é do canister?

Vou verificar as demais mangueiras que vc falou, o acerto do parafuso da borboleta eu já havia feito ontem, apesar de estar 2 voltas a mais, não deu diferença depois que acertei.

Sb o ponto, não sei falar se está errado. Porém todo o funcionamento do carro é bom, inclusive o desempenho dele.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 30 Mai 2016, 12:02

Sim, tubo do canister.

Bem, o carro sendo um 2.0 ou mais, dependendo no que se faz nele não sente muito se tiver um dente atrasado, a não ser que você ande com um que esteja certo e que seja igual ao seu. Dá para sentir bem se ele tiver fora e for acertado, quando for subir em rua bem ingrime que ele pode pedir primeira assim que coça a subir, principalmente se o ar tiver ligado. Ou até mesmo quando você sai com o carro, mal sai e coloca segunda e acelera forte, se tiver atrasado ele demora pegar o embalo e costuma dar uma boa roncada ali perto do filtro. E por fim, a marcha lenta que não para nos 900 nem a pau, é sempre oscilando com 100 de oscilação.

Vale a penas conferir isto, dá uma olhada neste tópico abaixo, olha as fotos das polias inferiores que tem no tópico e se você disser como é a sua ou tirar uma foto delas com ele onde você imagina ser o ponto, poderemos dizer se está certo ou não.

viewtopic.php?f=39&t=2397
Imagem

leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por leoborgesl » 30 Mai 2016, 12:24

Ok. Ao lado dessa entrada do canister tem outra, que está isolada com um pedaço de mangueira e um parafuso na ponta, não sei qual a finalidade dela. Tirei essa mangueira que estava isolando e não teve nenhuma alteração, depois tampei com o dedo e continuou da mesma forma. (Veja imagem abaixo)

Imagem

Não sei se vc reparou, mas meu atuador da lenta tem um trincado em cima, não sei se isso interfere. (Imagem que postei anteriormente)

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 31 Mai 2016, 09:48

Este tubo extra tem que ficar tapado caso não tiver nada conetado.

Esta peça trincada influencia sim se tiver trincada por dentro, ali não pode ter entrada de ar.

Sds
Imagem

leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por leoborgesl » 03 Jun 2016, 13:04

A válvula pcv pode ocasionar esse tipo de oscilação?

Murilooloko
Member
Member
Nome Completo: Denis Murilo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2001/2001

por Murilooloko » 24 Jul 2016, 11:20

Chegaram a fazer o teste de desligar o atuador da lenta como o carro se comporta? A luz de anomalia acende?

AdrianoS
GL Member
GL Member
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por AdrianoS » 25 Jul 2016, 01:06

Adene_Diego escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal!

Vou ser rápido e direto. Meu vectra é um 2.2 8V 1998/1999, recentemente tive um problema com a peça que primeiro me disse se chamar "sensor de posição da borboleta", posteriormente vi a chamarem de "atuador da marcha lenta" e "motor de passo".

Minha peça é igual a esta: Imagem

Ocorre que eu não encontro esta bendita para comprar em lugar algum, nem na internet, só a encontro para o vectra 2.2 16v. Nem no CEPCHEV eu a encontrei para saber seu cód. GM. Não sei mais onde procurar, cheguei a pensar que esta peça é realmente do 16v e foi colocada no meu carro por um antigo dono como "gambira".

Por isso, sabendo da grande experiência e conhecimento dos colegas do fórum, venho recorrer a vocês para que me ajudem a encontrar esta bendita peça e possa efetuar a troca.

Desde já, agradeço a atenção.

Adene,

creio que esse atuador de lenta seja a mesma utilizada no meu, e encontrei essa no mercado livre => http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -bosch-_JM , só um exemplo.
Parece ser genuíno GM, pelo menos a caixa é, rs. Mas a fabricante é Bosch, não sei se vai ter muita diferença de preço se comprar na embalagem Bosch.
Não se esqueça de comprar a junta também, pela foto parece que não vem junto, questione o vendedor. Sem ela, pode dar falsa entrada de ar e não estabilizar a lenta mesmo com a peça nova.

Abraço.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Adene_Diego
Member
Member

por Adene_Diego » 25 Jul 2016, 08:59

Obrigado, Adriano!

Vou verificar com o vendedor se esta peça se aplica ao meu carro, agradeço pela resposta.

Abraço

AdrianoS
GL Member
GL Member
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por AdrianoS » 25 Jul 2016, 21:23

Adene_Diego escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado, Adriano!

Vou verificar com o vendedor se esta peça se aplica ao meu carro, agradeço pela resposta.

Abraço

Disponha, é uma satisfação ajudar aos amigos Vectreiros de todo o Brasil.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

16 mensagens   •   Página 1 de 1