Vectra Btudo sobre ar condicionado

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Almeidão
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por Almeidão » 07 Mai 2019, 10:21

O funcionamento dos relês é assim.
1 - Verde esquerda 4 terminais, liga o primeiro estágio, ele é direto e funciona mesmo com o carro desligado.
2 - Marrom, próximo a esquerda do primeiro verde, 5 terminais, ao ligar a chave ele arma para habilitar o segundo estágio assim que for necessário. E desta forma o segundo estagio não seguirá funcionando ao desligar o carro porque este estágio não pode ficar muito tempo funcionando, se isto ocorrer com certeza irão derreter tudo ali onde o relê fica e logo perde a função dele.
3 - o próximo verde é o segundo estágio e este estagio só funciona uma ventoinha caso o primeiro não funcionar e todos sabemos que as duas sempre funcionam juntas ou param juntas.

Tendo esta forma de funcionamento, acho pouco provável que seja problemas na ventoinha, está mais por falta de alimentação deste relê, alimentação esta que foi informado acima pelo danrmp.

Testar o primeiro estágio se o problema está antes ou depois do relê é fácil, basta jampear na tomada onde está o primeiro relê da esquerda o pino 85 e 86, confere no relê onde estão este pino e até com um clipe você consegue jampear onde ele entra e se funcionar, o problema estará antes dele, se não serpa depois.
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por chirola » 07 Mai 2019, 13:15

boas, se o preimeiro estagio nao ligar cuando liga o ar eu testari primeiro a resistencia das ventoinhas e depois partiria para os reles, com multimetro ve se chega corrente na resistenci e mede a voltagem de saida, depois reles, depis fusivel, e vai seguindo o circuito na ordem ate achar,
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por Almeidão » 08 Mai 2019, 09:49

chirola escreveu:Fuente del Mensaje boas, se o preimeiro estagio nao ligar cuando liga o ar eu testari primeiro a resistencia das ventoinhas e depois partiria para os reles, com multimetro ve se chega corrente na resistenci e mede a voltagem de saida, depois reles, depis fusivel, e vai seguindo o circuito na ordem ate achar,
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Chirola, não existe resistência nas ventoinahas do Vectra B, como eu informei se tiver no seu carro, ela é uma resistência falsa, basta observar que sai 3 fios daqueles que tem esta resistência e ao conectar na tomada da segunda ventoinha só conecta 2, este terceiro fio morre na tomada, ele está ali só fazendo peso.
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chirola
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por chirola » 08 Mai 2019, 12:44

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entao essa resistencia ta so de enfeite??
nunca tinha imaginado que estaba so pra facer peso, ainda bem que nao pesa muito kakakakak
brincadeira almeidao a logica decia que servia para algo nao sei no vectra b porque nunca deu problema eletrico mais nao maioria dos carros serve para o primeiro estagio da ventoinha e se al ligar o ar a ventoinha nao liga o primeiro estagio geralmente ela e a culpada,
valeu pela dica

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por Almeidão » 09 Mai 2019, 08:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Imagem
entao essa resistencia ta so de enfeite??
nunca tinha imaginado que estaba so pra facer peso, ainda bem que nao pesa muito kakakakak
brincadeira almeidao a logica decia que servia para algo nao sei no vectra b porque nunca deu problema eletrico mais nao maioria dos carros serve para o primeiro estagio da ventoinha e se al ligar o ar a ventoinha nao liga o primeiro estagio geralmente ela e a culpada,
valeu pela dica


Realmente um adorno kakakak. Olha no sei carro que ai sai 3 fios, o do meio ao ligar na outra tomada onde recebe energia ela morre porque só chega 2. O Vectra B, aliás o Vectra em si já veio diferenciado de todos os carros da época dele e o que comanda a velocidade do primeiro estagio não é a resistência. Tanto que você pode ligar a ventoinha direto na bateria e ela terá a velocidade máxima sempre, se a resistência tivesse valor você iria conseguir fazer a velocidade do primeiro estágio mesmo ligando direto.
Assim que eu mexi no mu anos atrás, percebi que esta peça era um enfeite e inclusive arranquei fora, acredito que foi aproveitada de um outro modelo sendo eliminado a possibilidade de uso desta resistência e isto é comum nas montadoras.

E tem gente que gasta dinheiro com isto seguindo ideias de eletricistas que deveria pelo menos checar que este fio não indo para lugar nenhum e sendo eles um profissional, saber que não liga em nada.
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por danrmp » 09 Mai 2019, 09:17

O Omega 4.1 96 usa o mesmo esquema para as duas ventoinhas internas (sim, são duas do lado do motor). Liga em série para a primeira velocidade, em paralelo para a segunda.

Apenas a ventoinha frontal do condensador possui resistor para limitar a velocidade.
Vectra CD 2.2 2004 AT - Garagem

Omega GLS 4.1 1996
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por chirola » 09 Mai 2019, 13:07

valeu tudo dia se aprende algo novo,
entao as velocidades das ventoinhas sao limitadas pelos reles? interesante realmente as montadoras tem costume de montar carros com restos aproveitados de modelos anteriores e as veces nao sai muito vem ou nao agrada asim como aconteceu com o gol jalera.
mais a resistencia esta ligada tem so o fio de entrada e saida se queimar deijaria de pasar corrente??
caso queime e so facer um jumper no plug e pasaria corrente denovo eliminado asim a resistencia?
o entendi errado

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por Almeidão » 10 Mai 2019, 13:08

chirola escreveu:Fuente del Mensaje valeu tudo dia se aprende algo novo,
entao as velocidades das ventoinhas sao limitadas pelos reles? interesante realmente as montadoras tem costume de montar carros com restos aproveitados de modelos anteriores e as veces nao sai muito vem ou nao agrada asim como aconteceu com o gol jalera.
mais a resistencia esta ligada tem so o fio de entrada e saida se queimar deijaria de pasar corrente??
caso queime e so facer um jumper no plug e pasaria corrente denovo eliminado asim a resistencia?
o entendi errado


Ela não queima ou se queimar não acontece nada. Ali é como se ela fosse um fio solto que não vai para lugar nenhum. Fio este que o meu não tem mais porque eu o cortei. Sobre a velocidade da ventoinha é feita pela central e divididas nos relês 1 e 3 sendo que o 1 é lenta e o 3 é rápida. (Numeração 1 e 3 inventada por mim, de acordo com a caixa onde eles ficam só para expôr melhor a explicação)
Vi isto quando abri uma para trocar o rolamento, alipas fiz uma ferramenta para sacar este rolamento que é bem difícil, ali mesmo eliminei o fio e lógico ela saiu junto. Motor de ventoinhas são mutos parecidos, externamente encaixa perfeito no alojamento do Vectra, uns com parafuso e colocamos porcas e outros para ser parafusados na peça. Se a trava da ventoinha for compatível, basta trocar e colocar pra usar. A da frente é mais complicada porque é mais curta, mas eu já tirei varias tampas de umas e colocada em outras e sempre sem a resistência. Podem pegar uma do Monza antigo e colocar que vai funcionar e eu tenho uma reserva e da for. Abaixo o link de uma que tenho de reserva e já rodei com ela, tirei troquei rolamento e está guardado e o pino para usar a ventoinha para o meu carro tem que ser igual o da foto, sem resistência.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
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por chirola » 10 Mai 2019, 13:18

entendeu, muito obrigado pela atençao e explicaçao

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por cleitonrds » 13 Mai 2019, 23:18

AlexandreFloripa escreveu:Ola amigo, hj estava dando uma limpa no meu Vectra B, ao abrir a caixa do filtro do ar condicionado, percebi que tinha um plugin desconectado, saberia me dizer do que é ?? Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Essa valvula e a reaponsavel por ligar e desligar o ar quente do carro.

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por Rodrigo Vieira » 16 Mai 2019, 23:14

Boa noite pessoal, o meu é um 2002 tem algo errado ae o modelo da minha ventoinha não é essa da imagem acima.
Pelo código é essa do link, e não encontrei resistência não, se alguém puder confirmar ae estamos aberto ao debate kkkk.Lembrando que esta é a do motor só se tiver na do ar.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM

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por Almeidão » 17 Mai 2019, 08:43

Rodrigo Vieira escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal, o meu é um 2002 tem algo errado ae o modelo da minha ventoinha não é essa da imagem acima.
Pelo código é essa do link, e não encontrei resistência não, se alguém puder confirmar ae estamos aberto ao debate kkkk.Lembrando que esta é a do motor só se tiver na do ar.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM


Amigo, nesta pagina estamos comentando exatamente isto, que o Vectra B não usa resistência. Alguns carros podem ter ela na ventoinha, mas estão todas desligadas. Esta aí do anuncio se tiver funcionando dará certo em qualquer Vectra B.
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por chirola » 17 Mai 2019, 14:24

e como o almeidao falo acima pode ser pelo ano do carro >>97 primeiro semestre<< , a montadora aproveita stok que tem de peças e bom fui sorteado com a resistencia inutil kakakakakak e mais se olha para ela e igual a queutiliza os vw velhos no ventilador da cabine

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