O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CPos-chave chicote do rádio

6 mensagens   •   Página 1 de 1
rvectra2006
Member
Member
Nome Completo: Ruan Sironi
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Pos-chave chicote do rádio

por rvectra2006 » 17 Fev 2025, 18:40

Olá, eu novamente.
Tenho uma dúvida boa para Vectreiros e eletricistas da NASA.

Fui instalar um som no Vectra mas encontrei a seguinte questão.
- Montei o chicote com a adaptação da pinagem correta, porém o rádio não ligou.
- Uni os fios ign+bateria rádio com bateria do chicote do carro e funcionou o rádio.

Até aí blz, problema de energia pos-chave ou algo assim.

A questão é, pode ser o comutador ou cilindro?
Pois funciona o acendedor de cigarro e outras partes elétricas normalmente;

O pos-chave do chicote do rádio passa por um fusível?

Obs: estou sem a trava do volante parece que quebrou.
Editado pela última vez por rvectra2006 em 18 Fev 2025, 19:20, em um total de 2 vezes.

rvectra2006
Member
Member

por rvectra2006 » 17 Fev 2025, 18:42

Meu rádio antigo era original e estava com aquele problema de tentar colocar o code e não dar tempo que ninguém encontra solução.
Apenas talvez, mas acho que se resolver este problema mata o outro também.

rvectra2006
Member
Member

por rvectra2006 » 20 Fev 2025, 02:10

Atualizações!,
medindo as voltagens do chicote original do Vectra 2006, tenho o seguinte diagrama (montado encima do diagrama do rádio original).
https://drive.google.com/file/d/1n83nbh ... sp=sharing

- Pino 2 que seria o pos-chave, não passa mais que 0.03V mesmo com o carro ligado.
Acredito que devido o rádio original do vectra possibilitar configurar se quer desligar com a ignição ou não, este fio da ignição tenha algum segredo para funcionar kkkk Ou oscile bem pouco somente para informar que a ignição desligou para o rádio.

Encontrei no Youtube um vídeo onde é puxado o fio pos-chave da caixa de fusíveis informando que o dele "Elite 2006" não tinha pos-chave também no chicote. https://youtu.be/etv-LGq27qc?si=oQz4Zp-CRK_83IFC&t=408

Pensei como solução ligar na lanterna, pois desejo utilizar o rádio somente com o carro ligado mesmo. Mas notei que, dependendo utilizar farol alto ele diminui a tensão, chega a cair 2V.

O Vectra 2006 de vocês passa energia 12V no fio do pos-chave do chicote do rádio?

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 20 Fev 2025, 08:12

Cara, não entendo nada de elétrica e não tenho como responder suas perguntas... Só gostaria de te informar como está o sistema no meu carro (Astra 2005 - creio ser idêntico ao Vectra C):

Meu carro não tem o rádio original e, como o Pioneer que uso consome energia mesmo desligado se estiver alimentado diretamente, o recomendado é deixar a alimentação no pós chave. Porém, como eu gosto de às vezes ouvir um som na minha garagem, o eletricista me sugeriu mudar a instalação para poder ligar o rádio no primeiro estágio da chave. Foi pego o sinal daquele sistema que aciona o sinal sonoro se vc abrir a porta do motorista e a chave estiver no primeiro estágio. Assim, sem a chave no contato - ou com ela no estágio zero, não há alimentação para o rádio.

Como eu disse, não sei em quais fios ele mexeu, mas como vc parece ter noção de elétrica, talvez isso possa ser de alguma ajuda.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 20 Fev 2025, 14:08

rvectra2006 escreveu:Fuente del Mensaje O Vectra 2006 de vocês passa energia 12V no fio do pos-chave do chicote do rádio?

oi , posso estar enganado mais eu acho que o pos chave deve pasar pelo modulo confort porque o radio pode ser programado , no meu carro o radio com o chicote original ele liga sem chave no contato e eu mesmo chequei o chicote quando instale o modulo de som e o chicote não esta modificado , eu faria uma boa limpeza no plug do modulo confort para testar , o problema de ligar o pos chave do som direto no 12V da bateria e mais nos dvd alguns dvd consomema bateria quando estão ligados direto no 12V , eu mesmo ja teve esse problema com um dvd em um carro meu .
sim no pos chave do meu carro chega 12v com a chave no contato , sem chave no contato nunca medi so me fique sabendo que ligava sem chave depois de um tempo com o carro mais o som ja estava tudo montado e nunca mais mexi la

rvectra2006
Member
Member

por rvectra2006 » 20 Fev 2025, 16:11

Obrigado pelas dicas pessoal, realmente então pode variar ou é relacionado ao modulo confort, vou limpa-lo para ver.
Resolvi a questão puxando um fio da caixa de fusíveis. Por hora ficou meio gambiarra mas planejo colocar um Fuse Tap e solucionar de maneira permanente este problema.

Estou montando um tutorial para mostrar instalação de rádio com função SWC.

6 mensagens   •   Página 1 de 1