Fala, pessoal do Clube do Vectra! Tudo certo?
Me chamo Pedro Henrique e entrei recentemente pro clube, mas o Vectra já tá na minha vida faz tempo. Herdei um Vectra Elite 2.4 16v 2006 automático do meu pai — o bicho era o xodó dele, e com razão: sempre bem cuidado, original, aquele conforto de banco de couro e painel âmbar que a gente respeita.
Desde que ele passou o carro pra mim, peguei um carinho absurdo pelo Vectra. Não consigo ver ele como só um carro — é tipo um elo de gerações na família haha. Mas… como todo filho que quer colocar um temperinho próprio na herança do pai, comecei a sonhar com um projetinho: colocar um turbo de leve pra deixar o bicho mais esperto na cidade e com um pouco mais de fôlego nas retomadas.
E aí que vem o dilema do herdeiro sonhador: o câmbio automático de 4 marchas. A cada puxadinha que eu dou, parece que ele sussurra: “me respeita que eu sou velho”.
Comecei a pesquisar tudo que é tipo de solução: reforçar o câmbio? trocar por outro? adaptar um mais moderno? colocar resfriador externo? trocar por um manual? Juro que por um momento eu considerei colocar o câmbio de uma Blazer, mas aí já entrei no território das lendas urbanas automobilísticas.
Então, como todo bom filho que quer fazer o serviço direito, vim aqui pedir ajuda pros veteranos e donos de Vectra raiz:
Alguém aqui já trocou o câmbio do Vectra automático por outro?
Existe alguma forma de reforçar o câmbio original pra aguentar uns 0.5 bar de pressão com segurança?
Compensa colocar um manual? Tem algum que encaixe direto no 2.4 16v?
Ou tem outro câmbio automático que aguente mais torque e dê pra adaptar sem precisar vender um rim e o baú da vó?
Queria muito fazer o projeto de forma responsável e bem feita, sem abrir mão do carro que tem tanto valor sentimental pra mim. Qualquer dica ou experiência de vocês vai me ajudar demais!
Valeu demais, galera!
Tamo junto no amor por esse carrão que marcou época.
Turbo ou não, Vectra é brabo.