O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CSwap de Câmbio do Vectra C

3 mensagens   •   Página 1 de 1
Pedrohmaf
Member
Member
Nome Completo: PEDRO HENRIQUE MIRANDA ALVES DE FARIA
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Swap de Câmbio do Vectra C

por Pedrohmaf » 02 Jun 2025, 23:01

Fala, pessoal do Clube do Vectra! Tudo certo?

Me chamo Pedro Henrique e entrei recentemente pro clube, mas o Vectra já tá na minha vida faz tempo. Herdei um Vectra Elite 2.4 16v 2006 automático do meu pai — o bicho era o xodó dele, e com razão: sempre bem cuidado, original, aquele conforto de banco de couro e painel âmbar que a gente respeita.

Desde que ele passou o carro pra mim, peguei um carinho absurdo pelo Vectra. Não consigo ver ele como só um carro — é tipo um elo de gerações na família haha. Mas… como todo filho que quer colocar um temperinho próprio na herança do pai, comecei a sonhar com um projetinho: colocar um turbo de leve pra deixar o bicho mais esperto na cidade e com um pouco mais de fôlego nas retomadas.

E aí que vem o dilema do herdeiro sonhador: o câmbio automático de 4 marchas. A cada puxadinha que eu dou, parece que ele sussurra: “me respeita que eu sou velho”.

Comecei a pesquisar tudo que é tipo de solução: reforçar o câmbio? trocar por outro? adaptar um mais moderno? colocar resfriador externo? trocar por um manual? Juro que por um momento eu considerei colocar o câmbio de uma Blazer, mas aí já entrei no território das lendas urbanas automobilísticas.

Então, como todo bom filho que quer fazer o serviço direito, vim aqui pedir ajuda pros veteranos e donos de Vectra raiz:

Alguém aqui já trocou o câmbio do Vectra automático por outro?
Existe alguma forma de reforçar o câmbio original pra aguentar uns 0.5 bar de pressão com segurança?
Compensa colocar um manual? Tem algum que encaixe direto no 2.4 16v?
Ou tem outro câmbio automático que aguente mais torque e dê pra adaptar sem precisar vender um rim e o baú da vó?

Queria muito fazer o projeto de forma responsável e bem feita, sem abrir mão do carro que tem tanto valor sentimental pra mim. Qualquer dica ou experiência de vocês vai me ajudar demais!

Valeu demais, galera!
Tamo junto no amor por esse carrão que marcou época.
Turbo ou não, Vectra é brabo.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 03 Jun 2025, 09:17

Teve alguém que ia tentar, ou realmente fez mas não voltou para nos relatar, neste tópico: viewtopic.php?f=49&t=18641&p=205260&hilit=swap+elite#p205260
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 05 Jun 2025, 14:20

Pedrohmaf escreveu:Fuente del Mensaje Alguém aqui já trocou o câmbio do Vectra automático por outro?
Existe alguma forma de reforçar o câmbio original pra aguentar uns 0.5 bar de pressão com segurança?
Compensa colocar um manual? Tem algum que encaixe direto no 2.4 16v?
Ou tem outro câmbio automático que aguente mais torque e dê pra adaptar sem precisar vender um rim e o baú da vó?

a limitação principal do cambio automatico é o torke , os cambios automatico vem preparados pra segurar um torque especifico , essa limitaçao e por causa do conversor de torke , que na verdade é uma embreagem cebtrifuga hidraulica , pode fazer upgrade do conversor ,
mais dependendo da preparação vai ter outros limitantes , os discos de embreagem que nos cambios automaticos são como os das motos ,um conjunto de discos com separadores controlados por preção de oleo ,pode fazer upgrade deles , e vai para o pnto que ninguem sabe o limite as engrenagens das marchas e o diferencial seguram a pancada ? nunca vi informação do asunto , na preparação que não tem informação e tentativa e error , so vai saber se não segura a pancadaquando quebra esse é o limite da peça .
opção de cambios tem ate de 5\6 marchas qualquer caixa familia 2 da gm deveria encaixar no motor mais e outro ponta a estudar , homocineticas da caixa , eixo piloto da caixa e suas estrias tem que coincidir com o conversor de torque , automatica tem que programar ,a ecu do vectra (uma bosta incompativel com a maioria dos software ) aceitaria a programação por exemplo do cobalt 5\6 marchas? teria que adaptar sensores para que funcione ?
a maioria parte logo para um cambio f23 por falta de informação e tenta jogar com o que ja foi testado .
a blazer e tração traseira usa nos opala essa caixa .
eu ja vi topicos mais nunca vi alguem fazer , trabalhe em desmanche por uns quantos anos e pelo que vi e consigo lembrar eu tentaria buscar informação por exemplo da caixa de marchas da lumina velha , era 4 marchas , tinha uma caixa volvo das antigas dos modelos 850 com motor 5 cilindros turbo bem forte essa caixa e usaba o mesmo sistema da gm mais o problema era que tinha o motor de partida na parte da frente do carro e no vectra fia do lado da parede de fogo ,
dificil , isso de 0,5 bar d preção e mentira quando vcsabe que apertando um parafuso e aumentando os bicos pode duplicar a potença do carro em uma tarde 0.5 bar e s o pra pegar o vicio kakakakakakak

Tópico Movido

Tópico movido de Como utilizar o fórum do Clube do Vectra. para Vectra C em Ontem, 07:44 por Ju_Bueno

3 mensagens   •   Página 1 de 1