O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaFarol de Milha/Chave de Luz
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

10 mensagens   •   Página 1 de 1
Careca
Member
Member
Nome Completo: Oscar Arvati
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Farol de Milha/Chave de Luz

por Careca » 15 Abr 2013, 16:02

Bom Pessoal estou aqui com uma Duvida muito seria.

Comprei a chave de Luz do Vectra que tem o botao do farol de milha. porem esta me dando uma dor de cabeça terrivel fazer essa ligação

A Pergunta vai ser direta.

Como fazer o Botão de Milha funcionar normalmente ? pois se eu aperto ele funciona, mais so funciona com ele apertado, se eu solto ele volta e apaga a luz.
Rebaixe: Não ande, apenas desfile, Todos irão te notar e voce ira ser bem lembrado.

www.facebook.com/oscararvati

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Farol de Milha/Chave de Luz

por Arquiteto » 15 Abr 2013, 22:17

careca tem que seguir o esquema de ligação original ...
Garagem:CD 03,Challenge02, Elite11"face lift", Tops full
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?t=20
HOW TO :
viewtopic.php?f=49&t=555
NACIONAL 2017 IMPERDIVEL!!
viewtopic.php?f=82&t=15651

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por RC Geisel » 16 Abr 2013, 22:28

Se não me engano, o botão manda um sinal para o multi-timer e este vai acionar o rele que alimenta os faróis de neblina...
Vc aperta o botão, ele manda um sinal para ligar os faróis e quando apertar de novo manda o sinal de novo e dai desliga...
Eu tbm instalei os faróis de neblina no meu vectra...
Como não queria comprar outra chave, desativei a lanterna de neblina e usei aquele botão...
Com mais algumas alterações no circuito, hj os faróis de neblina estão ligados junto com a luz alta...
Posso ligar os neblina no botão normal sem ligar a luz alta a partir da meia luz ligada, claro neh ...
Quando ando na rodovia deixo o botão dos neblina desligado e controlo tudo (alta + neblina) na alavanca q liga a luz alta...
Fico bem mais prático...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por Almeidão » 17 Abr 2013, 17:27

Realmente, tem um botãozinho interno que é tocado e arma algum relê para acender e juro que procurei este bendito e não encontrei. Desmontei tudo e não achei, juro que tentei hehheheh.

Bem, não sei bem como fiz, só que fiz. Primeiro abri a peça e por dentro cortei a trilha do botão original que nada mais é que um botãonzinho interno de som ou algo assim, tipo toca DVD.

Dali fiz várias mudanças e eliminei lá na caixa de fusível o relê que acende o Milha e usei um outro relê auxiliar e mais um relê de farol alto do velho passat igual ao do fusca que quando recebe carga ele bate para um contato a direita e quando recebe carga outra vez ele bate no contato a esquerda. Na verdade este relê tem 5 contatos, sendo dois de saídas como ponte que pode ser negativo ou positivo uma entrada que pode ser negativo ou positivo. Tem o negativo e o positivo de acionamento do relê. Eu sempre coloco negativo acionando e sempre faço a ponte em negativo. Estas saída, se você ligar a ponte em negativo que é o certo, você receberá o negativo em 2 locais dele, só que sendo um de cada vez. Exemplo, você coloca aquele botão lá da chave para acionar este relê como negativo. Então aperto uma vez e ele mandará sinal para saída direita que é a que estamos ligando o farol e ele acende, aperto ele de novo e ele manda o sinal para a saída esquerda onde não tem nada ligado, então o farol apagou.

não podemos esquecer que tem um relê auxiliar depois deste relê, para não estragar os contatos dele.

Pelo funcionamento deste relê, imagino que já sabem o que fiz, e fiz de uma forma que o milha só acende com a chave ligada e com a lanterna ligada, se estou com milha ligado e lanterna ligado e desligo o carro, fica só a lanterna ligada ou se eu quiser desligar o milha basta apertar o botão e desligo ele. Não preciso acender o farol, basta acender a lanterna ligar a chave e apertar o botão do milha e ele acende, mas estou acostumado a deixar ele aceso sempre, então ao acender a lanterna e ligar o carro, já acendo o milha.

Mais uma informação para este relê que deve ser aberto e cortar os contatos que fica no alto o qual o passat ou fusca dá aquele aviso na chave lateral do volante, isto é fácil demais.
Imagem

Tercyo Maia
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Tercyo Alves Maia
Estado: Ceará
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Tercyo Maia » 24 Abr 2013, 01:28

Careca escreveu:Bom Pessoal estou aqui com uma Duvida muito seria.

Comprei a chave de Luz do Vectra que tem o botao do farol de milha. porem esta me dando uma dor de cabeça terrivel fazer essa ligação

A Pergunta vai ser direta.

Como fazer o Botão de Milha funcionar normalmente ? pois se eu aperto ele funciona, mais so funciona com ele apertado, se eu solto ele volta e apaga a luz.

Amigo você vai ter que seguir esse esquema aqui:

Relé (90229206) do farol de neblina que é semelhante aos já existentes (lanterna de neblina traseira, desembaçador dos retrovisores, etc...)

Começaremos pela ligação do relé...
A pinagem do relé é:
30 - positivo
87 - saída 12V (+)
85 e 86 - Já possui os conectores que ficam no módulo multitimer (que controla os relés).

O relé dos faróis de neblina fica na posição V (cinco) conforme diz o manual e como não gostamos de gambiarras, ele vai ficar exatamente nesse local.

No soquete do interruptor dos faróis, coloquei o conector que faltava (posição 1) e liguei-o ao pino 17 do conector do módulo multitimer que fica no lado direito da caixa de fusíveis (desconecte o conector e abra-o...). Com isso já estão ativos os pinos 85 e 86 do relé.

Seguindo novamente o manual, vemos que o fusível (20A) do farol de neblina fica na posição 12 e é ali que ele vai "morar".
Localize o positivo direto e "roube" o 12V(+) dele que será ligado em um conector do fusível 12. No outro conector do fusível 12, basta ligá-lo ao pino 30 do relé.

Coloque o conector do pino 87 do relé e faça este fio chegar até o local dos faróis de neblina. Ligue este fio aos conectores dos faróis de neblina.

A parte elétrica está finalizada.

Abraço!

edynistelrooy
Member
Member
Nome Completo: edinho oliveira de souza
Estado: Bahia

por edynistelrooy » 23 Jul 2015, 11:47

RC Geisel escreveu:Se não me engano, o botão manda um sinal para o multi-timer e este vai acionar o rele que alimenta os faróis de neblina...
Vc aperta o botão, ele manda um sinal para ligar os faróis e quando apertar de novo manda o sinal de novo e dai desliga...
Como não queria comprar outra chave, desativei a lanterna de neblina e usei aquele botão...
Com mais algumas alterações no circuito, hj os faróis de neblina estão ligados junto com a luz alta...
Posso ligar os neblina no botão normal sem ligar a luz alta a partir da meia luz ligada, claro neh ...
Quando ando na rodovia deixo o botão dos neblina desligado e controlo tudo (alta + neblina) na alavanca q liga a luz alta...
Fico bem mais prático...

Ola amigo, teria como vc me mandar how to d como vc fez esse esquema no seu, ou alguma maneira mais clara d fazer isso, eu tenho um vectra gls e eu tb to querendo fazer assim igual a seu, pois comprar uma chave com o botao das milhas ta um precinho alto, abraço

MSalomao
Member
Member
Nome Completo: marcel salomao da veiga
Estado: Mato Grosso do Sul

por MSalomao » 23 Jan 2017, 14:49

Ola pessoal, o meu neblina só liga quando o farol ligado e estou querendo colocar ele independente ou quando ligar a meia luz alguém sabe com fazer isto?

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 23 Jan 2017, 15:35

MSalomao escreveu:Fuente del Mensaje Ola pessoal, o meu neblina só liga quando o farol ligado e estou querendo colocar ele independente ou quando ligar a meia luz alguém sabe com fazer isto?

tem de fazer a ligação originaaaaaLL

leia o tutorial para ver o esquema correto de ligação

viewtopic.php?f=49&t=6819

se preferir leve para um eletricista fazer pra vc seguindo o tutorial
Garagem:CD 03,Challenge02, Elite11"face lift", Tops full
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?t=20
HOW TO :
viewtopic.php?f=49&t=555
NACIONAL 2017 IMPERDIVEL!!
viewtopic.php?f=82&t=15651

hugo_melo
Member
Member
Nome Completo: Hugo de Oliveira Melo
Estado: Mato Grosso do Sul

por hugo_melo » 04 Mai 2020, 20:08

RC Geisel escreveu:Fuente del Mensaje Se não me engano, o botão manda um sinal para o multi-timer e este vai acionar o rele que alimenta os faróis de neblina...
Fico bem mais prático...

Teria como vc me passar o esquema elétrico que vc fez estou querendo deixar o meu independente so na meia luz.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por Almeidão » 08 Mai 2020, 16:19

Eu nunca entendi esta do Vectra usar a luz de neblina junto com o faro alto, afinal com neblina você levanta o farol e ai que não se vê nada mesmo e por isto fiz o meu independente também. Não achei difícil, mas tive que usar um relê de farol do Passat para isto e o do fusca também dá certo, porem é preciso cortar a trilha na placa onde o botão é acionado e usar um negativo de saída para o botão. Lembrar que a trilha será interrompida no botão preso na placa e neste caso ele só irá mandar um negativo para o novo relê e os fios do farol de neblina será cortado e ligado no novo relê que eu indico, eliminando o sistema antigo. Exemplo, ao apertar o botão sai um pulso negativo e arma o relê que ao receber outro pulso negativo se desarma ou muda de posição.
Agora vamos para o relê do Passat ou fusca, ele é tipo uma gangorra que pode ter saída positiva ou negativa. Um exemplo aqui para saída positiva: Ligar o 30 positivo pós chave, 56 positivo pode ser direto de um fusível e respeitar usando ele na saída e o (S) será o sinal negativo vindo do botão como pulso. Neste caso sairá positivo no 56A e 56B, porem independente se ligar no 56A para o farol, assim que ele virar para o 56B será desligado ou vice versa.
1 - ao receber negativo a gangorra vai para um lado e este lado pode ligar o positivo para o farol
2 - ao receber negativo outra vez a gangorra vai par o outro lado e não tendo nada lá ele se desliga.
3 - Não existe nada no 3 heheheheh

Passat, Brasilia, gol e outros

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1

Este é o do fusca, o do passat é menor e o DNI 127 é o melhor.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 8f3c4fde46

Não me lembro mais como eu fiz no meu além deste relê e eliminar o sistema antigo, mas ele só acende com o farolete ligado e chave de ignição também, assim evita de acender somente o de neblina e não acender atrás. Mas isto não foi difícil, acho que usei o negativo do farolete como sinal, tipo quando ele aceso, eu teria o negativo, mas independente disto eu não vi outra coisa melhor para fazer sem ter que correr risco com a placa multitimer.
Imagem

10 mensagens   •   Página 1 de 1