Amigo Vectreiro,
Participe do nosso grupo OFICIAL no Whatsapp.
Clique e participe ~> Imagem
~ Fique atento as Regras ~

Faça você mesmo / TutoriaisInstalar MID em vectra GL/GLS/Milennium/Expression 97~05
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

735 mensagens
Gabera
Member
Member
Nome Completo: Gabriel Dallagrana
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Instalar MID em vectra GL/GLS/Milennium/Expression 97~05

por Gabera » 09 Mai 2019, 10:04

Olá. Acompanho essa thread há anos, desde que consegui um MID cinza para trocar no meu GLS 2.0 8V 97, já li quase todas as páginas, mas por ser um procedimento demorado nunca tive "coragem" para começar. Agora já comprei as peças que faltavam e acabei de puxar o fio do pino 32 da central graças à dica e às fotos postadas pelo felipenovak94 na página 34, porém fiquei em dúvida com relação à lista de conversão dos pinos na primeira página deste thread e preciso resolver antes de tirar o painel.

O texto indica que deve ser puxado 1 fio da central de injeção, 3 do painel, 2 da chave limpadora do pára brisa (set/reset) e opcionalmente do sensor do reservatório de expansão (que também já comprei e vou trocar), todos direto para o MID, porém a tabela embaixo informa que a maioria desses fios já está no chicote do MID amarelo.

Exemplo:

No texto:
PINO 12: SINAL DO VELOCÍMETRO (ligar ao fio azul/vermelho pino 4 do painel de instrumentos 97~99)
Na tabela:
12 ------------------------------- 12 ----------------------- 12

Então, se o pino 12 do conector cinza é o mesmo do pino 12 do amarelo, por que precisa puxar do painel? O mesmo vale para os outros 6 fios comentados acima, que aparentemente já tem no chicote amarelo. Alguém pode me ajudar? :13:

Gabriel

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 09 Mai 2019, 10:33

Já olhou a tabela de correlação de pinos na pagina 1

:47:

viewtopic.php?f=49&t=285

este topico tambem ajuda

viewtopic.php?f=49&t=427
Garagem:CD 03,Challenge02, Elite11"face lift", Tops full
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?t=20
HOW TO :
viewtopic.php?f=49&t=555
NACIONAL 2017 IMPERDIVEL!!
viewtopic.php?f=82&t=15651

Gabera
Member
Member

por Gabera » 13 Mai 2019, 13:23

"porém fiquei em dúvida com relação à lista de conversão dos pinos na primeira página deste thread e preciso resolver antes de tirar o painel."

Sim, já olhei, a dúvida é exatamente sobre isso, que o texto da primeira página diz uma coisa e a tabela logo abaixo no mesmo post diz outra...

Guilherme de Jesus
Member
Member
Nome Completo: Guilherme de Jesus Reis da Silva
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Guilherme de Jesus » 26 Mai 2019, 23:08

Instalei o MID no meu VGLS 97 porém eu queria instalar todos os sensores os quais ele não tem, porém ele não tem todos os chicotes do mesmo
EX:

Chicote do Sensor de Esguicho
Chicote do Sensor de Arrefecimento
Chicote do Sensor de Pastilhas de freio

Para eu instalar estes chicotes eu teria quer puxar a afiação lá do MID?
Ou a afiação ja passa pelas partes do carro porém não tem o conector e nem ponta de fio solta?

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 27 Mai 2019, 12:37

Gabera escreveu:Fuente del Mensaje "porém fiquei em dúvida com relação à lista de conversão dos pinos na primeira página deste thread e preciso resolver antes de tirar o painel."

Sim, já olhei, a dúvida é exatamente sobre isso, que o texto da primeira página diz uma coisa e a tabela logo abaixo no mesmo post diz outra...

porque o titulo do topico diz de tid amid e o tid nao marca velocidade e nao tem o fio instalado se vc esta trocando plug amarelo para o plug cinza e outra coisa entao vc coloca pin 12 no pin 12

joaohenriqueiensen
Member
Member
Nome Completo: JOAO HENRIQUE IENSEN
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001

por joaohenriqueiensen » 08 Jun 2019, 08:30

rodrigocmoraes escreveu:Bom,por falta de informações a respeito fui obrigado a meter a cara mesmo...!!!! segue a pinagem correta correspondente ao sensor de rotação e combustível dos paineis dos vectras 00>05

São os pinos 7 e 16 do conector AZUL.

Espero ter ajudado.

Desculpe, mais estou com o mesmo problema, você conseguiu fazer funcionar essas duas funçoes ? se sim qual o fio do pino do tid vai no mid

Gabera
Member
Member

por Gabera » 24 Jun 2019, 09:52

Finalmente aproveitei o feriadão e troquei o MID conector amarelo (original) pelo cinza! Aparentemente deu tudo certo, porém:

- Os botões SET e RESET da alavanca do limpador aparentemente não fazem nada. Aterrei certinho o chicote, liguei os terminais nos pinos 23 e 24 (reset e set respectivamente) e testei a continuidade, porém continua não fazendo nada. Não sei se estou usando errado ou o quê. Usando os botões do próprio painel eu consegui acertar a data e hora, também aparece o consumo instantâneo quando em movimento e a temperatura externa quando vira a chave da luz enquanto parado, porém só isso que consegui ver.

- Isso não tem a ver com o MID em si, mas ao recolocar o painel o ponteiro do velocímetro ficou "tremendo" perto do zero, não faço ideia do que aconteceu pois não mexi em nada a não ser tirar e recolocar. Já vi por aí que pode ser uma engrenagem interna do motor, eu abri ele e não vi nada errado. Invertendo o motor do velocímetro pelo do contagiro (são iguais) o problema foi para o contagiro. Com o carro ligado e em movimento, o contagiro continua tremendo e o velocímetro não sai do lugar (li por aí que quando um dá problema o outro também para de funcionar). Alguma luz?

Obrigado.

NilsonGr
Member
Member
Nome Completo: RONILSON GOMES RODRIGUES
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por NilsonGr » 24 Jun 2019, 10:18

Gabera escreveu:Finalmente aproveitei o feriadão e troquei o MID conector amarelo (original) pelo cinza! Aparentemente deu tudo certo, porém:

- Os botões SET e RESET da alavanca do limpador aparentemente não fazem nada. Aterrei certinho o chicote, liguei os terminais nos pinos 23 e 24 (reset e set respectivamente) e testei a continuidade, porém continua não fazendo nada. Não sei se estou usando errado ou o quê. Usando os botões do próprio painel eu consegui acertar a data e hora, também aparece o consumo instantâneo quando em movimento e a temperatura externa quando vira a chave da luz enquanto parado, porém só isso que consegui ver.

- Isso não tem a ver com o MID em si, mas ao recolocar o painel o ponteiro do velocímetro ficou "tremendo" perto do zero, não faço ideia do que aconteceu pois não mexi em nada a não ser tirar e recolocar. Já vi por aí que pode ser uma engrenagem interna do motor, eu abri ele e não vi nada errado. Invertendo o motor do velocímetro pelo do contagiro (são iguais) o problema foi para o contagiro. Com o carro ligado e em movimento, o contagiro continua tremendo e o velocímetro não sai do lugar (li por aí que quando um dá problema o outro também para de funcionar). Alguma luz?

Obrigado.
Bom dia amigo, que bom que conseguiu fazer a substituição.

A respeito dos botões não fazerem nada, receio informar que provavelmente não é ligação incorreta pois tive o mesmo problema com o meu MID. Revisei as ligações 3 vezes e nada resolvido. O meu marca apenas o consumo instantâneo e nao muda de opção mas o problema não é o botão, é o MID que não está apresentando as outras funções mesmo. Pesquisando um pouco e conversando com um técnico que faz reparo em MID, cheguei a conclusão de que a solução é reprogramação. A questão é conseguir alguém que o faça.

* sobre o contagiro, no dia que o meu deu problema era o motorzinho dele mesmo e teve que ser trocado. Mas como você mesmo mencionou, quando um parava o outro tambem parava.

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

NilsonGr
Member
Member

por NilsonGr » 24 Jun 2019, 10:23

A função dos botões que você pode testar é pressionar os dois ao mesmo tempo e ver se vai exibir os parâmetros do MID. Se aparecer é porque os botões estão funcionando.
Se não me engano é apertando os dois ao mesmo tempo mesmo. Não tenho certeza pois tem bastante tempo que testei.

Gabera
Member
Member

por Gabera » 24 Jun 2019, 11:18

NilsonGr escreveu:Fuente del MensajeBom dia amigo, que bom que conseguiu fazer a substituição.

A respeito dos botões não fazerem nada, receio informar que provavelmente não é ligação incorreta pois tive o mesmo problema com o meu MID. Revisei as ligações 3 vezes e nada resolvido. O meu marca apenas o consumo instantâneo e nao muda de opção mas o problema não é o botão, é o MID que não está apresentando as outras funções mesmo. Pesquisando um pouco e conversando com um técnico que faz reparo em MID, cheguei a conclusão de que a solução é reprogramação. A questão é conseguir alguém que o faça.

* sobre o contagiro, no dia que o meu deu problema era o motorzinho dele mesmo e teve que ser trocado. Mas como você mesmo mencionou, quando um parava o outro tambem parava.

Valeu pela informação, vou ver o que consigo aqui.

Quanto ao motor, pelo que eu li pode ser lubrificação interna nele ou mau contato no painel, vou tentar passar um WD40 no bicho e reforçar os contatos do conector do painel pra ver se resolve, na pior das hipóteses bora comprar um motor separado (difícil de achar) ou um painel inteiro para tirar a peça... :22:

Gabera
Member
Member

por Gabera » 02 Jul 2019, 10:37

Gabera escreveu:Fuente del Mensaje
NilsonGr escreveu:Fuente del MensajeBom dia amigo, que bom que conseguiu fazer a substituição.

Valeu pela informação, vou ver o que consigo aqui.

Quanto ao motor, pelo que eu li pode ser lubrificação interna nele ou mau contato no painel, vou tentar passar um WD40 no bicho e reforçar os contatos do conector do painel pra ver se resolve, na pior das hipóteses bora comprar um motor separado (difícil de achar) ou um painel inteiro para tirar a peça... :22:

Só para dar um feedback:

- Quanto à programação do MID, ainda não achei ninguém para fazer aqui em Curitiba, mas ainda estou atrás, se tiver novidades posto aqui (se alguém souber quem faz esse tipo de manutenção por aqui, agradeço).
- Quanto ao motor do painel, não teve jeito, tive que comprar outro painel mesmo (200,00 + frete) só para trocar o motorzinho... pelo menos, trocando o defeituoso voltou a funcionar tudo, agora vou ver se consigo vender o outro painel do jeito que está (coloquei o motor problemático nele) para recuperar um pouco o prejuízo...

NilsonGr
Member
Member

por NilsonGr » 02 Jul 2019, 10:46

Tem um rapaz de SC que faz a programação. Ele faz manutenção em MID e atende muitas pessoas do Clube do Vectra no facebook.
Não mandei o meu pra ele ainda por falta de tempo pra desmontar.

Juliano
047 99702-7000

robson do vectra gls
Member
Member
Nome Completo: ROBSON JOSE DE OLIVEIRA
Estado: Rio Grande do Sul

por robson do vectra gls » 27 Jul 2019, 15:40

ola pessoal eu fiz a instalação no meu vectra gls 98 do mid com conector cinza mas ao conectar nao ligaa e nem aparece nada estive olhando que as lampadas do mid estao queimadas teria alguma coisa a ver co esse problema de nao aparecer nada??

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 27 Jul 2019, 17:38

robson do vectra gls escreveu:Fuente del Mensaje ola pessoal eu fiz a instalação no meu vectra gls 98 do mid com conector cinza mas ao conectar nao ligaa e nem aparece nada estive olhando que as lampadas do mid estao queimadas teria alguma coisa a ver co esse problema de nao aparecer nada??

se as lampadas estao queimadas nao da para ver, ilumina com a lanterna do telefone e tenta ver se aparecem os numeros bem fracos se consegue ver eles e so trocar as lampadas o hodometro e a mesma coisa se queima a luz nao da para ver os quilometros

NilsonGr
Member
Member

por NilsonGr » 15 Set 2019, 16:21

Boa tarde galera, sei que o tópico é bem antigo e há algum tempo andei postando algumas coisas aqui a respeito do meu MID conector cinza que instalei e ficou 99% porque não alternava entre as funções pelos botões da alavanca do limpador, me levando depois de vários dias pesquisando a conclusão de que o MID precisava ser reprogramado.
Mexendo um pouco mais nele esta semana, apertei os botões de forma misturada (os dois ao mesmo tempo, tentei segurar alguns segundos, apertei um e depois o outro e etc). Para minha surpresa a função que ficava travada em consumo instantâneo passou para "Consumo" que seria o consumo total.
Como isso despertou curiosidade, fui mexendo até repetir o que havia feito e descobri como alternar entre as funções.

Conclusão: Se alguém está com o mesmo problema de não alternar entre as funções, primeiro certifique de que os dois botões estão funcionando corretamente (para isso aperta os dois ao mesmo tempo e segura uns 6 segundos, vai aparecer os parâmetros de configuração), certificando do funcionamento, para alternar as funções, pressione o botão menor por 5 segundos, depois dê um toque no maior e solte o menor que estava pressionado.

735 mensagens