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Vectra AProblema com temperatura - Vectra A

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hlmartelli
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Problema com temperatura - Vectra A

por hlmartelli » 04 Jun 2018, 22:26

Boa noite Almeidão, sim você participou já um tempo atrás e foi esse cebolão mesmo que eu coloquei.
Valeu pela dica de novo, vou ver se consigo comprar um novo cebolão.
Obrigado.

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Jansen Bispo
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Problema com temperatura - Vectra A

por Jansen Bispo » 05 Jul 2018, 00:17

Fala pessoal..

Depois de reler todas as mensagens deste tópico, gostaria de confirmar qual a temperatura de acionamento do primeiro e segundo estágio do GSi. É o mesmo para o VA CD e GLS? 83º o primeiro e 88º o segundo ou 90º e 95º? Nestes casos, as duas ventoinhas acionam no segundo estágio ou a ventoinha "de fora" só aciona se o ar condicionado estiver funcionando? O meu AC está sem o gás e não funciona há um tempinho.

Estou brigando com o sistema de arrefecimento há algum tempo. Já troquei o radiador, fiz a limpeza de todo o sistema, coloquei aditivo e depois disso a temperatura não passa dos 90º tanto na rua quanto na estrada, mas em média com 6 meses de uso a temperatura volta a subir. Isso já me ocorreu duas vezes.

Desta vez quero refazer tudo, incluindo colocar o cebolão correto, que não sei se é o que está nele. Vi alguns comentários do Almeidão de que é possível colocar dois modelos ou apenas um. No GSi qual seria o correto? Não tenho mais o CEPChev pra conferir o esquema e códigos. Agradeço a ajuda desde já.
JANSEN BISPO
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Almeidão
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Problema com temperatura - Vectra A

por Almeidão » 05 Jul 2018, 09:42

Algumas resposta eu passo pra você, mas como eu não tenho o Vectra A eu não saberia lhe dizer a real temperatura de acionamento dele, porem uma coisa sim serve para qualquer carro: O máximo de temperatura no painel é no meio, e no meio marca 90º.
Outra informação importante, 99% muda nos carros quando eles vão envelhecendo, menos a temperatura que faz parte deste 1%. Se ele altera como você diz, é possível que tenha sim problemas.
Ventoinhas, todos carros que tem duas ventoinhas, elas são conjugadas e sempre funcionam juntas ou param juntas, seria como se fosse duas lampadas com o mesmo fio, ao acender um, estarás acendendo as duas. Então se funciona uma, tem que ligar a outra e se isto nçao acontece é porque tem problema no seu carro.
Cebolão do Vectra A é o MTE 741 para o primeiro estágio, e eu não sei qual seria o segundo, mas pode usar o MTE 708 que dará certo.
Sim, tem como colocar o MTE 761 ou MTE 763 com os dois estágios no Vectra A, óbvio que precisarás de uma tomada para ele e um pouquinho de trabalho.
Termostática é super importante que seja a MTE 211-82, ou se ela for diferente por ser 16V, não importa o numero, tem que ser 82º e isto está escrito nela.

Sobre o radiador, é impossível eu confirmar daqui que ele tenha problemas, mas uma coisa é certa se tiver usando o aditivo errado, ele estraga o radiador em menos de 1 ano de uso. Se não usar aditivo, será sorte ele nçao estragar. Eu sempre recomento o Havoline extended life, ou até recomendava outro, mas mudou o nome, porem é da mesma marca e comprar o concentrado vidro branco, eu não sei como usar o vidro de cor preta.
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Problema com temperatura - Vectra A

por Ju_Bueno » 05 Jul 2018, 10:37



Vou dar um CTRL C + CTRL V dum comentário na página anterior, apenas editando uns pontos pra se ajustar à sua dúvida:

O meio da escala do ponteiro da temperatura no Vectra A são os 94~95°, e não 90° como é comum nos demais carros. Nesse ponto - só um pouquinho antes na vdd, é a temperatura em que se armam as ventoinhas no primeiro estágio descendo pra cerca de 88°. Isso é o que vemos no painel, não se esqueça disso. Conforme foi aferido no meu anterior Vectra A, com o scaner Rhaster II, a temperatura da água estava em 88º ao acionar e 83º ao desligar o primeiro estágio. Isso bateu certinho com o cebolão original - MTE 741 que tem gravado nele: "88-83".

O cebolão para o segundo estágio e ar condicionado é o MTE 767, com as temperaturas "95-90" e "115-120". No painel vc deve ver 97-98º acionando o segundo estágio e + ou menos 93º desligando, onde volta apenas o primeiro estágio. No scaner, a informação foi 92~93º ligando e 88º desligando.

IMPORTANTE: sem uso do ar condicionado o primeiro estágio tem que dar conta. Se ligar o segundo já é sinal de algum problema.

Sobre o radiador, espero que vc tenha comprado um que tenha as galerias achatadas (alumímio brasado), e não com tubos redondos (alumínio expandido). Tem empresas fabricando esse segundo que na verdade não tem bom rendimento no Vectra - falo por experiência própria.
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Problema com temperatura - Vectra A

por Jansen Bispo » 05 Jul 2018, 23:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Algumas resposta eu passo pra você, mas como eu não tenho o Vectra A eu não saberia lhe dizer a real temperatura de acionamento dele, porem uma coisa sim serve para qualquer carro: O máximo de temperatura no painel é no meio, e no meio marca 90º.
Outra informação importante, 99% muda nos carros quando eles vão envelhecendo, menos a temperatura que faz parte deste 1%. Se ele altera como você diz, é possível que tenha sim problemas.
Ventoinhas, todos carros que tem duas ventoinhas, elas são conjugadas e sempre funcionam juntas ou param juntas, seria como se fosse duas lampadas com o mesmo fio, ao acender um, estarás acendendo as duas. Então se funciona uma, tem que ligar a outra e se isto nçao acontece é porque tem problema no seu carro.
Cebolão do Vectra A é o MTE 741 para o primeiro estágio, e eu não sei qual seria o segundo, mas pode usar o MTE 708 que dará certo.
Sim, tem como colocar o MTE 761 ou MTE 763 com os dois estágios no Vectra A, óbvio que precisarás de uma tomada para ele e um pouquinho de trabalho.
Termostática é super importante que seja a MTE 211-82, ou se ela for diferente por ser 16V, não importa o numero, tem que ser 82º e isto está escrito nela.

Sobre o radiador, é impossível eu confirmar daqui que ele tenha problemas, mas uma coisa é certa se tiver usando o aditivo errado, ele estraga o radiador em menos de 1 ano de uso. Se não usar aditivo, será sorte ele nçao estragar. Eu sempre recomento o Havoline extended life, ou até recomendava outro, mas mudou o nome, porem é da mesma marca e comprar o concentrado vidro branco, eu não sei como usar o vidro de cor preta.



Almeidão,
Muito obrigado pelo esclarecimento. Já anotei os códigos aqui pra procurar as peças corretas. Sobre o aditivo foi colocado quando troquei o radiador e também depois quando fiz a limpeza no sistema novamente, mas aparentemente ele ainda baixa água e com isso o aditivo vai indo embora com o tempo. Não entra água no óleo, mas não sei pra onde ela vai. Não tem vazamento nas mangueiras nem nada.

As ventoinhas tenho reparado que ultimamente acionam quando querem. Hoje por exemplo hora acionou perto dos 95º e hora chegou perto dos 98º sem acionar nem o primeiro estágio. Tem hora que aciona o segundo estágio ligando apenas a ventoinha interna, e tem hora que acionam as duas juntas. Enfim, não consegui identificar um padrão.

Vou comprar os dois cebolões, bomba d'água, aditivo e válvula termostática e refazer a limpeza do sistema inteiro novamente. Espero não ter estragado o radiador.


Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje

Vou dar um CTRL C + CTRL V dum comentário na página anterior, apenas editando uns pontos pra se ajustar à sua dúvida:

O meio da escala do ponteiro da temperatura no Vectra A são os 94~95°, e não 90° como é comum nos demais carros. Nesse ponto - só um pouquinho antes na vdd, é a temperatura em que se armam as ventoinhas no primeiro estágio descendo pra cerca de 88°. Isso é o que vemos no painel, não se esqueça disso. Conforme foi aferido no meu anterior Vectra A, com o scaner Rhaster II, a temperatura da água estava em 88º ao acionar e 83º ao desligar o primeiro estágio. Isso bateu certinho com o cebolão original - MTE 741 que tem gravado nele: "88-83".

O cebolão para o segundo estágio e ar condicionado é o MTE 767, com as temperaturas "95-90" e "115-120". No painel vc deve ver 97-98º acionando o segundo estágio e + ou menos 93º desligando, onde volta apenas o primeiro estágio. No scaner, a informação foi 92~93º ligando e 88º desligando.

IMPORTANTE: sem uso do ar condicionado o primeiro estágio tem que dar conta. Se ligar o segundo já é sinal de algum problema.

Sobre o radiador, espero que vc tenha comprado um que tenha as galerias achatadas (alumímio brasado), e não com tubos redondos (alumínio expandido). Tem empresas fabricando esse segundo que na verdade não tem bom rendimento no Vectra - falo por experiência própria.


Juliano,
Assim que troquei o radiador era nesta escala que ele estava funcionando, dificilmente chegava à 95º, acredito que ligava ali nos 92º e baixava pra 88º.
Quando você diz sem o uso do ar seria com ele carregado com gás mas sem uso? Porque o meu está sem gás há um bom tempo, mas quando funcionava o AR ele não esquentava. O AC interfere alguma coisa na temperatura que as ventoinhas irão acionar?

Acredito que tenha comprado o brasado sim, externamente é igual ao que estava no carro. Devo ter o modelo e marca na nota aqui, vou procurar e conferir.

Muito obrigado pelas dicas. Com certeza já tenho um ponto de partida pra tentar solucionar de vez essa coisa toda.
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Problema com temperatura - Vectra A

por Ju_Bueno » 06 Jul 2018, 08:07

Jansen Bispo escreveu:Fuente del Mensaje Quando você diz sem o uso do ar seria com ele carregado com gás mas sem uso? Porque o meu está sem gás há um bom tempo, mas quando funcionava o AR ele não esquentava.

"Sem usar" o AC é independente de estar com ou sem gás. De qualquer forma, ele não está em uso.

Jansen Bispo escreveu:Fuente del MensajeO AC interfere alguma coisa na temperatura que as ventoinhas irão acionar?

Sim. Ao ligar o ar condicionado as ventoinhas irão armar no 1º estágio independente de qual seja a temperatura. Isso acontece porque o condensador do AC vai aquecer e como ele fica bem junto ao radiador, ele passa um pouco de calor. Daí as ventoinhas ficam sempre ligadas para controlar esse aquecimento.

Também acontece de a pressão do gás do AC aumentar, o que tb gera calor no condensador. Não me lembro dos números agora, mas a partir de certa pressão (em PSI s.n.m.e) o pressostato faz essa leitura, manda o sinal pra ECU e aciona o segundo estágio das ventoinhas - também independente de qual seja a temperatura do líquido de arrefecimento. Só que nessa situação elas trabalham poucos segundos acionadas (no segundo estágio) e logo desligam.
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[Vectra A] - Primeiro estágio da ventoinha não aciona

por Perin Jr » 21 Set 2019, 14:34

Boa tarde, Já troquei o sensor de cima (MTE 741 88/83) estou precisando trocar o sensor de temperatura de três pinos do radiador, não está acionando o primeiro estágio, pelo catálogo seria o MTE-767 95/120, mas achei muito alto 120 graus já que a ventoinha arma antes de chegar nos 100 graus(97 mais ou menos). Alguém saberia se é isso mesmo ou seria outro modelo? É um Vectra GLS MPFI 2.0 8v gas c/ ar 1995.

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Problema com temperatura - Vectra A

por Ju_Bueno » 23 Set 2019, 09:48

Perin, é esse mesmo - MTE 767. Ele na verdade não controla o primeiro estágio. Ele é o responsável pelo segundo (95º) e acionamento das ventoinhas pelo uso do ar condicionado. Os 120º é o desligamento do compressor do ar já em modo emergência.

Se vc já trocou o 741 e o primeiro estágio não está atuando, você precisa então verificar os relés e a fiação. Pode ter algo de errado com eles.
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Problema com temperatura - Vectra A

por Perin Jr » 28 Set 2019, 17:59

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Perin, é esse mesmo - MTE 767. Ele na verdade não controla o primeiro estágio. Ele é o responsável pelo segundo (95º) e acionamento das ventoinhas pelo uso do ar condicionado. Os 120º é o desligamento do compressor do ar já em modo emergência.

Se vc já trocou o 741 e o primeiro estágio não está atuando, você precisa então verificar os relés e a fiação. Pode ter algo de errado com eles.

Muito Obrigado, vou verificar isso, também notei que o ar quente foi desligado e foi colocado um cotoco na saída e na entrada, acho que vou por uma mangueira ligando isso pra água circular. Valeu, muito obrigado!

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Problema com temperatura - Vectra A

por chirola » 28 Set 2019, 18:57

Perin Jr escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Perin, é esse mesmo - MTE 767. Ele na verdade não controla o primeiro estágio. Ele é o responsável pelo segundo (95º) e acionamento das ventoinhas pelo uso do ar condicionado. Os 120º é o desligamento do compressor do ar já em modo emergência.

Se vc já trocou o 741 e o primeiro estágio não está atuando, você precisa então verificar os relés e a fiação. Pode ter algo de errado com eles.

Muito Obrigado, vou verificar isso, também notei que o ar quente foi desligado e foi colocado um cotoco na saída e na entrada, acho que vou por uma mangueira ligando isso pra água circular. Valeu, muito obrigado!

cuando for ligar as mangueiras do ar quente tem que testar com o carro ligado antes de sair para o role, pode ser que esteja deligado por perdida no radiador que fica dentro do painel na caixa de ventilaçao muita gente isola o ar quente para nao trocar o radiador interno o melhor e testar com o motor a temperatura de trabalho que é cuando os vazamentos ficam evidentes pela dilataçao dos materiais, se perceber vazamento desliga o carro para aliviar a preçao da bomba e nao desliga as mangueiras ate o motor esfriar tem agua cuase fervendo dentro e levanta preçao muito cuidado e serio e pode machucar feio cualquer duvida pergunta para evitar acidentes e facer de um jeito seguro abraço meu amigo .

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Problema com temperatura - Vectra A

por Ju_Bueno » 30 Set 2019, 09:22

Justamente, o radiador do ar quente pode estar furado - por isso muitos o isolam. Se for mesmo mexer com isso, tem o tutorial para desmontar o console e chegar até o radiador.

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