O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com Gasolina e GNV - Vectra B

63 mensagens
Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com Gasolina e GNV - Vectra B

por Ramon Neves » 11 Abr 2014, 23:56

Olá galera!!
Estou com um probleminha no meu Vecão e gostaria da ajuda dos universitários rsrs
Galera meu vecão tem GNV porém quando eu aciono o GNV os bicos continuam pulsando e jogando gasolina junto com o GNV, alguém ja passou por isso, o que poderia ser???
Grato!!
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problemas com Gasolina e GNV

por Almeidão » 12 Abr 2014, 10:32

amigo, se isto estiver acontecendo o caro não vai funcionar, com certeza irá morrer porque é impossivel funcionar com 2 combustível. Faltaria Oxigenio para os dois, possa ser que esteja funcionando os bicos secos ou seja bomba não joga gasolina e o bicos funcionando. Se isto estiver ocorrendo precisa acertar urgente algo que desliga os bicos porque se estiverem batendo sêcos eles estragarão por falta de resfriamento.
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 12 Abr 2014, 19:59

Almeidão escreveu:amigo, se isto estiver acontecendo o caro não vai funcionar, com certeza irá morrer porque é impossivel funcionar com 2 combustível. Faltaria Oxigenio para os dois, possa ser que esteja funcionando os bicos secos ou seja bomba não joga gasolina e o bicos funcionando. Se isto estiver ocorrendo precisa acertar urgente algo que desliga os bicos porque se estiverem batendo sêcos eles estragarão por falta de resfriamento.

Almeidão obrigado pela atenção!!
Deixa eu explicar o que aconteceu pois ai você pode entender melhor o que esta acontecendo:
O meu Vecão estava com problemas sérios de cabeçote (ja consertei) e um cilindro não estava queimando e assim jogando a gasolina para o escapamento, eu pensei que se eu ativasse o GNV a gasolina parava de sair pelo escapamento, e isso não aconteceu, mesmo com o carro funcionando no GNV continuava saindo gasolina pelo escapamento, por isso que cheguei a conclusão que estava jogando os dois combustiveis, porém continua a dúvida a gasolina não deveria ter parado quando ativei o GNV??
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Abr 2014, 09:17

claro que deveria e um carro quando é colocado para funcionar em GNV, o restante é tudo desligado, ou seja desliga a bomba, desliga os bicos e desliga a lampada de injeção ou o que envia sinal para ela não ficar acesa.

Vou te adiantar, não gosto muito de opnar sobre GNV, isto porque é um sistema fácil de ser burlado e hoje como a mecanica é mais informática que mecanica as coisas ainda ficam pior. Mas as respostas acima estão corretas e tudo deve ser desligado para o gas funcionar.
Imagem

GIOVANNIRNP
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Giovanni Roberto Nery Pimentel
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

por GIOVANNIRNP » 14 Abr 2014, 09:44

Almeidão, tem que ver qual a geração de kit gnv que ele esta usando, pois nas mais antigas a bomba de combustível não desliga ao passar para o gnv, apenas o emulador é que desliga os bicos e o emulador que fica enganando a central, e a luz de injeção também não é desativada quando o carro está no gnv não, pois se houver alguma anomalia no sistema ela acende mesmo com o carro no gnv. O que alguns instaladores fazem é instalar um rele na bomba junto com o sistema de gnv para quando ativar o gnv a bomba se desligar, mas isso não era vendido com nenhum kit gnv, essa instalação é paga por fora. Se o carro do Ramon não tiver esse rele para desligar a bomba e algum bico injetor travar aberto, pode estar misturando combustível sim, e nesse caso o carro falha, mas só morre se forem todos os bicos falhando.
2009 ELITE 2.0 140cv PRATA TOP FULL/2010 STILO 1.8 8V PRETO
2006 ELITE 2.4 150cv PRETO TOP FULL
1997 CD2.0 141cv VERMELHO
2001 GLS2.2 123cv PRETO
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=31&t=423
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 14 Abr 2014, 09:59

Bem colocado Giovanni, eu já ia perguntar para o amigo qual Kit ele usa mas bem provável que seja o de geração 3.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Abr 2014, 13:18

Para mim quem inventou isto é um idióta, porque ao usar um combustivel a outra linha deve ser totalmente desativada. Não vejo motivo nenhum uma bomba funcionando sem necessidade seria o mesmo que estar em um lugar muito frio com o ar quente ligado junto com o compressor do ar condicionado.

Sobre o combustível, não tem como funcionar dois ao mesmo tempo e a explicação é lógica. Um carro com taxa de compressão 11:1, isto significa 11 partes de Oxigenio e uma de combustível. Nosso sistema não tem como separar estes combustivel e no momento que está entrando 11 parte de oxigenio entrar meia parte de gás e maia parte de gasolina já está fora de cogitação. Então a leitura será esta a qual ele receberá uma parte de gás e outra de Gasolina. Ele afogará porque estará um excesso de combustível, ou funcionará tão mal que é impossivel andar com ele.

Sds
Imagem

GIOVANNIRNP
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por GIOVANNIRNP » 14 Abr 2014, 16:58

Concordo contigo almeidão, porém é possivel sim funcionar com dois combustíveis em uma ocasião, a de que só um bico esteja falhando, dae o carro fica rateando, até dá pra andar, mas com apenas três cilindros e no caso do nosso amigo aí é o que parece estar acontecendo, pois se está saindo gasolina pela descarga, ele está afogando e não ocorre na câmara a queima e esse combustível está indo pelo ralo, e ainda pode detonar o catalisador dele.
2001 GLS2.2 123cv PRETO
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 14 Abr 2014, 23:26

Galera obrigado pela atenção de todos, o kit do meu vecão é geração 3, o carro esta no mecânico e ele esta achando também que tem um bico danificado, ele me pediu para comprar um bico, vamos ver no que dá quando ele montar tudo...
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Abr 2014, 09:00

Ramon Neves escreveu:Galera obrigado pela atenção de todos, o kit do meu vecão é geração 3, o carro esta no mecânico e ele esta achando também que tem um bico danificado, ele me pediu para comprar um bico, vamos ver no que dá quando ele montar tudo...

Se tiver mesmo um bico danificado, não esqueça de trocar o óleo ao finalizar o serviço.
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 15 Abr 2014, 10:43

Almeidão escreveu:
Ramon Neves escreveu:Galera obrigado pela atenção de todos, o kit do meu vecão é geração 3, o carro esta no mecânico e ele esta achando também que tem um bico danificado, ele me pediu para comprar um bico, vamos ver no que dá quando ele montar tudo...

Se tiver mesmo um bico danificado, não esqueça de trocar o óleo ao finalizar o serviço.
Obrigado Almeidão, ja comprei 4 garrafas de óleo e levei pra ele, comprei óleo 20w50, porém lendo alguns tópicos aqui no fórum vi que tem pessoas que usam óleo mais fino e que é recomendado no manual, como acabei de fazer o motor vou ver se na próxima troca eu coloco um óleo um pouco mais fino para deixar o motor mais leve...
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Abr 2014, 09:07

Ramon Neves escreveu:
Almeidão escreveu:

Obrigado Almeidão, ja comprei 4 garrafas de óleo e levei pra ele, comprei óleo 20w50, porém lendo alguns tópicos aqui no fórum vi que tem pessoas que usam óleo mais fino e que é recomendado no manual, como acabei de fazer o motor vou ver se na próxima troca eu coloco um óleo um pouco mais fino para deixar o motor mais leve...

Eu, quase toda a vida do meu eu usei óleo 20W50 e esporádicamente usei 15W40. Hoje estou usando 15W40 Mobil, irei trocar hoje e colocarei um Bardhal B12 e verei se muda algo. Sei e é perceptivel que imediatamente a troca, o motor muda drasticamente, quero ver com o passar do tempo o que acontecerá. Aqui na minha cidade este Bardhal vale ouro, Jesus.

O 20W50 é recomendado pela GM, pelo menos no meu manual e o tenho ainda intácto.
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 16 Abr 2014, 12:44

Então Almeidão, esse 15W40 também está no manual, eu tembém o tenho aqui intacto, o problema é que eu ja comprei o 20W50 e está com o mecânico não sei se consigo trocar nessa altura do campeonato, e uma pergunta, o que seria esse Bardhal B12???
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Abr 2014, 14:41

Ramon Neves escreveu:Então Almeidão, esse 15W40 também está no manual, eu tembém o tenho aqui intacto, o problema é que eu ja comprei o 20W50 e está com o mecânico não sei se consigo trocar nessa altura do campeonato, e uma pergunta, o que seria esse Bardhal B12???

Este 20W50 voce não precisa trocar, pode usar ele normal e pode depois usar o 15W40 sem problemas também. O Bardahl, aliás é asim que escreve e eu erro sempre, é um aditívo que quem pode falar dele é o Ricardo Crispim. Na verdade ele aumenta a vida útil das peças onde precisa de óleo, isto porque ele tem o poder de lubrificar por mais tempo. Explicando a grosso modo, seria que onde voce passa o Bardahl ele fica por mais tempo ali protegendo o local, então pela manhã quando o óleo desceu todo e parte está pré-lubrificado tipo comando e que tarda segundos a serem lubrificados ao religar o carro, é nesta hora que o Bardahl age porque ele cria uma película protetora por mais tempo que um óleo comum.
Imagem

THIAGO96/97
Member
Member
Nome Completo: thiago anschau pauli
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por THIAGO96/97 » 16 Abr 2014, 17:30

Fala galera, blz?

Vou aproveitar o tópico...

Cara o meu vecão 96/97, 2.0 8v está com um problema crônico de marcha lenta oscilando...
Bom, vamos aos fatos...
Eu não consigo mais confiar em mecânico nenhum... já ouvi tanta merda, tanta burrice da parte destes profissionais que eu estou traumatizado com essa raça...
Em janeiro ou fevereiro deste ano troquei sensor da marcha lenta, R$ 275,00 dilmas, Bosh mas achei estranho que no corpo do produto vinha escrito, "made in china"... mas é bosh... blz... resolveu o problema...

Então fiz uma viagem para Barbacena-MG no carnaval já prevendo fazer alguns reparos...
O meu possante tava tão ruim na gasolina que era preferível rodar no gnv...
Pois bem criei coragem e levei em uma mecanica indicada por um amigo...
Lá se foram R$ 411,00 dilmas em cabos de velas bosh, velas NGK, limpeza dos bicos (disse o mecanico que teve que passar 3 vezes na maquina de tanta sujeira)... a pressão da bomba disse o mecanico que estava boa, ele retirou uma quantidade expressiva de sujeira de dentro do "copo" da bomba de combustível, ele não tirou mais pois o carro estava com quase 3/4 do tanque... foi trocada ainda uma peneirinha que fica junto a bomba de combustivel e feito o avanço do ponto (acho que é essa expressão). Mas nesta situação eu procurei a mecanica para verificar a potencia do carro que estava muito baixa e não para verificar a marcha lenta oscilando (pois não estava oscilando, o carro só estava fraco)

Ah, na segunda feira tirei o atuador e o limpei, juntamente com o corpo de borboleta... mas não mudou nada...
No GNV ele ta redondinho, só esta bebendo um pouco, tipo 150, 160 KM com uma ampola de 16m³...

Qual será o mistério da marcha lenta oscilante????????

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Bruno Cesário » 16 Abr 2014, 18:24

THIAGO96/97 escreveu:Fala galera, blz?

Vou aproveitar o tópico...

Cara o meu vecão 96/97, 2.0 8v está com um problema crônico de marcha lenta oscilando...
Bom, vamos aos fatos...
Eu não consigo mais confiar em mecânico nenhum... já ouvi tanta merda, tanta burrice da parte destes profissionais que eu estou traumatizado com essa raça...
Em janeiro ou fevereiro deste ano troquei sensor da marcha lenta, R$ 275,00 dilmas, Bosh mas achei estranho que no corpo do produto vinha escrito, "made in china"... mas é bosh... blz... resolveu o problema...

Então fiz uma viagem para Barbacena-MG no carnaval já prevendo fazer alguns reparos...
O meu possante tava tão ruim na gasolina que era preferível rodar no gnv...
Pois bem criei coragem e levei em uma mecanica indicada por um amigo...
Lá se foram R$ 411,00 dilmas em cabos de velas bosh, velas NGK, limpeza dos bicos (disse o mecanico que teve que passar 3 vezes na maquina de tanta sujeira)... a pressão da bomba disse o mecanico que estava boa, ele retirou uma quantidade expressiva de sujeira de dentro do "copo" da bomba de combustível, ele não tirou mais pois o carro estava com quase 3/4 do tanque... foi trocada ainda uma peneirinha que fica junto a bomba de combustivel e feito o avanço do ponto (acho que é essa expressão). Mas nesta situação eu procurei a mecanica para verificar a potencia do carro que estava muito baixa e não para verificar a marcha lenta oscilando (pois não estava oscilando, o carro só estava fraco)

Ah, na segunda feira tirei o atuador e o limpei, juntamente com o corpo de borboleta... mas não mudou nada...
No GNV ele ta redondinho, só esta bebendo um pouco, tipo 150, 160 KM com uma ampola de 16m³...

Qual será o mistério da marcha lenta oscilante????????

Como estão as velas, cabos, bobinas, borboleta, atuador ?
Se estão bons, e vc limpou a borboleta e o atuador e nada, pode ser que seu atuador não está funcionando certo, então só trocando mesmo.

E até onde sei, kits de 3º geração tem isso tudo ae thiagão, emulador, e não sei mais o que...os kits abaixo nem aceitam o cut off.
:52:

GIOVANNIRNP
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por GIOVANNIRNP » 17 Abr 2014, 07:55

No gnv está bom e na gasolina ruim.
1- Já analisou o emulador de sonda lambda se está funcionando corretamente? Essa peça quando apresenta defeito gera o problema na gasolina e não no gnv.
2- veja também o sensor map, ele tb faz a lenta oscilar.
3- já que trocou o atuador de marcha lenta, verifique o sensor de borboleta, mas esse é bem difícil de apresentar defeito.
Todas essas peças que te falei quando apresentam anomalia, faz a central eletrônica gravar o defeito, é bom tb resetar a central antes de verificar as mesmas.
2001 GLS2.2 123cv PRETO
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ramon Neves » 17 Abr 2014, 10:38

Thiago, há poucos dias eu vi um vídeo falando sobre um problema que acontece no coletor de admissão do Vectra que acumula óleo e atrapalha a vida do sensor MAP, da uma olhada no vídeo e vê se te ajuda...

https://www.youtube.com/watch?v=MGgi8ZeTom8
O carro também pode te dizer o tem de errado
viewtopic.php?f=45&t=4004&p=54366&hilit=diagn%C3%B3stico+da+i.e#p54366
Imagem

THIAGO96/97
Member
Member

por THIAGO96/97 » 19 Abr 2014, 02:07

GIOVANNIRNP escreveu:No gnv está bom e na gasolina ruim.
1- Já analisou o emulador de sonda lambda se está funcionando corretamente? Essa peça quando apresenta defeito gera o problema na gasolina e não no gnv.
2- veja também o sensor map, ele tb faz a lenta oscilar.
3- já que trocou o atuador de marcha lenta, verifique o sensor de borboleta, mas esse é bem difícil de apresentar defeito.
Todas essas peças que te falei quando apresentam anomalia, faz a central eletrônica gravar o defeito, é bom tb resetar a central antes de verificar as mesmas.

Fala GIOVANNIRNP, blz????
Cara a quase um mês troquei o kit chicote, caixinha e manômetro de pressão do GNV que estavam todos lascados...
Na ocasião não lembro de ter pedido claramente para o "mechanico" verificar o emulador de sonda, lembro de ter pedido para ele dar uma olhadinha geral... vc já me deu algumas outras dicas a respeito do emulador... acho que vc disse que trocou o seu por um outro, não lembro a marca, mas que ficou show de bola... o meu emulador é da marca VERTPRO ESL 62... e o meu vecão quase sempre bebeu bem... nas últimas viagens que fiz não consegui rodar mais que 160 km com 16m³... mas em 2011 fiz uma viagem para Itaocara-RJ com 5 pessoas, com porta malas cheio consegui rodar 230 km, e pisando fundo... Cara rodo pouco com meu carro, e na cidade de niterói faço 100 Km com uma ampola, sendo que quando vou abastecer sempre entram 12, 13 e as vezes 14m³

O MAP eu não verifiquei... alias ele eu nunca troquei, mas vou pelo menos dar uma olhada...
Me fale mais do emulador de sonda que vc colocou no vecão e quanto gastou na troca...

THIAGO96/97
Member
Member

por THIAGO96/97 » 19 Abr 2014, 02:08

Ramon Neves escreveu:Thiago, há poucos dias eu vi um vídeo falando sobre um problema que acontece no coletor de admissão do Vectra que acumula óleo e atrapalha a vida do sensor MAP, da uma olhada no vídeo e vê se te ajuda...

https://www.youtube.com/watch?v=MGgi8ZeTom8
O carro também pode te dizer o tem de errado
viewtopic.php?f=45&t=4004&p=54366&hilit=diagn%C3%B3stico+da+i.e#p54366

Fala Ramon Neves, blz???

Cara vou tentar olhar o MAP neste feriadão...

Valeu pelas dicas e pelo video!!!!!!!!!!

63 mensagens