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Vectra Btroca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

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troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por dennis_suzano » 28 Jun 2014, 20:12

almeidão me enviou o video
conforme autorização para eu postar
créditos para ele ...
http://www.youtube.com/watch?v=br7cRjJ4T3o

queria aprender postar video na tela e não somente o link
mas ta ai .....

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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Andersonss » 28 Jun 2014, 20:25

Show de Bola vou fazer no meu agora quando trocar o oleo o/
Essas mangueiras são do que amigão?
abraço

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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por dennis_suzano » 28 Jun 2014, 20:28

conforme minha duvida a resposta nosso amigo almeidão
Este tubo pode ser um simples pedaço de cano de freio. Eu tenho um aqui que era um tubo plastico duro estes que usam em carro e eu dobrei ele no fogo e ficou ótimo. Hoje uso um de aluminio de Geladeira velha. Tem também gente que mexe com conserto de gás que vende tubos de metal de várias espessuras.

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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Thiago Menezes » 07 Ago 2014, 09:02

Muito bom, estava procurando esse vídeo, vou fazer em casa também mais seguro e limpo e não gasto com mão de obra na troca. :52:
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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Ricardo Crispim » 07 Ago 2014, 10:26

Eu já havia postado esse vídeo anteriormente, mas não o encontro mais, não sei o que houve.
Mas o cuidado em se tirar o restante daquele óleo pode parecer excesso de zelo, mas não é porque se penbsarmos bem, 200 ml são quase 5% da capacidade total do cárter.
Esse percentual pode ser extremamente danoso..
Imagina aquele que troca filtro a cada 2 trocas..


Forte abraço!!!!!!!!!!!

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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Almeidão » 07 Ago 2014, 20:47

Ricardo Crispim escreveu:Eu já havia postado esse vídeo anteriormente, mas não o encontro mais, não sei o que houve.
Mas o cuidado em se tirar o restante daquele óleo pode parecer excesso de zelo, mas não é porque se penbsarmos bem, 200 ml são quase 5% da capacidade total do cárter.
Esse percentual pode ser extremamente danoso..
Imagina aquele que troca filtro a cada 2 trocas..


Forte abraço!!!!!!!!!!!


Se voce ver o que sai nestes 200 ML, eu diria que são até um pouco mais. Na verdade qualquer sujeira ali é mais pesada que o óleo, então ao parar o carro tudo de sujo vai para o fundo. Lembro que não é nada dificil isto, neste dia foi, porque eu estava filmando e não podia estragar a câmera.

Bem, mesmo eu tirando tudo que está no carter, nunca coloco 4,5, sempre 4.3 no máximo, isto porque os tuchos carregados nunca desce. Se eu não tirasse isto, só colocaria 4 litros.
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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Thiago Menezes » 07 Ago 2014, 21:05

Almeidão escreveu:
Ricardo Crispim escreveu:Eu já havia postado esse vídeo anteriormente, mas não o encontro mais, não sei o que houve.
Mas o cuidado em se tirar o restante daquele óleo pode parecer excesso de zelo, mas não é porque se penbsarmos bem, 200 ml são quase 5% da capacidade total do cárter.
Esse percentual pode ser extremamente danoso..
Imagina aquele que troca filtro a cada 2 trocas..


Forte abraço!!!!!!!!!!!


Se voce ver o que sai nestes 200 ML, eu diria que são até um pouco mais. Na verdade qualquer sujeira ali é mais pesada que o óleo, então ao parar o carro tudo de sujo vai para o fundo. Lembro que não é nada dificil isto, neste dia foi, porque eu estava filmando e não podia estragar a câmera.

Bem, mesmo eu tirando tudo que está no carter, nunca coloco 4,5, sempre 4.3 no máximo, isto porque os tuchos carregados nunca desce. Se eu não tirasse isto, só colocaria 4 litros.


Então vou seguir a dica do Crispim e a sua Almeidão, vou colocar 3 litros e 800 ml primeiro e depois coloco o Bardahl B12 500 ml e no dia seguinte faço a aferição se estiver na marcação beleza, se não coloco mais um kadim :88:
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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Almeidão » 08 Ago 2014, 09:58

thiago.onacto escreveu:
Almeidão escreveu:
Ricardo Crispim escreveu:Eu já havia postado esse vídeo anteriormente, mas não o encontro mais, não sei o que houve.
Mas o cuidado em se tirar o restante daquele óleo pode parecer excesso de zelo, mas não é porque se penbsarmos bem, 200 ml são quase 5% da capacidade total do cárter.
Esse percentual pode ser extremamente danoso..
Imagina aquele que troca filtro a cada 2 trocas..


Forte abraço!!!!!!!!!!!


Se voce ver o que sai nestes 200 ML, eu diria que são até um pouco mais. Na verdade qualquer sujeira ali é mais pesada que o óleo, então ao parar o carro tudo de sujo vai para o fundo. Lembro que não é nada dificil isto, neste dia foi, porque eu estava filmando e não podia estragar a câmera.

Bem, mesmo eu tirando tudo que está no carter, nunca coloco 4,5, sempre 4.3 no máximo, isto porque os tuchos carregados nunca desce. Se eu não tirasse isto, só colocaria 4 litros.


Então vou seguir a dica do Crispim e a sua Almeidão, vou colocar 3 litros e 800 ml primeiro e depois coloco o Bardahl B12 500 ml e no dia seguinte faço a aferição se estiver na marcação beleza, se não coloco mais um kadim :88:


Eu nem complearia, ele ficará um pouquinho abaixo da marca máxima. E se tem algo que para mim é normal no carro é este óleo entre as duas marcas. Sempre sou muito exigente quando um mecanico diz estra frase sobre várias informações do carro - ISTO É NORMAL, e quase nunca aceito. Mas esta do óleo sim, é normal estando entre as duas marcas de minimo e máximo e a melhor opção é no meio dentre uma e outra. Muitos carros joga oleo para fora pelo suspiro quando está no máximo sujando além do normal a TBI e logo no meio pára e muitos pensam que o carro está consumindo óleo por problemas no motor e na verdade não. Estando no meio, fica mais fácil controlar e saber se está consumindo ou não porque neste caso se baixar disto é realmente um problema no motor.
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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Alcir Andreoni » 08 Ago 2014, 10:09

Almeidão escreveu:Eu nem complearia, ele ficará um pouquinho abaixo da marca máxima. E se tem algo que para mim é normal no carro é este óleo entre as duas marcas. Sempre sou muito exigente quando um mecanico diz estra frase sobre várias informações do carro - ISTO É NORMAL, e quase nunca aceito. Mas esta do óleo sim, é normal estando entre as duas marcas de minimo e máximo e a melhor opção é no meio dentre uma e outra. Muitos carros joga oleo para fora pelo suspiro quando está no máximo sujando além do normal a TBI e logo no meio pára e muitos pensam que o carro está consumindo óleo por problemas no motor e na verdade não. Estando no meio, fica mais fácil controlar e saber se está consumindo ou não porque neste caso se baixar disto é realmente um problema no motor.

Almeidão, sua dica foi fantástica.

Tem um amigo meu que vive reclamando que o carro dele baixa óleo e está só com 30.000km.

Acho que você matou a charada! :88:
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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Thiago Menezes » 08 Ago 2014, 10:10

Almeidão escreveu:
Eu nem complearia, ele ficará um pouquinho abaixo da marca máxima. E se tem algo que para mim é normal no carro é este óleo entre as duas marcas. Sempre sou muito exigente quando um mecanico diz estra frase sobre várias informações do carro - ISTO É NORMAL, e quase nunca aceito. Mas esta do óleo sim, é normal estando entre as duas marcas de minimo e máximo e a melhor opção é no meio dentre uma e outra. Muitos carros joga oleo para fora pelo suspiro quando está no máximo sujando além do normal a TBI e logo no meio pára e muitos pensam que o carro está consumindo óleo por problemas no motor e na verdade não. Estando no meio, fica mais fácil controlar e saber se está consumindo ou não porque neste caso se baixar disto é realmente um problema no motor.


Então exatamente o que aconteceu comigo, levei o carro na primeira troca no posto o frentista colocou 4,5 litros de óleo sem tirar é claro aquele excesso que você disse dessa forma transbordou óleo, por isso que eu perguntei pra você a um tempo atrás se era normal vazar óleo pelo suspiro e atingir o suspiro da TBI.

Hoje como meu óleo baixou não tem mais vestígio de óleo pela mangueira :88:
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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Ricardo Crispim » 08 Ago 2014, 14:42

É um erro recorrente esse negócio de por lubrificante a mais..
Lubrificante liquido a mais gera atrito fluido... Atrito fluido gera pressão, pressão altera a viscosidade do óleo..detalhes e nuances da lubrificação..
Uma curiosidade que a maioria não sabe é sobre as homocinéticas.
Uns anos atrás, quando se comprava a homocinética, vinha apenas a peça na embalagem. Hoje quando se compra uma homocinética, vem uma bisnaguinha com graxa..Porque?
Porque quando os mecânicos instalavam as homocinéticas, enchiam com muita graxa (acontece com rolamentos também, eles enchem de graxa).
A maioria das homocinéticas não aguentavam aquele excesso de graxa porque gerava atrito fluido e acabava por esquentar demais. A graxa tem uma temperatura limite de trabalho que chama-se ponto de gota ou ponto de fusão que é quando o óleo se separa do espessante.
O atrito fluido provocado pelo excesso de graxa leva ao aquecimento demasiado e babau...
Cansados de dar garantias, os fabricantes de homocinéticas resolveram enviar junto com a peça, uma bisnaguinha com a quantidade exata de graxa..Gerou um custo que ficou muito m ais barato do que as garantias..

Forte abraço!!

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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Alcir Andreoni » 08 Ago 2014, 15:01

Esse é o Crispim! :105:

O que seria da gente se não fosse ele! :47:
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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Thiago Menezes » 08 Ago 2014, 15:15

Ricardo Crispim escreveu:É um erro recorrente esse negócio de por lubrificante a mais..
Lubrificante liquido a mais gera atrito fluido... Atrito fluido gera pressão, pressão altera a viscosidade do óleo..detalhes e nuances da lubrificação..
Uma curiosidade que a maioria não sabe é sobre as homocinéticas.
Uns anos atrás, quando se comprava a homocinética, vinha apenas a peça na embalagem. Hoje quando se compra uma homocinética, vem uma bisnaguinha com graxa..Porque?
Porque quando os mecânicos instalavam as homocinéticas, enchiam com muita graxa (acontece com rolamentos também, eles enchem de graxa).
A maioria das homocinéticas não aguentavam aquele excesso de graxa porque gerava atrito fluido e acabava por esquentar demais. A graxa tem uma temperatura limite de trabalho que chama-se ponto de gota ou ponto de fusão que é quando o óleo se separa do espessante.
O atrito fluido provocado pelo excesso de graxa leva ao aquecimento demasiado e babau...
Cansados de dar garantias, os fabricantes de homocinéticas resolveram enviar junto com a peça, uma bisnaguinha com a quantidade exata de graxa..Gerou um custo que ficou muito m ais barato do que as garantias..

Forte abraço!!


Mas aí eu te pergunto: Será que os mecânicos ou frentistas não sabem disso? Até mesmo o lance de sobre no fundo do carter? É um procedimento simples que o Almeidão faz e que no caso os lugares que fazem a troca deveria ter um equipamento para fazer essa limpeza para aí sim completar com a quantidade certo de óleo recomendada.

As vezes fico pensando, será que só as pessoas que frequentam fóruns sabe dessas coisas? Não é possível, como eu dei meu exemplo anteriormente o frentista simplesmente lascou os 4,5 litros e vamo embora...
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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Ricardo Crispim » 08 Ago 2014, 15:58

Para você ter uma idéia como a maioria dos lubrificadores de posto estão despreparados, ontem me ligou um daqui da cidade, de um posto aqui perto.
Me perguntou se o o cambio AT do Corola tem filtro.. eu disse que tem e ele disse: "então fu*#@"
Resumo da hostória, ele trocou o óleo do cãmbio do corola e fez igual fazemos em nossos vectras, tirando o bujão e repondo aquela quantidade. O óleo estava co muito tempo de uso e deu pau... O cara levou o carro na CSS, pegou um laudo e colocou o posto no pau..Olha o frentista tendo que pagar R$ 7.000,00 de um câmbio novo..
A maioria, não todos, mas a maioria dos postos não dão treinamento adequado. Falam muito em atendimento e vendas para os caras,mas tecnicamente são muito fracos...

Forte abraço!!!!!!!

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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Thiago Menezes » 08 Ago 2014, 16:13

Ricardo Crispim escreveu:Para você ter uma idéia como a maioria dos lubrificadores de posto estão despreparados, ontem me ligou um daqui da cidade, de um posto aqui perto.
Me perguntou se o o cambio AT do Corola tem filtro.. eu disse que tem e ele disse: "então fu*#@"
Resumo da hostória, ele trocou o óleo do cãmbio do corola e fez igual fazemos em nossos vectras, tirando o bujão e repondo aquela quantidade. O óleo estava co muito tempo de uso e deu pau... O cara levou o carro na CSS, pegou um laudo e colocou o posto no pau..Olha o frentista tendo que pagar R$ 7.000,00 de um câmbio novo..
A maioria, não todos, mas a maioria dos postos não dão treinamento adequado. Falam muito em atendimento e vendas para os caras,mas tecnicamente são muito fracos...

Forte abraço!!!!!!!


Mas o dono do Corolla pediu para fazer a troca ou o frentista sugeriu e o dono não sabia que tinha que trocar o óleo e aceitou a troca? :47:
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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Almeidão » 08 Ago 2014, 18:41

Esta de ter o parafuso do carter para dentro eu acho ser falha de engenharia, ok, para fora ficaria feio, então deveria ali ser uma lata mais espessa e assim ficaria nivelado, tipo o nosso querido fusca por exemplo. Existem uns que tenta adiantar o processo e pensa que tira todo este óleo e o processo conta com a colocação de uma mangueira de ar em cima e desta forma assopra o óleo para fora. ISTO ELES PENSAM QUE DÁ CERTO, mas na prática não porque há outras saidas no motor e assim espalha o que está la dentro e piora ainda mais, porque vai jogar resto de sujeira que está no fundo para cima e vai deixar as camisas e girabrequim alguns segundo a deriva. Se seu frentista um dia fizer isto, não deixa, melhor deixar a sujeira no fundo e se alguem usar uma seringa, este alguem pode está seguindo o nosso CLUBE DO VECTRA kakkakka

Sobre o filtro, o Ricardo Crispim pode confirmar isto, é algo parecido a Homocinética, porem sem reclamações de garantia. O fabricante de filtro de óleo, sabendo que tem muita gente que nem estava ai pela troca deste produto, colocou um sistema de segurança nele. Este sistema consiste que em caso de entupimento ele abre deixando passar o óleo, óbvio que passa a sujeira também, mas o pensamento deles é de salvar o motor por uns tempo, afinal é melhor passar óleo sujo a não passar nada. Por isto que as vezes escutavamos de uns que nunca tinha trocado filtro de óleo ou que faz várias trocas de óleo sem trocar o filtro e mesmo assim se gabavam dizendo que nunca tinha trocado e mesmo assim o carro funcionava perfeito, tipo EEEETA CARRO BOM SÔ.
Não podemos correr este risco de 2 trocas e um filtro.
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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por JoãodoValle » 08 Ago 2014, 20:45

Só uma correção, "eta carro bão sô".

Farei essa da seringa no meu tbm, acabei de abrir o carter e troquei a junta nao quero trocar de novo.

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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por Thiago Menezes » 08 Ago 2014, 21:38

Almiedão o rei da seringa :38:
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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por josue correia » 09 Ago 2014, 05:33

e esse negocio ai de flush? tem um mecanico aqui perto do meu comercio que vive fazendo isso nos carros aqui...mas ele faz isso quando ve que o carro esta com borra no fundo do carter...ja ouvi dizer que não é bom fazer isso....as vezes me pergunto se é bom,se causa algum dano...o que vcs acham?
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Re: troca óleo vectra (retirando todo óleo fundo carter )

por JoãodoValle » 09 Ago 2014, 09:02

Eu tinha um Peugeot 206 e fiz flush aos 110.000km, o escapamento virou uma chaminé de fumaça azul. Usei aquele Engine Flush. Optei por fazer por recomendação do mecanico pois o carro grilava.

Depois estudei melhor o processo e vi que deve avaliar primeiro o estado da carbonização do motor, se estiver grave como o meu estava só abrindo o motor e limpando manualmente e trocando o que precisa.

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