O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaÓleo câmbio manual
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

21 mensagens
  • 1
  • 2
RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Óleo câmbio manual

por RC Geisel » 13 Mar 2015, 11:27

Para os mais entendidos em óleo, o que o rapaz do vídeo ai falou, confere ?
Estou com plano de trocar o óleo do câmbio (vectra 2.2 8V 1999)
No manual pede SAE 80W RTL 93257390
Caso não ache esse, posso substituir pela isa fluído 556 ou algum outro ?

https://www.youtube.com/watch?v=W-MkPXtnvUs

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Óleo câmbio manual

por mdemarquinho » 13 Mar 2015, 11:32

Vou dar minha opinião sobre o assunto.

Já trabalhei em mecaninca de auto e fiz curso de mecânica diesel, até aonde sei, não se troca óleo de cambio, salvo quando necessário abri-lo para fazer manutenção, fora isso não se troca.

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por RC Geisel » 13 Mar 2015, 12:03

mdemarquinho escreveu:Vou dar minha opinião sobre o assunto.

Já trabalhei em mecaninca de auto e fiz curso de mecânica diesel, até aonde sei, não se troca óleo de cambio, salvo quando necessário abri-lo para fazer manutenção, fora isso não se troca.

É o que diz o manual também, mas a gente fica com o pé atras...
Temos um trator new holland 7630 e manual pede troca de óleo a cada 1200 hrs de serviço, só que la óleo de câmbio, diferencial e sistema hidráulico é tudo junto (10W30) , só da direção é separado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por Almeidão » 13 Mar 2015, 13:37

Amigo, use o óleo original, custa caro pra caramba e vale apenas trocar sim. Compre 2 litros e use 1,8.

Porque vale apenas trocar? Bem, o Vectra mais antigo usava óleo mineral, hoje o original é sintético, como sou parecido a ti, achei melhor trocar e não foi só por este motivo, um deles é que eu não comprei ele novo e todos sabem, mecanico mexe ali e mete qualquer óleo de caixa para completar e nós nunca sabemos o que tem ali dentro, afinal se estourar um retentor da saida da homocinética, já vai ter que completar.

Hoje tenho a certeza que o meu é original sintético, na época paguei 86,00 cada litro e cheguei a pensar que eu estava louco. Hoje com toda sinceridade não me arrependo nada do que fiz, até acho que valía mais pela leveza que ficou as mudanças.

O numero dele original é 94728699, a embalagem é Castrol, mas mesmo achando fora da GM ele ainda é caro. Tem no ML por 70,00, mas o valor normal é algo de 97.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-gm-_JM
Imagem

joel
Member
Member
Nome Completo: joel queiroz
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por joel » 14 Mar 2015, 17:29

Tenho um vectra 16 v o câmbio f 18wr meu mecânico falou que o óleo do câmbio do monza é o mesmo que o do vectra este Ae mesmo Sae 80 óleo vermelho bem mais em conta acho q foi uns 24 reais o litro foi colocado 2 litros . Espero ter ajudado

corsa turbo
GLS member
GLS member
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por corsa turbo » 14 Mar 2015, 20:54

Oleo de cambio é o descrito manual, os do vectra mais antico é mineral, dos mais novos, é sintetico.
O recomendado é sempre repor pelo original.
Troca não constuma ser pontuado no manual.
att
obs. Jamais usem o oleo hidraulico de direção/cambio manual
ObsII. Já houvi de uma "oficina de cambio" que usando o oleo 90 dos demais carros é melhor para o cambio do monza/vectra e evita a corrosão da planetaria/satelite tão comum nestes cambios.(não recomendo, não tenho estudo sobre isso)
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por RC Geisel » 15 Mar 2015, 10:53

Obrigado a todos que se dispõe a ajudar...
Aqui tem mais um vídeo, bem interessante...

https://www.youtube.com/watch?v=eRq_4i9lEqc

Se alguém mais tiver informações sobre troca de óleo do câmbio manual, que tenho trocado o óleo, e que com o óleo novo o câmbio esteja funcionando bem e quiser disponibilizar essas informações, esteja a vontade...

No meu caso, não tem vazamento, não sei se o óleo já foi trocado alguma vez,tenho o carro faz quase 6 anos e hoje esta com 133.000 km, câmbio esta ótimo as trocas de marcha, só tinha a ideia de trocar o óleo por ter um óleo novo dentro, o fato é que tem gente que diz pra usar o 75W85 enquanto outros dizem o contrário, o original SAE 80W RTL não acha mais pra comprar e como o cara do vídeo ai diz , pode ser substituído pelo ISA FLUÍDO 556
Enquanto não tiver certeza absoluta de qual dos dois usar, por enquanto vai ficar o velho dentro mesmo, por que, estando tudo funcionando bem, e por uma troca de óleo errada de repente tiver problemas futuros com o câmbio, o medo é grande

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Mar 2015, 15:16

RC Geisel escreveu:Obrigado a todos que se dispõe a ajudar...

Se alguém mais tiver informações sobre troca de óleo do câmbio manual, que tenho trocado o óleo, e que com o óleo novo o câmbio esteja funcionando bem e quiser disponibilizar essas informações, esteja a vontade...

No meu caso, não tem vazamento, não sei se o óleo já foi trocado alguma vez,tenho o carro faz quase 6 anos e hoje esta com 133.000 km, câmbio esta ótimo as trocas de marcha, só tinha a ideia de trocar o óleo por ter um óleo novo dentro, o fato é que tem gente que diz pra usar o 75W85 enquanto outros dizem o contrário, o original SAE 80W RTL não acha mais pra comprar e como o cara do vídeo ai diz , pode ser substituído pelo ISA FLUÍDO 556
Enquanto não tiver certeza absoluta de qual dos dois usar, por enquanto vai ficar o velho dentro mesmo, por que, estando tudo funcionando bem, e por uma troca de óleo errada de repente tiver problemas futuros com o câmbio, o medo é grande

RC Geisel, acho que esta opinião que eu lhe passei, dificilmente você terá de outro, afinal não é qualquer um que enfia a mão no bolso para comprar 2 litros de óleo que custa hoje R$ 97,00 cada um e vamos e convenhamos usar um de 24,00 fica bem mais fácil e por estas e outras que muitos não saberão como ficaria uma caixa usando este óleo que eu estou usando há uns 2 anos e só coloquei consultando a Chevrolet e depois o ex-chefe da oficina deles que hoje é aposentado, um super mecânico o qual aprendi muito com ele há uns 12 anos atrás. Como já não existe o antigo óleo que era mineral, foi desenvolvido para Chevrolet este sintético e serve para todos tipos de caixa manual GM, serve para todos os caros deles, mesmo os antigos.

Defina você o que quer de bom para o seu carro ou até mesmo o que quererás de bom para o seu semelhante se você vender ele depois.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 15 Mar 2015, 15:48

Almeidão escreveu:
RC Geisel escreveu:Obrigado a todos que se dispõe a ajudar...

RC Geisel, acho que esta opinião que eu lhe passei, dificilmente você terá de outro, afinal não é qualquer um que enfia a mão no bolso para comprar 2 litros de óleo que custa hoje R$ 97,00 cada um e vamos e convenhamos usar um de 24,00 fica bem mais fácil e por estas e outras que muitos não saberão como ficaria uma caixa usando este óleo que eu estou usando há uns 2 anos e só coloquei consultando a Chevrolet e depois o ex-chefe da oficina deles que hoje é aposentado, um super mecânico o qual aprendi muito com ele há uns 12 anos atrás. Como já não existe o antigo óleo que era mineral, foi desenvolvido para Chevrolet este sintético e serve para todos tipos de caixa manual GM, serve para todos os caros deles, mesmo os antigos.

Defina você o que quer de bom para o seu carro ou até mesmo o que quererás de bom para o seu semelhante se você vender ele depois.

Boa Almeidão, tô usando esse óleo faz tempo e até o cheiro dele é diferente dos óleos convencionais e é bem límpido.

cilindrada
Member
Member
Nome Completo: Claudio Fogaça

troca de oleo de cambio

por cilindrada » 01 Mai 2015, 19:09

Boa noite tenho uma duvida preciso trocar o oleo da caixa mas o original é muito caro 140 o litro lembrando que no manual e o sae 80w rtl ac delcon n 93.257.390 sera que nao tem outro mais barato para substituir esse me de uma ajuda ai galera...

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Pedro Josino
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: troca de oleo de cambio

por Pedro Josino » 03 Mai 2015, 17:44

Sugiro o seguinte, tente colocar as mãos no óleo ACDelco e no verso da embalagem ver quem é a empresa que produz aquele óleo. Com o fabricante do óleo e a especificação dele, é possível comprar numa auto peças o mesmo óleo sem a embalagem ACDelco por um valor bem inferior. Não sei se você sabe mas a ACDelco não fabrica nada, ela apenas reembala os produtos de outros fabricantes com sua etiqueta.

Ronie Barbosa
Member
Member
Nome Completo: Ronie Barbosa
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Ronie Barbosa » 04 Mai 2015, 14:00

Olha irmão eu pesquisei muito na net e encontrei esse aí , coloquei e até agora sem problemas,especificações : multi viscoso semi-sintético 75w90 da petrobras , só não sei o preço , mas com certeza não cuta R$140,00 , que é o preço do ac-delco .
Imagem
EX -VECTRA EXPRESSION 2,2 MPFI 8V MEC 2002/2002
ATUAL -VECTRA ELEGANCE 2.0 MPFI 8V MEC FLEX 2011/2011

cilindrada
Member
Member
Nome Completo: Claudio Fogaça

por cilindrada » 04 Mai 2015, 19:04

valeu irmao vou por esse ai muito obg...

charles brandao
Member
Member
Nome Completo: charles brandao
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Óleo câmbio manual

por charles brandao » 13 Jul 2017, 15:39

senhores do clube vai oleo na caixa do vectra pq fiquei sabendo q usa o mesmo fluido do freio isso e certo ou nao .....pq o meu esta assim troquei o atuador tem um mes e o mecanico nao comentou sobre isso falou q era o mesmo do freio

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Óleo câmbio manual

por Almeidão » 13 Jul 2017, 17:39

charles brandao escreveu:Fuente del Mensaje senhores do clube vai oleo na caixa do vectra pq fiquei sabendo q usa o mesmo fluido do freio isso e certo ou nao .....pq o meu esta assim troquei o atuador tem um mes e o mecanico nao comentou sobre isso falou q era o mesmo do freio

Não confundas amigo, o óleo que comanda a embreagem é o mesmo fluido de freio que por sinal é um óleo hidráulico. Veja do lado esquerdo do reservatório do freio que tem um tubinho com uma mangueira, ali sai o óleo para atuar na embreagem e está acima do meio do reservatório e tem razões óbvia para ser ali quando se usa o mesmo.
O óleo da caixa é outra coisa, fica dentro da caixa, a embreagem não fica dentro da caixa, ainda que para muitos pareçam que sim.
Imagem

Lucas_96k
Member
Member
Nome Completo: Lucas Gonçalves Ribeiro

[AJUDA] ÓLEO DA CAIXA - VECTRA B

por Lucas_96k » 29 Set 2019, 12:56

Bom dia galera, tenho um vectra 98 2.0 8v, porém estou com um problema, ele está com um vazamento chato na caixa de marcha, porém no momento estou sem condições para arrumar, e preciso pelo menos completar o óleo, alguém sabe me informar, onde fica o local pra completar o óleo??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Óleo câmbio manual

por Almeidão » 30 Set 2019, 09:10

Lucas_96k escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia galera, tenho um vectra 98 2.0 8v, porém estou com um problema, ele está com um vazamento chato na caixa de marcha, porém no momento estou sem condições para arrumar, e preciso pelo menos completar o óleo, alguém sabe me informar, onde fica o local pra completar o óleo??

Tem um parafuso (bujão quadrado) do lado da saída da homocinética da roda direita, chave 13 boca, tira ele e coloque o óleo que estará completado assim que ele começar a derramar. Dentro do bujão ao sair tem um imã que estará sujo de limalhas, limpar ele antes de colocar no lugar.
Imagem

Lucas_96k
Member
Member

Óleo câmbio manual

por Lucas_96k » 30 Set 2019, 11:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Lucas_96k escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia galera, tenho um vectra 98 2.0 8v, porém estou com um problema, ele está com um vazamento chato na caixa de marcha, porém no momento estou sem condições para arrumar, e preciso pelo menos completar o óleo, alguém sabe me informar, onde fica o local pra completar o óleo??

Tem um parafuso (bujão quadrado) do lado da saída da homocinética da roda direita, chave 13 boca, tira ele e coloque o óleo que estará completado assim que ele começar a derramar. Dentro do bujão ao sair tem um imã que estará sujo de limalhas, limpar ele antes de colocar no lugar.

Beleza Almeidão, muito obrigado pela ajuda

Lucas_96k
Member
Member

Óleo câmbio manual

por Lucas_96k » 05 Out 2019, 13:03

Almeidão escreveu:

Não consegui localizar esse bujão... Tem como colocar pela parte de cima? Ou só pelo bujão mesmo?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Óleo câmbio manual

por Almeidão » 07 Out 2019, 09:10

Lucas_96k escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:

Não consegui localizar esse bujão... Tem como colocar pela parte de cima? Ou só pelo bujão mesmo?

Bem, se seu carro for realmente o que está escrito em sua descrição, este bujão tem que está ali, e colocar por cima pode sim, mas você nunca saberá qual é o nível ideal e pra isto basta tirar o suspiro do trambulador. O nível dele é exatamente na altura do parafuso e pode ser visto quando ele começa derramar.
Lembre se, excesso de óleo é pior que nível baixo.

Olha este anuncio abaixo, primeira foto olhar a esquerda abaixo da foto, saída da homocinética e uma trava com 5 parafusos, um pouquinho mais a esquerda verás o sexto, este sexto é o bujão para tirar o óleo, fica atrás da homocinética do lado direito.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 390b9a45af
Imagem

21 mensagens
  • 1
  • 2