O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralTópico sobre consumo
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

1175 mensagens
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra B consumo alto

por chirola » 13 Set 2021, 02:22

acho que nao é valvula do canister meu carro rodo com ela travada muito tempo arrume e realmente nao mudo nada, geralmente trava fechada em carros que rodam na cidade com giro baixo, a valvula abre la pelos 3000 giros fora iso abre na partida e normalmente fica fechada os 16v a 3000giros pasam dos 120kmh na quinta marcha entao dificil ver a valvula abrir .
consumo geralmente é sonda lambda , sensor map , ou tps meio ruim ,

Silviolima
Member
Member
Nome Completo: Silvio lucas de lima
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Vectra B consumo alto

por Silviolima » 13 Set 2021, 07:43

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ela é acionada esporadicamente e dificilmente se nota isto. Mas te digo que se não alterou marcha lenta, ela dificilmente será a culpada do alto consumo.

A marcha lenta esta boa, fiz um teste assim marcha lenta 900 rpm +/-, valvula conectada sem pulsar e nao passava nada pelo cano, ai eu inverti o lado da valvula e a tbi puxou o ar, no painel que mostra o consumo inst. passou de 1,2~1,4 para 1,1 km/l. fiz um percurso pequeno e consumo otimo, no outro dia, quase mesmo percurso gastou horrores. Por que de um lado a valvula passa o ar e do outro nao .

Silviolima
Member
Member

Vectra B consumo alto

por Silviolima » 13 Set 2021, 07:48

chirola escreveu:Fuente del Mensaje acho que nao é valvula do canister meu carro rodo com ela travada muito tempo arrume e realmente nao mudo nada, geralmente trava fechada em carros que rodam na cidade com giro baixo, a valvula abre la pelos 3000 giros fora iso abre na partida e normalmente fica fechada os 16v a 3000giros pasam dos 120kmh na quinta marcha entao dificil ver a valvula abrir .
consumo geralmente é sonda lambda , sensor map , ou tps meio ruim ,

O meu acho que nao esta abrindo, uma coisa que notei é um cheiro forte tipo oleo combustivel algo assim, porem logo que compri ele a uns 6 anos atras eu vi que ela acionava em baixa rotaçao (carro parado) ela pulsava.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

Tópico sobre consumo

por Almeidão » 13 Set 2021, 11:22

Esta válvula não pode ser ao contrário, internamente ela é travada como pistão, se colocar ao contrário ela não terá poder de vedação. Teste dela é sugando lado da saida (seguir a flecha) e tem que travar ao ser sugadada e o teste dela eletrica é usar dois fios sendo um positivo e outro negativo e ela tem que ligar o magneto que é sentido nas mãos. O teste de funcionamento com um multimetro eu estou muito longe pra fazer como, mas assim que eu voltr para o Brasil já tenho a ideia de mais um vidiozinho e isto s[o depois do dia 18 deste mes.
Sobre o cheiro forte, veja se tem uma mangueira do suspiro estourada, pode ser uma na frente do motor entrando na tampa e duas do outro lado entrando uma na TBI e outra na mangueira de ar.
Imagem

Silviolima
Member
Member

Tópico sobre consumo

por Silviolima » 13 Set 2021, 14:29

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Esta válvula não pode ser ao contrário, internamente ela é travada como pistão, se colocar ao contrário ela não terá poder de vedação. Teste dela é sugando lado da saida (seguir a flecha) e tem que travar ao ser sugadada e o teste dela eletrica é usar dois fios sendo um positivo e outro negativo e ela tem que ligar o magneto que é sentido nas mãos. O teste de funcionamento com um multimetro eu estou muito longe pra fazer como, mas assim que eu voltr para o Brasil já tenho a ideia de mais um vidiozinho e isto s[o depois do dia 18 deste mes.
Sobre o cheiro forte, veja se tem uma mangueira do suspiro estourada, pode ser uma na frente do motor entrando na tampa e duas do outro lado entrando uma na TBI e outra na mangueira de ar.

irei verificar obrigado pelas dicas

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Tópico sobre consumo

por chirola » 13 Set 2021, 19:50

Silviolima escreveu:Fuente del Mensaje irei verificar obrigado pelas dicas

achei a lenta a 900rpm meio alta , geralmente fiaca perto dos 700 rpm , se for cheiro de oleo verifica as mangueiras que fala o almeidao a mangueira que vai para a tbi deveria ter uma valvula pcv ou antichamas verifica se esta e se esta funcionando a valvula deixa so pasar ar para a tbi , se for cheiro de gasolina o carro esta dando exesso e geralmente os items que podem causar exesso sao os que fale acima sonda lambda , map e TPs .
checa o filtro de ar para ver se esta bom , e confere se o atuador de marcha lenta esta funcionando bem

anandamarques
Member
Member
Nome Completo: Ananda Marques
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2012/2012

Tópico sobre consumo

por anandamarques » 15 Set 2021, 13:30

O consumo do meu carro está muito alto entre 5 e 7 na cidade.
Ja fiz limpeza dos bicos mas não funcionou.
Alguma dica?

Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tópico sobre consumo

por Ricardo Pinto » 15 Set 2021, 13:52

Falar em consumo no grupo oficial do facebook sempre termina em :

Imagem

No meu caso

VA-GSI 94/94 meu consumo urbano( dia a dia ) esta entre 9,5 a 9,75km/L na Estrada não mais que 13,5km/L
VB-B1 96/97 CD 2.0 16v meu consumo urbano( dia a dia ) esta entre 9,1 a 9,5km/L na Estrada varia 14,5km/L a 15km/L

[ ]´s

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Tópico sobre consumo

por Almeidão » 15 Set 2021, 16:50

Sobre o consumo tem várias coisas a serem revista e nem sempre conseguimos ter todos os resultados de erros corretamente monitorados com aparelhos etc. Entre muitos problemas de consumo elevado tem o problema o qual já comentei tempos atrás que um cabeçote trabalha bem até 80 a 100 mil, ai ele tem que ser refeito, descarbonicado etc. Eu estou enfrentando este problema e consegui ver com uma camera a carbonização dos pistões e a TBI que ali onde ficam os bicos se carbonizam bem rápido, isto com certeza me diz claro que as válvulas já não vedam como deveriam e com certeza os sensores ficarão loucos porque a queima não está sendo perfeita e com isto o módulo se ajusta e para este ajuste e ter ele funcionando redondo o consumo aumenta.
É muito difícil comparar um carro com outro sem saber o que está ali dentro dele, por sorte comprei uma camera e descobri isto e logo acertarei ele. O problema não aparece ainda como fumaça, mas com certeza isto acontecerá se eu não acertar ele que queima um pouco de óleo e muito, mas muito antes de apárecer na descarga, já começa vir o prejuizo no bolso.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Tópico sobre consumo

por chirola » Ontem, 01:34

Ricardo Pinto escreveu:Fuente del Mensaje Falar em consumo no grupo oficial do facebook sempre termina em :

Imagem

No meu caso

VA-GSI 94/94 meu consumo urbano( dia a dia ) esta entre 9,5 a 9,75km/L na Estrada não mais que 13,5km/L
VB-B1 96/97 CD 2.0 16v meu consumo urbano( dia a dia ) esta entre 9,1 a 9,5km/L na Estrada varia 14,5km/L a 15km/L

[ ]´s

O consumo do meu CD 2.0 16v esta igual ao consumo que VC relata na cidade uns 9km/l en media aqui tem muita sinal era e lombada na estrada a 120km/h uns 15km/l rodando constante
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o consumo tem várias coisas a serem revista e nem sempre conseguimos ter todos os resultados de erros corretamente monitorados com aparelhos etc. Entre muitos problemas de consumo elevado tem o problema o qual já comentei tempos atrás que um cabeçote trabalha bem até 80 a 100 mil, ai ele tem que ser refeito, descarbonicado etc. Eu estou enfrentando este problema e consegui ver com uma camera a carbonização dos pistões e a TBI que ali onde ficam os bicos se carbonizam bem rápido, isto com certeza me diz claro que as válvulas já não vedam como deveriam e com certeza os sensores ficarão loucos porque a queima não está sendo perfeita e com isto o módulo se ajusta e para este ajuste e ter ele funcionando redondo o consumo aumenta.
É muito difícil comparar um carro com outro sem saber o que está ali dentro dele, por sorte comprei uma camera e descobri isto e logo acertarei ele. O problema não aparece ainda como fumaça, mas com certeza isto acontecerá se eu não acertar ele que queima um pouco de óleo e muito, mas muito antes de apárecer na descarga, já começa vir o prejuizo no bolso.

Antes de facer o cabeçote o consumo era realmente maior ate na cidade era de uns 8km/l e na lenta acusava 1,2 litros hora depois de errar o cabeçote com 160mil km rodados na lenta acusa entre 0,9 e 1,0 l/h e rodando na cidade roda uns 9km/l o carro e um conjunto e realmente a manutenção do conjunto faz diferença

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Tópico sobre consumo

por Almeidão » Ontem, 07:52

A logica é mais ou menos esta:
80 mil km os retentores já não vedam como vedavam antes e não adianta trocar os retentores porque neste momento as válvula já não acentam como deveriam e precisa retificar as sedes. Se o serviço for feito logo voce não vai ver fumaça sair porque será esporádico, e se não for feito o consumo começará aumentar como comentei antes. Como as válvulas não acentam 100% elas começam a forçar e vão gastando as guias e só vai piorando ai sim começaremos a ver a fumaça aos poucos e bebendo ainda mais. Em um resumo geral este pode ser um dos problemas do carro começar a beber bem e ninguem sentir nada de errado no funcionamento dele porque a injeção controla pra gente. Mas eu sempre disse que 80 a 100 mil km é o máximo que dura um cabeçote sem afetar o consumo.
Sobre a lenta o meu sempre foi 900, até quando tinha um bico ruim ele era 900 apesar que eu não sentia o motor redondo.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tópico sobre consumo

por Ju_Bueno » Ontem, 08:14

anandamarques escreveu:Fuente del Mensaje O consumo do meu carro está muito alto entre 5 e 7 na cidade.
Ja fiz limpeza dos bicos mas não funcionou.
Alguma dica?

Concordo que 5 é bem pouco, mas vendo na sua assinatura - Elite 2.0 automático - 7 km/l está bem dentro da realidade.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Silviolima
Member
Member

Tópico sobre consumo

por Silviolima » Hoje, 10:54

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Silviolima escreveu:Fuente del Mensaje irei verificar obrigado pelas dicas

achei a lenta a 900rpm meio alta , geralmente fiaca perto dos 700 rpm , se for cheiro de oleo verifica as mangueiras que fala o almeidao a mangueira que vai para a tbi deveria ter uma valvula pcv ou antichamas verifica se esta e se esta funcionando a valvula deixa so pasar ar para a tbi , se for cheiro de gasolina o carro esta dando exesso e geralmente os items que podem causar exesso sao os que fale acima sonda lambda , map e TPs .
checa o filtro de ar para ver se esta bom , e confere se o atuador de marcha lenta esta funcionando bem

Si 700 rpm seria o normal entao o meu esta bem errado, possivelmente entao teria entrada de ar falsa irei verificar tambem

Silviolima
Member
Member

Tópico sobre consumo

por Silviolima » Hoje, 10:58

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Ricardo Pinto escreveu:Fuente del Mensaje Falar em consumo no grupo oficial do facebook sempre termina em :

Imagem

No meu caso

[ ]´s

O consumo do meu CD 2.0 16v esta igual ao consumo que VC relata na cidade uns 9km/l en media aqui tem muita sinal era e lombada na estrada a 120km/h uns 15km/l rodando constante
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o consumo tem várias coisas a serem revista e nem sempre conseguimos ter todos os resultados de erros corretamente monitorados com aparelhos etc. Entre muitos problemas de consumo elevado tem o problema o qual já comentei tempos atrás que um cabeçote trabalha bem até 80 a 100 mil, ai ele tem que ser refeito, descarbonicado etc. Eu estou enfrentando este problema e consegui ver com uma camera a carbonização dos pistões e a TBI que ali onde ficam os bicos se carbonizam bem rápido, isto com certeza me diz claro que as válvulas já não vedam como deveriam e com certeza os sensores ficarão loucos porque a queima não está sendo perfeita e com isto o módulo se ajusta e para este ajuste e ter ele funcionando redondo o consumo aumenta.

Antes de facer o cabeçote o consumo era realmente maior ate na cidade era de uns 8km/l e na lenta acusava 1,2 litros hora depois de errar o cabeçote com 160mil km rodados na lenta acusa entre 0,9 e 1,0 l/h e rodando na cidade roda uns 9km/l o carro e um conjunto e realmente a manutenção do conjunto faz diferença

O meu quente 90° +/-, fica entre 1,2~1,3 km/l isso seria sinal de entrada de ar falsa?

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Tópico sobre consumo

por chirola » Hoje, 19:18

não acredito que seja entrar de ar falsa ,a lenta seria mais alta pelo que vi no manual do vectra 900rpm e normal para o vectra .
Cuando tem entrada falsa de ar a lenta fica acelerada.
Difícil dar palpite a distancia porque poderia ser culquer coisa desde velas meio gastas ate algum sensor , bicos sujos poderia ser cualquer coisa .
Só checando itens um por um para ver a causa asim VC não fica comprando peças que não faz falta trocar ,

1175 mensagens